Pedido de ajuda - leitura de assento de casamento (1595)
Este tópico está classificado nas salas:
Caros confrades,
Gostaria de contar com a vossa ajuda na transcrição parcial do seguinte assento de casamento de 1595 (freguesia de Maureles, Marco de Canaveses).
Ver em: https://pesquisa.adporto.arquivos.pt/viewer?id=477692 (ficheiro 504.tif, último assento do fólio esquerdo), onde consta:
«(...) Recebi a Mateus Fernandes, filho de Fernão Pires, já defunto, e de sua mãe [?] Fernandes, da freguesia de [?] : com Isabel Teixeira, filha [?] [?] Lourenço e de sua mulher Gracia Gonçalves desta freguesia (...)».
Necessito somente do nome da mãe do nubente, da freguesia dos pais do nubente, e do nome do pai da nubente.
Agradeço antecipadamente a colaboração, PP.
Link directo:
Prezado confrade,
Essa é minha leitura:
"... recebi a Mateus Fernandes, filho de Fernão Pires, já defunto, e de sua mãe Aldõça (Aldonça) Fernandes, da freguesia de Rãde (Rande), com Isabel Teixeira, filha de Ãtoni (só pode ser Antonio) Lourenço e de sua mulher Gracia Gonçalves desta freguesa...".
Cumprimentos, Vinícius.
Link directo:
Caro confrade Vinícius,
Muito obrigado pela sua preciosa ajuda.
De facto já tinha quase certeza sobre o nome Aldonça (incomum nas minhas pesquisas), mas não quis influenciar... mas no restante fiquei por «Rade» ou «Rede», mas concordo com a sua interpretação pois eu deveria ter reparado melhor no sinal sobrescrito.
O nome do pai da nubente é que me deixou muitas dúvidas, pelo que agradeço a sua sugestão.
Grato, uma vez mais, pelo seu apoio.
Cordiais cumprimentos, PP.
Link directo:
Caro confrade PP,
Penso que lhe pode interessar saber que:
- Aldonça Fernandes era filha de João Fernandes que faleceu em Rande a 31-1-1589.
Cumprimentos,
jmmoreira
Link directo:
Caro confrade JMMoreira,
Agradeço a sua atenção e a preocupação em alertar-me.
De facto ao procurar o assento de óbito de Fernão Pires, pude, com satisfação, reparar nesse «achado», que me permitiu conhecer mais um ascendente.
Agradeço-lhe, uma vez mais, a partilha de dados relativa aos descentes do casal António Pires e Catarina Pires.
Bem haja e obrigado.
Cordiais cumprimentos, PP.
Link directo:
Caro Confrade e Parente PP,
Folgo em saber que “anda” por Rande nas suas pesquisas. Permita que lhe pergunte se encontrou alguma ligação desse Fernão Pires com a minha linha de “Pires” de Rande a saber:
I. Gregório Pires, nascido cerca de 1510, (ignoro esposa), pai de
II. Gonçalo Pires, nascido cerca de 1540 e falecido em 1617-12-24, (ignoro esposa), pai de
III. António Pires, nascido cerca de 1555 e falecido em 1626-07-27, (casado com Madalena Sodré não sei onde nem quando), pai de
IV. Pero António Pires, nascido cerca de 1585 e falecido em 1635-11-21, (casado com Maria Manuel), pai de pelo menos 7 filhos.
Desde já grato pela sua resposta envio os meus cordiais cumprimentos.
Ribeiro de Araújo
Link directo:
Caríssimo confrade e parente Ribeiro de Araújo,
Espero que esteja tudo bem consigo.
De facto este desenvolvimento é recente, pelo que ainda estou a estudar este ramo. Não tenho ainda nada bem alicerçado sobre os antepassados de Fernão Pires e ligações.
Porém, tenho algumas informações que poderão interessar, a saber:
Tenho referenciado um João Fernandes Álvares que casou com Clara Antónia Pires Sodré, filha de António Pires e de Madalena Sodré, do Lugar de Valdemar, Rande. Mas tenho-os como Rande, Felgueiras e não Rande, Penafiel.
Os seus Pires são de Rande, Felgueiras, certo?
Grato pela atenção e cordiais cumprimentos, PP.
Link directo:
Caríssimo PP,
Lamentavelmente assumi que se trataria de Rande, Felgueiras onde de facto está a minha referida linha de "Pires" (lugar de Valdemar, Rande). Pelo meu fraco e ligeiro entendimento o meu sincero "mea culpa".
Espero que consigo também esteja tudo bem e desejo-lhe a continuação das suas boas pesquisas genealógicas.
Cumprimentos cordiais e amigos deste seu parente.
Ribeiro de Araújo
Link directo:
Caríssimo confrade e parente Ribeiro de Araújo,
São locais com o mesmo nome.... é natural que qualquer um, de repente, possa confundir ou pensar que se trata de algo que reconhecemos.
As frentes e o desenvolvimento da minha investigação são já tão extensas que eu, por exemplo, se estiver muito arredado da pesquisa, por vezes, perco o fio à meada.
Espero que a sua investigação tenha dado novos e amplos desenvolvimentos.
Disponha sempre.
Cordiais cumprimentos, com amizade, PP.
Link directo:
Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 13 nov 2024, 08:05