Ajuda como achar a família da minha bisavó

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Ajuda como achar a família da minha bisavó

#430441 | Mauro Rúben | 16 jan 2021 15:25

Olá muito boa tarde, espero que tudo esteja bem.
Estou com dúvidas de quem será realmente os meus familiares, mas vou lhe dar algumas informações importantes, e se me puder ajudar era realmente muito amigável.
A minha bisavó chamava-se Maria Da Conceição Mendes Urgeiro nasceu por volta de 1920, teve como filho o meu avô que se chamava Joaquim Mendes Urgeiro, sei que o meu avô nasceu em Silvares, Fundão distrito de castelo branco, a minha bisavó teve o filho muito cedo acho até que se ela não era menor de idade era muito jovem ainda, pois o meu avô nasceu em 1937.
O meu avô era primo do jogador da seleção nacional de hóquei patins e do Benfica o António Urgeiro.
Era parente também de um dos mais conhecidos pintores nacionais do século 20 o Joaquim Mota Urgeiro.
Sei que a ligação familiar devido a alguns familiares que encontrei nos arquivos do concelho do fundão á família Mendes Delgado e á família Urgeiro e Gaspar.
O meu trisavô pelo o que a minha bisavó contava ele era Politico e Vice Presidente da Junta de Freguesia do Fundão com relações com a camara municipal do Porto.
A minha bisavó contou-me também, que um primo dele emigrou para o Brasil, que se chamava António Silva Urgeiro e os país dele eram estes que estão na certidão dele e que até está aqui uma irmã dele adicionada no geneall https://geneall.net/pt/nome/44790/maria-jose-vaz-de-carvalho-delgado/, os pais dele era o António Vaz e a Patrocínia dos Santos Silva agora de qual dos país ele herdou o sobrenome Urgeiro é díficil de saber, e não consigo achar a ligação familiar devido ao sobrenome Urgeiro não estar em lugar nenhum aqui no site, é realmente um enigma...

Se me conseguir ajudar agradeço,
Muito Obrigado e Boa Tarde.

Resposta

Link directo:

Ajuda como achar a família da minha bisavó

#430442 | Mauro Rúben | 16 jan 2021 15:31 | Em resposta a: #430441

Queria acrescentar ao texto que as famílias que a minha bisavó pertencia á familia Mendes, Delgado, Urgeiro, Gaspar, Dias

Resposta

Link directo:

Ajuda como achar a família da minha bisavó

#430443 | miguel monteiro | 16 jan 2021 15:50 | Em resposta a: #430441

Boa Tarde

Urgueiro é um lugar da freguesia de Bogas de Baixo, concelho do Fundão.
Fica junto ao rio Zêzere, tal como Silvares.
Possivelmente o apelido/alcunha (de origem geográfica), foi dado a alguém originário desse local
Boa sorte

miguel monteiro

Resposta

Link directo:

Ajuda como achar a família da minha bisavó

#430445 | Mauro Rúben | 16 jan 2021 16:13 | Em resposta a: #430443

Boa Tarde Muito Obrigado,

Sim faz sentido, os meus avós eram de Silvares vieram viver para a zona centro, até existe um aldeia chamada Urgeiro por lá, agora saber a ligação familiar é onde tenho tido mais dificuldade.

Mauro Rúben.

Resposta

Link directo:

Ajuda como achar a família da minha bisavó

#430448 | miguel monteiro | 16 jan 2021 16:58 | Em resposta a: #430445

Tem de saber os nomes dos pais da sua bisavó (Maria da Conceição Mendes Urgueiro)
e datas de batismo (até 1899), ou casamento (até 1904) para poder pesquisar on-line.

https://tombo.pt/f/fnd25

Resposta

Link directo:

Ajuda como achar a família da minha bisavó

#430449 | Mauro Rúben | 16 jan 2021 17:22 | Em resposta a: #430448

Obrigado tenho pesquisado o nome da minha bisavó (Maria Da Conceição Mendes Urgeiro), o nome do pai dela é o que estou a tentar saber já á muito tempo, mas não têm sido fácil, encontrei um possível familiar, talvez até irmã dele mas não tenho a certeza: https://digitarq.adctb.arquivos.pt/details?id=1084431 chamada de Maria José Gaspar, também conhecida por Maria José Urgeiro, os pais dela: Antonio Dias Urgeiro e Carlota Maria, foi casada com Abel Gaspar, Naturalidade: Castelejo, Freguesia: Castelejo, Concelho: Fundão, Distrito: Castelo Branco

Resposta

Link directo:

Ajuda como achar a família da minha bisavó

#430450 | Mauro Rúben | 16 jan 2021 17:32 | Em resposta a: #430448

queria acrescentar ao texto e lhe perguntar se existe algum método de pesquisa mais fácil além dos livros de batismo e casamentos? é que não me consigo entender com o que eles escrevem lá, é difícil compreender a letra.

Obrigado,
Mauro Rúben

Resposta

Link directo:

Ajuda como achar a família da minha bisavó

#430454 | miguel monteiro | 16 jan 2021 18:47 | Em resposta a: #430450

Não conheço outro método, mas aqui há confrades muito bons a decifrarem caligrafias.

https://digitarq.adctb.arquivos.pt/viewer?id=1042409 É o tif 13 e o assento nº36.

O passo a seguir, é encontrar o casamento, onde deve dizer a idade do nubente,
Joaquim Dias Urgueiro, que é da Barroca. Depois é uma fase entusiasmante, em que,
dependendo dos dados, só se pára em 1600.
Boa pesquisa

miguel monteiro

Resposta

Link directo:

Ajuda como achar a família da minha bisavó

#430455 | ADB | 16 jan 2021 18:57 | Em resposta a: #430450

Caro Mauro

A genealogia não se faz desse forma, ou seja, procurar uns pais quaisquer para determinada pessoa. Assim corremos o risco de entrarmos por um ramo errado, que não é o nosso.

O que deve fazer é ir da frente para trás para descobrir quem eram os pais da sua bisavó, bem como o local e ano aproximado do nascimento.

Assim, deverá pedir à Conservatória do Registo Civil do Fundão uma cópia simples do nascimento do seu avô, onde encontrará o nome da sua avó, que idade tinha em 1937, de onde era natural e o nome dos pais dela (avós do seu avô).

Com essas informações em sua posse, poderá então pedir uma cópia do nascimento da sua bisavó, provavelmente à mesma Conservatória, desde que ela tenha nascido no concelho de Fundão.

E a pesquisa continuará assim, geração a geração, passo a passo.

Boa sorte.

Filipe

Resposta

Link directo:

Ajuda como achar a família da minha bisavó

#430456 | ADB | 16 jan 2021 18:59 | Em resposta a: #430455

Perdão quando disse avó queria obviamente dizer bisavó …

Filipe

Resposta

Link directo:

Ajuda como achar a família da minha bisavó

#430457 | Mauro Rúben | 16 jan 2021 19:34 | Em resposta a: #430456

Têm razão por isso é que estou na dúvida, acho que o melhor que tenho a fazer é pedir esse documento, porque quero ter mesmo a certeza, no caso era saber os país da minha bisavó.

Mauro Rúben.

Resposta

Link directo:

Ajuda como achar a família da minha bisavó

#430458 | Mauro Rúben | 16 jan 2021 19:40 | Em resposta a: #430456

No caso do meu avô a minha bisavó chamava-se Maria Da Conceição Mendes Urgeiro, ela dizia que o pai dela era vice presidente lá da região, ela saiu de lá muito cedo ainda menor de idade porque engravidou muito cedo, mas o meu avô nasceu em Silvares, infelizmente da parte do pai do meu avô nunca irei saber a familia, pois ele não aperfilhou o filho.

Resposta

Link directo:

Ajuda como achar a família da minha bisavó

#430459 | Mauro Rúben | 16 jan 2021 19:55 | Em resposta a: #430456

Essa familia que eu falei é da parte do meu avô e conheci a minha bisavó a mãe dele, e ele está registado e nasceu em silvares, agora da parte da minha avó é mais fácil pois tenho a identificação dos meus dois bisavós e diz lá os nomes dos meus trisavôs.

Resposta

Link directo:

Ajuda como achar a família da minha bisavó

#430461 | ADB | 16 jan 2021 20:20 | Em resposta a: #430459

Sim, tem que pedir esse documento para ter a certeza. O custo é de apenas 1 euro (cópia simples).

Quanto ao seu avô ser filho de pai incógnito, é uma pena. Há casos em que a família tem conhecimento de quem era o pai, mesmo que ele não perfilhasse os filhos. É assim, possível, continuar a pesquisar por esse ramo. Para quem não sabe, tem de ficar por aí.

Filipe

Resposta

Link directo:

Ajuda como achar a família da minha bisavó

#430463 | Mauro Rúben | 16 jan 2021 20:37 | Em resposta a: #430461

Muito Obrigado pela informação muito útil, sobre isso do pai do meu avô é de facto uma pena, mas a minha bisavó nunca quis dizer o nome, mas deu uma pista, ela disse que era um primo dela.

Resposta

Link directo:

Ajuda como achar a família da minha bisavó

#430464 | ADB | 16 jan 2021 20:57 | Em resposta a: #430463

É uma pista praticamente impossível de dar seguimento. As famílias eram muito numerosas, logo, era provável que ela tivesse muitos primos. Obviamente, é praticamente ou mesmo impossível dizer qual deles era o pai. Mesmo que tivesse poucos primos, ficava sempre a dúvida sobre qual deles seria o pai. Se fosse hoje, um teste de ADN resolveria.

Resposta

Link directo:

Ajuda como achar a família da minha bisavó

#430465 | Mauro Rúben | 16 jan 2021 21:09 | Em resposta a: #430464

É verdade e muito numerosas, qualquer das maneiras já tive oportunidade de ver as árvores genealógicas das familias daquela zona silvares e barroca, fiquei sinceramente surpreendido e ainda mais confundido, vi lá desde o ano 1800 até ao inicio do século 20 pessoas com os mesmos sobrenomes incluindo esses sobrenomes da minha bisavó a casarem e terem filhos uns com os outros, cheguei á conclusão que as pessoas daquelas terras quase se pode dizer que pertencem ás mesmas familias, e depois na época as pessoas tinham muitos filhos...

Resposta

Link directo:

Ajuda como achar a família da minha bisavó

#430466 | Mauro Rúben | 16 jan 2021 21:13 | Em resposta a: #430464

O pedido á Conservatória do Registo Civil do Fundão da certidão de nascimento da minha bisavó, basta enviar um email ou é necessário ligar?

Resposta

Link directo:

Ajuda como achar a família da minha bisavó

#430469 | ADB | 16 jan 2021 21:29 | Em resposta a: #430466

Basta enviar um e-mail. Mas deve pedir em 1º lugar o do seu avô. Se quiser, pode aproveitar a pedir também o da sua bisavó. Pode ser que a Conservatória, verificando os dados dela no nascimento do seu avô, faça a pesquisa e lhe envie cópia dos 2 nascimentos.

Não se esqueça de pedir uma cópia simples, não fale em certidão, que tem o valor de 20 euros. Peça uma cópia simples do assento nascimento de …

Não existe nenhum documento original que se chame "certidão de nascimento", casamento ou óbito. Existem "assentos de nascimento" etc., através dos quais se podem extrair cópias simples ou certificadas (certidões). Entendeu?

Resposta

Link directo:

Ajuda como achar a família da minha bisavó

#430470 | Mauro Rúben | 16 jan 2021 21:56 | Em resposta a: #430469

Percebi, Muito Obrigado pela informação e pela ajuda se não fosse a sua ajuda digo-lhe que nunca saberia como fazer isso.

Excelente Continuação,
E Bom Fim de Semana,

Mauro Rúben.

Resposta

Link directo:

Ajuda como achar a família da minha bisavó

#430472 | ADB | 16 jan 2021 23:12 | Em resposta a: #430470

Obrigado

Bom fim de semana.

Filipe

PS: quando receber as cópias, se tiver dúvidas não hesite em dizer.

Resposta

Link directo:

Ajuda como achar a família da minha bisavó

#430518 | Mauro Rúben | 18 jan 2021 13:54 | Em resposta a: #430472

Muito Obrigado, claro que sim amigo, ainda estou á espera dos papeis, mandei para lá um email ontem.

Mauro Rúben.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 16 mai 2024, 21:40

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen