Beires

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Beires

#428891 | Lisboa2198 | 14 nov 2020 23:28

Boa noite,
Sou neto de Beatriz Coelho de Moura, da casa da vinha em Britelo, Celorico de Basto e portanto sou descendente de Angela Pimenta filha de António Pimenta ramos e Catarina Fernandes que por sua vez este António Pimenta Ramos descende do João Esteves de Beire.
Felgueiras Gayo na sua obra de genealogia "Nobiliário das Familias de Portugal" menciona que este residiu no paço de Beire.
Alguém me poderá informar onde fica este paço?
Obrigado.
R.Rodrigues

Resposta

Link directo:

Beires

#428914 | Lisboa2198 | 15 nov 2020 18:30 | Em resposta a: #428899

Boa tarde,
Agradeço a atenção que me dispensou.
Existe uma freguesia do concelho de Paredes, distrito do Porto que se chama Beire. Esta, será a mesma que S.Miguel de Beire da honra de Louredo? Se é a mesma não se encontra nenhuma reminiscência de algum paço que tivesse lá existido.
Atentamente,
R.Rodrigues

Resposta

Link directo:

Beires

#428928 | franc.andrade | 16 nov 2020 10:23 | Em resposta a: #428914

Bom dia,

Louredo é uma freguesia do concelho de Paredes situada no centro de um triângulo formado pelas freguesias de Sobrosa, Gondalães e Beire. Na freguesia de Louredo, parece que apenas haverá, com relação à Honra de Louredo, um pelourinho e forca, referido em página da Câmara de Paredes. https://www.cm-paredes.pt/pages/417?poi_id=26.
Em Beire, eu sei que existe uma Rua do Paço, e um antepassado meu ( Domingos Pacheco, falecido em 1713) morou e faleceu no Lugar do Paço em Beire. Nessa Rua do Paço, em Beire, existem duas habitações muito antigas, muito adulteradas arquitetonicamente, que poderão ter integrado uma Antiga Casa do Paço. Mas nada mais sei. Até porque os descendentes desse meu antepassado Domingos Pacheco se deslocaram em massa para a freguesia vizinha de Bitarães, onde hoje ainda mantém as Casas de Cabo Vila, Portela e Poveira. Também gostava de saber se existiu alguma Casa do Paço em Beire.
Cumprimentos
Francisco Andrade

Resposta

Link directo:

Beires

#438096 | adris | 15 dez 2021 21:15 | Em resposta a: #428928

Estou pesquisando Beire.
O Domingos Pacheco que menciona era do lugar de Bairros?
Onde posso encontrar mais opções de pesquisas entre 1600 e 1700. Os registros paroquiais de Beire não ajudam muito a avançar nas pesquisas... haveriam testamentos, livros ou outros recursos disponíveis?

Resposta

Link directo:

Beires

#438102 | franc.andrade | 16 dez 2021 08:37 | Em resposta a: #438096

Bom dia,
o meu antepassado Domingos Pacheco faleceu no Lugar do Paço em Beire em 26/9/1719. Desconheço de onde era natural. Sei que casou com Maria Fernandes, nascida em Beire, em Junho de 1646 e que aí faleceu em 10 de Agosto de 1681. Este casal teve vários filhos:
Filhos de Domingos Pacheco e Maria Francisca:

Luís – cujo nome consta do assento de óbito de Domingos Pacheco;

Domingos – baptizado em Beire, (aos ??? não consegui ler a data, mas deve ser 1669)

Manuel – baptizado em Beire aos 24 de Setembro de 1673

Maria – baptizada em Beire aos 28 de Outubro de 1672 ? ou 1675? ( não consegui perceber o último nº do ano)

Anna – nascida em S. Miguel de Beire (Paredes) a 23 de Março de 1678.

De todo o modo creio que a Maria Fernandes, casada com o Domingos Pacheco, é que seria de Beire. O Domingos Pacheco terá vindo de outra freguesia. No entanto, faleceu no Lugar do Paço em Beire e ainda hoje lá existe uma Rua do Paço. Que Paço era esse, não sei.

Agradeço qualquer informação adicional.
Cumprimentos
Francisco Pacheco de Andrade

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 05 mai 2024, 00:05

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen