Ajuda...Dificuldade de Leitura!...

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Famílias | Pessoas

Ajuda...Dificuldade de Leitura!...

#430589 | ariafdio | 21 jan 2021 11:33

Caros Confrades

Venho por este meio, pedir-vos ajuda, na leitura do seguinte assento paroquial de casamento:
https://pesquisa.adporto.arquivos.pt/viewer?id=486805
é a folha ...m00801.tif (a 10ª a partir do início), e é logo o primeiro registo.
"Aos 9 dias de Março? de 1623, recebi eu Adão Ferreira a Roque João, filho de João? Pires?, do Monte, e de sua mulher Maria de Góis?, moradores na Freguesia de S. João de Guilhufe (Penafiel); Com Maria Antónia, filha que foi de Bastião? (Sebastião) António Ribeiro?, defunto, e de sua mulher Sízilia? André, desta freguesia...".
Este casal, tem como filho Manuel António (N. 30/12/1634, Lugar Ribeiro, Bitarães, Paredes, que casou a 2/2/1658, em S. Eulália de Sobrosa, Paredes, com Catarina Rodrigues Brandão, origem dos Brandões de Sanfins de Ferreira.

Desde já, fico muito agradecido
Victor Faria

Resposta

Link directo:

Ajuda...Dificuldade de Leitura!...

#430603 | tmacedo | 21 jan 2021 19:00 | Em resposta a: #430589

Caro confrade,

Concordo no geral com a sua leitura. Não consigo ler o Gois na mãe do noivo. Parece-me poder ser Boiro. Só outros assentos de filhos do casal tirarão as dúvidas.
Aqui vai:
Aos 9 dias de julho de 623 recebi eu Adão Ferreira a Roque João filho de João Pires cremente (Clemente ?) e de sua mulher Maria de Boiro (?) (por Bouro?) moradores na freguesia de S. João de Guilhufe com Maria Antónia filha de Bastião António, do Ribeiro, e de sua mulher Cecília André.

Cumprimentos,
António Taveira

Resposta

Link directo:

Ajuda...Dificuldade de Leitura!...

#430612 | ariafdio | 21 jan 2021 20:55 | Em resposta a: #430589

Caro António Taveira

Muito obrigado, pelas suas correcções, que muito apreciei, e que já considerei como corretas; Nomeadamente o "Julho", "do Ribeiro" e a Cecília André.
Quanto à Maria, não será de Beire, Freguesia nas imediações de Guilhufe?

Mais uma vez, muito agradecido
Victor Faria

Resposta

Link directo:

Ajuda...Dificuldade de Leitura!...

#430642 | PP | 23 jan 2021 01:10 | Em resposta a: #430612

Caro confrade, Victor Faria,

Salvo melhor opinião, eu leio:

Adão Pereira (veja a assinatura do pároco);
João Pires, do Monte (Lugar do Monte da freg.ª de Guilhufe);
Bastião António, do Ribeiro (de fundo/ou defunto), e de sua mulher Cecília André desta freguesia.

Cordiais cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

Ajuda...Dificuldade de Leitura!...

#430662 | ariafdio | 24 jan 2021 20:23 | Em resposta a: #430589

Caros Confrades

Tenho-vos a agradecer a disponibilidade.
Conforme vão opinando sobre a leitura do assento, eu melhoro a minha (má) interpretação inicial.
Caro PP, sem duvida que é Pereira, para ser Ferreira precisava de mais uma letra; Também concordo com o "do Monte".

Muito obrigado
Victor Faria

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 16 abr 2024, 19:23

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen