Era de César nos assentos paroquiais, numeração romana medieval e dificuldade de interpretação de as

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Formação

Era de César nos assentos paroquiais, numeração romana medieval e dificuldade de interpretação de as

#429737 | GoldenDays | 14 dez 2020 18:46

Caros Confrades,

Necessito que algum de vós me possa esclarecer como se devem interpretar as datas nos assentos paroquiais de livros anteriores a 1582, ou que contenham registos anteriores e posteriores a esse ano no mesmo livro.

A minha dúvida tem a ver com a bula papal daquele ano sobre a qual :

- não sei se teve imediata aplicação em Portugal,
- não sei a partir de que data exacta ocorreu nos assentos paroquiais a alteração da era de César para o então novo calendário gregoriano que adicionava 28 anos e onze dias às antigas datas.

Sei também que no caso da era de César devia ser referido o termo “era” e que após 1582 as datas deviam ser referidas como “ano de” .

Tenho, contudo, um caso no livro de registo de casamentos de Rande 1537-1557 (disponível em https://pesquisa.adporto.arquivos.pt/viewer?id=538728 ) sobre o qual que não sei qual será a forma correcta de interpretar as datas aí inseridas pelo pároco, isto é se devo acrescentar ou não a referida diferença temporal para tornar as datas compatíveis com “anos” e, assim, desse modo, com as datas de nascimento e outras dos seus directos descendentes sem que surjam disparidades de análise.

Acresce que naquele livro o pároco refere para alguns dos assentos a “era” (ver, por exemplo, na imagem m0035.tif).

Para outros a palavra “era” está omissa. Em todos, contudo, utiliza a numeração romana com a simbologia medieval para indicar o ano em que o casamento ocorreu.

Tenho, ainda, necessidade de validar nesse livro o ano do último assento na imagem m0039.tif. Leio 1553 mas gostaria que algum confrade com maior experiência neste tipo de leituras me pudesse confirmar esta minha interpretação.

Já agora o que leio com alguma dificuldade e de forma incompleta nesse assento de casamento é o seguinte:

“Aos onze dias do mês de novembro casou Antº fº Go/
(º) Pires de Rande com Madalena filha de Pº Xodré e Ana (Macedo?)/
(em XXX?) se receberam nesta Freguesia a (própria?)”

Estará correcta a minha leitura? Haverá outras sugestões?

Desde já fico grato por qualquer ajuda e/ou esclarecimento que me possam eventualmente dar.

Cumprimentos.
Ribeiro de Araújo

Resposta

Link directo:

Era de César nos assentos paroquiais, numeração romana medieval e dificuldade de interpretação de as

#429746 | j.lilaia | 14 dez 2020 23:02 | Em resposta a: #429737

Caro Confrade,

Relativamente á introdução do Calendário Gregoriano e á sua dúvida quanto a datas nos registos paroquiais, veja esta mensagem antiga: https://geneall.net/fr/forum/151555/calendario-gregoriano/

Cumprimentos

João Clímaco Lilaia

Resposta

Link directo:

Era de César nos assentos paroquiais, numeração romana medieval e dificuldade de interpretação de as

#429750 | tmacedo | 14 dez 2020 23:50 | Em resposta a: #429737

Caro confrade Ribeiro de Araújo,

Sobre a era de Cristo e era de César já lhe responderam.

Quanto ao assento. A caligrafia do padre era péssima. Não há a menor dúvida quanto ao ano - 1548.

Eu leio: "aos onze dias do mes de novembro casou Belch // or Piz de rande cõ M.da (margarida) F.ª de Payo Frenandes (sic) _ _ _ (?) se receberom nesta Fregª ... (?) calidade ... "

Cumprimentos,
A. T.

Resposta

Link directo:

Era de César nos assentos paroquiais, numeração romana medieval e dificuldade de interpretação de as

#429777 | GoldenDays | 16 dez 2020 12:31 | Em resposta a: #429746

Caro Confrade João Lilaia,

Fico-lhe extremamente grato pelo link que me enviou para a mensagem do confrade Júlio Sousa que me esclareceu devidamente e com a qual aprendi matéria que desconhecia.

Cordiais cumprimentos.
Ribeiro de Araújo

Resposta

Link directo:

Era de César nos assentos paroquiais, numeração romana medieval e dificuldade de interpretação de as

#429778 | GoldenDays | 16 dez 2020 12:32 | Em resposta a: #429750

Caro Confrade António Taveira,

Que boa a sua ajuda! Confesso que andava preocupado com a aplicação ou não da “correcção” que seria devida pelo introdução do calendário gregoriano aos assentos paroquiais da época destes assentos. É que se fosse, então teria de desbravar de novo um caminho que já tinha percorrido. O que me chamou a atenção neste livro foi a numeração romana utilizada para os anos e a utilização nalguns registos da palavra “era”. Essa numeração, podendo não ser invulgar, seguiu formas de representação para mim curiosas.

Diz-me que não tem dúvida sobre o ano ser o de 1548. Também reparei que na mesma imagem (no topo do lado esquerdo) o então mesmo ano de 1548 aparece com uma grafia diferente noutro registo. Daí ter aderido na minha interpretação aquela que me parecia a forma de representação utilizada igualmente noutros assentos pelo pároco.

De qualquer forma aceito a sua leitura dado que a minha experiência nesta área é fraca tendo até recorrido à ajuda existente no blog https://genealogiafb.blogspot.com/2014/08/abreviaturas-paleograficas-de-nomes.html .

Concordo com o facto de a caligrafia do pároco ser péssima e ficam-me algumas dúvidas sobre o Payo Frenandes pois habitualmente não encontro “Fernandes” escrito por extenso em assentos daquela época, mas não rejeito a hipótese.

Estou à procura de um assento de casamento naquela zona e naquela época de um Pero Sodré com Ana de Macedo e aquele assento era uma das hipóteses que considerava para análise. Mais uma vez o meu bem haja pela sua ajuda.

Cordiais cumprimentos.
Ribeiro de Araújo

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 27 abr 2024, 02:29

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen