Ajuda para localizar meu Tataravô

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Famílias | Pessoas

Ajuda para localizar meu Tataravô

#432286 | santos.daniel | 26 mar 2021 17:28

Colegas, estou tentando localizar algum documento do meu tataravô para poder tirar a nacionalidade da minha vó e posteriormente a minha.

Não tenho muitos dados dele a nao ser o nome dele e da esposa e alguns dados de um dos filhos.

Achei um documento de embarque dele de volta pra portugal

http://www.inci.org.br/acervodigital/upload/cartas/MI_CC_A0001397X.pdf

Nome: José Avelino de Mello
Esposa: Ursulina Severina de Assis
Fillho: Joaquim Avelino de Mello - Nascido em 21/08/1900 em Santa Rita de Caldas- MG

Se alguem puder me ajudar ficarei muito grato

Resposta

Link directo:

Ajuda para localizar meu Tataravô

#432291 | mila1000 | 26 mar 2021 18:51 | Em resposta a: #432286

Deve solicitar o nascimento do Joaquim no cartório de Sta Rita de Caldas. Assim, saberá o nome dos avós.
Se joaquim era o primogenito, procure saber se os pais casaram no cartorio também.

A tal carta de maio de 1925, diz que embarcaria no Cap. Polonio ., que era viuvo. Já obteve o óbito de ursulina no primeiro cartório de Santos ?

Consta no jornal de 10/maio/1937 que José Avelino de Mello faleceu em santos, deixando 6 filhos, 25 netos e 10 bisnetos. Foi sepultado na necrópole de São Vicente.

Já conversou com familiares mais idosos ? Creio que sua familia seja imensa. Alguém pode saber um pouco mais.

Resposta

Link directo:

Ajuda para localizar meu Tataravô

#432306 | santos.daniel | 26 mar 2021 23:20 | Em resposta a: #432291

Muito obrigado pela ajuda

Estou tentando pegar os dados com o cartório de Santa Rita de Caldas

Resposta

Link directo:

Ajuda para localizar meu Tataravô

#432311 | MCNN | 27 mar 2021 11:36 | Em resposta a: #432306

Bom dia

Para o que pretende é absolutamente fundamental saber o nome dos pais de José Avelino de Mello.

Porque várias pessoas emigraram para o Brasil com esse nome, pelo que qualquer documento que encontre de um José Avelino de Mello pode não dizer respeito ao seu antepassado mas sim a um homónimo.

Por exemplo, sabe se o documento que encontrou diz mesmo respeito ao seu ascendente ?

De todas as formas, se o seu objetivo é avançar para um processo de nacionalidade, é imprescindível que encontre o assento de nascimento do seu ascendente que era filho/filha de José Avelino de Mello. e nesse assento constarão os nomes dos pais dele,

Para lhe exemplificar o que escrevi atrás, aqui lhe deixo o batismo de duas pessoas que quando emigraram para o Brasil se identificaram como se chamando José Avelino de Melo:

O primeiro, era filho de Avelino de Melo e de Ana Pinho, e nasceu em 28/09/1855 na freguesia de Vilarelho de Raia, concelho de Chaves, distrito de Vila Real:

http://www.advrl.org.pt/documentacao/digi/iViewer2.php?w=PT-ADVRL-PRQ-PCHV45-001-003&imgfile=galleries/PRQ/PT-ADVRL-PRQ-PCHV45-001-003/PRTC0808D_ADVRL-PCHV45-001-Lv003_M_00064.jpg


O segundo era filho de José Teixeira de Magalhães e de Maria Ludovina de Melo e São Paio, e nasceu em 28/12/1846 na freguesia de Celeirós, concelho de Sabrosa, distrito de Vila Real.

http://www.advrl.org.pt/documentacao/digi/iViewer2.php?w=PT-ADVRL-PRQ-PSBR01-001-002&imgfile=galleries/PRQ/PT-ADVRL-PRQ-PSBR01-001-002/PT-ADVRL-PRQ-PSBR01-001-002_m0050.jpg

Com sorte talvez um destes seja o seu ascendente. Mas repito, tem de saber como se chamavam os pais dele.

Boa sorte

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

Ajuda para localizar meu Tataravô

#432322 | santos.daniel | 27 mar 2021 19:21 | Em resposta a: #432311

Mario, muito obrigado

Eu estou atrás da certidão de nascimento do filho dele, porém o cartório da cidade que o filho nasceu nao encontrou o registro do nascimento. A cidade de nascimento consta na certidão de óbito.

Agora estou vendo nas cidades da região para ver ser acho o registro do nascimento.

De qualquer forma obrigado pela disposição em ajudar

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 12:51

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen