Ajuda na leitura de Assento de Casamento - Elvas 1812

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Regiões

Ajuda na leitura de Assento de Casamento - Elvas 1812

#429317 | borgesrui | 02 dez 2020 17:42

Boa tarde
Algum dos confrades me pode ajudar a preencher os espaços em branco (**) ou confirmar os assinalados com (??) deste assento

https://digitarq.adptg.arquivos.pt/ViewerForm.aspx?id=1013642
TIFF 0354 (1º registo completo da folha)

"Aos tres dias do mes de junho de mil oitocentos e doze anos em a forma da ** ** ** Anna por despacho de S. Exª ** na forma do Sagrado Concilio Tridentino ** ritual de Paulo 6º ** de visita na minha presença in facie da Igreja contraíram o sacramento do matrimonio por palavras de ?presente? Vicente Francisco Fidalgo de Saldanha ?filho? de Anna Theresa ?Teles? ali ** ** de ?Elvas?, e Maria José, solteira filha legitima de Isidoro Rodrigues da Silva e de V*** Rita Joaquim de Sousa, natural da freguesia de Salvador desta cidade de Elvas e residente nesta freguesia. Foram testemunhas Joaquim Manuel e Francisco Xavier ?legitimo? ?fiz? este termo que assinei com as sobreditas em dia, mes e ano ut supra."

O facto de apenas ser mencionada a mãe do Vicente Francisco significa que o pai é desconhecido, falecido ou tem outra explicação. Gostava de saber de onde lhe terá vindo o apelido Fidalgo Saldanha.

Obrigado

Resposta

Link directo:

Ajuda na leitura de Assento de Casamento - Elvas 1812

#429319 | jlrsousa | 02 dez 2020 17:54 | Em resposta a: #429317

Esta é a minha leitura:

"Aos tres dias do mes de junho de mil oitocentos e doze anos em a [H]ermida da Senhora de Santa? Ana, por despacho de S. Exª Reverendíssima? na forma do Sagrado Concilio Tridentino [???] de visita na minha presença in facie da Igreja contraíram o sacramento do matrimonio por palavras de presente Vicente Francisco Fidalgo de Saldanha viúvo de Anna Theresa Teles assistente na Cidade de Elvas, e Maria José, solteira filha legitima de Isidoro Rodrigues da Silva e de Vicência Rita Joaquina de Sousa, natural da freguesia de Salvador da dita cidade de Elvas e residente nesta freguesia. Foram testemunhas Joaquim Manuel e Francisco Xavier, de que fiz este termo que assinei com os sobreditos em dia, mes e ano ut supra."

Boa sorte.

João Sousa

Resposta

Link directo:

Ajuda na leitura de Assento de Casamento - Elvas 1812

#429342 | borgesrui | 03 dez 2020 12:10 | Em resposta a: #429319

Caro João Sousa
Muito obrigado pela sua colaboração.
Nã tinha realmente noção que o Vicente Francisco seria viúvo da Anna Theresa Teles (daí a minha questão de não virem mencionados os nomes de seus pais neste assento). Vou ter que me lançar pois na descoberta ou do assento do seu primeiro casamento (espero que tenha sido igualmente em Elvas) ou do assento do seu nascimento (o qual terá sido registado na Sé da cidade de Portalegre conforme mencionado no assento de casamento de seu filho Isidoro Rodrigues da Silva, pese embora nas minhas pesquisas nesses registos ainda não tenha sido capaz de o encontrar.)
Deixo ainda uma questão de principiante que fará o favor de eventualmente me conseguir elucidar: qual a razão pela qual o seu filho Isidoro não ter qualquer apelido do seu pai Vicente??
Bem haja
Rui Borges

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 06 mai 2024, 19:55

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen