Assentos de nascimento não encontrados

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Pessoas

Assentos de nascimento não encontrados

#431630 | setyletto | 27 fev 2021 06:13

Caríssimos,

Tenho tentado continuar a minha pesquisa genealógica pela parte do meu avô materno mas sem sucesso, uma vez que não me conseguem encontrar os assentos de nascimento dos seus pais.

Contudo, reparei que à data do seu casamento (1958) ele era menor, necessitando de documentos com o consentimento dos pais.

Alguém sabe que tipo de informações continham estes documentos e se darão algum tipo de informação que permita chegar aos assentos de nascimento?

Filipe Barão

Resposta

Link directo:

Assentos de nascimento não encontrados

#431647 | ADB | 27 fev 2021 17:22 | Em resposta a: #431630

Caro Filipe Barão

Apesar de tudo ser possível, acho estranho não localizarem os nascimentos dos seus bisavós.

Já tem consigo a cópia do nascimento do seu avô, certo? Pode coloca-la aqui? Se não conseguir, posso contatá-lo e pedir-lhe que me envie por e-mail?

Cumprimentos,

Filipe

Resposta

Link directo:

Assentos de nascimento não encontrados

#431656 | setyletto | 27 fev 2021 22:54 | Em resposta a: #431647

Caro Filipe,

antes de mais, peço desculpa pelo atraso na resposta.

O link que em baixo insiro contém o assento de nascimento do meu avô, bem como do casamento com a minha avó e transcrições que fiz pois a caligrafia nem sempre é legível. Obrigado pela sua ajuda.

https://drive.google.com/drive/folders/1fHpq_WTR0iiklewi3sTL-l3jbzr5jngC?usp=sharing

Resposta

Link directo:

Assentos de nascimento não encontrados

#431665 | ADB | 28 fev 2021 21:09 | Em resposta a: #431656

Caro Filipe Barão

Apesar de já ter visto as mensagens anteriores, onde procurava irmãos do seu avô, quero insistir para que tente saber mais informações sobre os seus bisavós.

Em 1º lugar, em que termos pediu a pesquisa às Conservatórias? Pediu a pesquisa em vários anos? Se sim, quais? As Conservatórias disseram que anos pesquisaram?

Além da sua mãe, não tem mais nenhum familiar a quem perguntar? Em teoria, e dado que a sua avó casou muito nova, a sua mãe deve ter vários irmãos, certo? Veja se algum deles sabe algo mais sobre os seus bisavós.

O fato dos seus bisavós residirem em locais completamente opostos em 1958, praticamente afasta a hipótese deles terem casado. No entanto, a localização dos óbitos deles pode ser importante.

Não vi referência nenhuma ao seu bisavô. Ele "desapareceu" e não deu mais notícias? Não sabem quando e onde faleceu? Em 1958 estava em Silves ...

Quanto à sua bisavó, diz que ela acabou por fixar-se na Quinta do Anjo, em Palmela. Sabe se ela faleceu lá e quando? Se não for possível localizar os nascimentos deles com os dados conteúdos no nascimento do seu avô, talvez os óbitos possam ajudar e lançar mais alguma luz sobre o assunto.

Posso tentar fazer as minhas diligências mas, se estivesse de posse de mais informações seria melhor. E gostaria de saber os anos em que solicitou a pesquisa e que resposta deram as Conservatórias. Devo dizer que as Conservatórias são, no mínimo, muito pouco fiáveis em pesquisas. Nunca encontram nada, por muito fáceis que os documentos sejam de localizar.

Cumprimentos,

Filipe

Resposta

Link directo:

Assentos de nascimento não encontrados

#431666 | setyletto | 28 fev 2021 21:53 | Em resposta a: #431665

Boa noite, Filipe

Em relação ao assento de nascimento da minha bisavó Deonilde, na CRC da Lourinhã pesquisaram desde 1909 até 1913 e nada encontraram. Em relação ao assento de nascimento do meu bisavô Bernardino, para o ano em que ele nasceu, os documentos já se encontram no Arquivo Distrital de Faro, ao qual pedi pesquisas em todas as freguesias de Portimão, não fosse haver algum engano. Em Alvor e Mexilhoeira Grande pesquisaram desde 1901 a 1911, em Portimão pesquisaram desde 1908 a 1911, todas sem sucesso.

A minha mãe é a mais velha dos 3 irmãos, pelo que ela é que tem mais memórias dos avós dela. Aliás, da parte do pai só chegou a conhecer a avó. Do avô, nada se sabe. Pelos vistos também não casou com a sua avó nem viveram juntos a partir de 1937. Tanto que o meu avô foi praticamente criado com os padrinhos na dita casa em Lisboa. Já tentei obter informações junto dos meus tios que também pouco sabem. Aliás, só com esta pesquisa genealógica já consegui desfazer muitos mitos que se criaram à volta da história da família, tal é o desconhecimento.

Quanto aos assentos de óbito, não sei quando faleceu o meu bisavô Bernardino nem onde, pelo que será uma agulha num palheiro. A minha avó acabou por fixar-se na aldeia de Cabanas, Quinta do Anjo, Palmela, a qual julgo ter sido a última residência. A minha mãe recorda-se de ela ter morrido com cancro de intestinos, era a minha mãe ainda muito nova, e recorda-se também de a visitar num hospital mas não sabe precisar a data. Tendo nascido ela em 1959, estou a tentar fazer as pesquisas na década de 60 e 70 nas CRCs de Lisboa, porque provavelmente uma pessoa com cancro residente em Palmela seria hospitalizada em Lisboa, não sei à data quais os hospitais perto de Palmela. Assim, estou a pesquisar na 8ª CRC que abrangia a maior parte dos hospitais e outras que possam também ter o registo, mas são milhares de assentos...

Uma ideia que me surgiu foi tentar pesquisar a cédula marítima do meu bisavô Bernardino no Arquivo da Marinha Portuguesa, embora não saiba a capitania de registo nem o número de cédula. Já contactei a mesma, aguardo agora desenvolvimentos que depois partilho aqui.

Cumprimentos,

Filipe Barão

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 20 set 2024, 11:41

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen