Castelões de Recezinhos: Matos, Ferraz e Mota

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas | Regiões

Castelões de Recezinhos: Matos, Ferraz e Mota

#432337 | jmmoreira | 28 mar 2021 19:32

Caros confrades,

Casaram a 8-1-1663 (fl. 1v) em Castelões de Recezinhos, Manuel de Matos e Maria Ferraz. Foram testemunhas deste casamento Domingos de Matos, Gaspar Ferraz e Amador de Sousa. O assento de casamento é muito parco em informações. Estimo que tenham nascido cerca de 1640.
Este casal teve oito filhos entre 1663 e 1683 e viveram no lugar da Cruz em Castelões de Recezinhos:
- Jerónimo, 1663, fl 62v; padrinhos: o Padre Jerónimo Ferraz e Mariana filha de Domingos de Matos todos desta freguesia
- Ângela, 1666, fl. 66; padrinhos: Domingos de Matos morador em São Romão e Irene [?] moça solteira filha de Camila Francisca todos desta freguesia
- António, 1669, fl 69v; padrinhos: Manuel Ferraz morador na Lage e Maria Ferraz moradora no lugar de Solforinho [?]
- João, 1672, fl 72v; padrinhos: Padre João Ribeiro morador na freguesia de Silvares arcebispado de Braga e Maria filha de Amaro Teixeira desta freguesia
- Cristovão, 1674, fl 76; padrinhos: António Ferraz estudante e sua irmã Luísa moça solteira todos desta freguesia
- Luísa, 1678, fl 81; padrinhos: António Pinto soleiro e Maria Matos/Mota [?] solteira filha de Gaspar de São Paio todos desta freguesia
- José, 1680, 86v; padrinhos: Francisco Alves e Ângela moça solteira filha de Gaspar de São Paio todos desta freguesia
- Manuel, 1683, 90; padrinhos: Manuel Teixeira e sua sogra Sebasteana Ribeira todos desta freguesia

Descendo da filha Luísa deste casal, de nome completo Luísa da Mota, que casou com António da Silva de Buriz, Vila Boa de Quires a 6-8-1699 em Castelões de Recezinhos. Viveram no lugar da Cruz em Castelões de Recezinhos.

Possíveis assentos de baptismo de:
Manuel de Matos:
- Não encontrei nenhum qie me parecesse suspeito

Maria Ferraz:
- Maria filha de António Ferraz e de sua mulher, bp 26-1-1639 por mim Gaspar Ferraz abade desta igreja. Foram padrinhos ? de Araújo meu irmão Padre e Angela de Matos de Vila Meã. Fl. 28
- Maria filha de Manuel ? e de sua mulher Isabel Ferraz. Foi baptizada nesta igreja por mim Padre Gaspar Ferraz a 1-5-1641. Foram padrinhos António Fernandes talheiro [?] e Maria Carvalha da Nogueira todos desta freguesia. Fl. 30v
- Maria filha de Manuel Gomes e de sua mulher Maria Ferraz. Foi baptizada nesta igreja por mim Gaspar Ferraz da Mota Abade desta a 3[?]-11-1641. Foram padrinhos Baltasar Moreira [?] de Lemos solteiro ? e Isabel Moreira ??? Manuel Gomes ??? de São João de daião [de Aião] arcebispado de Braga. Fl. 32
- Maria filha legítima de Gaspar Ferraz e de Francisca Fernandes do lugar do Eiro [?]. Foi baptizada por mim Gaspar Ferraz da Mota Abade desta igraja em 1-11-1642. Foram padrinhos Francisco Pinheiro da Silveira e o Reverendo Abade de São Mamede [de Recezinhos] Jerónimo Ferraz. Fl. 33v

Pergunto se alguém terá informações sobre a ascendência de Manuel de Mattos e de Maria Ferraz, ou qualquer outra informação que possa ajudar na pesquisa. Suspeito que informação sobre os Padres Gaspar Ferraz da Mota (abade em Castelões de Recezinhos) e Jerónimo Ferraz (abade em São Mamede de Recezinhos) pode trazer luz a este caso.

Agradeço desde já.
Cumprimentos,
jmmoreira

Resposta

Link directo:

Castelões de Recezinhos: Matos, Ferraz e Mota

#432355 | vsuzano | 29 mar 2021 17:21 | Em resposta a: #432337

Quanto ao manuel matos, no seu obito (f. castelões 6.1.1706) ele é referido como manuel matos - gaio, que provavelmente era alcunha....

Assim, e com reservas, dei-o como filho de antonio fernandes (de alcunha o gaio, f. 18.11.1672) cc anastasia de matos circa 1623 (f.12.11.1672)

terá nascido a 15.3.1634, filho do casal acima.

Quanto à Maria ferraz, e como já fiz este ramo há já algum tempo, dei-a, também com reservas, como filha de gaspar ferraz da mota (falecido a 10.3.1691) casado a 7.6.1641 com francisca fernandes (falecida 13.2.1658), e assim a maria ferraz nascida a 1.11.1642


quanto ao manuel matos tenho muito poucas duvidas, já quanto à maria ferraz, só revendo o que tenho... e vendo como cheguei a essa "parca" conclusão"....

Cumprimentos

Vitor Suzano

Resposta

Link directo:

Castelões de Recezinhos: Matos, Ferraz e Mota

#432516 | PP | 04 abr 2021 01:44 | Em resposta a: #432337

Caro confrade JMMoreira,

Deixo-lhe aqui um dado que poderá abrir pistas: em 03.09.1747, em Castelões, Penafiel, casaram António Ferreira da Mota e Maria da Silva da Mota, sendo ela filha de António da Silva e de Luísa da Mota, da dita freguesia;

Em 12.01.1728, em Castelões, Penafiel, casaram João Mota da Silva e Isabel Cardoso Moreira, sendo ele filho de António da Silva e de Luísa da Mota, da dita freguesia.

Há uns Matos, em São Mamede de Recesinhos, Penafiel, que julgo terem vindo de São Pedro de Ataíde, Amarante.

Cordiais cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

Castelões de Recezinhos: Matos, Ferraz e Mota

#432525 | PP | 04 abr 2021 17:56 | Em resposta a: #432337

Caro confrade JMMoreira,

Salvo melhor opinião, aqui fica a minha leitura e contribuição relativa aos assentos que referenciou:

Luísa, 1678, padrinhos: António Pinto, solteiro, e Maria, moça solteira, filha de Gaspar de Sampaio.

José, 1680; padrinhos: [G.lo? (Gonçalo?)] Alves e Ângela, moça solteira, filha de Gaspar de Sampaio.

Maria filha de Melchior [?] e de sua mulher Isabel Ferraz. Foi baptizada nesta igreja por mim Padre Gaspar Ferraz a 1-5-1641. Foram padrinhos António Fernandes [brasileiro?] e Maria Carvalha da Nogueira todos desta freguesia;

Maria filha de Manuel Gomes e de sua mulher Maria Ferraz. Foi baptizada nesta igreja por mim Gaspar Ferraz da Mota Abade desta a 3-11-1641. Foram padrinhos Baltasar Moreira de Leirós, solteiro, filho de Isabel Moreira (...) Martinho? e Maria, irmã do dito Manuel Gomes da freguesia de São João de Aião.

Cordiais cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

Castelões de Recezinhos: Matos, Ferraz e Mota

#436950 | PP | 11 out 2021 19:14 | Em resposta a: #432337

Caros confrades,

Gostaria de saber se alguém confirma o seguinte:

Ângela Ferraz da Mota (c. c. Pedro Monterroso Vieira), f.ª de Amador Ribeiro de Vasconcelos e de Maria Ferraz, é neta materna de Jerónimo Ferraz de Sousa e de Francisca da Mota, segundo uma publicação.

Será que a dita Maria Ferraz é irmã dos abades Gaspar Ferraz da Mota e de Luís Ferraz da Mota?

É que eu tenho um casal Jerónimo Ferraz e Francisca da Mota referenciado e presumo que possam ser as mesmas pessoas.

Agradeço antecipadamente a ajuda, PP.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 22:17

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen