Como descobrir irmãos de um avô?

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas

Como descobrir irmãos de um avô?

#430583 | setyletto | 21 jan 2021 05:18

Boa noite a todos,

ando a pesquisar o lado materno da minha família, uma vez que a família do meu avô sempre foi um mistério e não sabemos praticamente nada da sua família. O meu principal objectivo seria procurar a existência de irmãos que ele possa ter mas não sei como o fazer, uma vez que até agora só tenho pesquisado na vertical. Ambos os pais nasceram em 1910/1911. Alguém sabe como poderei fazer esta pesquisa?

Muito obrigado pela vossa atenção.

Filipe Barão

Resposta

Link directo:

Como descobrir irmãos de um avô?

#430591 | Jorge Resende | 21 jan 2021 15:36 | Em resposta a: #430583

Filipe, 1º tem de dizer com mais informação o que pretende, 2º deve dae os dados de quem procura, ou seja nomes, datas e lugares de naturalidades, ou seja, quanto mmaior for a informação, mais sorte terá na ajuda que alguém lhe possa dar. Apenas com o que escreve neste tópico, nada feito.
Não desista, complemente o que pretende pesquisar.
Jorge Resende

Resposta

Link directo:

Como descobrir irmãos de um avô?

#430704 | setyletto | 26 jan 2021 19:21 | Em resposta a: #430591

Caro Jorge,

Peço desculpa, realmente foi falha minha. O nome do meu avô é Hernâni de Jesus Barão, natural da freguesia do Socorro, concelho de Lisboa, nascido a 02-10-1937, filho de Bernardino José dos Reis Barão, solteiro, de 27 anos (n. ~1910), natural da freguesia de Portimão do concelho de Portimão, e de Deonilde de Jesus, solteira, de 26 anos (n. ~1911), natural da freguesia da Lourinhã do concelho da Lourinhã. Neto paterno de José Barão (naturalidade desconhecida) e de Maria do Nascimento (naturalidade desconhecida); neto materno de Amélia de Sousa (naturalidade desconhecida).

Casou na freguesia de Algés, concelho de Oeiras, a 12-02-1958 com a minha avó Maria Luísa Dias Guedes (n. 21-04-1941; f. 10-11-1998), natural da freguesia de Carnaxide, concelho de Oeiras.

Faleceu a 16-02-2009 na freguesia da Buraca, concelho da Amadora.

Filipe Barão

Resposta

Link directo:

Como descobrir irmãos de um avô?

#430705 | Jorge Resende | 26 jan 2021 20:38 | Em resposta a: #430583

Acredito que tenha seguido os mesmos passos que eu segui, sem sucesso. Para ver o registo de nascimento de Hernani, tentei procurar na 8ª conservatória de Lisboa, à qual pertencia a freguesia do Socorro em 1937, e por azar, não existem registos de nascimento desse ano, online, assim como em Portimão, os assentos paroquiais de 1910 não estão online (terminam em 1905), e os assentos de batismo da Lourinhã também relativamente a 1911 não estão online.
Assim, caso não possua nenhum dos documentos do seu avô Hernani e seus ascendentes, deve iniciar a recolha desses da seguinte forma:

Sobre o registo de nascim. de Hernani, envie email ou carta para as Conservatórias de Lisboa ,todas localizadas na mesma morada, e solicite esse documento, (atenção, peça sempre cópia simples devido ao custo pois ronda 1 euro cada folha) ,à 8ª, referindo ano 1937 e freguesia, etc;

Sobre os pais de Hernani, envie email para Arquivo Distrital de Faro solicitando assento de batismo de Bernardino, nascido antes de Março de 1911,(1910, segundo disse) e peça também à Conservatória da Lourinhã o batismo de Deonilde caso ela tenha nascido depois de Março de 1911.

Como sei que sabe, ficará talvez a saber um pouco mais ou talvez não, dos seus antepassados. Lamento a fraca ajuda mas o online falhou nas datas que indica.
Boas pesquisas
Jorge Resende

Sobre registo de casamento dele com Mª Luisa, solicite

Resposta

Link directo:

Como descobrir irmãos de um avô?

#430708 | setyletto | 26 jan 2021 21:26 | Em resposta a: #430705

Segui exactamente esses passos, sem sucesso. Aliás, nos Arquivos Distritais respectivos sugeriram-me contactar as respectivas CRC de onde os meus antepassados são naturais, pelo que já enviei emails a requisitar as tais fotocópias não certificadas.

A outra questão que aqui ponho é como seria possível investigar acerca da existência de irmãos deste meu avô Hernâni. Já me disseram que é uma tarefa complicada e que terá que ser por tentativa e erro. Não sei se a informação sobre filhos virá numa possível certidão de casamento ou óbito, mas a tarefa complica-se ainda mais pois acho que os meus bisavós não chegaram a casar.

De qualquer das maneiras, muito obrigado pela sua ajuda e pela rapidez na resposta!

Filipe Barão

Resposta

Link directo:

Como descobrir irmãos de um avô?

#430711 | Jorge Resende | 26 jan 2021 23:40 | Em resposta a: #430583

Filipe, na verdade a dificuldade é enorme no tocante à pesquisa de irmãos do seu avô, porém, pergunto: você não tem familiares que lhe possam trazer esse conhecimento??? Tente informar-se junto de familiares mais idosos, talvez apanhe mais qualquer coisa.
Se o seu avô tivesse nascido antes de 1911, seria mais fácil, pois à beira do nascimento dele, mais ano menos ano poderia vir à baila algum irmão mas com registo em conservatórias tudo se complica. MAS pode ser que mais dia menos dia a 8ª conservatória online se enriqueça com os registos de nascimentos.

Resposta

Link directo:

Como descobrir irmãos de um avô?

#430713 | j.lilaia | 27 jan 2021 00:53 | Em resposta a: #430583

Caro Filipe Barão,

Pode ser apenas uma coincidência mas encontro referência as algumas pessoas com o apelido composto "Jesus Barão" na zona de Almada e Cacilhas.

Nomeadamente:

Jaime de Jesus Barão - terá falecido no início de 2010.
Seria 1º Tenente da Armada quando passou á Reserva (1991 ?)..
Terá sido Comandante do Bombeiros de Cacilhas entre 1975 e 1976.

Eulália de Jesus Barão Ramos Alexandre
Professora do Ensino Secundário em Sobreda/Caparica
Será actualmente uma das Sub-Directoras da Direcção Geral de Educação.

Encontrei mais alguns nomes com o mesmo conjunto de apelidos parecendo estar todos ligados á mesma zona (eventualmente todos familiares).

Talvez contactando os Bombeiros de Cacilhas lhe consigam dar alguma informação ou até confirmar a filiação do antigo Comandante Jaime de Jesus Barão. É apenas um tiro no escuro mas, pelas datas, poderá, eventualmente, ser um irmão do seu avô.

Cumprimentos

João Clímaco Lilaia

Resposta

Link directo:

Como descobrir irmãos de um avô?

#430726 | setyletto | 27 jan 2021 22:38 | Em resposta a: #430711

Jorge, de facto o familiar mais velho que poderá ter mais informações sobre o meu avô é a minha mãe, e até nesse assunto os conhecimentos dela são algo limitados...

De qualquer das maneiras vou ver o que consigo descobrir.

Resposta

Link directo:

Como descobrir irmãos de um avô?

#430727 | setyletto | 27 jan 2021 22:40 | Em resposta a: #430713

João, isso já é algo por onde começar! Até porque a minha bisavó acabou por fixar-se na Quinta do Anjo em Palmela, não é assim tão perto mas ainda assim pode ser algo. Obrigado pela informação, vou pesquisar mais nesse sentido.

Filipe Barão

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 20 set 2024, 15:56

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen