Brás Gonçalves Dias - Capitao residente na Mina do Rio das Contas - Baia - Brasil

Este tópico está classificado nas salas: Brasil

Brás Gonçalves Dias - Capitao residente na Mina do Rio das Contas - Baia - Brasil

#431602 | Manuel Dias | 26 fev 2021 01:01

Boa Noite .

Eu procuro informações sobre um meu familiar que terá ido para o BRASIL certamente ao serviço da Coroa Portuguêsa, na altura da exploração das Minas de Ouro. (1710 a 1750 probavelmente )

Diz o documento da Torre do Tombo - Lisboa ( um Requerimento ) que ele era Alferes e terá sido promovido ao posto de Capitão

Foi feita uma estatua em pedra granitica nesta localidade de Cadaval, de onde eu sou natural,que terá inscrita a data de 1737 contudo foi realizada por volta do ano de 1937, já que a minha mae que tem 93 anos ainda se lembra de a estarem a esculpir quando tinha aproximadamente 5 ou 6 anos de idade.

Nesse documento identidica-se como sendo Alferes Brás Gonçalves Dias, natural desta localidade do Cadaval - Fiolhoso - Murça , há data de (1728-32) era morador na Mina do Rio das Contas, freguesia de Santo António de Urubu - Baia - Brasil .

Nesse registo relacionado com uma diligencia de habilitação do Tribunal do Santo Ofício, ele pretendia ser membro familiar, referindo que era filho de (Filipe) Phellipe Gonçalves e Ana Fernandes naturais e residentes no lugar de Cadaval, freguesia de Fiolhoso, já falecidos, ( segundo o requerimento) e neto paterno de Sebastião Dias e Maria Vaz e materno de Gonçalo Alvares e Maria Pires, do lugar de Cadaval - Fiolhoso - Murça.

Diz-se ainda nessas diligências de habilitação incompletas que teria cerca de 40 anos, era solteiro mas tinha dois filhos da sua "preta forra", desconhecendo-se se chegou a casar-se e fora promovido ao posto de Capitaom...

Nos registos portugueses, não há acesso a qualquer registo, pensando eu que terá ficado pelo Brasil, onde terá falecido.

Agradecia a alguém que tenha acesso principalmente aos registos do Brasil, que me pudesse ajudar a dar o nome a essa estatua do "Capitão" que eu penso ser de Brás (ou Braz) Gonçalves Dias, todavia terei que obter mais dados.

Obrigado
Manuel Macedo Dias

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 11 mai 2024, 02:56

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen