Caparica - Luis Vassalo dos Santos Casaca

Este tópico está classificado nas salas:

Caparica - Luis Vassalo dos Santos Casaca

#429109 | borgesrui | 24 nov 2020 19:25

Boa noite

Algum dos confrades terá alguma informação ou orientação sobre esta pessoa que estou a pesquisar?
Os únicos dados que tenho são os seguintes retirada da certidão de casamento da sua filha com data de 1935:
https://digitarq.arquivos.pt/ViewerForm.aspx?id=7658903
TIFF 0149 e 0150

(o nome Vassalo foi entretanto indicado pelo seu neto ainda vivo), funcionário público (soube igualmente que terá exercido algum tipo de função no ou ligado ao Iate D. Amélia, natural da freguesia da Caparica (Trafaria segundo o seu neto).

Como sua filha Maria Luisa dos Santos casou com 24 anos (nascida em 31 de janeiro de 1911 - igualmente na Trafaria cujo assento de nascimento também não consegui encontrar nos arquivos digitais dessa freguesia ) deduzi pois seu pai terá nascido entre 1875 e 1892?!?
Mas todas as tentativas que fiz até agora para encontrar assentos do seu casamento ou batismo na Caparica / Trafaria / Almada revelaram-se infrutíferas.

Como já vi acontecer magia neste forum decidi lançar este pedido na esperança de poder ser bafejado com alguma dela. Antecipadamente grato pela ajuda.
Rui Borges

Resposta

Link directo:

Caparica - Luis Vassalo dos Santos Casaca

#429111 | Jorge Resende | 24 nov 2020 21:55 | Em resposta a: #429109

https://digitarq.arquivos.pt/viewer?id=7665831 TIF 67


Rui Borges, acima o óbito der Maria Luisa, faleceu em 1984, 7ª Conservatória de Lisboa, e em averbamento diz que o assento de batismo dela, encontra-se na Conservatória de Almada sob o nº 833 do ano de 1911, quer isto dizer que os livros paroquiais de Almada estão online até Março de 1911, apesar de ela ter nascido em Janeiro desse ano, só foi registada já na Conservatória e não na igreja. Deve pois pedir esse registo à Conservatória de Almada, e como sabe poderá ali obter informações mais oportunas. Talvez o casamento dos pais tivesse sido em Macedo de Cavaleiros....

Resposta

Link directo:

Caparica - Luis Vassalo dos Santos Casaca

#429121 | borgesrui | 25 nov 2020 12:22 | Em resposta a: #429111

Caro J Resende

Muito obrigado pela sua pronta ajuda e informação prestada.
Fico curioso como conseguiu chegar ao óbito. Existe algum site com a funcionalidade de pesquisa por nome que eu devesse conhecer e evitar abusar da simpatia dos confrades? Na verdade apenas me tenho socorrido do Geneall e do NosPortugueses.

Tentei já pedir a certidão de nascimento online mas como tem mais de 100 anos não estou a conseguir submeter o pedido. Será que existe outra forma sem ter de o fazer presencialmente?

Entretanto pesquisei os casamentos em Macedo de Cavaleiros mas sem sucesso.

Grato pela sua inestimável colaboração.
Rui Borges

Resposta

Link directo:

Caparica - Luis Vassalo dos Santos Casaca

#429127 | j.lilaia | 25 nov 2020 17:55 | Em resposta a: #429121

Caro Rui Borges,

O nosso inexcedível Confrade Jorge Resende terá pesquisado o registo de óbito com base nos dados que constam averbados lateralmente no registo de casamento de Luisa que o Rui aqui colocou.
Se verificar, está lá tudo. Com base nestes, terá pesquisado aqui:

https://digitarq.arquivos.pt/details?id=7665475

Quanto a não conseguir fazer o pedido online do registo de nascimento.
O sistema parece não aceitar datas superiores a 100 anos mas deixo-lhe uma dica transmitida por pessoas que passaram pelo mesmo (e que terá sido transmitida pelos próprios funcionários do registo civil) e que parece resultar para que o pedido seja aceite.

Coloque no campo respectivo uma data "falsa" inferior a 100 anos, e depois no campo "observações" (ou qualquer coisa similar...) coloque a informação com a data de nascimento correcta/aproximada bem expressa e adicione as informações do registo de nascimento que constam averbadas no registo de óbito e que o Jorge Resende já aqui colocou: "Registo de nascimento nº 833 do ano de 1911 da Conservatória do Registo Civil de Almada".
Este método parece fazer com que o sistema aceite o pedido e depois seja processado pelos funcionários.

Cumprimentos

João Clímaco Lilaia.

Resposta

Link directo:

Caparica - Luis Vassalo dos Santos Casaca

#429128 | j.lilaia | 25 nov 2020 18:06 | Em resposta a: #429127

Nota adicional:

Se conseguir o assento de nascimento de Maria Luisa, peço-lhe o favor de colocar aqui os dados que obtiver.

Tenho feito alguma pesquisa de Vassalos para um amigo que tem ascendência com esse apelido e estou curioso para ver se entroncarão nos mesmos.

Obrigado

Resposta

Link directo:

Caparica - Luis Vassalo dos Santos Casaca

#429135 | borgesrui | 26 nov 2020 13:43 | Em resposta a: #429128

Caro José Lilaia

Obrigado pelos seus comentários e dica sobre o pedido de registo de nascimento ( o qual alias segui e foi aceite pelo sistema, aguardo agora o desfecho).

Seguramente que partilharei aqui o assento mal o obtenha. Quem sabe o meu Vassalo e os seus se cruzam algures...
Cordiais cumprimentos

Resposta

Link directo:

Caparica - Luis Vassalo dos Santos Casaca

#431124 | borgesrui | 11 fev 2021 11:36 | Em resposta a: #429135

Caro José Lilaia

Espero encontra-lo bem e de saúde.
Conforme prometido e apesar da demora venho partilhar os dados que obtive no assento de nascimento de Maria Luisa:

Maria Luisa dos Santos *31.01.1911 Caparica, Almada
Filha de
Luis dos Santos Casaca, 32 anos, casado, natural da Caparica, Almada e residente no Lugar da Trafaria, Caparica, Almada
e
Beatriz dos Santos, 30 anos, natural de Chacim, Macedo de Cavaleiros
Neta paterna de
Vitorino dos Santos e Anna de Jesus
e materna de
Francisco Carlos e Maria Angélica

Consegui entretanto obter o assento de batismo do pai de Maria Luisa e o casamento dos avós paternos cujos links anexo:
Caparica, Almada em bp 7.08.1879 * 16.05.1879
https://digitarq.adstb.arquivos.pt/ViewerForm.aspx?id=1204961
Tiff 110
e
Santa Casa Misericordia de Lisboa em 8.08.1878
https://digitarq.arquivos.pt/ViewerForm.aspx?id=5820930
Tiff 045 Folio 20

Como verá neste último assento de casamento parece ser um beco sem saída relativamente aos Casacas e hipotéticos Vassalos... estou a tentar junto da Santa Casa os assentos de batismo de ambos na hipótese de conterem alguma pista adicional (a de Anna de Jesus está de alguma forma ligada à familia D'Orey - padrinhos de casamento e de batismo do filho de ambos - com a qual deve ter sido criada..) Quem sabe se do lado do Vitorino dos Santos haverá alguma indireta ligação com os seus Vassalos?
Ainda assim e após ter de novo confrontado recentemente o filho de Maria Luisa com estes resultados continua a assegurar-me que o nome completo do seu avô era Luis Vassalo dos Santos e que Casaca era tão somente o nome pelo qual era conhecido no Lugar da Trafaria. Ubi est veritas?
Ainda não consegui encontrar o registo de casamento de Maria Luisa com Luis dos Santos mas fica a promessa de, caso possa acrescentar algo à sua pesquisa de Vassalos, aqui voltarei a partilhar.

Cordiais saudações
Rui Borges

Resposta

Link directo:

Caparica - Luis Vassalo dos Santos Casaca

#431150 | j.lilaia | 12 fev 2021 02:36 | Em resposta a: #431124

Caro Rui Borges,

Muito obrigado pelas suas informações e pelo seu cuidado em transmitir-me o que descobriu.

Parece-me ser um daqueles casos em que apenas alguma pista adicional poderá esclarecer se ele tinha efectivamente o apelido Vassalo ou se é uma daquelas memórias familiares que nem sempre correspondem á realidade factual.
No meu caso, não é muito importante pois era apenas um tentativa de perceber se haveria algum parente colateral do meu amigo e que andasse por aí "perdido".
.
Quanto ao "Casaca", que consta nos registos, esse sim, parece-me um dos casos típicos em que uma alcunha, eventualmente já vinda do pai, foi adoptada pelo próprio como apelido.

Fica sempre a curiosidade de ver se estas situações se conseguem esclarecer.

Cumprimentos e boas pesquisas
João Clímaco Lilaia

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 04 mai 2024, 03:09

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen