Pedido de ajuda - leitura de assento de casamento (1595)

Este tópico está classificado nas salas:

Pedido de ajuda - leitura de assento de casamento (1595)

#431918 | PP | 13 mar 2021 23:37

Caros confrades,

Gostaria de contar com a vossa ajuda na transcrição parcial do seguinte assento de casamento de 1595 (freguesia de Maureles, Marco de Canaveses).

Ver em: https://pesquisa.adporto.arquivos.pt/viewer?id=477692 (ficheiro 504.tif, último assento do fólio esquerdo), onde consta:

«(...) Recebi a Mateus Fernandes, filho de Fernão Pires, já defunto, e de sua mãe [?] Fernandes, da freguesia de [?] : com Isabel Teixeira, filha [?] [?] Lourenço e de sua mulher Gracia Gonçalves desta freguesia (...)».

Necessito somente do nome da mãe do nubente, da freguesia dos pais do nubente, e do nome do pai da nubente.

Agradeço antecipadamente a colaboração, PP.

Resposta

Link directo:

Pedido de ajuda - leitura de assento de casamento (1595)

#431926 | vmo1234 | 14 mar 2021 05:24 | Em resposta a: #431918

Prezado confrade,

Essa é minha leitura:

"... recebi a Mateus Fernandes, filho de Fernão Pires, já defunto, e de sua mãe Aldõça (Aldonça) Fernandes, da freguesia de Rãde (Rande), com Isabel Teixeira, filha de Ãtoni (só pode ser Antonio) Lourenço e de sua mulher Gracia Gonçalves desta freguesa...".

Cumprimentos, Vinícius.

Resposta

Link directo:

Pedido de ajuda - leitura de assento de casamento (1595)

#431941 | PP | 14 mar 2021 17:39 | Em resposta a: #431926

Caro confrade Vinícius,

Muito obrigado pela sua preciosa ajuda.

De facto já tinha quase certeza sobre o nome Aldonça (incomum nas minhas pesquisas), mas não quis influenciar... mas no restante fiquei por «Rade» ou «Rede», mas concordo com a sua interpretação pois eu deveria ter reparado melhor no sinal sobrescrito.

O nome do pai da nubente é que me deixou muitas dúvidas, pelo que agradeço a sua sugestão.

Grato, uma vez mais, pelo seu apoio.

Cordiais cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

Pedido de ajuda - leitura de assento de casamento (1595)

#431965 | jmmoreira | 15 mar 2021 16:54 | Em resposta a: #431941

Caro confrade PP,

Penso que lhe pode interessar saber que:
- Aldonça Fernandes era filha de João Fernandes que faleceu em Rande a 31-1-1589.

Cumprimentos,
jmmoreira

Resposta

Link directo:

Pedido de ajuda - leitura de assento de casamento (1595)

#431975 | PP | 15 mar 2021 23:43 | Em resposta a: #431965

Caro confrade JMMoreira,

Agradeço a sua atenção e a preocupação em alertar-me.

De facto ao procurar o assento de óbito de Fernão Pires, pude, com satisfação, reparar nesse «achado», que me permitiu conhecer mais um ascendente.

Agradeço-lhe, uma vez mais, a partilha de dados relativa aos descentes do casal António Pires e Catarina Pires.

Bem haja e obrigado.

Cordiais cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

Pedido de ajuda - leitura de assento de casamento (1595)

#431990 | GoldenDays | 16 mar 2021 17:52 | Em resposta a: #431975

Caro Confrade e Parente PP,

Folgo em saber que “anda” por Rande nas suas pesquisas. Permita que lhe pergunte se encontrou alguma ligação desse Fernão Pires com a minha linha de “Pires” de Rande a saber:

I. Gregório Pires, nascido cerca de 1510, (ignoro esposa), pai de
II. Gonçalo Pires, nascido cerca de 1540 e falecido em 1617-12-24, (ignoro esposa), pai de
III. António Pires, nascido cerca de 1555 e falecido em 1626-07-27, (casado com Madalena Sodré não sei onde nem quando), pai de
IV. Pero António Pires, nascido cerca de 1585 e falecido em 1635-11-21, (casado com Maria Manuel), pai de pelo menos 7 filhos.

Desde já grato pela sua resposta envio os meus cordiais cumprimentos.

Ribeiro de Araújo

Resposta

Link directo:

Pedido de ajuda - leitura de assento de casamento (1595)

#431994 | PP | 16 mar 2021 19:15 | Em resposta a: #431990

Caríssimo confrade e parente Ribeiro de Araújo,

Espero que esteja tudo bem consigo.

De facto este desenvolvimento é recente, pelo que ainda estou a estudar este ramo. Não tenho ainda nada bem alicerçado sobre os antepassados de Fernão Pires e ligações.

Porém, tenho algumas informações que poderão interessar, a saber:

Tenho referenciado um João Fernandes Álvares que casou com Clara Antónia Pires Sodré, filha de António Pires e de Madalena Sodré, do Lugar de Valdemar, Rande. Mas tenho-os como Rande, Felgueiras e não Rande, Penafiel.

Os seus Pires são de Rande, Felgueiras, certo?

Grato pela atenção e cordiais cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

Pedido de ajuda - leitura de assento de casamento (1595)

#432002 | GoldenDays | 16 mar 2021 22:42 | Em resposta a: #431994

Caríssimo PP,

Lamentavelmente assumi que se trataria de Rande, Felgueiras onde de facto está a minha referida linha de "Pires" (lugar de Valdemar, Rande). Pelo meu fraco e ligeiro entendimento o meu sincero "mea culpa".

Espero que consigo também esteja tudo bem e desejo-lhe a continuação das suas boas pesquisas genealógicas.

Cumprimentos cordiais e amigos deste seu parente.

Ribeiro de Araújo

Resposta

Link directo:

Pedido de ajuda - leitura de assento de casamento (1595)

#432008 | PP | 17 mar 2021 00:20 | Em resposta a: #432002

Caríssimo confrade e parente Ribeiro de Araújo,

São locais com o mesmo nome.... é natural que qualquer um, de repente, possa confundir ou pensar que se trata de algo que reconhecemos.

As frentes e o desenvolvimento da minha investigação são já tão extensas que eu, por exemplo, se estiver muito arredado da pesquisa, por vezes, perco o fio à meada.

Espero que a sua investigação tenha dado novos e amplos desenvolvimentos.

Disponha sempre.

Cordiais cumprimentos, com amizade, PP.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 26 abr 2024, 13:25

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen