Dúvida sobre sobrenome

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Bibliografia | Brasil | Famílias | Formação

Dúvida sobre sobrenome

#429790 | Goulart1010 | 16 dez 2020 20:20

Minha trisavó na certidão de nascimento da minha vó, seu nome está Efigênia Rodrigues de Almeida, porém na certidão de nascimento do filho dela, pai da minha vó, está Efigênia de Araújo e na certidão de casamento dela também.

Alguém saberia me dizer o porquê isso aconteceu, e acontece com várias pessoas?

Resposta

Link directo:

Dúvida sobre sobrenome

#429796 | FilipeFlard | 17 dez 2020 03:08 | Em resposta a: #429790

Inconsistências em nomes, especialmente nomes de mulheres, são muito comuns. Possivelmente é porque na certidão de casamento de Efigénia ela manteve o nome de solteira, que se manteve na certidão de nascimento do filho. Quando sua avó nasceu, o declarante do nascimento não deve ter se atentado para esse detalhe, atribuindo a Efigénia apenas os sobrenomes do marido.

Cumprimentos,

Filipe

Resposta

Link directo:

Dúvida sobre sobrenome

#429799 | Goulart1010 | 17 dez 2020 11:14 | Em resposta a: #429790

Entendo, mas o marido dela se chamava José Pereira Goulart, e o pai dela Joaquim de Araújo, ninguém com esse sobrenome aparentemente.

Resposta

Link directo:

Dúvida sobre sobrenome

#429801 | ppb | 17 dez 2020 13:05 | Em resposta a: #429790

Boa tarde,

Não é caso único em que os pais dão aos filhos os apelidos dos avós, bisavós...
São nomes de família, podem não estar nas gerações presentes, mas sabe-se de onde vem.
Até acontece pais darem apelidos diferentes a cada filho, o objetivo é que esses nomes não se percam no tempo.

Cumprimentos,

Pedro Bandola

Resposta

Link directo:

Dúvida sobre sobrenome

#429802 | ppb | 17 dez 2020 13:11 | Em resposta a: #429790

No seguimento da minha resposta, também existem casos em que o próprio usa esses vários nomes durante a sua vida.
Uma vezes usa uns determinados nomes, outras vezes os nomes são diferentes, tratando-se da mesma pessoa.
A referência a outros familiares, por exemplo, cônjuges ou filhos, ajuda a esclarecer que se trata do mesmo indivíduo.

Cumprimentos,

Pedro Bandola

Resposta

Link directo:

Dúvida sobre sobrenome

#429810 | Goulart1010 | 17 dez 2020 19:39 | Em resposta a: #429790

Agora entendi, o mesmo pode se aplicar ao meu trisavô Pedro Felipe Rosa, que na certidão de nascimento da minha vó está Pedro Malazário, e na certidão de nascimento dele e obito está Pedro Felipe Rosa?

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 10 mai 2024, 07:22

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen