Carreira

Este tópico está classificado nas salas: Cargos | Títulos

Carreira

#431131 | joaocarreira | 11 fev 2021 17:08

Caros Confrades,

Tendo descoberto que o meu apelido 'Carreira' resulta de uma alcunha de um antepassado, gostaria de saber se eventualmente 'Carreira' foi alguma profissão, em dado momento da história.

Previamente grato pela ajuda e com os melhores cumprimentos,

João Carreira

Resposta

Link directo:

Carreira

#431134 | miguel monteiro | 11 fev 2021 18:24 | Em resposta a: #431131

Olá

É um apelido bastante vulgar no litoral do Distrito de Leiria,
particularmente em Leiria e Batalha.
Pode ter origem toponímica, pois no país, haverá 30 ou 40 lugares com essa denominação,
principalmente no Norte, mas em Leiria também há alguns.

Cumprimentos
miguel monteiro

Resposta

Link directo:

Carreira

#431143 | joaocarreira | 11 fev 2021 22:00 | Em resposta a: #431134

Caro Miguel Monteiro,

Muito obrigado pela rápida e simpática mensagem. Também eu pensei que fosse da zona de Leiria, onde para além de muitas pessoas com o apelido Carreira, também existe a povoação Carreira.
No entanto, a família é da Serra da Estrela e as suas raízes não vão para além de Arganil, Mangualde e Guarda.

O apelido original era Ascenção, mas reparei que o próprio nome Ascenção tem origem em Maria Assunção. Antes disso, a mesma família, que em linha recta pelo lado do meu avô materno chega até mim, usava os apelidos Fernandes Quina, em Corgas, Sandomil, Seia.

O apelido Fernandes conservou-se até ao meu avô, mas o Quina, passou a Ascenção depois de um casamento de um Fernandes Quina com a referida Maria Assunção.
Já no Século XIX, Manuel Fernandes de Ascenção é conhecido por Manuel Fernandes, o Carreira. O seu filho mais velho foi registado em 1843, como Manuel Fernandes Carreira, avô paterno do meu avô materno.
Não tenho a certeza de que se trate de uma profissão, mas foi por onde comecei...

Muito obrigado pela sua mensagem.

Os melhores cumprimentos,

João Carreira

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 30 abr 2024, 18:33

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen