Alguem Sabe Qual Freguesia Do meu Tetravô de Porto ?

Este tópico está classificado nas salas: Brasil | Famílias | Genética | Pessoas

Alguem Sabe Qual Freguesia Do meu Tetravô de Porto ?

#430136 | antoniopaura | 03 jan 2021 17:57

Encontrei o registro de batismo da minha trisavó no Rio de Janeiro, e lá consta que os pais dela são de Porto.
Guilhermina,
Filha de Antonio Joaquim de Lima, natural e batizado na freguesia ......., Bispado de Porto e Anna Thereza de Jesus, natural e batizada na freguesia de Lordello, bispado de Porto.
O Registro da Anna eu já consegui encontrar na freguesia de Lordello, mas o do Antonio Joaquim de Lima não, se alguém conseguir ficarei grato.

Link: "https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:939X-3394-MJ?from=lynx1UIV8&treeref=G4HV-M34&i=104"

Resposta

Link directo:

Alguem Sabe Qual Freguesia Do meu Tetravô de Porto ?

#430140 | Jorge Resende | 03 jan 2021 19:44 | Em resposta a: #430136

Leio São Filipe, mas na cidade do Porto não existe tal freguesia. Terá de pesquisar o casamento de António e Ana, talvez em Lordelo mas creio estar em falta o livro que tem assentos de 1854 para trás. Talvez no assento de casamento se possa ler melhor a freguesia.

Resposta

Link directo:

Alguem Sabe Qual Freguesia Do meu Tetravô de Porto ?

#430141 | Jorge Resende | 03 jan 2021 20:05 | Em resposta a: #430136

a seguir à letra i, tem dois ss,(veja outro assento onde haja a palavra Nossa) mas na verdade não é Filipo, começa com um T, e acaba em isso.

Resposta

Link directo:

Alguem Sabe Qual Freguesia Do meu Tetravô de Porto ?

#430144 | MCNN | 03 jan 2021 20:41 | Em resposta a: #430136

Boa noite

Apesar de não ser exatamente isso o que lá está escrito, eu arriscaria que o pároco queria referir-se a Santo Tirso.

Mas é apenas uma suposição, nada mais.

Boa sorte

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

Alguem Sabe Qual Freguesia Do meu Tetravô de Porto ?

#430145 | franc.andrade | 03 jan 2021 20:46 | Em resposta a: #430136

Estes nomes são-me muito familiares pois tenho ascendentes Lima no Porto.

Veja esta página:
http://m.genealogias.info/mobi/1/upload/lima_do_porto.pdf.

Nesta relação familiar aparecem vários "António Joaquim de Lima":

1) António Joaquim de Lima, filho de José António de Jesus e Antónia Joaquina de Jesus e irmão de meu tetravô Joaquim António de Lima, deverá ter nascido em finais do séc. XVIII / Inícios de séc. XIX em S. Pedro de Miragaia (onde meu tetravô nasceu) ou em Cedofeita (parece que o pai de António Joaquim de Lima terá casado duas vezes...). De notar que Joaquim António de Lima casou em 1815 com Rita Joaquina de Jesus na altura moradora na freguesia de Lordelo do Ouro.

2) António Joaquim de Lima nascido em Cedofeita em 21/7/1825 (irmão do meu Trisavô Francisco António de Lima), casou com Justina Alves dos Santos. ( mas este não deve ser o seu...)

3) António Joaquim de Lima júnior (filho de António Joaquim de Lima e de Justina Alves dos Santos), foi comerciante em S. Luís do Maranhão mas o seu assento de nascimento está em falta....


Será que o seu António Joaquim de Lima poderá ser um destes? Creio que o mais provável seria o António Joaquim de Lima filho de José António de Jesus e Antónia Joaquina de Jesus, mas tudo depende das datas que estiverem a ser consideradas....

Resposta

Link directo:

Alguem Sabe Qual Freguesia Do meu Tetravô de Porto ?

#430147 | antoniopaura | 03 jan 2021 22:24 | Em resposta a: #430145

Estou com muita dificuldade para saber o nome desta freguesia, muito obrigado pelas respostas, "franc.andrade", não consegui abrir este PDF que me passou, você tem arvore no familysearch ?, poderá me passar ?, se quiser me mandar um email para conversarmos..
antoniopaura98@gmail.com

Resposta

Link directo:

Alguem Sabe Qual Freguesia Do meu Tetravô de Porto ?

#430148 | antoniopaura | 03 jan 2021 22:26 | Em resposta a: #430144

Também creio ser Santo Tirso, mas os batismos e casamentos na igreja não dizem idade, então fica difícil a localização dos documentos, pois terá que estipular um tal ano ..

Resposta

Link directo:

Alguem Sabe Qual Freguesia Do meu Tetravô de Porto ?

#430162 | Jorge Resende | 04 jan 2021 16:44 | Em resposta a: #430136

Quando faltam dados concretos há que ter paciência e pesquisar pesquisar....
Faça este exercício:
1/Guilhermina foi batizada em 1854;

2/pressupondo que ela foi a única filha de António Joaquim Lima e Teresa, talvez seus pais tenham casado perto desse ano de nascimento, 1853, 1852, 1851...;

3/ pressupondo também que os pais de Guilhermina tinham 18, 21, 24 ... anos nesse casamento pesquise então o batismo do pai de 1835 para trás, 1827, 1820... enfim, vá recuando no tempo,;

4/ Os pais de António Joaquim Lima foram José Luis Santos e Filipa Teresa de Jesus.

Assim, em Santo Tirso, pegue nos batismos de 1835 para trás, pode ser que surja o assento de António.
Boa pesquisa. Se tiver alguma dúvida, estarei aqui para ajudar.
Jorge Resende

Resposta

Link directo:

Alguem Sabe Qual Freguesia Do meu Tetravô de Porto ?

#430165 | antoniopaura | 04 jan 2021 18:28 | Em resposta a: #430162

muito obrigado, vou fazer isso mesmo ..

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 28 mar 2024, 09:54

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen