Registo completo de Passaportes (Lisboa) e Remessas-CEPESE

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Brasil

Registo completo de Passaportes (Lisboa) e Remessas-CEPESE

#431983 | jfariaferreira | 16 mar 2021 15:46

Boa tarde,

Procuro os registos de passaporte (ou documento similar) dos meus avós:
— António Pereira Leite, que terá ido em direção a Manaus, em 1891 ou antes;
— Estefânia Emília de França (Leite), Manaus, mulher de António,
Dei conta que os livros de registos de passaportes de Lisboa, pelo menos na cronologia que estou a pesquisar (1900-1911), são meros índices. Dão imenso jeito na busca pelas pessoas, mas não dão nenhuma informação para além do número do passaporte e destino. Onde se encontram os registos de passaportes completos, idênticos àqueles que vemos no ADPorto e AUCoimbra?

Mais (e não encontrei resposta a este problema, apesar de já ter visto neste Fórum pessoas a tocar nesse ponto): como sabemos quais as fontes que o CEPESE (Remessas) já indexou na sua Base de Dados? Foram TODAS? Só os do Porto? Os do Porto TODOS? É que procuro os passaportes de alguns dos meus antepassados, que não aparecem de maneira nenhuma no Remessas, ainda que eu acredite neste momento eles serem do Porto... É possível que tenham pedido o passaporte em Lisboa (terão partido em direção a Manaus por Lisboa), mas aí paira a dúvida sobre os fundos que realmente estou a pesquisar quando uso a base de dados das Remessas...

Agradeço a atenção.

Cordialmente,
João Faria-Ferreira

Resposta

Link directo:

Registo completo de Passaportes (Lisboa) e Remessas-CEPESE

#431986 | mila1000 | 16 mar 2021 16:28 | Em resposta a: #431983

Confrade João,

Não é o que busca, mas, em 1900 há um artigo num jornal de Manaus de um advogado. Antonio era falecido,a familia residia em Portugal.

Imovel em Itacoatiara
http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=028843&pesq=%22antonio%20pereira%20leite%22&pagfis=14397

http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=164992&pesq=%22antonio%20pereira%20leite%22&pagfis=1405










Gisa – Documento/Processo – Licença de obra n.º: 113/1910
gisaweb.cm-porto.pt › units-of-description › documents

1.
MURO DE SUPORTE. Reconstruir. Requerente / proprietário. Estefânia Emília de França Leite. Localização atual. Paiva Couceiro, Avenida de (Porto, Portugal).

Licença de obra n.º: 113/1910
Documento/Processo, 1910/01/11 – 1910
• Subordinados
• Objetos digitais
• Descrição
• Processo de obra
• Assuntos
• Série
Licenças de obras
• Identificador 93668
• Código parcial 113.1910
• Arquivo
Câmara Municipal do Porto. Séc. XIII-
• Tipologia informacional
Processo de obras
• Dimensões
5 f.
• Local de consulta
Arquivo Histórico
• Cota
D-CMP/9(39) - f. 61-65




Mila

Resposta

Link directo:

Registo completo de Passaportes (Lisboa) e Remessas-CEPESE

#432049 | jfariaferreira | 18 mar 2021 19:38 | Em resposta a: #431986

Cara Mila,

Agradeço imenso pelo tempo que dedicou à busca. De facto, já virei e revirei a Hemeroteca Brasileira em busca destes dois antepassados, entre outros que também viveram no estado do Amazonas. As referências que encontrou já fazem parte da recolha que tenho feita.
O mesmo no que toca à menção de Estefânia no Arquivo Municipal do Porto, documento que possuo digitalizado.

Houve um avanço na minha pesquisa nos últimos dias, mas não sei se será o suficiente para encontrar estes meus antepassados: no processo da Casa Pia de Lisboa, em que o meu tio-bisavô estudou, dava a mãe Paulina (nora de Estefânia e António mencionados) a viver em "Valbom". Ainda que exista um Valbom em Pinhel, Viseu, e outros povoamentos com esse nome, é de crer que seja o de Gondomar (veja-se a proximidade entre a paróquia de Valbom e a casa referida nessa licença de obra que partilhou). Revirei os casamentos da paróquia em busca, nos casamentos, de algum possível irmão ou irmã destes dois avós. Rapidamente entendi ser provável ser a terra de Estefânia, tal é a proliferação de "de França". No Remessas também abundam passaportes de "de França"s vindos de Gondomar. Infelizmente, não encontrei nenhum nome que desse segurança; fui procurar na de São Cosme de Gondomar, onde se encontram ainda mais "de França"s, e de onde alguns de Valbom se declararam naturais, e houveram alguns nomes mais promissores (como o de um casal — com idade para serem pais de Estefânia — composto por José de Oliveira e Emília de França), mas depois de procurar pelos batismos, não encontrei nem uma Estefânia. O mesmo está a acontecer em Valbom, onde agora também busco pelo batismo de alguma Estefânia.

Procuro uma agulha no palheiro... O facto do nome de Estefânia não ser comum, assim como o seu apelido/sobrenome "de França" (não é incomum, mas também não é muito frequente, dependendo muito da zona), pode facilitar a busca, mas seria fundamental existirem índices de todos os batizados em todos os concelhos da AMPorto, e a partir daí buscar Estefânias.

Peço perdão pelo desabafo, e agradeço-lhe mais uma vez o tempo e esforço que fez na tentativa de me ajudar.

Cordialmente,
João Faria-Ferreira

Resposta

Link directo:

Registo completo de Passaportes (Lisboa) e Remessas-CEPESE

#436733 | jfariaferreira | 02 out 2021 12:01 | Em resposta a: #431983

Renovo o pedido de ajuda.

Resposta

Link directo:

Registo completo de Passaportes (Lisboa) e Remessas-CEPESE

#436740 | mila1000 | 02 out 2021 15:10 | Em resposta a: #431983

João,

Boa tarde.
Não há livros digitalizados do estado Amazonas, sendo dificil auxiliá-lo na busca nos municipios de manaus, e, Itacoatiara.

No Estado do Pará, os livros do municipio de Belem começam em 1936.


Só aparece alguma coisa na Hemeroteca , que não ajuda em nada.

- Antonio Pereira Leite, procedente de Belém do/Pará , para Manaus, vapor Rio Branco em 6/9/1891

- Viúva Estephania de França e seus filhos, residentes em Portugal, cobrados pelo advogado em 28/2/1900

-Lista de propriedades e objetos constantes do espólio de Antonio Pereira Leite em março de 1878


- Em 1/7/1870 partiram de Belém com destino a Lisboa : Antonio Pereira Leite e Jose Antonio Pereira Leite . Aparece uma Rosa Leite com destino a Sagos?? (não recordo o nome)

- Franciisco Antonio Pereira Leite com destino a Manaus em14/4/1871

- 25/12/1877 faleceu o comerciante português Jose Antonio Pereira Leite
http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=385573&pesq=%22antonio%20pereira%20leite%22&hf=memoria.bn.br&pagfis=2355


Se o casamento aconteceu em Manaus, ou, em belém, só a Curia poderá dizer, mas, eles cobram pela pesquisa.

Cumprimentos.

Mila

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 25 abr 2024, 10:51

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen