Famílias de Arruda dos Vinhos

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Títulos

Famílias de Arruda dos Vinhos

#430855 | carlosgardel7 | 01 fev 2021 19:03

Boa tarde,

Ando a investigar as famílias Freire de Andrade, Encerrabodes, Sottomayor e Quental de Arruda dos Vinhos. Será que me podem auxiliar?
Muito obrigada

M.A. Bastos

Resposta

Link directo:

Famílias de Arruda dos Vinhos

#430863 | zedamas | 02 fev 2021 00:14 | Em resposta a: #430855

Boa noite

2º casamento do Sargento Mor de Arruda dos Vinhos Inácio Freire de Andrade, (filho de Belchior Freire de Andrade e de Dª Antónia da Cunha Sotomaior) em 10/1/1753, S. Pedro, Torres Vedras, com D. Helena da Cruz (Freire já deve ser do casamento), natural de Marteleira, S. Lourenço dos Francos (Miragaia), Lourinhã, filha de Francisco Gomes, nascido nas Albergarias, S. Maria, Torres Vedras, e de Maria Gomes, da Marteleira.

Resposta

Link directo:

Famílias de Arruda dos Vinhos

#430867 | carlosgardel7 | 02 fev 2021 10:52 | Em resposta a: #430863

Muito obrigada.
Gostaria de saber de onde provem os Sottomayor de Arruda dos Vinhos, pois encontro várias pessoas com esse apelido nos seculos XVII e XVIII naquela vila. Tem alguma ideia de onde veio este apelido e quando se estabeleceu ali?

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

Famílias de Arruda dos Vinhos

#430905 | zedamas | 03 fev 2021 21:12 | Em resposta a: #430867

Não tenho mais informação, as pesquisas que fiz nas freguesias de Arruda dos Vinhos foi sobre Expostos da Roda que se casaram nesse concelho.

Resposta

Link directo:

Famílias de Arruda dos Vinhos

#430914 | spsv | 04 fev 2021 13:12 | Em resposta a: #430905

Bom dia,

Tenho vários antepassados expostos do concelho e freguesia de Arruda dos Vinhos, desde pelo menos inícios de 1700´s até à última que identifiquei que faleceu em 1888. Gostaria de saber mais sobre eles. O que encontrou nessas pesquisas? Não sei por onde começar. Desde já obrigado por qualquer informação.

Cumprimentos,
Sérgio

Resposta

Link directo:

Famílias de Arruda dos Vinhos

#430926 | JFRego | 04 fev 2021 17:01 | Em resposta a: #430855

https://digitarq.arquivos.pt/viewer?id=2320878 António Freire de Andrade Encerrabodes, sobre este foi feita uma tese doutoramento ,mas que não se encontra digitalizada, Tiago Reis Miranda, A Inocência da Razão (1699-1783). 2. Vols. Tese de doutoramento apresentada à FFLCH da USP.

Resposta

Link directo:

Famílias de Arruda dos Vinhos

#430927 | JFRego | 04 fev 2021 17:04 | Em resposta a: #430926

Veja-se também: https://geneall.net/pt/forum/154672/freire-de-andrade-encerrabodes/

Resposta

Link directo:

Famílias de Arruda dos Vinhos

#430935 | zedamas | 04 fev 2021 21:18 | Em resposta a: #430914

Boa noite

Tenho um estudo que incide sobre Expostos sobrevivos, e suas amas com o foco na área da freguesia de Campelos, concelho de Torres Vedras, para esses procurei toda a informação, desde a sua entrada nas Rodas, suas Amas e suas vidas.
Em relação a Arruda dos Vinhos limitei-me a fazer o levantamento de todos os Expostos, nos livros de casamento das freguesias do Concelho de Arruda.
Há de facto muitos Expostos da Roda da Vila de Arruda, não sei se na Câmara Municipal, que era a entidade responsável pela Roda, há nos seus arquivos alguma informação, só contactando-a para saber.
Em relação aos Exposto de Lisboa a Santa Casa da Misericórdia tem um excelente Arquivo e responde às questões colocadas, quando lhes damos informação das datas.

Resposta

Link directo:

Famílias de Arruda dos Vinhos

#431734 | carlosgardel7 | 04 mar 2021 16:13 | Em resposta a: #430914

Muito obrigada, Sérgio.
Peço desculpa, mas não vinha aqui há já algum tempo. Por enquanto não tenho nenhuma informação, mas se encontrar alguma nas minhas pesquisas, partilharei.

Cumprimentos,

M.A. Bastos

Resposta

Link directo:

Famílias de Arruda dos Vinhos

#431735 | carlosgardel7 | 04 mar 2021 16:21 | Em resposta a: #430926

Muito obrigada, caro JFRego
Estou a tentar perceber quando chegaram a Arruda dos Vinhos as famílias Freire de Andrade, Encerrabodes e Sottomayor e qual o percurso geográfico das mesmas até se estabelecerem naquela vila, mas tem sido difícil.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 26 abr 2024, 11:15

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen