Borges, Cidade do Porto

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Borges, Cidade do Porto

#18926 | jorge a soirefmann | 24 mar 2002 23:50

Entre os papéis encontrados em parte do arquivo de meu tetravô Francisco Antônio Borges, nascido por volta de 1809 na Cidade do Porto, encontrei uma interessante planta baixa de uma " fábrica de pão e biscoito e seus armazéns, pertencente a Antônio José Borges ", dita fábrica, que não sei se foi efetivamente construída, situava-se em Miragaya da Cidade do Porto. A planta é do ano de 1802, e aparentemente a fábrica era de grande porte, situando-se próximo a uma praia. Na vizinhança haviam casas: do padre José de Oliveira e Souza, de Mariana da Rocha e Souza (esposa do Cap. Antônio José Borges), de Rosa Raimunda Rocha Soares, de Francisco Rocha Soares e de Thereza de Vasconcellos. Tenho curiosidade em saber algo mais sobre isso. Agradeço a eventual colaboração. Em tempo: Antônio José Borges era o pai de Francisco Antônio Borges. Jorge.

Resposta

Link directo:

RE: Borges, Cidade do Porto

#18930 | vbriteiros | 25 mar 2002 00:18 | Em resposta a: #18926

Pela relação de vizinhos que apresenta, não vai ser difícil identificar os terrrenos e possivelmente o proprietário, dado estar rodeado pelos célebres "Rocha Soares".
Estou arespponder do Porto e onde se encontra o Sr ? A resposta terá de ser dada em função do seu conhecimento da cidade. Julgo por exemplo que a praia a que se refere é o local onde hoje se encontra o edifício da Alfândega.
As fábricas de cerâmica do Porto estão bem estudadas.
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Borges, Cidade do Porto

#18950 | magalp | 25 mar 2002 03:32 | Em resposta a: #18930

Companheiro Vasco

O seu consulente está no Brasil, nesse maravilhoso Império. Tb. me chamou a atenção, pois bem poderia ser um Borginhos dos q. ando a tratar, mas já vi q. não.
Náo o sabia dedicado à Invicta... segue F. Ribeiro da Silva e Ma. Adelaide Meireles, bem por certo. Não o imagino com o do JN...
Abraços
Manel/ H2So4CL+glicerina...

Resposta

Link directo:

RE: Borges, Cidade do Porto

#18994 | jorge a soirefmann | 26 mar 2002 16:24 | Em resposta a: #18930

Prezado Sr. Briteiros
Agradeço o seu interesse. Eu resido na cidade de Porto Alegre, estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Infelizmente ainda não tive a grande satisfação de conhecer Portugal e, em especial, a Cidade do Porto, terra natal de meu tetravô Borges. Há referência na planta a uma " Rua Armênia, trazeira das casas da praia" . Também há uma ref. a uma fábrica de cerâmica nas proximidades. A extensão total, em um dos lados, do terreno era de 400 palmos, conforme escala na planta. Cordiais Saudações. Jorge.

Resposta

Link directo:

RE: Borges, Cidade do Porto

#18995 | vbriteiros | 26 mar 2002 16:46 | Em resposta a: #18994

Caro Sr. Soirefmann
Os seus dados são perfeitos, pois existe aí a Rua Arménia. Estamos portanto com o seu antepassado bem localizado. A Fábrica devia estar entre a rua da Restauração e o edifício da Alfândega, mas como estamos nas férias da Páscoa, vai ter que esperar pelo menos uma semana pela minha investigação.
Até lá um abraço
Vasco Briteiros ( descendente de Brasileiros !)

Resposta

Link directo:

RE: Borges, Cidade do Porto

#19336 | vbriteiros | 05 abr 2002 20:49 | Em resposta a: #18995

Caro Sr. Soirefmann.
Esta minha mensagem de hoje é só para actualizar este tópico e dizer-lhe que comecei a estudar este assunto.
Entretanto digo-lhe que:
1- Em 2 de Maio de 1838 foi aprovado pela Câmara do Porto o seguinte requerimento- Diz o Capitão António José Borges da calçada da Esperança em Miragaia desta Cidade, que entre a grande obra pendente, digo que ali tem feito construir poe espaço de annos para diversos Armazéns, e huma grande fábrica para Pão e Bolaxa, que em grande vulto alli tem trbalhado ... Estado, Público e para maior completamento ,desta havia edificado na Rua Arménia em seguimento da mesma obra uma grande Casa com Loja e 3 andares de sobrado......etc isto são duas páginas,. Por favor forneça-me o seu e-mail ou endereço para lhe enviar toda a documentação que já tenho.
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Borges, Cidade do Porto

#19339 | vbriteiros | 05 abr 2002 22:14 | Em resposta a: #19336

Caro Sr Soirefmann
Na sua mensagem assinalava que o Capitão António José Borges era casado com Mariana da Rocha e Sousa. Tem datas de nascimento, baptisado,casamento deste casal? Parece-me que esta D. Mariana possívelmente poderia ser da Família dos ceramistas " Rocha Soares", porque existiu na série de proprietários da Fabrica de Massarelos, uma D. Leonor Augusta da Rocha Borges.
Talvez não saiba que esta "Fábrica de Massarelos" produziu louça que hoje só se encontra nos Museus e nos Antiquários. Em Dezembro de 1998, o Museu Nacional de Soares dos Reis (Porto) organizou uma exposição nos seus salões só com peças e história desta fábrica.
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Borges, Cidade do Porto

#19388 | jorge a soirefmann | 06 abr 2002 21:06 | Em resposta a: #19336

Prezado Sr. Vasco Briteiros
Agradeço novamente o interesse do amigo em ajudar-me com suas preciosas informações.
Meu E-Mail é jasoirefmann@globo.com
Endereço: Rua Cel. Lucas de Oliveira, 1621 Ap. 503. O código postal é 90460-001. Porto Alegre RS Brasil. Saudações. Jorge Appel Soirefmann.

Resposta

Link directo:

RE: Borges, Cidade do Porto

#19389 | jorge a soirefmann | 06 abr 2002 21:14 | Em resposta a: #19339

Caro Sr. Briteiros
Não tenho dados referentes a datas de nascimento, batismo, casamento e óbito nem de Antônio José Borges nem de Mariana da Rocha e Souza. Em certidões de casamento do filho deste casal, Francisco Antônio Borges, bem como dos filhos desse último consta o primeiro casal como da Freguesia de São Pedro, Cidade do Porto. Francisco Antônio Borges nasceu na Cidade do Porto, sendo o ano de seu nascimento, conforme carta de naturalização, 1809 (confirmado, aproximadamente, por seu necrológico, onde constava ter 78 anos em 1886).Segue em outra mensagem.

Resposta

Link directo:

RE: Borges, Cidade do Porto

#19391 | jorge a soirefmann | 06 abr 2002 21:24 | Em resposta a: #19389

Sr.Briteiros
Continuando.
O casal Antônio José Borges e Mariana da Rocha e Souza teve vários filhos, entre os quais uma filha chamada Leonor ( que assinava Leonor Borges da Rocha em carta enviada a meu tetravô Francisco Antônio Borges ). Outros irmãos chamavam-se João Borges da Rocha, Antônio Borges da Rocha, Joaquim Borges da Rocha e Manoel Borges da Rocha. Os dois últimos também vieram para o Brasil. Havia também Rosa Borges da Rocha que casou e foi residir na Ilha Terceira, tendo lá filhos. Um sobrinho de meu tetravô (filho de Rosa), Eduardo Abreu, dirigiu-lhe carta em em 2/1/1886, de Lisboa, residia na Travessa do Arco de Jesus, 5. Era médico. A irmã Leonor residiu no endereço: Rua São Pedro, 32, Cidade do Porto (em 1884). Jorge.

Resposta

Link directo:

RE: Borges, Cidade do Porto

#19393 | jorge a soirefmann | 06 abr 2002 21:33 | Em resposta a: #19339

Sr. Vasco Briteiros
Quanto a fábrica de cerâmica, já ouvi de pessoa muito idosa da família (tem 96 anos e ainda está bem lúcida, é neta de meu tetravô e casualmente, ou não, também se chama Leonor !)que havia informação oral quanto a dita fábrica. Creio que a Leonor Augusta da Rocha Borges possa ser a mesma Leonor Borges da Rocha.Um abraço ao amigo e um bom final de semana. Jorge.

Resposta

Link directo:

RE: Borges, Cidade do Porto

#21396 | vbriteiros | 16 mai 2002 03:03 | Em resposta a: #19388

caro Sr. Jorge Soirefmann
Pesquisa genealógica sobre o Capitão António Borges da cidade do porto.

Tendo como base os dados fornecidos sobre o citado Capitão e seu filho Francisco António Borges, nomeadamente a Fábrica de Pão e Armazens em Miragaia, consultando o Arquivo Distrital do Porto para parte genealógica e o Arquivo Municipal do Porto para a parte Industrial e Imobiliaria, averiguou-se o seguinte:

I Arquivo Distrital do Porto-Livro de assentos paroquiais da Freguesia de S. Pedro de Miragaia -1800/1817
Refª de Pesquisa:Cota ADPPPRT-08-Livro 15

I.1- O Capitão António José Borges era natural ,não do Porto, mas da Freguesia de S. João Baptista de Capeludos, do Concelho de Vila Pouca de Aguiar, Distrito de Vila Real, filho de Pai incógnito e de Maria José Carneiro. Elementos tirados do assento de baptismo de seus filhos que se seguem.

I.2-Não foi encontrado entre as datas 1800-1817 qualquer filho com o nome Francisco António. Eventualmente terá nascido antes ou noutra Freguesia. Na Freguesia próxima de Cedofeita tambem nada consta nestas datas.

I.3- Foram encontrados os assentos de seus filhos:
I.3.1- Anna, filha legítima da capitão António José Borges, natural da Freguesia de S. João Baptista de Capeludos, termo de Vila Pouca de Aguiar, Comarca de Vila Real e de sua mulher D. Mariana da "Rocha e Sousa", natural de S. Salvador de Sabadim, termo da Vila dos Arcos de Valdevez,neta paterna de Avô incógnito e de Maria José Carneiro e materna do Capitão António de "Sousa Lima" e de D. Francisca Luisa da "Rocha", ambos ds dita Freguesia de S. Salvador de Sabadim. Nasceu aos quatorze dias do mês de Maio de mil oitocentos e treze e foi devidamente baptizada pelo Reverendo Abade desta Freguesia José Pacheco de Sousa aos vinte e um dias do mesmo mês e ano.Foram Padrinhos Joaquim Alves de Sousa desta Freguesia e José Izidoro de Vasconcelos com procuração de seu Pai João Baptista de Vasconcelos, morador na Ferraria.( Livro 15,folhas 135 verso)

1.3.2-João filho legitimo do Capitão etc ( não vale apena repetir os longos termos o assento).
Nasceu a 7.10.1814
Baptisado a 14.10.1814
Padrinhos: João da Rocha e Sousa e D. Rosa Raimunda Pereira da "Rocha Soares" ambos de Miragaia.
I.3.3- José, filho do Capitão etc.....
Nasceu a 6.7.1816
Baptisado a 16.7.1816
Padrinhos: José Izidoro de Vasconcelos, filho de João Baptista de Vasconcelos, moradores na Ferraria de Baixo e D. maria Perpectua de Sousa, filha de Joaquim Alves de Sousa desta Freguesia de Miragaia

Notas:
II- Olivro 15 termina em 15.9.1817 e não foram continuadas investigações.
III- Coloquei alguns apelidos entre aspas pois considero-os interessantes para fazer uma ligação aos donos das Fábricas de Cêrâmica ali perto existentes à data. Terá que ser feito em colaboração com o Departamento de Cerâmica do Museu Nacional de Soares dos Reis.
A citada Madrinha de João, D.Rosa Raimunda Pereira da "Rocha Soares" era casada com Francisco da "Rocha Soares", moradores na vizinha Rua da Esperança e tiveram um filho legitimo Francisco "nascido em 24.1.1806". Neste assento lê-se que o pai era natural da mesma Freguesia de S. Salvador de Sabadim, filho de José Soares e Rosa Rocha.
Estes "Rocha Soares" foram proprietários da Fábrica de Cerâmica de Miragaia, fundada em 1775 por João da Rocha, João Bento da Rocha e António Godinho Neves.
Teve tambem arrendadas as Fábricas de Massarelos e Santo António em Vila Nova de Gaia. Faleceu em 1829.
Francisco da Rocha Soares, filho do anterior e com ele proprietário da Fábrica de Miragaia e tambem arrendatário da de Santo António em Vila Nova de Gaia( até 1833) e da de Massarelos (até 1844), faleceu em 1857, fechando a Fábrica de Miragaia ( in QUEIROZ,JOSÉ - CERAMICA PORTUGUESA E OUTROS ESTUDOS-Editorial Presença, 3ª Edição, 1987).
João da Rocha e Sousa adquiriu então, a Fábrica de Massarelos em 1844 e passou-a depois a seu sobrinho António António Rodrigues de" Sousa Lima" a quem sucederam seus filhos António Rodrigues de Sá Lima e João da Rocha e Sousa Lima.
sò com uma investigação em Sabadim se poderá tirar a limpo as ligações familiares destes Rocha Soares , Lima, Rocha e a mulhere do Capitão António José Borges.
Para ter uma ideia destas localidades visite o site " http://www.minhaterra.pt ou http://www.anafre.pt " onde poderá ver todos os Distritos,Concelhos, Freguesias e até um pouco da história de cada título

Quanto à Fabrica do Pão, já tenho os mapas das Ruas Antigas e Requerimentos de Obras solictados pelo Capitão e pelo filho José ,este já em 1848. A casa ainda existe. Esse material seguirá pelo correio incluindo um Mapa Actual do Porto.
Cumprimentos
Vasco Briteiros
Por favor use meu novo e-mail vbriteiro@hotmail.com.pt, pois vbriteiros@netcabo.pt é menos eficiente, por isso recebi A SUA ULTIMA MENSAGEM incompleta. pode repetir?

Resposta

Link directo:

Capitão António de Sousa Lima

#70452 | procha75 | 28 jul 2004 02:18 | Em resposta a: #19389

Caro Confrade,

Não sei se os dados que solicitava nesta mensagem datada de há mais de 2 anos ainda lhe fazem falta, nem sequer sei se ainda estará interessado neste tópico, mas de qualquer modo passo a remeter dados sobre o capitão António de Sousa Lima (pai de Mariana da Rocha e Sousa) e seus ascendentes.

António de Sousa Lima, filho legítimo de Luís de Sousa e de Josefa Freire de Lima, casou-se, na Igreja e Mosteiro de São Salvador de Sabadim em 18 de Fevereiro de 1784, com Francisca Luísa Joaquina, filha legítima de José Soares Gomes e de Rosa da Rocha. O noivo é neto paterno de Domingos Rodrigues e de Domingas de Sousa; e neto materno de Cipriano Gomes de Lima (irmão do meu ascendente directo António Gomes de Lima) e de Isabel Freire (também referida em outros assentos paroquiais como Isabel Freire Barbosa). A noiva é neta paterna de Domingos Gomes e de Patronilha Soares; e materna de Francisco Domingues e de Maria da Rocha. Os pais e avós paternos do noivo são dados como do lugar do Barro; os avós maternos do noivo são dados como do lugar do Trogal; os ´pais e avós paternos da noiva são dados como do lugar de Portelinha; e os avós maternos da noiva são dados como do lugar do Escampado.

Caso esteja interessado poderei fornecer-lhe mais dados sobre os ascendentes do capitão António de Sousa Lima e eventualmente alguma coisa relativa aos ascendentes da sua mulher.

Caso possa também agradeceria informações sobre os descendentes do dito capitão (e meus parentes consanguíneos) para além daqueles que permaneceram na freguesia de Sabadim e arredores.

Sem mais,
Um abraço,

Pedro Rocha

Resposta

Link directo:

RE: Capitão António de Sousa Lima

#70499 | jorge a soirefmann | 28 jul 2004 17:32 | Em resposta a: #70452

Caro Sr. João Rocha
Apreciei muito e agradeço a sua atenção em remeter as informações sobre Antônio de Sousa Lima. A filha do mesmo, de nome Mariana da Rocha e Sousa casou com meu pentavô (ou quinto-avô) Antônio José Borges. O último casal teve vários filhos, dos quais dois deles se fixaram no sul do Brasil, meu tetravô Francisco Antônio Borges e um irmão dele, Manoel Borges da Rocha. Desses dois tenho bem adiantada a descendência. Outra filha, Rosa, do dito casal fixou-se na Ilha Terceira e é ascendente do conhecido genealogista Jorge Forjaz. Outra irmã, Leonor Augusta Borges da Rocha casou-se com Antônio Rodrigues de Sá Lima, casou-se no Porto, e tem sua história vinculada aos proprietários das cerâmicas de Massarelos e Miragaia. Dos outros filhos do casal, de nomes Antônio, Joaquim (esteviveram também no Brasil mas devem ter retornado a Portugal), e João, não tenho ainda notícias. Tenho planos, em conjunto com Jorge Forjaz, de desenvolvermos esses outros ramos, que acreditamos tenham se fixado no Porto, a idéia é publicarmos um livro sobre a família, plano que ficou adiado por uns tempos devido a atividades profissionais de Forjaz. Tenho muito interesse em receber as informações que puder enviar sobre os ascendentes de Antônio de Sousa Lima e de sua esposa. Cordiais Saudações. Jorge.

Resposta

Link directo:

Ascendência de Mariana da Rocha e Sousa

#70680 | procha75 | 30 jul 2004 22:25 | Em resposta a: #70499

Caro Jorge Soirefmann:

Antes de mais, peço desculpa por só agora cumprir ao que me havia proposto (dar a ascendência que possuo de Mariana da Rocha e Sousa). Esta demora deve-se ao facto de actualmente estar a pesquisar in loco a freguesia de Sabadim e entretanto me haverem aparecido mais assentos de casamento relativos a esta ascendência.

Assim sendo, aqui vai a ascendência que conheço de Mariana da Rocha e Sousa. Daqui a alguns dias estarei em condições de dar mais alguns dados sobre esta ascendência (ainda estou só a pesquisar assentos de casamento, após o que passarei a analisar os assentos de baptismo).

1. Mariana da Rocha e Sousa. Nasce, no lugar do Barro (freg. Sabadim), em 1789-Jan-24; e é baptizada em 1789-Jan-28, com o nome "Marianna da Conceição". Os seus padrinhos são o Reverendo Abade da Igreja de Sabadim, Luís Antunes da Silva, e a avó materna Rosa da Rocha.

PAIS:
2. Capitão António de Sousa Lima. Casa-se, na Igreja de São Salvador de Sabadim, em 1784-Fev-18.
3. Francisca Luísa Joaquina / Francisca da Rocha

AVÓS:
4. Luís de Sousa. Casa-se, na Igreja de São Salvador de Sabadim, em 1754-Mar-14.
5. Josefa Freire de Lima

6. José Soares Gomes. Casa-se, na Igreja de São Salvador de Sabadim, 1751-Jan-07
7. Rosa da Rocha

BISAVÓS:

8. Domingos Rodrigues. Da freguesia de São Salvador de Sabadim
9. Domingas de Sousa

10. Cipriano Gomes de Lima. Casa-se, na Igreja de São Salvador de Sabadim, em 1721-Ago-27. Tem pelo menos mais 2 irmãos: António Gomes de Lima (meu 8.º avô) e Gaspar Fernandes de Lima que casam na freguesia de São Salvador de Sabadim.
11. Isabel Freire Barbosa

12. Domingos Gomes. Casa-se, na Igreja de São Salvador de Sabadim, em 1714-Jan-14.
13. Patronilha Soares

14. Francisco Domingues. Casa-se, na Igreja de São Salvador de Sabadim, em 1721-Nov-30
15. Maria da Rocha

16. Francisco Gonçalves. Da freguesia de Santa Eulália de Rio de Moinhos
17. Maria Rodrigues

18.Francisco de Sousa, Da freguesia de São Salvador de Sabadim
19. Barbora de Sousa

TRISAVÓS:

20. Domingos Fernandes de Lima. Da freguesia de Santo Estevão de Aboim das Choças.
21. Maria Gonçalves

22. padre Martinho Freire de Palhares. Da freguesia de São Salvador de Sabadim.
23. Francisca de Araújo, solteira

24. Domingos Gomes. Da freguesia de São Martinho de Mei
25. Maria de Araújo

26. António Soares. Da freguesia de São Salvador de Sabadim
27. Mécia Gomes

28. João Domingues. Da freguesia de Santa Maria de Álvora
29. Domingas Rodrigues

30. Gaspar da Rocha. Casa-se, na Igreja de São Salvador de Sabadim, em 1697-Fev-13
31. Catarina Rodrigues

TETRAVÓS:

40. Francisco Afonso. Da freguesia de Santo Estevão de Aboim das Choças. Tem, pelo menos, mais um filho (Gaspar Gomes de Lima) que obteve inquirição de génere em Braga em 1682-Dez-18.
41. Catarina Fernandes

42. João Gonçalves. Casa-se, na Igreja de Santa Maria de Vilela, em 1658-Ago-17.
43. Domingas Alves

44. Bento Barbosa de Palhares. A sua ascendência encontra-se no GP.
45. Guiomar Brandão. A sua ascendência encontra-se no GP

46. Domingos Gonçalves
47. Ana de Araújo

60. Gonçalo Pires. Da freguesia de São Salvador de Sabadim.
61. Maria Gonçalves

62. Domingos Gonçalves. Da freguesia de São Salvador de Sabadim
63. Madalena Rodrigues

PENTAVÓS:

84. Tomé Esteves. Casa-se, na Igreja de Santa Maria de Vilela, em 1623-Mai-07.
85. Ângela Gonçalves

86. João Alves. Da freguesia de São Cosme, conc. Arcos de Valdevez.
87. Maria Gonçalves

SEXTOS-AVÓS:

168. Gonçalo Esteves. Da freguesia de Gondoriz, conc. Arcos de Valdevez.
169. ?

170. Afonso Gonçalves. Da freguesia de Santa Maria de Vilela
171. Brites Anes

Nada mais tenho sobre esta ascendência. O que mais tenho são outros descendentes destes ascendentes.

Por fim gostava que me informasse se é também descendente desta Mariada da Rocha e Sousa (e então seriamos primos afastados) ou se o seu ascendente se é uma segunda mulher do seu ascendente.

Sem mais por ora,

Um abraço,

Pedro Rocha

P.S.: Escusa de me tratar por Sr. (o Senhor está no Céu) e o meu nome é Pedro e não João (quem sabe se talvez um dia o ponha a um filho).

Resposta

Link directo:

RE: Ascendência de Mariana da Rocha e Sousa

#70685 | vbriteiros | 31 jul 2004 00:46 | Em resposta a: #70680

Caro Pedro Rocha e Jorge Soirefmann.
Segui com atenção esta ascendência e se me permitem irei acrescentá-la ao livro do Jorge, que neste momento está na posse da organizadora da exposição cerâmica a realizar em 2005. Ok?
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Ascendência de Mariana da Rocha e Sousa

#70694 | procha75 | 31 jul 2004 05:43 | Em resposta a: #70685

Caro Vasco Briteiros,

Por mim tudo bem.
Se precisar de alguma ajuda diga.

Um abraço,

Pedro Rocha

Resposta

Link directo:

RE: Ascendência de Mariana da Rocha e Sousa

#70716 | jorge a soirefmann | 31 jul 2004 17:46 | Em resposta a: #70685

Caro Vasco
É com grande satisfação que vejo sua manifestação referente aos meus ascendentes. Espero que o amigo, se assim me permite considerá-lo, receba novamente meu agradecimento pela especial colaboração que prestou-me, e coloco-me aqui sempre a sua disposição no que me for possível. Abraço. Jorge.

Resposta

Link directo:

RE: Ascendência de Mariana da Rocha e Sousa

#70717 | jorge a soirefmann | 31 jul 2004 17:55 | Em resposta a: #70680

Caro primo Pedro
Sim, a Mariana da Rocha e Sousa é minha pentavó; ela casou (e acho que foi na Freguesia de São Salvador do Sabadim) com Antônio José Borges. Foram os pais de Francisco Antônio Borges c.c. Fortunata Pereira Monteiro (meus tetravós). O último casal teve Francisco Antônio Borges Lima c.c. Clara de Souza Brito, pais de Cândida Borges Lima c.c. José de Souza Brito, que foram os pais de minha avó materna, Marieta Borges Brito c.c. Plínio Lacerda Appel, meus avós maternos.
Obrigado pelas informações, aguardo com expectativa o que mais puder enviar-me de suas pesquisas, e peço também dispensar qualquer formalidade no trato com esse primo distante. Abraço. Jorge.

Resposta

Link directo:

RE: Ascendência de Mariana da Rocha e Sousa

#70718 | jorge a soirefmann | 31 jul 2004 18:07 | Em resposta a: #70680

Caro Pedro
Será que o amigo está pesquisando freguesias de Arcos de Valdevez? Neste caso, e se não lhe causar inconveniente, e se tiver disponibilidade, teria possibilidade de tentar encontrar algo a respeito de outro ascendente, Francisco de Sousa Brito, n. cerca de 1789 e batizado na Freguesia de São Cosme (ou São Cosme e São Damião?), em Arcos de Valdevez; ele era filho de José Bento de Brito e Maria de Sousa. Em correspondência de Francisco de Sousa Brito com meu tetravô Francisco Antônio Borges ele tratava o último por primo, assim imagino que fossem parentes pelos Sousa. Novamente envio-lhe meu abraço, e aqui fico a sua disposição. Jorge.

Resposta

Link directo:

RE: Borges, Cidade do Porto

#70724 | asabreu | 31 jul 2004 22:31 | Em resposta a: #19391

Estimados Confrades,
Sendo novo neste Forum, é com agrado que encontro referências a meus ascendentes Rocha Soares, que tiveram importante posição aqui na cidade do Porto, onde resido. Assim, Rosa Amélia Borges da Rocha, minha Bisavó paterna casou com Bento José de Mattos Abreu em 4.10.1851, destacado homem de negocios em Angra do Heroismo. Deste casamento houve 4 Filhos:
Amelia da Rocha Abreu cc Elias José Ribeiro
Eduardo da Rocha Abreu cc D.Adelaide de Menezes Brito do Rio (meus Avós)
José Julio da Rocha Abreu cc D.Carlota Isaura Pereira (Bisavós do Genealogista Jorge Forjaz.
Maria do Livramento da Rocha Abreu cc Felix José da Costa Sotto-Mayor.
Saudações,
Antonio Abreu

Resposta

Link directo:

RE: Ascendência de Mariana da Rocha e Sousa

#70725 | procha75 | 31 jul 2004 23:09 | Em resposta a: #70717

Caro primo Jorge,

Muito obrigado pelas informações, assim a minha base de dados fica mais completa.

Sobre os ascendentes de Mariana já tenho mais uma data de casamento encontrada na sexta-feita. Encontrei-a quando hoje introduzia os dados recolhidos no IAN/TT. Mas, como faço intenção de, na segunda feira, voltar à Torre do Tombo e continuar a pesquisa da freguesia de Sabadim (já analisei os casamentos desde 1695 até 1803), remeterei estes novos dados junto com outros que eventualmente venha a encontrar.

Sobre o seu pedido em relação a informações sobre Francisco de Sousa Brito natural da freguesia de São Cosme (penso que será, em Arcos de Valdevez, a freguesia de São Cosme e Damião de Azere) tentarei localizar qualquer coisa lá para segunda ou terça-feira uma vez que também tenho acesso aos microfilmes dessa freguesia (só não sei até que datas)

Sobre o casamento de Mariana com António José Borges, celebrado provavelmente na freguesia de Sabadim (assim será se se manter a tradição de se celebrar o casamento na freguesia de naturalidade da mulher), já não poderei ajudar uma vez que, aqui em Lisboa, só tenho acesso aos assentos de casamento até 1803.

Sem mais de momento,

Um abraço,

Pedro Rocha

P.S.: Caso me queira contactar sem ser pelo Forum deixo o meu e-mail: procha_1975 arroba hotmail ponto com. Alargo esta possibilidade a todos que tenham ou queiram informações sobre a família que aqui estamos a tratar.

Resposta

Link directo:

RE: Borges, Cidade do Porto

#70726 | jorge a soirefmann | 31 jul 2004 23:45 | Em resposta a: #70724

Caro Antonio Abreu
Mais um primo (um pouco distante, é verdade) que encontro por esse forum. Meu tetravô, Francisco Antônio Borges era irmão de sua bisavó Rosa Amélia Borges da Rocha, como deve ter lido nas outras mensagens neste tópico. Jorge Forjaz remeteu-me pesquisa com a descendência de sua bisavó, vou ler para encontrar seus dados. Um abraço, do primo brasileiro. Jorge.

Resposta

Link directo:

RE: Ascendência de Mariana da Rocha e Sousa

#70727 | jorge a soirefmann | 31 jul 2004 23:55 | Em resposta a: #70725

Caro Pedro Rocha
Para complementar a informação que lhe enviei antes, a Mariana da Conceição da Rocha e Sousa faleceu em 9/fevereiro/1850, em Miragaia, Cidade do Porto. Ela deve ter casado cerca de 1805-1808 (concordo c/ sua observação, deve ter casado na Freguesia de São Salvador de Sabadim) com Antônio José Borges (que, ao que me consta, seria da freguesia de São João Baptista de Capeludos, termo de Vila Pouca de Aguiar, Vila Real?); meu tetravô Francisco Antônio Borges (não consegui descobrir sua data de nascimento ou de batismo), deve ter nascido cerca de 1808/1810 (deduzo pela idade com que faleceu), talvez na mesma freguesia do Sabadim. Jorge.

Resposta

Link directo:

RE: Borges, Cidade do Porto

#70734 | asabreu | 01 ago 2004 12:46 | Em resposta a: #70726

Caro Primo Jorge,
E assim vamos alargando os laços de família! Em mensagem hoje dirigida a outro confrade e parente refere-se a datas sobre Mariana da Rocha e Sousa. Estando na posse de fotocópia de um Manuscrito de Felix José da Costa Sôtto-Mayor, genro de Rosa Amelia Borges da Rocha passo a transcrever : "Antonio José Borges.......tinha casado em 2ªs núpcias com: D.Mariana da Rocha e Sousa Borges,aos 10 de Junho de 1807 em Miragaia (Porto), filha de Antonio de Sousa Lima, capitão de milicias e de sua consorte D.Francisca Luiza Joaquina da Rocha, natural de Sabadim, Arcos-de-Val-de-Vez. Nasceu no dito local de Sabadim, em 1790, e faleceu na sua casa do Largo de S.Pedro, em Miragaia,aos 9 de Fevereiro de 1850. Deste matrimónio nasceram, (além de 5 filhos, José, António, Francisco, Joaquim e Manoel que embarcaram para o Brasil e dos quais há mtºs. anos não há notícias), os seguintes filhos:
......"
Este manuscrito tem a data de 11/11/1918. Se contribui em alguma coisa para seu esclarecimento, fico satisfeito.
Abraços,
Antonio Abreu

Resposta

Link directo:

RE: Borges, Cidade do Porto

#70741 | jorge a soirefmann | 01 ago 2004 17:39 | Em resposta a: #70734

Caro Antônio Abreu
Obrigado pelas informações. Se fosse possível, apreciaria receber uma cópia deste manuscrito. Tenho cópia de uma carta de Eduardo Abreu dirigida a meu tetravô Francisco Antônio Borges da qual poderia também enviar-lhe cópia, caso seja de seu interesse. O Francisco Antônio Borges fixou-se em Porto Alegre, estado do Rio Grande do Sul, teve muitas propriedades, inclusive fazendas (em uma delas recebeu a princesa Isabel), o seu irmão Manoel Borges da Rocha fixou-se em Santana do Livramento, no mesmo estado, na fronteira com o Uruguai. Os irmãos Antônio, Joaquim realmente estiveram aqui, porém dos mesmos não encontrei nenhum vestígio (descendentes, documentos, etc.), creio que retornaram a Portugal, ou eventualmente se fixaram em outro estado brasileiro. Havia também um irmão, Sebastião que trabalhava na Cerâmica de Massarelos (ou de Miragaia, não recordo mas tenho registrado). Abraço. Jorge.

Resposta

Link directo:

RE: Borges, Cidade do Porto

#70748 | asabreu | 01 ago 2004 19:37 | Em resposta a: #70741

Caro Jorge,
Terei o maior gosto em lhe enviar fotocópia do manuscrito em questão, o que acontecerá em meados de Agosto, após o meu regresso ao Porto.Naturalmente que terei interesse em que me faculte copia da carta de meu Avô. Através do meu endereço asabreu arroba netcabo ponto pt envie o seu endereço postal. Entretanto, se tiver curiosidade em vêr a minha ligação a Rosa Amélia Rocha Soares, consulte a minha ficha pesoal no GP - http://genealogia.sapo.pt/pessoas/pes_show.phh?id=271563
Abraço do,
António

Resposta

Link directo:

RE: Ascendência de Mariana da Rocha e Sousa

#70874 | jorge a soirefmann | 04 ago 2004 15:54 | Em resposta a: #70680

Caro Pedro Rocha
Será que o amigo teria anotado o número dos livros e respectivas páginas onde encontrou os ascendentes de Mariana da Rocha e Sousa? Fiquei também especialmernte interessado em saber onde encontrou a ligação do Padre Martinho Freire de Palhares com Bento Barbosa de Palhares e Guiomar Brandão, isso porque, cf. o banco de dados do Genea Portugal, iria até vários reis e nobres de Portugal. Apreciaria se pudesse fazer a gentileza de esclarecer-me. Abraço. Jorge.

Resposta

Link directo:

RE: Ascendência de Mariana da Rocha e Sousa

#71030 | procha75 | 07 ago 2004 22:40 | Em resposta a: #70874

Caro primo Jorge,

Apesar de já haver respondido para o seu e-mail à pergunta sobre o modo como eu relacionava o padre Martinho Freire de Palhares com Bento Barbosa de Palhares e sua mulher Guiomar Brandão, para que outros confrades interessados nesta ascendência não fiquem com dúvida, passo a repetir a resposta:

o assento de casamento de Cipriano Gomes de Lima com Isabel Freire Barbosa, celebrado em 27 de Agosto de 1721, refere que os pais da noiva são o padre Martinho Freire de Palhares do lugar da Arrotea e Francisca de Araújo, solteira e já defunta do lugar do Trogal. Ora com estes dados é muito fácil chegar à conclusão final uma vez que só existe na freguesia de Sabadim uma família Freire de Palhares para além de já haver encontrado um assento de casamento (não o tenho agora aqui à mão) onde este é dito filho daquele. Por outro lado, entre os processos de inquirição do Arcebispado de Braga, só existe um Martinho Freire de Palhares que é este dado como filho daqueles e natural da freguesia de Sabadim (o processo é o 14711, pasta 627, 1689-Set-01).

Finalmente e tal como havia prometido e após ter analisado a totalidade dos assentos de casamento da freguesia de Sabadim (constantes do microfilme 33 do Arquivo Distrital de Viana do Castelo), passo a completar a tabela de ascendência de Mariana da Rocha e Sousa. Só refiro os números de novos ascendentes e das pessoas cujos dados se alteraram.

8. Domingos Rodrigues. Casa-se, na Igreja de São Salvador de Sabadim, em 1705-Jun-14.

16. Francisco Rodrigues de Sousa. Dado como da freguesia de São Salvador de Sabadim.
17. Bárbora de Sousa. Uma vez que o assento de casamento não se encontra na paróquia de Sabadim, esta deve ser natural de outra freguesia.

26. António Soares. Casa-se, na Igreja de São Martinho de Mei, em 1678-Jul-03. É natural da freguesia de São Salvador de Sabadim.
27. Mécia Gomes. Natural da freguesia de São Martinho de Mei.

44. Bento Barbosa de Palhares. Casa-se, na Igreja de São Salvador de Sabadim, em 1663-Dez-23.
45. Guiomar Brandão

46. Domingos Gonçalves. Casa-se, na Igreja de São Salvador de Sabadim, em 1664-Abr-17.
47. Ana de Araújo

60. Gonçalo Pires. Casa-se, na Igreja de São Salvador de Sabadim, em 1659-Mar-07.
61. Maria Gonçalves

90. Tomé Borges. Casa-se, na Igreja de São Salvador de Sabadim, em 1649-Nov-13
91. Catarina Veloso

92. Pedro Gonçalves. Dado como da freguesia de São Salvador de Sabadim.
93. Maria Rodrigues

94. André de Araújo. Casa-se, na Igreja de São Salvador de Sabadim, em 1626-Dez-20. É natural da freguesia de São Martinho de Mei.
95. Margarida Lopes.

Para terminar e para algum confrade que esteja interessado tenho feito o levantamento da totalidade dos assentos de casamento da freguesia de Sabadim (entre década de 1570 e 1803). Se alguém quiser alguma informação relativamente a algum casamento desta freguesia estou disponóvel para prestar essa informação.

Um abraço,

Pedro Rocha

Resposta

Link directo:

RE: Capitão António de Sousa Lima

#71500 | procha75 | 20 ago 2004 06:30 | Em resposta a: #70499

Caro Jorge e restantes confrades interessados nestá ascendência,

Aqui vai mais uns ascendentes localizados graças aos assentos de óbitos (a ligação entre António Soares e seus pais, entenda-se):

26. António Soares. Morre em 1732-Nov-22, no lugar de Telhosas, freg. Sabadim.

52. Francisco Rodrigues. Casa-se, na Igreja de São Salvador de Sabadim, em 1653-Fev-09. Morre em 1696-Dez-24, no lugar de Telhosas, freg. Sabadim.
53. Vitória Rodrigues. Morre em 1657-Dez-15, no lugar de Telhosas, freg. Sabadim.

104. Gonçalo Rodrigues. Dado como casado na freguesia de São Salvador de Sabadim.
105. Ana Rodrigues. Dada como casada na freguesia de São Salvador de Sabadim.

106. André Soares. Casa-se, na Igreja de São Salvador de Sabadim, em 1632-Mar-24. Morre em 1687-Dez-28, no lugar de Lamela, freg. Sabadim.
107. Maria Rodrigues. Morre em 1658-Jan, no lugar de Lamela, freg. Sabadim

210. Domingos Afonso
211. Isabel [...]

212. Paulo Gonçalves. Dado como casado no lugar da Lamela, freguesia de São Salvador de Sabadim.
213. –

214. Afonso Rodrigues. Dado como casado do lugar de Lamela, freg. Sabadim. É MEU ASCENDENTE DIRECTO
215. Vitória Rodrigues. Morre em 1631-Mai-23, no lugar de Lamela, freg. Sabadim. É MINHA ASCENDENTE DIRECTA.

414. –
415. Ana Rodrigues. Morre em 1625-Jan-06, no lugar de Lamela, freg. Sabadim

430. –
431. Catarina Rodrigues. Morre em 1633-Out-25, no lugar de Lamela, freg. Sabadim. É MINHA ASCENDENTE DIRECTA.

Sem mais,
Um abraço,

Pedro Rocha

Resposta

Link directo:

RE: Capitão António de Sousa Lima

#71514 | jorge a soirefmann | 20 ago 2004 15:43 | Em resposta a: #71500

Caro Pedro
Obrigado por mais esses dados. Aproveito para perguntar se tem idéia de como encontrar a data de óbito, e melhor ainda, algum obituário eventualmente publicado em jornal da época, referente a Antônio José Borges (casado com Mariana da Rocha e Sousa), no Porto. Seria uma maneira de, possivelmente, encontrar os ascendentes do mesmo. Um abraço, Jorge.

Resposta

Link directo:

Capitão António José Borges

#71664 | procha75 | 23 ago 2004 19:10 | Em resposta a: #71514

Caro Jorge,

Como localizar o assento de óbito não me ocorre nenhuma ideia a não ser pesquisar os assentos de óbitos da freguesia de Miragaia (uma vez que suponho que esta é freguesia onde viveu e morreu) um-a-um desde a última data onde é dado como vivo.

Penso que a melhor maneira de localizar e identificar os ascendentes de António José Borges (casado com Dona Mariana da Rocha e Sousa) será solicitar junto do Arquivo Distrital do Porto (pode ver o endereço no site do IAN/TT) uma cópia do assento de casamento dos mesmos que, segundo lhe informou neste mesmo tópico o nosso parente e confrade António de Abreu, foi celebrado em 10 de Junho de 1807, na freguesia de Miragaia, concelho do Porto. Este assento de casamento deve referir pelo menos de quem António José Borges era viúvo e as respectivas freguesias/paróquias de naturalidade. Com estes dados poderá solicitar (para o respectivo Arquivo Distrital ) o assento do primeiro casamento de António José Borges e este referirá com toda a certeza os nomes e naturalidades dos seus pais e provavelmente dos avós (maternos, porque segundo me consta ele é filho de pai incógnito). A partir daqui e para trás a pesquisa prosseguirá do modo habitual (uns assentos de casamento remeterão para outros).
Se tiver alguma dificuldade em algum destes passos terei o maior prazer em ajudá-lo no que me for possível

Independentemente destes passos que penso que deverá seguir para identificar e obter dados sobre os seus ascendentes por via de António José Borges, manter-me-ei atento no sentido de tentar localizar parentes consanguíneos deste; e logo que o horário do IAN/TT volte ao normal (uma vez que actualmente está em vigor o horário de Verão que é incompatível com a minha actividade profissional) tentarei verificar junto das Chancelarias e outros fundos documentais da época da existência de algum documento que o refira (ao dito António José Borges).
Caso encontre alguma coisa informar-lo-ei logo do facto.

Ao dispor,
Um abraço,

Pedro Rocha
Lisboa

P.S.: Infelizmente, residindo em Lisboa, não me é possível ir pessoalmente ao Arquivo Distrital do Porto ver-lhe dos dados que pretende. Qualquer acção que eu tomasse (mandar e-mail ou escrever carta) levaria praticamente o mesmo tempo e acarretaria os mesmos custos. Talvez a sua pesquisa o leve para freguesias do distrito de Viana do Castelo ou mesmo de Braga; e aí talvez o possa ajudar (uma vez que a minha ascendência é quase toda destes distritos).

Resposta

Link directo:

RE: Ascendência de Mariana da Rocha e Sousa

#88121 | procha75 | 09 abr 2005 21:32 | Em resposta a: #70718

Caro primo Jorge,

Há algum tempo atrás, comprometi-me a informá-lo se descobrisse alguma informação relativa ao seu ascendente Francisco de Sousa Brito, filho de José Bento de Brito e de Maria de Sousa.

Ao visionar a minha base-de-dados descobri os pais daquele e, como poderá ver, também somos parentes por via de Maria de Sousa.

Todos os dados referidos tem como fonte os assentos paroquiais; e também existem familiares do Santo Ofício (cujos processos consultei na Torre do Tombo) que referem alguns dos ascendentes que refiro.

1. Francisco de Sousa Brito

2. José Bento de Brito Gomes. Natural da freg. São Cosme e Damião de Azere, conc. Arcos de Valdevez. Casa-se em 1784-Mai-20, na freg. São Salvador de Sabadim, conc. Arcos de Valdevez.

3. Maria de Sousa. N. 1757-Abr-03, no lug. Barro, freg. Sabadim. B. 1757-Abr-06.

4. Pedro de Brito Gomes. Capitão. N. 1675-Jul-16, no lug. Submarelhas, freg. Azere. B. 1675-Jul-19.

5. Maria da Costa Barbosa. Nat. freg. São Salvador de Cabreiro, conc. Arcos de Valdevez.

6. Luís de Sousa. Nat. lug. Barro, freg. Sabadim. Casa-se em 1754-Mar-14, na freg. Sabadim.

7. Josefa Maria Freire / Josefa Freire de Lima. N. 1722-Out-15, no lug. Trogal, freg. Sabadim. B. 1722-Out-18.


8. João Rodrigues de Brito. Capitão. Nat. freg. Azere.

9. Ana Rodrigues. Nat. freg. Azere.


12. Domingos Rodrigues. Nat. freg. Santa Eulália de Rio de Moinhos, conc. Arcos de Valdevez. Casa em 1705-Jun-15, na freg. Sabadim.

13. Domingas de Sousa. Nat. lug. Barro, freg. Sabadim.

14. Cipriano Gomes de Lima. Nat. freg. Santa Maria de Vilela, conc. Arcos de Valdevez. Casa-se em 1721-Ago-27, na freg. Sabadim.

15. Isabel Freire Barbosa / Isabel Barbosa / Isabel freire / Isabel Freire de Andrade. Nat. freg. Sabadim. Filha natural do padre Martinho Freire de Palhares e de Francisca de Araújo, solteira. Esta ascendência já foi referida aqui neste tópico.

24. Francisco Gonçalves Nat. freg. Santa Eulália de Rio de Moinhos, conc. Arcos de Valdevez.

25. Maria Rodrigues. Nat. freg. Santa Eulália de Rio de Moinhos, conc. Arcos de Valdevez.

26. Francisco Rodrigues de Sousa / Francisco de Sousa. M. freg. Sabadim.

27. Bárbora de Sousa. M. freg. Sabadim.

28. Domingos Fernandes de Lima / Domingos Fernandes. Nat. freg. Santo Estevão de Aboim das Choças, conc. Paredes de Coura. Casa-se em 1682-Mai-24, na freg. Santa Maria de Vilela. É o meu 9º avô.

29. Maria Gonçalves. Nat. freg. Santa Maria de Vilela, conc. Arcos de Valdevez. É a minha 9ª avó.

56. Francisco Afonso. Nat. lug. Eira do Meio, freg. Santo Estevão de Aboim das Choças, conc. Paredes de Coura. É meu 10º avô.

57. Catarina Fernandes. Nat. lug. Mei, freg. Santo Estevão de Aboim das Choças, conc. Paredes de Coura. É minha 10ª avó.

58. João Gonçalves. Nat. freg. Santa Maria de Vilela. Casa-se em 1658-Ago-17, na freg. Santa Maria de Vilela, com dispensa do 4º grau de consanguinidade. É meu 10º avô.

59. Domingas Álvares. Nat. freg. São Cosme e Damião de Azere. É minha 10ª avó.

112. Gaspar Alves. Nat. lug. Eira do Meio, freg. Santo Estevão de Aboim das Choças, conc. Paredes de Coura. É meu 11º avô.

113. Maria Gonçalves. Nat. lug. Eira do Meio, freg. Santo Estevão de Aboim das Choças, conc. Paredes de Coura. É minha 11ª avó.

114. Francisco Gonçalves. Nat. lug. Mei, freg. Santo Estevão de Aboim das Choças, conc. Paredes de Coura. É meu 11º avô.

115. Catarina Fernandes. Nat. lug. Mei, freg. Santo Estevão de Aboim das Choças, conc. Paredes de Coura. É minha 11ª avó.

116. Tomé Esteves. Nat. freg. Santa Eulália de Gondoriz, conc. Arcos de Valdevez. Casa-se em 1623-Mai-07, na freg. Santa Maria de Vilela. É meu 11º avô.

117. Ângela Gonçalves. Nat. freg. Santa Maria de Vilela. É minha 11ª avó.

118. João Álvares. Nat. freg. São Cosme e Damião de Azere. Casa-se em 1623-Abr-12, na freg. Santa Maria de Vilela (não é erro). É o meu 11º avô.

119. Maria Gonçalves. Nat. freg. São Cosme e Damião de Azere. É minha 11ª avó.

232. Gonçalo Esteves. M. freg. Santa Eulália de Gondoriz. é meu 12* avô.

234. Afonso Gonçalves. M. freg. Santa Maria de Vilela. É o meu 12* avô.

235. Beatriz Eanes. M. freg. Santa Maria de Vilela. É minha 12ª avó.

236. Pedro Álvares. M. lug. Torre, freg. São Cosme e Damião de Azere. É meu 12* avô

237. Margarida Rodrigues. M. lug. Torre, freg. São Cosme e Damião de Azere. É meu 12ª avó.

238. Pedro Gonçalves. M. lug. Torre, freg. São Cosme e Damião de Azere. É meu 12º avô.

239. Maria Gonçalves. M. lug. Torre, freg. São Cosme e Damião de Azere. É meu 12ª avó.

Com os melhores cumprimentos,

Pedro Rocha - Lisboa

PS: Algumas datas de nascimento e baptismo da freguesia de Sabadim serão brevemente detectadas uma vez que ando a analisar os registos paroquias de baptismo de Sabadim (o que me faltava)

Resposta

Link directo:

RE: Ascendência de Mariana da Rocha e Sousa

#93738 | jorge a soirefmann | 17 jun 2005 17:56 | Em resposta a: #88121

Caro primo Pedro Rocha
Inicialmente apresento minhas desculpas por responder somente agora a sua valiosa mensagem. Estive ausente do forum algum tempo por problemas pessoais e somente hoje encontrei sua mensagem a qual agradeço. Espero que o amigo e família estejam bem, coloco-me aqui a sua disposição e aproveito para enviar-lhe um forte abraço.
P.S. - qualquer informação adicional sobre a família é sempre bem recebida.

Resposta

Link directo:

RE: Borges, Cidade do Porto

#99780 | Joberto | 08 set 2005 07:12 | Em resposta a: #70734

Caro Antônio Abreu,
Sou descendente de Serafim de Souza Lima no Brasil de origem Portugeusa, o qual tenho feito pesquisas, por acaso já tenha pesquisado ou tido noticias dos irmãos José, Antônio, Francisco, Joaquim e Manel (filhos de Antonio de Sousa Lima, capitão de milicias e de sua consorte D.Francisca Luiza Joaquina da Rocha ) que embarcaram para o Brasil?
Caso tenha alguma informação ficaria imensamente agradecido!
Abraços,
Joberto Miranda Rodrigues
joberto@zik.mu

Resposta

Link directo:

RE: Borges, Cidade do Porto

#99946 | jorge a soirefmann | 09 set 2005 17:26 | Em resposta a: #99780

Caro Joberto
Eu também sou descendente de Antônio de Sousa Lima e Francisca Luiza Joaquina da Rocha. Esse casal teve uma filha Mariana da Conceição Rocha e Sousa, n. 24/1/1789 - Barro, freguesia de S. Salvador de Sabadim, termo da vila de Arcos de Valdevez; b. 28/1/1789 na mesma localidade. Mariana casou c/ o Cap. Antônio José Borges, tendo esse casal vários filhos, alguns ficaram em Portugal, outros vieram p/ o Brasil, inclusive meu tetravô Francisco Antônio Borges e um de seus irmãos, Manoel Borges da Rocha, que se radicaram no Rio Grande do Sul. Dos dois últimos realizei ampla pesquisa, de outra irmã de meu tetravô que casou e foi p/ a Ilha Terceira, descende o emérito genealogista Jorge Forjaz. Eu desconhecia a existência de irmãos de Mariana no Brasil e teria muito interesse em saber mais sobre os mesmos. Um abraço ao primo. Jorge.

Resposta

Link directo:

RE: Borges, Cidade do Porto

#99997 | vbriteiros | 10 set 2005 00:03 | Em resposta a: #99946

Caro Jorge
Lendo aqui a sua intervenção, ocorreu-me perguntar-lhe se já tomou conhecimento do livro recentemente editado aqui no Porto:
"Passeios pelo Porto de Outros Tempos" / Autor Germano Silva, porque refere várias vezes o Capitão António José Borges.
Na pag 47 lê-se : ... esta casa foi mandada demolir pelo capitão Antonio José Borges ..... ( refere-se à rua Arménia )
Na pag 50 vem : ..Isto aconteceu quando o já referido capitãoAntonio José Borges comprou parte da cerca do antigo hospital para nela construir , em frente da qual se encontra instalada uma fonte pública, à entrada da Rua de S. Pedro de Miragaia...
E é tudo por hoje.
Um grande abraço
Vasco

Resposta

Link directo:

Família SOUZA LIMA-MG, Brasil

#100014 | Joberto | 10 set 2005 02:33 | Em resposta a: #99946

Caro Jorge A. Soirefmann,

Como disse anteriormente, eu sou descendente materno dos SOUZA LIMA no Estado de Minas Gerais no Brasil. Segue a genealogia da minha família SOUZA LIMA, Pelo que pude apurar até o momento, eram 4 irmãos (pais ainda desconhecidos):

1- SERAFIM DE SOUZA LIMA (meu tataravô)
2- RITA MARIA DE JESUS (minha tataravó)
3- FRANCISCO DE SOUZA LIMA
4- ALEXANDRINO JOSÉ DE SOUZA

-----------------------------------------------------------------------------------------------
1- SERAFIM DE SOUZA LIMA (n.+-1830 f.1897-1900 São João do Jacutinga-MG) casou-se em +-1853 c.c LUIZA MARIA DE JESUS (n.+-1839 f. antes de 1896 São João do Jacutinga-MG).

Tiveram os seguintes filhos:

1.1- HYGINO DE SOUZA LIMA (n.1853) c.c DESCONHECIDA (n.1860).

Tiveram os seguintes filhos:
1- Leonardo de Souza Lima
2- Antônio de Souza Lima
3- Desconhecida (Souza Lima) c.c seu primo Sebastião de Souza Rezende (filho de Joaquim Vidal de Souza Lima c.c Dolores Rezende).

HYGINO DE SOUZA LIMA 2º casamento c.c sua prima CINHANA (Souza Lima).

Tiveram os seguintes filho:
1- Benvindo de Souza Lima

1.2- JOSÉ VIDAL DE SOUZA LIMA (n.1854) c.c ISABEL (n.1861).

Tiveram os seguintes filhos:
1- Serafim Rufino de Souza Lima c.c sua prima Prisciliana Maria de Jesus (filha do Tenente/Capitão Manoel Theophilo de Souza Lima c.c Sinhá Bispo)
2- Joaquim Vidal Sobrinho
3- Irineu Vidal de Souza Lima
4- Francisco Vidal de Souza Lima c.c sua prima Euvira de Souza Rezende (filha de Joaquim Vidal de Souza Lima c.c Dolores Rezende)
5- Pedro Vidal de Souza Lima
6- Ana Vidal de Souza Lima

1.3- DOMINGOS DE SOUZA LIMA (n.1855) c.c sua prima INÁCIA (Rodrigues de Oliveira, n.1867, filha de Rita Maria de Jesus (irmã do Serafim de Souza Lima) c.c Francisco José de Oliveira).

Tiveram os seguintes filhos:
1- Sebastião Inácio de Souza Lima
2- José Inácio de Souza Lima
3- Manoel Inácio de Souza Lima
4- Geraldina Maria de Jesus c.c seu primo Raimundo Rodrigues de Oliveira (filho de José Rodrigues de Oliveira c.c Minelvina Maria de Jesus)
5- Maria Izidória c.c seu primo José Izidório Rodrigues de Oliveira (filho de José Rodrigues de Oliveira c.c Minelvina Maria de Jesus).

1.4- DIMAS DE SOUZA LIMA (n.1856) c.c ANA MODESTO DE SOUZA (n.1863), provavelmente sua prima.

Tiveram os seguintes filhos:
1- Maria Modesto de Souza
2- Sebastiana Modesto de Souza.

1.5- CAROLA DE SOUZA LIMA (n.1857) c.c FRANCISCO (Chico Capitão, n.1850).

Tiveram os seguintes filhos:
1- Ana Bibilino de Souza (n.1884) c.c Fortunato Basilio
2- Joaquim Bibilino de Souza (Joaquim Capitão, n.1876) c.c sua prima Euriva Loures (n.1883, filha de Maria de Souza Lima c.c Antônio Leão Loures)
3- José Bibilino de Souza c.c Etelvina Maria de Jesus

1.6- ANTÔNIO DE SOUZA LIMA (n.1859 f.1912 São João do Jacutinga-MG) c.c DOLORES REZENDE (n.1887 Caratinga-MG f.1950 Santo Antônio do Manhuaçu-MG).

Tiveram os seguintes filhos:
1- José de Souza Rezende
2- Orácio de Souza Rezende
3- Miguel de Souza Rezende
4- Luzia de Souza Rezende
5- Fiinha de Souza Rezende

1.7- MARIA DE SOUZA LIMA (n.1860) c.c ANTÔNIO LEÃO LOURES (n.1855).

Tiveram os seguintes filhos:
1- José Leão Loures (n.1879)
2- Antônio Leão Loures Filho
3- Euvira Loures c.c seu primo Joaquim Bibilino de Souza (n.1876, filho de Carola de Souza Lima c.c Francisco – Chico Capitão).

1.8- MINELVINA MARIA DE JESUS (n.1867 f.1951 São João do Jacutinga-MG, minha bisavó) c.c seu primo-irmão JOSÉ RODRIGUES DE SOUZA LIMA (n.1855 f.1935 São João do Jacutinga-MG, filho de Rita Maria de Jesus c.c Francisco José de Oliveira).

Tiveram os seguintes filhos:
1- Maria Rodrigues de Oliveira (n.1888)
2- Raimunda Rodrigues de Oliveira (n.1890)
3- Manoel Rodrigues de Oliveira (04/10/1891 São João do Jacutinga-MG)
4- Sebastião Rodrigues de Oliveira (n.17/05/1893 São João do Jacutinga-MG)
5- Antônio Rodrigues de Oliveria I (n.22/04/1894 São João do Jacutinga-MG)
6- Ana Rodrigues de Oliveira (n.11/08/1894 São João do Jacutinga-MG),
7- Antônio Rodrigues de Oliveira II (n.22/06/1898 São João do Jacutinga-MG)
8- José Izidório Rodrigues de Oliveira (n.1889)
9- Gracinda Rodrigues de Oliveira (n.1901)
10- Raimundo Rodrigues de Oliveira (n.13/10/1904 São João do Jacutinga-MG)
11- Margarida Rodrigues de Oliveira(n.1907 São João do Jacutinga-MG).

ANTÔNIO RODRIGUES DE OLIVEIRA II (meu avô) c.c sua prima-irmã Maria Maximiana de Oliveira (n.08/01/1908 São João do Jacutinga-MG f.31/03/1988 Governador Valadares-MG, filha de Guilhermina Maria de Souza c.c Vindilino Rodrigues de Oliveira).

Tiveram a seguinte filha: Vildes Rodrigues de Oliveira (n.26/10/1943 São João do Jacutinga-MG) c.c Onofre de Miranda. Neto: Joberto Miranda Rodrigues.

1.9- GUILHERMINA MARIA DE SOUZA (n.1867 f.1951 São João do Jacutinga-MG, ninha bisavó) c.c seu primo-irmão VINDILINO RODRIGUES DE OLIVEIRA (n.1860 f.1912 São João do Jacutinga-MG, filho de Rita Maria de Jesus c.c Francisco José de Oliveira).

Tiveram os seguintes filhos:
1- Sebastiana Josefa de Jesus (n.1900 - adotiva)
2- João Lucas de Oliveira (n.18/10/1904 São João do Jacutinga-MG)
3- Maria Maximiana de Oliveira (n.08/01/1908 São João do Jacutinga-MG).

MARIA MAXIMIANA DE OLIVEIRA (minha avó) c.c seu primo-irmão Antônio Rodrigues de Oliveira II (n.22/06/1898 São João do Jacutinga-MG f.28/07/1959 Governador Valaradres-MG).

Tiveram a seguinte filha: Vildes Rodrigues de Oliveira (n.26/10/1943 São João do Jacutinga-MG) c.c Onofre de Miranda. Neto: Joberto Miranda Rodrigues

1.10- JOAQUIM VIDAL DE SOUZA LIMA (n.1875 Rio Novo-MG f.1954 Santo Antônio do Manhuaçu-MG) c.c sua parenta MARIA LUIZA DE SOUZA (n.1884 Santo Antônio do Manhuaçu-MG f.1912 Santo Antônio do Manhuaçu-MG, filha de Antônio Francisco de Souza Lima c.c Laurinda Maria de Jesus) em 28/07/1900 Santo Antônio do Manhuaçu-MG.

Tiveram os seguintes filhos:
1-José de Souza Lima (n.05/10/1901 Imbé de Minas-MG f.19/02/1958 Rio de Janeiro-RJ) c.c Judith de Souza Fernandes (n.17/05/1909 Inhapim-MG f.02/02/1985 Dom Cavati-MG)
2- João de Souza Lima (n.1903 f. 1921 Santo Antônio do Manhuaçu-MG)
3- Maria de Souza Lima (n.1906) c.c Zé do Caratinga.

JOAQUIM VIDAL DE SOUZA LIMA 2º casamento em 1913 Piedade de Caratinga-MG c.c sua cunhada (viúva de seu irmão Antônio de Souza Lima) DOLORES REZENDE (n.1887 Caratinga-MG f.1950 Santo Antônio do Manhuaçu-MG, filha de Antônio Rezende).

Tiveram os seguintes filhos:
1- Euvira de Souza Rezende (n.1913 Piedade de Caratinga-MG f.1997 Petrolândia-MG) c.c seu primo Francisco Vidal de Souza Lima (n.09/06/1909 São João do Jacutinga-MG f.1987 Petrolândia-MG)
2- Maria de Souza Rezende (n.1914 Piedade de Caratinga-MG) c.c seu primo Sebastião de Souza Salazar (filho de Alonso Rodrigues de Souza Salazar, ele de Santo Antônio do Manhuaçu-MG c.c Virginia, ela de Viçosa-MG)
Maria de Souza Rezende (n.1914 Piedade de Caratinga-MG)
3- Sebastião de Souza Rezende (n.1916 Piedade de Caratinga-MG) c.c sua prima Filha de Souza Lima (n. 1923 São João do Jacutinga-MG, filha de Hygino de Souza Lima c.c Desconhecida).

SERAFIM DE SOUZA LIMA teve uma filha natural com MARIA ROZA DE JESUS (n.+-1870, Santo Antônio do Manhuaçu–MG).

1- Emilia Roza de Jesus (n.1897 Santo Antônio do Manhuaçu-MG f.23/10/1952 Santo Antônio do Manhuaçu-MG) c.c Inácio Felismino Teixeira (n.1890 Santo Antônio do Manhuaçu-MG).

Filhos:
1- Antônio Felismino Teixeira
2- Diolindo Felismino Teixeira.

-----------------------------------------------------------------------------------------------
2- RITA MARIA DE JESUS (Souza Lima, n.1839) c.c FRANCISCO JOSÉ DE OLIVEIRA (n.1830) em 1854.

Tiveram os seguintes filhos:

2.1- JOSÉ RODRIGUES DE SOUZA LIMA (n.1855 f.1935 São João do Jacutinga-MG, meu bisavô) c.c sua prima-irmã MINELVINA MARIA DE JESUS (n.1862 f.1940 São João do Jacutinga-MG, filha de Serafim de Souza Lima c.c Luiza Maria de Jesus).

Tiveram os seguintes filhos:
1- Maria Rodrigues de Oliveira (n.1888)
2- Raimunda Rodrigues de Oliveira (n.1890)
3- Manoel Rodrigues de Oliveira (04/10/1891 São João do Jacutinga-MG)
4- Sebastião Rodrigues de Oliveira (n.17/05/1893 São João do Jacutinga-MG)
5- Antônio Rodrigues de Oliveria I (n.22/04/1894 São João do Jacutinga-MG)
6- Ana Rodrigues de Oliveria (n.11/08/1894 São João do Jacutinga-MG)
7- Antônio Rodrigues de Oliveira II (n.22/06/1898 São João do Jacutinga-MG)
8- José Izidório Rodrigues de Oliveira (n.1889)
9- Gracinda Rodrigues de Oliveira (n.1901)
10- Raimundo Rodrigues de Oliveira (n.13/10/1904 São João do Jacutinga-MG)
11- Margarida Rodrigues de Oliveira (n.1907 São João do Jacutinga-MG)

ANTÔNIO RODRIGUES DE OLIVEIRA II (meu avô) c.c sua prima-irmã MARIA MAXIMIANA DE OLIVEIRA (n.08/01/1908 São João do Jacutinga-MG f.31/03/1988 Governador Valadares-MG).

Tiveram a seguinte filha: Vildes Rodrigues de Oliveira (n.26/10/1943 São João do Jacutinga-MG) c.c Onofre de Miranda. Neto: Joberto Miranda Rodrigues

2.2- PEDRO RODRIGUES DE OLIVEIRA (n.1857) c.c DESCONHECIDA (n.1864).

Tiveram os seguintes filhos: Descendentes ainda desconhecidos

PEDRO RODRIGUES DE OLIVEIRA 2º casamento c.c MARIA Maria (n.1888 São João do Jacutinga).

Tiveram os seguintes filhos:
1- Lindolfo Rodrigues de Oliveira
2- João Rodrigues de Oliveira.

2.3- VINDILINO RODRIGUES DE OLIVEIRA (n.1860 f.1912 São João do Jacutinga-MG, meu bisavô) c.c sua prima-irmã GUILHERMINA MARIA DE SOUZA (n.1867 f.1951 São João do Jacutinga-MG, filha de Serafim de Souza Lima c.c Luiza Maria de Jesus) em 1880.

Tiveram os seguintes filhos:
1- Sebastiana Josefa de Jesus (n.1900 - adotiva)
2- João Lucas de Oliveira (n.18/10/1904 São João do Jacutinga-MG)
3- Maria Maximiana de Oliveira (n.08/01/1908 São João do Jacutinga-MG).

MARIA MAXIMIANA DE OLIVEIRA (minha avó) c.c seu primo-irmão ANTÔNIO RODRIGUES DE OLIVEIRA II (n.22/06/1898 São João do Jacutinga-MG f.29/07/1959 Governador Valadares-MG).

Tiveram a seguinte filha: VILDES RODRIGUES DE OLIVEIRA (n.26/10/1943 São João do Jacutinga-MG) c.c Onofre de Miranda. Neto: Joberto Miranda Rodrigues

2.4- GRAÇA (Rodrigues de Oliveira, n.1863) casou-se com ZÉ PAULISTA (n.1857).

Tiveram os seguintes filhos:
1- Rita de Ramos c.c seu primo Sebastião Rodrigues de Oliveira (filho de José Rodrigues de Souza Lima c.c Minelvina Maria de Jesus)
2- Nega de Ramos

2.5- LAURINDA MARIA DE JESUS (n.1865 f.1942 São João do Jacutinga-MG) c.c ANTÔNIO TENENTE (n.1858). Acredito que o Antônio Tenente seja o Antônio Francisco de Souza Lima, pai da Maria Luiza de Souza c.c Joaquim Vidal de Souza Lima.

Tiveram os seguintes filhos:
1- Rita Maria de Souza (n.1895 São João do Jacutinga-MG) c.c João Gonçalves Leal)
2- Francisco
3- Isabel
4- Ana Maria de Souza

2.6- INÁCIA (Rodrigues de Oliveira, n.1867) c.c seu primo DOMINGOS DE SOUZA LIMA (n.1855, filho de Serafim de Souza Lima c.c Luiza Maria de Jesus).

Tiveram os seguintes filhos:
1- Sebastião Inácio de Souza Lima,
2- José Inácio de Souza Lima,
3- Manoel Inácio de Souza Lima,
4- Geraldina Maria de Jesus (n.1918 São João do Jacutinga-MG) casou-se com seu primo Raimundo Rodrigues de Oliveira (n.13/10/1904 São João do Jacutinga-MG, filho de José Rodrigues de Souza Lima)
5- Maria Izidória c.c seu primo José Izidório Rodrigues de Oliveira (n.1899 São João do Jacutinga-MG, filho de José Rodrigues de Souza Lima)

7- CARLOS DE SOUZA LIMA (n.1870 Descoberto-MG) c.c BELLARMINA CAROLINA DA SILVA (n.1877 Descoberto-MG, filha de José Leocádio da Silva e Maria José de Jesus).

Tiveram os seguintes filhos:
1- Sebastião dos Reis de Souza (n.06/01)
2- Mário de Souza Lima
3- Franklin de Souza Lima
4- Tolentina de Souza Lima
5- Maria de Souza Lima
6- Francisco de Souza Lima (n.24/02/1911 Alvarenga-MG)

2.8- TOLENTINA MARIA DE OLIVEIRA (n.1876 Descoberto-MG) c.c em 03/02/1894 Alvarenga-MG com JOAQUIM JOSÉ MARÇAL (n.1873 Caratinga-MG, filho de Antônio José Marçal e Maria Teodoria de Jesus).

Tiveram os seguintes filhos:
1- Joaquim Marçal de Oliveira
2- Vitor José Marçal
3- Leonardo Marçal de Oliveira
4- Osório Marçal de Oliveira
5- Francisco Marçal de Oliveira
6- Antônio Marçal Sobrinho
7- Martinha Marçal de Oliveira
8- Leonarda Marçal de Oliveira
9- Margarida Marçal de Oliveira
10- Maria Marçal de Oliveira

9- JENUINO RODRIGUES DE OLIVEIRA (n.1879 São João Nepomuceno-MG) c.c em 03/02/1894 Alvarenga-MG com VIRGINIA MARIA DE JESUS (n.1892 São João do Manhuaçu-MG f.02/08/1980 Governador Valadares-MG, filha de José Basílio Nevino e Caetana Maria de Jesus).

Tiveram os seguintes filhos: Descendentes ainda desconhecidos.

JENUINO RODRIGUES DE OLIVEIRA 2º casamento c.c DESCONHECIDA.

Tiveram os seguintes filhos: Descendentes ainda desconhecidos.

-----------------------------------------------------------------------------------------------
3- FRANCISCO DE SOUZA LIMA (n.1832) c.c FRANCISCA PORCINIA DAS NEVES (n.1839).

Tiveram o seguinte filho:
3.1- MANOEL THEOPHILO DE SOUZA LIMA (n.1856 Descoberto-MG, tenente/capitão) c.c SINHÁ BISPO (n.1866 – Raul Soares, Vermelho Novo-MG f.1907 São João do Jacutinga-MG).

Tiveram os seguintes filhos:
1- Prisciliana Maria de Jesus c.c seu primo Serafim Rufino de Souza Lima
(filho de Serafim de Souza Lima e Luiza Maria de Jesus)
2- Raimundo de Souza Lima
3- Antônio de Souza Lima
4- Zoza de Souza Lima

MANOEL THEOFILO DE SOUZA LIMA 2o casamento c.c FAUSTA RODRIGUES DE BRITO (n.1892 – Santo Antônio do Manhuaçu-MG, filha de Carlos Rodrigues Manço e Maria Leonarda de Brito).

Tiveram os seguintes filhos:
1- Maria Porcinia de Souza (n.07/07/1909 Santo Antônio do Manhuaçu-MG) c.c Américo Marinho da Fonseca
2- Geralda de Souza Lima (n.1911 Santo Antônio do Manhuaçu-MG)
3- Elpidio de Souza Lima (n.1914 Santo Antônio do Manhuaçu-MG) c.c Conceição Pereira (filha de Sebastião Pereira e Dona Castorina)

-----------------------------------------------------------------------------------------------
4- ALEXANDRINO JOSÉ DE SOUZA (n.1843) c.c CARLOTA MARIA DE JESUS(n.1850).

Tiveram os seguintes filhos:
4.1- JOSÉ ALEXANDRINO DE SOUZA (n.1867, Major) c.c DEJANIRA SILVEIRA REZENDE (n.1874, filha de Francelina da Silveira Carvalho).

Filhos:
1- Raimundo Rezende
2- Esmeralda Rezende (n.02/04/1891 Santo Antônio do Manhuaçu-MG) casada com Benvindo Siqueira (n.1884 Ubaporanga-MG).

4.2- CARLOTA ALEXANDRINA DE SOUZA (n.1874) c.c Tenente da Guarda Nacional Procópio Chassim de Abreu (1868).

Tiveram o seguinte filho:
1- Sebastião Procópio de Abreu (n.20/01/1891 Santo Antônio do Manhuaçu-MG, tabelião) casou com Rita Rosa de Abreu (n.1896).

Netos:
1- José Procópio de Abreu (n.05/08/1913 Santo Antônio do Manhuaçu-MG)
2- Margarida Procópio de Abreu (n.1917 Santo Antônio do Manhuaçu-MG).

Quem sabe não encontro por parentes perdidos ou ainda desconhecidos.
Um abraço!

Resposta

Link directo:

RE: Borges, Cidade do Porto

#100066 | jorge a soirefmann | 10 set 2005 22:23 | Em resposta a: #99997

Caro amigo Vasco
Que prazer em receber novamente uma mensagem sua. Desconhecia a edição deste livro, por acaso tem informações adicionais sobre o mesmo: editora, livraria que vende o mesmo, etc.. Se tiver e puder enviar-me agradeço. Desejando tudo de bom ao amigo e aos seus, envio
Um grande abraço.
Jorge.

Resposta

Link directo:

RE: Família SOUZA LIMA-MG, Brasil

#100067 | jorge a soirefmann | 10 set 2005 22:38 | Em resposta a: #100014

Caro Joberto
Acho que fiquei um pouco confuso ... enetendi da outra mensagem que seu tataravô era filho do Cap. Antônio de Sousa Lima e Francisca Luiza Joaquina da Rocha. Acontece que o casamento dos mesmos ocorreu em 18/2/1784 em S. Salvador de Sabadim. Como Serafim nasceu cerca de 1818 ele teria nascido 34 anos após o casamento de Antônio/Francisca. Se Francisca tivesse uns 16 anos quando casou teria tido o filho com uns 50 anos, o que não é impossível, mas certamente improvável. De outro lado você afirma que "eram 4 irmãos (pais ainda desconhecidos)". Assim, fico pensando se não seria apenas coincidência de sobrenomes (apelidos para os portugueses), ou caso exista o parentesco realmente, se seu tetravô não seria neto do dito casl. Abraço. Jorge.

Resposta

Link directo:

RE: Família SOUZA LIMA-MG, Brasil

#100091 | vbriteiros | 11 set 2005 00:56 | Em resposta a: #100067

Caro Amigo Jorge.
Vou procurar adquirir o livro e enviar-lho ( exemplar que possuo foi presente de aniversário e tem dedicatória pessoal ) na próxima semana.
Um abraço
Vasco

Resposta

Link directo:

RE: Família SOUZA LIMA-MG, Brasil

#100258 | jorge a soirefmann | 12 set 2005 20:27 | Em resposta a: #100091

Espero poder retribuir a gentileza algum dia. Quem sabe com um jantar quando nos der a honra de sua presença por aqui. Um grande abraço. Jorge.

Resposta

Link directo:

RE: Família SOUZA LIMA-MG, Brasil

#100706 | Joberto | 17 set 2005 04:22 | Em resposta a: #100067

Caro Jorge A Soirefmann,
Ainda nao sei a ascendencia do meu tataravô Serafim de Souza Lima, sei apenas que segundo relato da familia este era portugues ou descendente destes, recebeu sesmarias e foi da guarda nacional. Tenho feito pesquisas, caso tenha novas informações eu lhe aviso.
Um abraço!

Resposta

Link directo:

RE: Família SOUZA LIMA-MG, Brasil

#100873 | vbriteiros | 19 set 2005 17:27 | Em resposta a: #100258

Já tenho o livro pronto para lhe ser enviado, mas preciso de seu endereço corrigido. O seu mail-adress que tenho não aceitou as minhas recentes mensagens.
Abraço.
Vasco usernamenetcabopontopt ou hotmailpontocom

Resposta

Link directo:

RE: Família SOUZA LIMA-MG, Brasil

#100942 | jorge a soirefmann | 20 set 2005 17:22 | Em resposta a: #100873

Caro Vasco
Enviei meu endereço pelo e-mail. Caso não tenha recebido peço informar-me. Um grande abraço. Jorge.

Resposta

Link directo:

RE: Capitão António de Sousa Lima

#155601 | MP | 09 mai 2007 19:37 | Em resposta a: #70499

Caro jorge a soirefmann,

Numa das minhas passagens pelo Fórum do Genea, tive a oportunidade de «tropeçar» neste tópico. O envio desta minha mensagem prende-se com a possibilidade de o senhor poder estar interessado ou não em parte da descendência (até à actualidade) de uma irmã de Mariana da Conceição da Rocha e Sousa (filha de António de Sousa Lima e Francisca Luísa da Rocha). Refiro-me propriamente a Teresa Maria da Rocha e Sousa, que se casou com José Narciso Moreira de Carvalho...

Enfim, não sei se lhe interessará a informação. Se for o caso, poderá contactar-me e terei todo o gosto em facultar-lha.

Muitos cumprimentos,
MP.

Resposta

Link directo:

RE: Capitão António de Sousa Lima

#155678 | jorge a soirefmann | 10 mai 2007 16:12 | Em resposta a: #155601

Caro MP
Obrigado pela sua mensagem. Certamente eu tenho muito interesse em conhecer a descendência da irmã de minha pentavó (ou quinta avó, como preferem dizer em Portugal). Se puder fazer a gentileza de enviar-me, eu apreciaria muito. Não sei o tamanho do arquivo, mas como imagino seja maior do que comportaria o fórum, talvez seja mais oportuno encaminhar o arquivo para meu endereço eletrônico (.soirefmann@yahoo.com.br). Novamente agradecendo sua atenção, envio minhas Cordiais Saudações. Jorge.

Resposta

Link directo:

RE: Borges, Cidade do Porto

#160127 | DD | 19 jun 2007 22:14 | Em resposta a: #70724

Prezado confrade
Uso este meio para a informar que sou descendente (trineto) de Maria Joaquna da Rocha e Sousa, irmã de sua trisavó Mariana da Conceição da Rocha e Sousa e,assim, a existencia de mutuo parentesco.
Espero vir a melhorar este conhecimento.
Com os meus melhores cumprimentos
Dario Rocha

Resposta

Link directo:

RE: Capitão António José Borges

#160147 | small | 19 jun 2007 23:41 | Em resposta a: #71664

Prezado Pedro Rocha
EStive sexta feira passada no Arquivo de Viana, só depois disso vi o seu apelo aqui noutro tópico, pena porque teria dado para tentar ajudar.
Curioso a naturalidade da sua ascêndia coincidir com a minha. Braga a grande maioria mas tambem Viana por casamento de uma Tia Bisavó. Vou estar atenta aos apelidos que pesquisa, e no que eu possa ajudar. Eu pesquiso sobretudo o apelido Beltrão nas freg de S.João do Souto, S.Lázaro e Cividade.
Cumprimentos
Stella

Resposta

Link directo:

RE: Capitão António José Borges

#160311 | procha75 | 20 jun 2007 23:06 | Em resposta a: #160147

Prezada Stella,

Seria óptimo se, numa próxima passagem pelo Arquivo de Viana, me pudesse ver o tal registo sobre o qual ainda ninguém me pôde ajudar (infelizmente). Estou pendente desse assento paroquial (o qual tentei obter à distância junto do ADVC sem sucesso) para continuar a pesquisa deste meu ramo ancestral.
Quanto à minha ascendência: Sim, é verdade que ela é predominantemente oriunda de Braga (concelho) e de Viana do Castelo (Arcos de Valdevez, Ponte da Barca e Paredes de Coura), mas também tenho umas incursões para Viseu (zona de São Pedro do Sul) e pontualmente Coimbra etc..
Também eu voui estar atento quando pesquisar assentos nas freguesias que menciona e tendo alguma coisa logo lhe direi. Já que está não quer especificar melhor a sua ascendência na freg. São João do Souto.

Cumprimentos (e agradecendo antecipadamente qualquer ajuda que me possa dar),

Pedro Rocha
( Lisboa - procha_1975@hotmail.com )

Resposta

Link directo:

RE: Capitão António José Borges

#160313 | procha75 | 20 jun 2007 23:16 | Em resposta a: #160147

Prezada Stella,

Seria óptimo se, numa próxima passagem pelo Arquivo de Viana, me pudesse ver o tal registo sobre o qual ainda ninguém me pôde ajudar (infelizmente). Estou pendente desse assento paroquial (o qual tentei obter à distância junto do ADVC sem sucesso) para continuar a pesquisa deste meu ramo ancestral.
Quanto à minha ascendência: Sim, é verdade que ela é predominantemente oriunda de Braga (concelho) e de Viana do Castelo (Arcos de Valdevez, Ponte da Barca e Paredes de Coura), mas também tenho umas incursões para Viseu (zona de São Pedro do Sul) e pontualmente Coimbra etc..
Também eu voui estar atento quando pesquisar assentos nas freguesias que menciona e tendo alguma coisa logo lhe direi. Já agora, por acaso, não quereria especificar melhor a sua ascendência na freg. São João do Souto.

Cumprimentos (e agradecendo antecipadamente qualquer ajuda que me possa dar),

Pedro Rocha
( Lisboa - procha_1975@hotmail.com )

Resposta

Link directo:

RE: Capitão António José Borges

#160761 | small | 24 jun 2007 18:28 | Em resposta a: #160311

Caro Pedro Rocha
Esteja descansado que numa próxima ida ao Arquivo de Viana, terei em conta a sua pesquisa. Aviso já, que não sei quando poderá ser, provavelmente só para Agosto.

Em relação a Braga do que já pesquisei tenho:

Eduardo Campos Beltrão* 10/4/1830 Lx + S.João Souto 20/2/1904
c.c Maria da Graça * 19/3/1836 S.José de São Lázaro +?
Filha de Sebastião José da Silva e Maria Roza da Costa ,

Filhos:
Tibério Cézar * 22/6/1859 Sé + 16/12/1931 Sé
c.c Maria da Consolação Rodrigues de S.Lázaro em 20/7/1885

Maria Eduarda * 16/9/1860 Lx +?
c.c António Candido Ferreira Viana (sta.Maria Maior Viana do Castelo)

Adelino *23/12/1861 em Lx (Encarnação) +?

Francisco Eduardo *28/1/1865 S.Lázaro + 21/5/1836 Porto
c.c Leonilla do Cramo Marques (S.João do Souto) * 16/7/1866 + 24/8/1834 Porto
Filha de Narciso José Marques e Maria da Conceição Leite

Julia Alexandrina * 22/9/1873 (Cividade) + 29/5/1963 S.João do Souto

Maria Lucinda * 27/3/1875 (Cividade) + 24/2/1958

Estas duas última morreram solteiras. O Adelino ainda não consegui encontrar ligações em Braga, a sua descoberta é muito recente. Tibério não deixou descendência.

Espero ter especificado, embora muito resumidamente a minha ascendência em Braga, mais tarde fixada quase toda em S.João do Souto, através dos filhos de Francisco Eduardo de quem eu descendo.

Melhores cumprimentos

Stella

Resposta

Link directo:

RE: Borges, Cidade do Porto

#164233 | jorge a soirefmann | 02 ago 2007 14:59 | Em resposta a: #160127

Prezado Sr. Dario
Peço desculpas pela demora em responder-lhe. Apenas hoje, revisando este tópico, encontrei sua mensagem. Mariana da Conceição da Rocha e Souza (casada com o Cap. Antonio José Borges) era, na realidade, minha 5ª avó. Dois de seus filhos, meu 4º avô, Francisco Antônio Borges e seu irmão Manoel Borges da Rocha emigraram para o Brasil onde se estabeleceram no estado do Rio Grande do Sul, onde tiveram grande descendência. Tenho bem desenvolvida esta pesquisa. Uma filha de Mariana, Rosa Amélia Borges da Rocha (casou com Bento José de Matos Abreu) estabeleceu-se nos Açores, Ilha Terceira (são ascendentes do conhecido genealogista português Jorge Forjaz); outros filhos de Mariana e Antonio Jose Borges estiveram no Brasil durante algum tempo, pelo menos, mas acredito que devem ter retornado posteriormente a Portugal: Antonio e Joaquim Borges da Rocha. Existiram ainda João, José e Sebastião Borges da Rocha (este trabalhou na cerâmica de Massarellos), e as irmãs, Ana e Leonor Borges da Rocha, a última casada com Antonio Rodrigues de Sá Lima. Terei ´grande prazer em trocar informações com o amigo, primo distante.`Fico a sua disposição. Um abraço. Jorge Appel Soirefmann, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

Resposta

Link directo:

RE: Borges, Cidade do Porto

#164247 | DD | 02 ago 2007 17:10 | Em resposta a: #164233

Prezado Primo Jorge
Fiquei muito satisfeito com as suas notícias e pelos elementos genealógicos que me fornece.
Como sabe a tia Mariana, filha do Capitão de Ordenanças António de Sousa Lima tinha dois irmãos - João e António- que foram para o Brasil, onde vivia o tio materno Sebastião da Rocha Soares, que seria senhor de grandes negócios, salvo erro na Baía, com empresa de transportes marítimos de longo curso e de cabotagem, senhor de grande fortuna, e de quem, aqueles sobrinhos foram os principais herdeiros.
Estou a escrever sem ter à mão os elementos da memória familiar que fala destes nossos parentes.
Tem alguma notícia destes parentes?
Seria interessante descobrir o testamento do Sebastião da Rocha Soares, na Baía, pois, no mesmo testamento deixava avultada quantia ( 7 000 cruzados) ás suas sobrinhas, filhas da irmã Francisca.
Estou certo traria novos dados para comprrender a a actividade empresarial,social e politica, que, posteriormente, o sobrino João e seus descendentes e parentes que protegeu, protagonizaram a importancia da INDUSTRIA CERÂMICA dos ROCHA SOARES, a nível nacional e internacional.
Espero receber notícias suas, que serão sempre recebidas com muito gosto.
Um abraço do Dario

Resposta

Link directo:

RE: Borges, Cidade do Porto

#164255 | jorge a soirefmann | 02 ago 2007 18:25 | Em resposta a: #164247

Caro Dario
Obrigado pela rápida resposta. Eu tenho muitas informações sobre meu tetravô (ou 4º avô, como preferem aí) Francisco Antônio Borges e alguma coisa (dados genealógicos) de seu irmão Manoel Borges da Rocha, mas sobre a história mais remota da família apenas uma ou outra informação. Sobre os Rocha Soares e as cerâmicas pesquisei alguma coisa na Internet e também encontrei algumas informações num álbum de uma exposição de cerâmica que um amigo que a visitou em Portugal emprestou-me tempos atrás. Sem dúvida seria muito interessante encontrar o inventário de Sebastião da Rocha Soares, ou mesmo seu testamento. Lamentavelmente encontro-me a uma distância muito grande do estado da Bahia (uns 4000 km certamente ...), mas talvez algum pesquisador baiano possa interessar-se em nos auxiliar neste aspecto. Lamentavelmente não conheço nenhum, mas muitos estão atentos a este forum, certamente. Abraço do primo Jorge.

Resposta

Link directo:

Borges, Cidade do Porto

#408049 | XanaRocha | 25 set 2018 01:22 | Em resposta a: #18926

Caro Senhor

Pelo que deduzo de algumas mensagens que li aqui, o senhor é descendente dos proprietários da FÁBRICA DE CERÂMICA DE MASSARELOS, na cidade do Porto.
Talvez goste de saber que tenho em meu poder algumas estátuas feitas por João da Rocha e Silva Lima, que são, hoje em dia, valiosissimas, pois são peças únicas e assinadas pelo próprio.
Caso o deseje, entre em contacto comigo.
Obrigada.
Cumprimentos,
Carla Rocha

Resposta

Link directo:

Borges, Cidade do Porto

#408058 | DSD | 25 set 2018 12:32 | Em resposta a: #18926

Prezada Carla Rocha
Esta sua msg 408049, de 25 do corrente,11 anos depois da que foi posta por Jorge Soirefmann, por um lado reforçou-me a ideia de que os anos correm a nosso favor, quando nos atrevemos a percorrer os ínvios caminhos das genealogias familiares, e, por outro, despertou a minha curiosidade pelas suas interessantes notícias.
Presumo que, pelo apelido que usa, pertença à família originária dos Rocha Soares, frequentemente detentores de algumas lembranças dos parentes recuados Rocha Soares, entre as quais se destacavam as estátuas e estatuetas, características do fabrico da Fábrica de Massarelos.
Também refere que algumas dessas estátuas foram feitas por João da Rocha Soares e Silva Lima. Esta menção suscitou-me a esperança de encontrar solução para uma dúvida, que nunca consegui resolver, do parentesco entre dois ramos familiares:- dos Rocha (Soares), Sousa Lima e Silva Lima.
Por estes motivos muito lhe agradecia se nos pudesse facultar fotografias digitalizadas das preciosas estátuas, de sua propriedade, bem como, se tiver elementos para tanto, a relação dos Rocha, Rocha Soares e os Silva Lima, sabido que António de Sousa Lima, Capitão de Ordenanças, de Sabadim, Arcos de Valdevez, ficou ligado aos Rocha Soares pelo seu casamento com Francisca Luiza da Rocha ( Soares).
Agradecendo a benevolência que possa dar a estas solicitações, com os melhores cumprimentos
Daria Rocha

Resposta

Link directo:

Borges, Cidade do Porto

#408063 | asabreu | 25 set 2018 14:59 | Em resposta a: #408049

Prezada Carla Rocha
Naturalmente que gostaria de apreciar as peças que refere, pelo que solicito me informe a forma como o poderei fazer.

Sobre a Familia Rocha Soares poderá consultar "Os Borges da Rocha da Miragaia-Uma Familia Luso-Brasileira" da autoria de Jorge Forjaz e Jorge Appel Soirefmann. Seperata do Boletim do Instituto Histórico da Ilha Terceira.

Interessante tambem consultar "Fábrica de Louça de Miragaia" Catálogo da Exposição no Museu Nacional Soares dos Reis - 2008/2009

Saudações,
Antonio Abreu

Resposta

Link directo:

Borges, Cidade do Porto

#418401 | durval.olivieri3 | 02 out 2019 21:48 | Em resposta a: #160313

Boa tarde.
Apesar de ter lido este texto em 2019 achei por bem mencionar que meu bisavô que aqui na Bahia, Brasil se chamava José Antonio Borges, nascido Antonio Joaquim da Silva Borges, que veio de Capeludos com 14 anos-nasceu em 1849 - voltou algumas vezes a sua freguesia para visitar sua mãe a quem presente o uma propriedade agrícola e temos uma foto com um plantio de leguminosas com flores claras.

Aqui se estabeleceu como comerciante de tecidos e veio a falecer em 1940 aos 91 anos.

Deixou muitos herdeiros filhos e filhas Octaviano Diniz Borges, Rosa Amélia Borges Bahia, Laura Borges Freire de Carvalho que se casou com Alberto neto do Barão de Pojuca, Conselheiro do Império.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 01 mai 2024, 22:45

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen