Brasão de meu trisavô materno

Este tópico está classificado nas salas: Heráldica

Brasão de meu trisavô materno

#430270 | alentem2 | 09 jan 2021 11:38

O meu trisavô materno (tio do Conde de Alentém e varonia Ribeiro) era FCCR e usava armas para Soares de Albergaria, Pinto, Almeida e Faria. Os três primeiros apelidos da Casa de Alentém de sua mãe e o Faria do pai (depois do casamento de um Ribeiro com uma bisneta do Alcaide de Faria, este ramo passou a usar Faria, associado ou não a Ribeiro), Não encontro CBA nem em Nuno Borrego nem em Sanches de Baena. Os seus irmãos usavam armas idênticas variando, por diferença a posição dos apelidos (o Conde de Alentém usava as armas do seu pai irmão mais velho do meu trisavô, Pinto, Almeida, Soares de Albergaria e Faria).
Não encontro também armas para o meu quarto.avô materno, FCCR, Capitão-mor de Leça do Balio (ou de Ordem de Malta) e cavaleiro da Ordem de Cristo. o seu tio-avõ, primeiro Bispo de Mariana, usava Freire pleno).
Seriam armas assumidas, acho estranho FCCR não terem CBA.
Alguém me poderá elucidar?
Obrigado
Alentem2

Resposta

Link directo:

Brasão de meu trisavô materno

#430278 | tiagosmend | 09 jan 2021 17:26 | Em resposta a: #430270

Boa tarde,

Era muito comum fazer-se uso de armas sem nunca ter pedido carta de armas, então no caso de FCCR era muito comum. Possivelmente não pediam porque julgavam não ser necessário, uma vez que já os seus antepassados as teriam usado. Vários titulares no século XIX também fizeram uso de armas, sem alguma vez terem pedido Carta de Armas. A melhor forma de saber se existiu uma CBA prende-se com a existência de diferença representada na pedra de armas. Se não existir, quase de certeza que nuca foi pedida CBA.

Cumprimentos,
Tiago Mendes

Resposta

Link directo:

Brasão de meu trisavô materno

#430281 | alentem2 | 09 jan 2021 18:24 | Em resposta a: #430278

obrigado

Efectivamente as armas do meu trisavô, dos irmãos e do próprio Conde de Alentém não têm diferença. Mas no caso do meu trisavô não existe pedra de armas só o anel de sinete.

Alentem2 - António Menezes

Resposta

Link directo:

Brasão de meu trisavô materno

#430282 | alentem2 | 09 jan 2021 18:33 | Em resposta a: #430281

Um outro problema é eu não conhecer as armas do meu quarto-avõ (sogro do meu trisavô). A única informação que tenho é o tecto da capela do solar da família com as armas do tio bispo de Mariana, do Conselho d´'el-Rei, de Freire pleno que estavam pintadas nesse tecto antes dele apodrecer.

Ou seja, posso provar o direito a usar as armas do trisavô porque ele as usava e são conhecidas, mas não do meu .quarto-avô porque além do Freire não há nenhuma prova, nem pedra, nem desenho, nem anel.

Mais uma vez obrigado

António

Resposta

Link directo:

Brasão de meu trisavô materno

#430284 | tiagosmend | 09 jan 2021 19:21 | Em resposta a: #430282

Nesse caso, se existir uma fotografia ou descrição em obra publicada, pode provar que a família do seu quarto-avô fazia uso de armas de Freires. Outra forma de fazer prova, é se o ramo de Freires estiver entroncado, ou se existir outra representação heráldica em familiares do seu quarto-avô, como primos ou parentes mais afastados. Espero que tenha ajudado.

Com os melhores cumprimentos,
Tiago

Resposta

Link directo:

Brasão de meu trisavô materno

#430299 | alentem2 | 10 jan 2021 16:09 | Em resposta a: #430284

Obrigado

Numa obra brasileira do Cónego Trindade "Genealogias da Zona do Carmo", existe uma fotografia de um quadro do tio bispo com as armas episcopais de Freire pleno (o original a óleo está no solar da família mas foi cortado e o brasão desapareceu). Não consegui entroncar a família para além dos pais do bispo (irmão da minha sexta avó) e a mãe chamava-se Maria Duarte Freire da Cruz e o nome de século dele era Manuel Ferreira Freire.

António

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 28 abr 2024, 14:37

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen