Certidão de Batismo- de Osório

Este tópico está classificado nas salas: Direito | Pessoas

Certidão de Batismo- de Osório

#431725 | jmendes63 | 04 mar 2021 03:02

Boa Noite!

Preciso de orientação, como devo proceder para solucionar esse problema.

Estou reunindo todos documentos para requerer cidadania portuguesa direto da minha avó portuguesa, pois meu pai faleceu sem requerer, já recebi de Portugal a Certidão de Batismo apostilada de minha avó, (nascida em 1890), porém ao requerer e obter a Certidão de Batismo do cônjuge brasileiro, (nascido em 1886), no meu entender há um problema, no Livro de Batismos da Paróquia, onde ele foi batizado, na certidão de batismo dele, não consta o "Mendes" como sobrenome do pai dele, nessa certidão está filho de Antônio Francisco Alves e Maria Thereza da Conceição, como também aparece apenas o nome dele como Osório, não consta o Antônio, meu avô chamava-se Osório Antônio Mendes, esse é o nome dele na Certidão de casamento com a minha avó portuguesa e nessa Certidão de casamento de Osório, o nome dos pais dele estão como "Antônio Francisco Alves Mendes" e a mãe Maria Thereza da Conceição, acho que deveria estar assim na Certidão de Batismo de Osório.

O fato é que, para iniciar o processo de requerimento da cidadania Portuguesa tenho que fazer a transcrição do casamento do meu avô brasileiro com a portuguesa em Portugal, mas com o sobrenome dele e do pai dele divergindo entre Certidão de batismo com certidão de casamento, tenho receio que seja indeferido, já tentei explicar essa situação entrando em contato com a Conservatória de Ponta Delgada, mas eles são muito rígidos, me responderam que terei que corrigir, mas o que terei que fazer? Corrigir na certidão de casamento o nome do meu avô para Osório Alves? Então terei também que corrigir o sobrenome do meu pai para Alves nas certidões de nascimento e de casamento, inclusive o no sobrenome de minha Mãe, meu sobrenome para Alves na minhas certidões de nascimento, casamento e o sobrenome de minha esposa e nas certidões de meus filhos, os sobrenome para Alves?

Me ajudem, por favor, Não sei o que fazer, se alguém puder me orientar, ficarei muito grato

Jorge Luis Mendes

Resposta

Link directo:

Certidão de Batismo- de Osório

#431726 | mila1000 | 04 mar 2021 09:02 | Em resposta a: #431725

Jorge,

O principal não foi escrito : nome do Jorge, data e local do nascimento e do batismo.

Jorge casou quando, onde , com quem ? Sua avó era filha de quem ?

Mila

Resposta

Link directo:

Certidão de Batismo- de Osório

#431727 | mila1000 | 04 mar 2021 09:37 | Em resposta a: #431725

No tópico abaixo
https://geneall.net/pt/forum/188807/encontrar-certidao-de-nascimento-de-1890/#a428181

- casamento em maio de 1924 ( reconhece filhos antes do casamento)
- óbito em 1943 aos 49 anos, nascimento provavel 1896

No batismo deve constar apenas Osório,e, o nome dos pais. A certidão de batismo que a igreja fornece constará também os padrinhos.

Qual a data do batismo? Em que igreja e cidade ?

Resposta

Link directo:

Certidão de Batismo- de Osório

#431733 | jmendes63 | 04 mar 2021 14:39 | Em resposta a: #431727

Bom dia Mila?

As informações constantes nas Certidões de Casamento e Óbito de Osório estão divergentes, eu tive que ir voltando na pesquisa desde o ano de 1896 até o ano de 1886. Encontrei na Igreja de Nossa Senhora da Conceição de Rio Bonito, em Índice de batismo, ano 1886, entrada 1466, então requeri essa certidão de batismo na Cúria de Niterói.


Osório nasceu em 12 de dezembro de 1886, no Município de Rio Bonito, RJ, onde foi batizado na Igreja de Nossa Senhora da conceição.

Mas na certidão de Batismo de Osório que obtive na Cúria de Niterói, o nome do pai dele encontra-se incompleto, falta o sobrenome "Mendes", ou seja, deveria estar como Antônio Francisco Alves Mendes.

Na Certidão de Batismo de Osório Constam:
Pais: Antônio Francisco Alves e Maria Thereza da Conceição;
Neto paterno de :Antônio José Mendes e Anna Maria da Conceição;
Neto Materno de: Feliciano Mendes Ferreira e Thereza Maria da Conceição;
Padrinhos: Antônio José Vaz e Maria Rosa da conceição

Resumindo, o nome de meu avô brasileiro é Osório Antônio Mendes, casou-se em 1924, com a portuguesa Maria José Júlio, cujo nome está errado, irei pedir correção, pois ja recebi de Portugal a Certidão de Batismo dela já apostilada, no momento preciso fazer a transcrição do casamento deles em Portugal, para depois dar entrada no pedido de cidadania portuguesa, mas estou com receio de cair em exigência, devido, na certidão de batismo de Osório, o nome do pai dele estar incompleto (Antônio Francisco Alves), sem o sobrenome de família (MENDES), já localizei todas as certidões que tenho que enviar para dar início ao processo, mas deparei com essa divergência na certidão de batismo de Osório, no nome do pai dele sem o sobrenome Mendes que ele Carrega (Osório Antônio Mendes).

Observação: Na Certidão de Casamento de Osório O nome do pai dele está completo, ou seja, Antônio Francisco Alves Mendes.

Como relatei no 1º tópico acima, não sei como resolver o problema dessa divergência entre certidão de Batismo, onde o pai de Osório está sem o sobrenome Mendes e de Casamento de Osório, onde o nome do pai dele está com o sobrenome Mendes.

O que terei de fazer? Pedir correção em todas as certidões? Nas Certidões de Osório, nas do meu pai, nas minhas e nas dos meus filhos? Corrigir o sobrenome de todos, de Mendes para Alves?

Entrei em contato com a conservatória de Ponta Delgada, Portugal, mas não me deram nenhuma opção, são muito rígidos, curtos e grossos, somente disseram que tem que corrigir, sem mais perguntas.

Estou completamente perdido sem saber o que fazer, peço por favor, se alguém souber como eu possa resolver esse problema, me ajudar, ficarei muito grato.

Att.
Jorge Luis Mendes

Resposta

Link directo:

Certidão de Batismo- de Osório

#431738 | mila1000 | 04 mar 2021 17:35 | Em resposta a: #431725

Jorge,

Osório teve outros irmãos. Não localizei casamento dos pais dele em Rio Bonito, mas, podem ter casado em Saquarema.
Também achei o batismo dele numero 1466, mas, não o livro. Nos batismos dos irmãos constam os avós.Quem sabe isso possa auxiliar quanto ao sobrenome.

Alexandrina Alves batismo 24/3/1877 nascimento 21/8/1876

Domingos Alves 2/2/1879 nascido 10/8/1878

Adelina Alves batismo 30/5/1882 n.15/5/1882

Lindolpho Alves batismo 20/3/1885 nascido 9/8/1884



N.Sra Conceição - Campo Grande RJ
15/02/1896 Luiza Alves Mendes - nascida 30/01/1895), filha de Antonio Francisco Alves (Rio bonito) e Maria Thereza da Conceicao (Saquarema)

Avós paternos Antonio jose Mendes e Anna Maria da Conceiçao
Maternos Feliciano Mendes Ferreira e Thereza Maria da Conceiçao

Resposta

Link directo:

Certidão de Batismo- de Osório

#431757 | jmendes63 | 05 mar 2021 02:40 | Em resposta a: #431738

Mila,

Vou fazer a transcrição do casamento dos meus avós em Portugal, enviarei os documentos necessários para a Conservatória de Ponta Delgada, mas como já disse antes, na Certidão de Batismo do meu avô brasileiro, de nome Osório, o nome do pai dele está incompleto, ou seja, aparece como Antônio Francisco Alves, falta o sobrenome Mendes, já na Certidão de Casamento de Osório (Osório Antônio Mendes), o nome do pai dele está completo, com o sobrenome Mendes, ou seja, Antônio Francisco Alves Mendes.

O meu receio é que a Conservatória indefira o pedido de transcrição do casamento, devido na certidão de batismo de Osório o nome do pai dele estar sem o sobrenome Mendes, e fui informado na Cúria de Niterói que Certidão de Batismo não pode ser corrigida.

Não sei como resolver esse problema na Certidão de Batismo para que eu possa fazer a transcrição do casamento em Portugal.

Resposta

Link directo:

Certidão de Batismo- de Osório

#431759 | mila1000 | 05 mar 2021 09:25 | Em resposta a: #431725

Já conversou na Curia ? Pode ser que façam constar o nome completo,mas, para isso teria que apresentar documento português do pai do Osório... é uma hipótese.
A certidão de batismo que solicitou é de inteiro teor ? Foi apostilhada no cartório?

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 26 abr 2024, 10:40

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen