Famílias da Freguesia de Távora

Este tópico está classificado nas salas:

Famílias da Freguesia de Távora

#431547 | joaobriantigeneall | 24 fev 2021 15:59

Recentemente, deparei-me com um antepassado de origem na freguesia de Távora, que viveu no século XVIII. O nome dele era João Pinto, filho de Manoel Ferram de Mendonça e de Isabel Pinto, ambos da Vila de Távora. Este João Pinto, em algum momento, mudou-se para Paradela, no concelho de Sever do Vouga, tendo filhos com Maria de Bastos, filha de Manoel Pereira de Lima e de Josefa de Bastos. Algo curioso seria o fato de todos serem filhos naturais, mas de famílias com bom poder econômico. Vejam bem:
João Pinto era filho natural de Manoel Ferram de Mendonça e de Isabel Pinto. Manoel Ferram de Mendonça era filho legítimo de António Ferram da Silva e de Dona Feliciana de Mendonça (neste tempo, os padres eram bem cuidadosos quanto a quem conceder o tratamento de "dona", que era apenas para mulheres de boa condição social - nobres, esposas de médicos, bacharéis...). Isabel Pinto era filha legítima de Francisco Pinto e de Isabel da Silva.
Já Maria de Bastos, que teve com João Pinto um filho natural, de nome João de Bastos, nascido em Talhadas, Sever do Vouga, a 15/05/1762, era filha natural de Manoel Pereira de Lima e de Josefa de Bastos, ela de Talhadas e ele da vila da Nogueira, também em Sever do Vouga. O mesmo Manoel Pereira de Lima era filho legítimo de Manoel Francisco de Bastos e de Maria Isabel Pereira de Lima, ambos da vila da Nogueira. Maria Isabel também era filha natural, de Francisco Pereira de Lima e de Domingas Tavares, ambos da vila da Nogueira. Suponho que este Francisco Pereira de Lima fosse filho natural de um João Pereira de Lima, nascido na então vila de Aveiro, por volta de 1600. Este João teve alguns filhos naturais com uma Domingas Francisca Faria, do lugar das Talhadas, onde teria morado. Manoel Francisco de Bastos era filho legítimo de João Francisco de Bastos e de Antónia de Almeida, ambos de São Cristóvão de Lafões, concelho de São Pedro do Sul. O João de Bastos, acima referido, casou-se com uma Josefa Maria, filha natural de um Manoel António de Travassós, de Oliveira de Frades, e de Isabel da Lomba, de Paredes Velhas, freguesia de Cambra, concelho de Vouzela.
A partir daí, por fim, não temos mais filhos naturais, pois a filha deles, Josefa Maria (homônima da mãe), casou-se com Manoel Rodrigues Dias da Costa, de Carvalhal de Vermilhas, e teve com ele muitos filhos, incluindo o meu tetravô Ricardo José Rodrigues da Costa, nascido em Vermilhas ao dia 24 de fevereiro de 1822.
Agora, venho com algumas dúvidas:
1. Tentei encontrar os meus antepassados em Távora, mas os livros começam apenas em 1754, sendo os batismos somente no século XIX. Existia alguma igreja na região antes disso, que realizava os registros, ou os livros foram perdidos?
2. Alguém teria conhecimento sobre algum destes meus antepassados? Eles pertencem às referidas famílias da freguesia de Távora.
3. Como uma família contava com tantos filhos naturais? Nunca havia visto isto antes, e todos pareciam ter boas condições sociais, relativamente para época (até pelos casamentos que alguns deles contraíam).

Resposta

Link directo:

Famílias da Freguesia de Távora

#431549 | joaobriantigeneall | 24 fev 2021 16:10 | Em resposta a: #431547

Ao revisar o texto, percebi um erro: Maria de Bastos era, na verdade, filha legítima de Manoel Pereira de Lima e de Josefa de Bastos. Ainda não encontrei o casamento, mas consta como legítima nos registros. Trago, também, uma observação: João de Bastos, em seu casamento, declarou ser filho dos avós Manoel Pereira de Lima e Josefa de Bastos, e o seu pai, João Pinto, homem casado do lugar de Paradela (João de Bastos não era filho natural, mas bastardo), apenas foi mencionado no batismo. Ele costumava ocultar os pais, e se dizer filho dos avós, que pareciam ser de uma família com algum prestígio na região de Talhadas. Talvez, a gravidez de sua mãe de um homem casado, também de uma família com boas condições sociais, tenha sido um verdadeiro escândalo na época, ou ela tenha ocultado, de modo que o seu filho aparecesse, na verdade, como filho daqueles que eram os avós dele. É um caso muito complicado. Este ramo da família, que é o da mãe de uma das minhas trisavós maternas, está me confundindo muito. Estou repleto de dúvidas.
Desculpo-me desde já caso alguém de Portugal não me tenha entendido em algumas falas, pois nasci no Brasil.

Resposta

Link directo:

Famílias da Freguesia de Távora

#432226 | palmaz | 24 mar 2021 11:56 | Em resposta a: #431547

Caros Amigos

Descendo das pessoas aqui referidas, Pereira de Lima e Bastos. Não encontrei ainda o registo de casamento do Manuel Francisco Pereira de Lima, pai do Francisco Pereira de Lima, casado com Domingas Tavares. Descendo também do Manuel Francisco de Bastos e sua mulher Maria Isabel Pereira de Lima que tiveram uma filha , Maria Pereira de Lima que casou com Luis Tavares de quem eu descendo. Esta Maria Pereira de Lima era irmã do Manuel Pereira de Lima que refere.
Quanto ao pai do Francisco Pereira de Lima é referido na certidão de casamento da Maria Isabel Pereira de Lima em 5-4-1723nos casamentos de Pessegueiro do Vouga folha 86, que o pai do Francisco, logo seu avô, Manuel Francisco pereira de Lima.
Desde há uns tempos que me dedico a esta linha e foi uma agradável surpresa encontrar os vossos posts.
Optima semana
Abraço
Eduardo Martins (ebmartins50@gmail.com)

Resposta

Link directo:

Famílias da Freguesia de Távora

#432228 | palmaz | 24 mar 2021 12:02 | Em resposta a: #431547

Acrescento ainda que descendo assim do Manuel Francisco de Bastos e João Francisco de Bastos casado com a Antónia Almeida.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 01 mai 2024, 08:25

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen