Família Barreira - Vilar de Lomba, Vinhais.

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Família Barreira - Vilar de Lomba, Vinhais.

#431132 | pjcardoso | 11 fev 2021 17:48

Caríssimos confrades,
Boa tarde a todos.

Encontrei por mero acaso, no meio de um livro de Batismos de Barreiros - Concelho de Valpaços, o registo de casamento do meu 4.º Avô, (1813) João António Barreira, link-http://digitarq.advrl.arquivos.pt/viewer?id=1085020, 1.º à esquerda na imagem.
Menciona esse registo que seus pais são do lugar de Vilar de Lomba, mas para essa localidade não existem livros paroquiais digitalizados.
Pergunto se algum dos confrades tem alguns elementos para essa localidade, que permita localizar este Baptismo que se poderá estimar entre 1787 e 1796.

Agradecendo toda a ajuda que me possam disponibilizar, deixo os meus melhores cumprimentos.

Paulo Jorge Barreira Vieira

Resposta

Link directo:

Família Barreira - Vilar de Lomba, Vinhais.

#431135 | Jorge Resende | 11 fev 2021 18:48 | Em resposta a: #431132

Paulo, qual o tif/imagem respetivo????

Resposta

Link directo:

Família Barreira - Vilar de Lomba, Vinhais.

#431136 | pjcardoso | 11 fev 2021 18:53 | Em resposta a: #431135

Caríssimo,

Confrade J. Resende.
Boa noite.

O Tif é: PT-ADBGC-PRQ-MDL08-001-00004_m0036.tif
Os meus cumprimentos.
Paulo Jorge Barreira Vieira

Resposta

Link directo:

Família Barreira - Vilar de Lomba, Vinhais.

#431137 | Jorge Resende | 11 fev 2021 19:01 | Em resposta a: #431132

https://tombo.pt/m/vnh

Paulo, fui ver e creio que tambem por ali andou, que Vilar da Lomba pertenceu a Vinhais, Bragança, será que os assentos estão nos livros de Vinhais??? É que Vilar está a zero...

Resposta

Link directo:

Família Barreira - Vilar de Lomba, Vinhais.

#431138 | Jorge Resende | 11 fev 2021 19:09 | Em resposta a: #431132

Não bate certo!!!!o 36 à esqª é Manuel Silva...

Resposta

Link directo:

Família Barreira - Vilar de Lomba, Vinhais.

#431139 | Jorge Resende | 11 fev 2021 19:15 | Em resposta a: #431132

João António Barreira acha que nasceu em Vilar da Lomba entre 1787-1796????
Desculpe estas questões mas fiquei um pouco baralhado....

Resposta

Link directo:

Família Barreira - Vilar de Lomba, Vinhais.

#431141 | pjcardoso | 11 fev 2021 21:14 | Em resposta a: #431139

Caro Confrade
J. Resende,
Boa noite e obrigado pela sua colaboração.
Tem razão, o tif está incorrecto é o n.º 38, abaixo.
Começa Assim: - "livro dos casamentos do lugar de Barreiros
João António Barreira filho legítimo de António Barreira e Ana Alves do lugar de Vilar de Lomba, Ana Joaquina filha legítima de Manuel António de Medeiros natural da Torre de D. Chama e Genobeba Maria natural de Barreiros, no mesmo assistentes".....

PT-ADVRL-PRQ-PVLP04-001-002_m0038.tiff

Com os meus cumprimentos.

Paulo Jorge Barreira Vieira

Resposta

Link directo:

Família Barreira - Vilar de Lomba, Vinhais.

#431142 | pjcardoso | 11 fev 2021 21:46 | Em resposta a: #431141

Caro Confrade
J. Resende,

Verifica-se que deve existir uma partilha do livro de Batizados e casamentos, mas estes aparecem já no final do Livro, a partir do tif 38 até ao 37 são Batizados.
Também pode ter havido lapso na digitalização e os Assuntos de Casamento serem incorporados no livro designado de baptismos, eu nunca iria lá chegar se andasse à procura deste Casamento, tropecei nele quando andava á procura do nascimento do filho deste meu 4.º Avô, isto é; andava à procura do nascimento de Manuel António Barreira meu Trisavô.
Os meus cumprimentos.
Paulo Jorge Barreira Vieira

Resposta

Link directo:

Família Barreira - Vilar de Lomba, Vinhais.

#431224 | pjcardoso | 13 fev 2021 23:22 | Em resposta a: #431132

Caro confrade
J. Resende.
Boa noite. Entretanto já encontrei também o registo dr óbito do MRO 4o Avô, faleceu em Barreiros no smo de 1864, Tif número 3, assento de óbito 2 _ João Antonio Barreira, natural de Vilar de Lomba, faleceu com 76 anos pouco mais ou menos assim diz o registo.
Assim concluo que tenha nascido naquela localidade.
No Arquivo Distrital não há livros anteriores a 1860, e digitalizados não há livros, por enquanto.
Daí eu ter-me socorrido dos prezados confrades sobre eventuais conhecimentos sobre os livros que não estão no ADBraganca.
A minha estimativa para o nascimento bate certo, já que pelas contas ele deve ter nascido pelo ano 1788, !
Agradecido, os meus cumprimentos.
Paulo Jorge Barreira Vieira

Resposta

Link directo:

Família Barreira - Vilar de Lomba, Vinhais.

#432742 | pjcardoso | 12 abr 2021 22:12 | Em resposta a: #431224

Caríssimos confrades,
Boa tarde a todos.

Encontrei por mero acaso, no meio de um livro de Batismos de Barreiros - Concelho de Valpaços, o registo de casamento do meu 4.º Avô, (1813) João António Barreira, PT-ADVRL-PRQ-PVLP04-001-002_m0038.tiff .
Menciona esse registo que seus pais são do lugar de Vilar de Lomba, mas para essa localidade não existem livros paroquiais digitalizados.
Entretanto Também encontrei também o registo de óbito do meu 4o Avô, faleceu em Barreiros no ano de 1864, Tif número 3, assento de óbito 2 _ João Antonio Barreira, natural de Vilar de Lomba, faleceu com 76 anos pouco mais ou menos assim diz o registo.

Pergunto se algum dos confrades tem alguns elementos para essa localidade, Vilar de Lomba - Vinhais que permita localizar este Baptismo que se poderá estimar entre 1787 e 1796.

Agradecendo toda a ajuda que me possam disponibilizar, deixo os meus melhores cumprimentos.

Paulo Jorge Barreira Vieira

Resposta

Link directo:

Família Barreira - Vilar de Lomba, Vinhais.

#432906 | scriptum7 | 17 abr 2021 00:01 | Em resposta a: #432742

Boa noite,

De acordo com informação constante no Arq Distrital de Bragança, em

https://digitarq.adbgc.arquivos.pt/details?id=1143498

"Vilar Seco da Lomba era vila e sede de concelho em 1706.

Em 1840 pertenceu ao antigo concelho de Santalha, extinto por decreto de 31 de Dezembro de 1853, pelo mesmo decreto passou para o concelho de Vinhais."

Muitas das famílias Barreira provêm das Terras da Lomba (hoje incluídas no concelho de Vinhais) e das freguesias à volta, como Vilar de Ossos, Pinheiro, Santalha, por exemplo...

Sugiro que procure no Arquivo Distrital de Bragança, concelho de Vinhais

Francisco (Barreira) de Seabra Ferreira

Resposta

Link directo:

Família Barreira - Vilar de Lomba, Vinhais.

#432948 | pjcardoso | 18 abr 2021 21:58 | Em resposta a: #432906

Boa noite,

Caro confrade Francisco Ferreira.
Agradeço muito a sua sugestão, e a sua informação sobre a predominância dos Vários ramos da família Barreira na Região outrora denominada de "Terras de Lomba", que segundo alguns autores compreende as terras do planalto definido entre os Rio Mente e Rabaçal.
Essa era também a minha suspeita, pois conforme expus nas mensagens deste Tópico, pelos Documentos que possuo, registo de casamento e óbito, ambos se referem a Vilar de Lomba.
Paroquia de Barreiros:
Casamento
- PT-ADVRL-PRQ-PVLP04-001-002_m0038.tiff (1813)
Óbito
-http://digitarq.advrl.arquivos.pt/viewer?id=1084727
PT-ADVRL-PRQ-PVLP04-003-147_m0003.tiff

Estes dois Registos foram encontrados no Arquivo Distrital de Vila Real, Freguesia de Barreiros porque ele Casou nessa povoação e lá ficou a residir.
Já verifiquei no Arquivo de Bragança, e relativamente à Freguesia (Paróquia) de Vilar de Lomba só existem Livros Paroquiais posteriores a 1860, o que me levou a perguntar àquele Arquivo se tinham livros anteriores mas que ainda não estivessem tratados arquivisticamente, tendo-me sido respondido que não haviam mais livros naquela instituição.
Daí eu ter colocado no Forum à boa vontade de todos os prezados confrades, a questão sobre se tinham alguns elementos dessa Paróquia para as datas anteriores a 1860, atendendo que pelas contas ele deverá ter Nascido no ano de 1788, mas apontando para um período de 1787 a 1796.
Assim, tenho que;
João António Barreira é filho de:
- António Barreira
- Ana Alves
do lugar de Vilar de Lomba - Vinhais.
A todos o meu muito Obrigado pelo vosso contributo,
especialmente ao meu prezado Francisco (Barreira) de Seabra Ferreira,
os meus cumprimentos.
Paulo Jorge Barreira Vieira.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 28 mar 2024, 20:47

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen