Localização de parentes

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Brasil | Famílias | Pessoas

Localização de parentes

#430330 | ADB | 11 jan 2021 18:52

Caros confrades (especialmente quem tem possibilidades de efetuar pesquisas no Brasil)

Procuro, há muito tempo, 2 parentes que emigraram e faleceram no Brasil. Mesmo com várias ofertas de brasileiros, não obtive quaisquer resultados. Apenas foi localizado um irmão do Benjamim (António), através da pesquisa por nomes no F. Search, porque ele casou e faleceu mais recentemente do que os outros 2.

Qualquer tipo de ajuda será bem vinda. Seguem os dados que possuo dos 2.

BENJAMIM ANTÓNIO MALHEIRO, nasceu a 21.09.1892, na freguesia de São João Baptista do Mosteiro, concelho de Vieira do Minho, e era filho de Silvino Augusto Malheiro e de Maria Augusta de Meneses. Em 19.09.1904, solicitou passaporte nº 996 para o Rio de Janeiro. Ele terá falecido, solteiro, nos anos de 1918 a 1921. Cheguei a esta conclusão porque, segundo a minha mãe, ele faleceu da gripe espanhola, conhecida como “gripe pneumónica”, que matou 20 milhões de pessoas em todo o mundo, e que é falada hoje devido à presente pandemia. Desconheço o local concreto do Brasil para onde ele foi residir. Sei que a minha mãe ouvia falar em Engenho de Dentro mas, pode ser apenas em relação ao irmão mais novo, Aníbal, que lá residia. Mas Benjamim faleceu muitos anos antes de Aníbal emigrar. Apenas tenho um documento que indica uma morada de Benjamim: Rua do Senado 162. O outro irmão, António, que emigrou junto com ele, morava na Rua do Lavradio 77. Já vi que as duas ruas eram muito próximas mas, desconheço se Benjamim faleceu lá. O fato é que já percorri os óbitos da 3ª Circunscrição (disseram-me que a Rua do Senado ficava lá) bem como de outras mas, nada do óbito. Sei também que a dita rua ficava perto da paróquia de Santo António dos Pobres. No entanto, não há livros de óbitos digitalizados no F. Search.

LAURINDO DE JESUS MALHEIRO, exposto, filho de pais incógnitos, nasceu em 09.09.1870, foi batizado na freguesia de São Gens de Calvos, concelho de Póvoa de Lanhoso, morador na dita freguesia do Mosteiro. Em 15.09.1905 e em 14.09.1907, solicitou passaporte para o Rio de Janeiro. A mulher, Guiomar Augusta de Araújo, faleceu no Mosteiro em 23.10.1918, sendo ele ainda vivo e, como consta do registo de óbito dela, ausente no Brasil. Quando casa uma filha, em 1926, já ele tinha falecido, e penso que já o seria em 1923, quando 3 filhos dele venderam um terreno que possuíam. Portanto deve ter falecido entre 1918 e 1923 (ou no máximo 1926). Não tenho a certeza absoluta porque os documentos não o referem mas, este Laurindo será meu familiar, mais propriamente irmão de Silvino Augusto Malheiro (pai dos ditos António, Benjamim e Aníbal). Sem provas documentais, será filho de Hipólito Malheiro (Correia Brandão) e de Gracinda Rosa de Lima. Talvez o óbito no Brasil mencione o nome dos pais, coisa usual nos emigrantes portugueses que declaravam os nomes dos pais mesmo que cá não fossem declarados. Apenas localizei um documento militar, que cita a mãe. Nunca mais o nome dela foi citado nos documentos portugueses (casamento, batismo dos filhos, passaportes).

Não sei onde morava Laurindo nem se tinha alguma outra família no Brasil, como acontecia com muitos portugueses. Todos os filhos ficaram em Portugal e, quem emigrou muitos anos depois, foram alguns netos. Um deles, Mário Malheiro Gonçalves, morou em Leopoldina e faleceu em Jacarepaguá. Outro, Jaime Malheiro Gonçalves, morou em Barra Mansa e Volta Redonda, onde terão nascido os filhos.

Há mais 2 netas, Conceição das Dores Cardoso Malheiro e Judite de Lourdes Cardoso Malheiro. Desconheço onde moram mas, parece que ainda são vivas. Se as conseguisse localizar, ou algum dos bisnetos, filhos de Mário e Jaime, eles poderiam ter informações sobre o avô/bisavô. Onde morou e faleceu, se tinha outra família no Brasil etc.

PS: ao confrade Jorge Resende e a outros que o possam querer fazer, agradeço que não coloquem aqui os links dos batismos de Benjamim e Laurindo, ou os cartões de emigração dos netos de Laurindo. Não vêm trazer nada de novo ao assunto e só vêm encher o tópico. Vamos tentar simplificar pois, o que interessa é a localização deles no Brasil.

Cumprimentos e obrigado,

Filipe

Resposta

Link directo:

Localização de parentes

#431390 | ADB | 20 fev 2021 17:31 | Em resposta a: #430330

Renovo o meu pedido.

Filipe

Resposta

Link directo:

Localização de parentes

#432667 | mila1000 | 10 abr 2021 17:31 | Em resposta a: #430330

Filipe,

Boa tarde.

Nada encontrei à respeito da Judite e da Conceição.Não há livros para uma busca de possivel casamento.

Apenas encontrei óbitos de 3 filhos do Jaime. Ele pode ter casado entre 1975 e 1977 com Maria celia Nogueira gonçalves,e, não há livros on line desse periodo ( Barra Mansa ou Volta Redonda)

Fabricio Nogueira Gonçalves 2 meses falecido 16/8/1977 filho de Jaime/maria celia nogueira Gonçalves volta redonda
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-DZNW-149?i=133&cc=1582573&personaUrl=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3AWYLN-WDZM

Patrícia Marcela Gonçalves 5 meses falecida 11/1/1973 filha de Jaime volta redonda
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-DCQ3-CNW?i=139&cc=1582573&personaUrl=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A77D6-CQMM

Giovanni Nogueira Gonçalves óbito 1991 barra mansa 14 anos 1977 natural volta redonda
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-DCXR-SZ?i=281&cc=1582573

Ao pesquisar Maria Amélia Florinda Gonçalves no google, seu nome aparece junto de Simone Florinda Gonçalves Wahle . Ao que parece Simone é nutricionista. Penso que residem no endereço abaixo, mas, não tenho certeza.


MARIA AMELIA FLORINDA GONCALVES E OUTROS
ESTRADA DO TINDIBA, 00979 - APT 404 BLC 4

Condomínio Spazio Vita
Estr. do Tindiba, 979 - Taquara, Rio de Janeiro - RJ, 22740-361, Brasil


Cumprimentos

Mila

ps: é de Braga ?

Resposta

Link directo:

Localização de parentes

#432682 | mila1000 | 10 abr 2021 21:23 | Em resposta a: #430330

1904 - passaporte Braga
Benjamim Antonio Meneses Malheiro e Antonio José Meneses Malheiro
filiação : Silvino Augusto Malheiro e maria Augusta Meneses


1939- passaporte Anibal de Jesus Malheiro ,e, sua filha Judite de 4 anos
Cartão de imigração
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:33SQ-GPPC-9LSV?i=176&cc=1932363&personaUrl=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3AKC6V-1Z9

Resposta

Link directo:

Localização de parentes

#432687 | ADB | 11 abr 2021 00:02 | Em resposta a: #432682

Boa noite Mila

Obrigado pela pesquisa e sim, sou de Braga.

Esses passaportes e toda a vida deles cá, eu tenho. Já tenho, inclusive, o casamento e óbito do António no Brasil (aparecem na pesquisa do F. Search).

Procuro os óbitos do Benjamim e Laurindo. Alguma dica para tentar a localização? Consegue confirmar se a Rua do Senado ficava perto da paróquia de Santo António dos Pobres? Já pedi a brasileiros para tentar saber se na paróquia existem óbitos (no Family não há imagens) mas, ainda não tive resposta.

Quem é Maria Amélia Florinda Gonçalves e como chegou ao nome dela? Irmã de Simone?

A pesquisa não está fácil, o país é um país enorme e com divisões diferentes das nossas. E como haverá muita documentação que ainda não está on-line, complica imenso.

Vejo que é de Campinas, logo, não me poderá ajudar presencialmente no Rio. Conhece lá alguém que o possa fazer? Alguém que possa ir à Paróquia e até falar com os descendentes do Laurindo?

Cumprimentos,

Filipe

Resposta

Link directo:

Localização de parentes

#432690 | mila1000 | 11 abr 2021 02:06 | Em resposta a: #430330

Maria Amélia Florinda Gonçalves casada com Mario Malheiro Gonçalves
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-XXZ7-CF6?i=331&cc=1582573


Suponho que Simone seja filha do casal.


Ig. Sto Antonio dos Pobres fica á rua dos Inválidos, proxima à do Senado, no centro RJ.

Não conheço quem possa ajudá-lo.


Mila

Resposta

Link directo:

Localização de parentes

#432705 | ADB | 11 abr 2021 16:32 | Em resposta a: #432690

Obrigado Mila

Cumprimentos,

Filipe

Resposta

Link directo:

Localização de parentes

#432860 | ronaldomome | 15 abr 2021 16:01 | Em resposta a: #430330

Amigos,

Gostaria da ajuda para encontrar informações sobre Minha Bisavó:

Nome: Camila de Faria
Nascimento: Entre 24.02.1887 e 24.02.1888
Pai: Antonio da Costa de Araujo
Mãe: Luiza de Faria
País de Nascimento: Portugal
Casada com: Francisco Humia Sierra
Casamento Realizado no Brasil em 25.02.1911

Agradeço a atenção

Resposta

Link directo:

Localização de parentes

#432877 | ADB | 15 abr 2021 21:00 | Em resposta a: #432860

Ronaldo

Convém não "invadir" tópicos de outras pessoas, crie o seu próprio tópico.

Cumprimentos,

Filipe

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 27 abr 2024, 01:06

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen