Casos em que o sobrenome do filho é diferente do paterno

Este tópico está classificado nas salas: Brasil | Pessoas

Casos em que o sobrenome do filho é diferente do paterno

#428746 | GustavoGlielmo | 09 nov 2020 11:52

Não consigo entender porque o meu bisavô, natural de Vila Real, Portugal, tem um sobrenome paterno diferente daquele do seu próprio pai, sendo apenas o sobrenome materno condizente com o de sua mãe. Alguém sabe quais são as explicações mais possíveis dentro de um contexto de migração para o Brasil em fins do século 19?

Obrigado!

Resposta

Link directo:

Casos em que o sobrenome do filho é diferente do paterno

#428748 | MCNN | 09 nov 2020 12:07 | Em resposta a: #428746

Bom dia

Eventualmente seu bisavô usou o algum apelido(sobrenome) do avô paterno dele.
Tenha em atenção que na época que refere as pessoas não eram registadas, eram apenas batizadas, uma vez que o registo civil só se tornou obrigatório em Portugal em meados de 1911.
E como as pessoas eram batizadas apenas com os nomes próprios, a composição final do nome completo ficava ao livre arbítrio do próprio, não estando pois "amarradas" a nenhum nome completo com que tivessem sido registadas.
E esse nome completo por vezes variava ao longo da vida da pessoa.
Por exemplo, muitas vezes as pessoas usavam um apelido quando pediam o passaporte para viajar para o Brasil e, quando chegavam ao Brasil, começavam a usar outro apelido.

Boa sorte

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

Casos em que o sobrenome do filho é diferente do paterno Utilizador: GustavoGlielmo

#428787 | GustavoGlielmo | 10 nov 2020 22:00 | Em resposta a: #428748

Saudações, Mauro César!

Vou descartar a primeira hipótese, isso porque sei o nome dos pais e avós dele. Os arquivos digitalizados de Vila Real estão a ajudar em muito, foi lá que descobri. Por outro lado, trata-se de um rapaz que viajou com doze anos e, até onde sei, sem a família, o que pode haver ensejado alguns enganos.

Obrigado,

Gustavo Glielmo.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 06 mai 2024, 23:36

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen