Software Genealogia - MacFamilyTree 9

Este tópico está classificado nas salas: Informática

Software Genealogia - MacFamilyTree 9

#432350 | borgesrui | 29 mar 2021 11:27

Bom dia
Algum dos confrades utiliza este software?
Estava a ponderar organizar toda a informação que tenho compilado num sistema um pouco mais profissional do que a solução "caseira" e amadora que utilizo... Caso tenham outras boas sugestões serão muito bem vindas.
Grato
Rui Borges

Resposta

Link directo:

Software Genealogia - MacFamilyTree 9

#432358 | gwencalon | 29 mar 2021 18:43 | Em resposta a: #432350

Eu utilizo e gosto, embora deva confessar que e mais como "copia de seguranca" do que tenho no MyHeritage, portanto ainda nao explorei bem todas as funcionalidades. Ao importar o gedcom do MH nem sempre os campos correspondem a 100%, mas funciona relativamente bem.

Anteriormente utilizava o RootsMagic. Ate gostava (e era a versao gratis), sobretudo da busca por correspondencias em diferentes sites. No entanto, em dado momento a base de dados corrompeu-se e perdi tudo.
Ha muitas pessoas que optam por outras aplicacoes gratuitas e ate mais antigas como o PAF ou o GRAMPS, mas eu resolvi apostar num software mais moderno e desenhado para o Mac, e que alem de robusto tivesse uma interface grafica apelativa e boa usabilidade e encontrei este que satisfaz esses requisitos a meu ver.

Tem tambem integracao com o FamilySearch, pelo que pode ser util para novas descobertas e sincronizar informacao.

Gosto tambem da vista de mapa por lugares e dos variados relatorios que oferece.

Cumps,
Paula

Resposta

Link directo:

Software Genealogia - MacFamilyTree 9

#432359 | gwencalon | 29 mar 2021 18:50 | Em resposta a: #432350

PS: nao sei se esta no grupo de facebook Genealogia FB. Num topico recente surgiram ainda outras sugestoes, como o Legacy, MyFamilyTree da Chronoplex, The Master Genealogist. Mas nao conheco e nao sei se todos estao disponiveis para Mac.

Resposta

Link directo:

Software Genealogia - MacFamilyTree 9

#432364 | MP | 29 mar 2021 19:53 | Em resposta a: #432350

Boa tarde,

Eu particularmente já experimentei tantos programas e não gosto de nenhum... Em geral, são confusos, nada intuitivos, pesados (!)... Apesar da sua simplicidade, continuo, há mais de uma década, fiel o PAF 4, em português.

Cumprimentos,
Mário Pimentel.

Resposta

Link directo:

Software Genealogia - MacFamilyTree 9

#432367 | borgesrui | 29 mar 2021 22:28 | Em resposta a: #432359

Cara Paula

Obrigado pelo seu contributo e por partilhar a sua experiencia.
Embora me tenha começado a dedicar à genealogia há cerca de um ano (o único beneficio que a pandemia me trouxe) e sempre tenha utilizado soluções DIY estou agora sinceramente tentado a avançar com algo mais potente e o MacFamilyTree 9 especialmente agora que tem a nova versão para o novo processador M1 do MAC chamou-me a atenção. Os seus comentários foram assim bastante úteis.
Pesquisei o que está disponível para MAC e aparentemente temos o Gramps, Ancestris, GeneWeb, LifeLines que são gratuitos e algo limitados e softwares pagos, para além do acima referido temos o RootsMagic, Heredis e Reunion mas suspeito que inferiores ao MacFamilyTree.

Melhores cumprimentos
Rui Borges

PS. Não estou no grupo do Facebook Genealogia FB

Resposta

Link directo:

Software Genealogia - MacFamilyTree 9

#432370 | borgesrui | 29 mar 2021 22:34 | Em resposta a: #432364

Caro Mário Pimentel

Grato pela sua resposta e opinião pragmática que muito apreciei.
Levarei em conta o critério da simplicidade de utilização o qual valorizo neste tipo de soluções. Detesto quando um software nos toma como reféns da sua usabilidade tortuosa.
Cumprimentos

Rui Borges

Resposta

Link directo:

Software Genealogia - MacFamilyTree 9

#432371 | GoldenDays | 29 mar 2021 23:37 | Em resposta a: #432350

Caro Rui Borges,

Eu uso o Family Tree Maker há uns bons 20 anos. Teve sucessivas actualizações e existe uma versão para Mac. É um excelente programa mas em inglês. Paga-se a licença uma única vez e pode ser utilizado sem restrições. A última versão disponível é a FTM2019.

Ao aparecer uma nova versão mais actualizada ou com novas funcionalidades terá de pagar uma nova licença se a quiser obter mas não é obrigatório. Pode continuar a utilizar a versão antiga.

Está integrado com o Family Search e avisa graficamente em cada pessoa caso existam possíveis registos comuns. Pode carregar directamente a base de dados para o Ancestry se assim o desejar.

Permite gravar automaticamente com back up automatico online na cloud se assim desejar, para além de backup no seu computador ou em dispositivo externo.

Avisa também graficamente com bolinha azul ou rosa tdos os individuos da linha ascendente que, no momento, definir como home person. Pode definir outra home person e as bolinhas das linhas de ascendencia ajustam-se automaticamente para a nova pessoa.

Dispõe de diversos utilitários integrados na aplicação, incluindo um para compactar as bases de dados em caso de eventual problema ou fecho abrupto do programa. Se tal acontecer o interface utilizador aconselha a que seja feita a compactação do ficheiro que demora alguns segundos.

Actualmente a minha base de dados tem cerca de 5750 indivíduos e cerca de 2000 fotos carregadas (carrego ficheiros jpg dos paroquiais que associo a cada indivíduo).

Produz relatórios automáticos em pdf e exporta em formato normalizado GEDCOM.

É um software robusto, bem documentado e simples de utilizar de que lhe deixei aqui apenas algumas da características. A adapação é fácil

Pode espreitar os requisitos necessários e espreitar as funcionalidades em:
https://www.mackiev.com/ftm/

Espero que esta informação lhe possa servir de ajuda.

Cordiais cumprimentos.
Ribeiro de Araújo

Resposta

Link directo:

Software Genealogia - MacFamilyTree 9

#432377 | borgesrui | 30 mar 2021 10:43 | Em resposta a: #432371

Caro Ribeiro de Araújo

Muito obrigado pela sua completíssima visita guiada ao Family Tree Maker. O facto de ter uma versão para Mac (embora o ultimo release seja de 2019) suscitou o meu interesse e estou a fazer uma análise comparativa com as features do MacFamilyTree que tem a vantagem de ter uma versão muito recente. Mas pelo que já consegui ver o FTM é bastante robusto.

Entretanto e mais pelo interesse de sistematização da vasta panóplia de aplicações partilho um link que encontrei na wikipedia
https://en.wikipedia.org/wiki/Comparison_of_genealogy_software

Melhores cumprimentos
Rui Borges

Resposta

Link directo:

Software Genealogia - MacFamilyTree 9

#432386 | vabopi | 30 mar 2021 19:10 | Em resposta a: #432350

Caro Rui Borges,

Sou também utilizador de Mac desde 2012 e tenho explorado alguns dos sw disponíveis para Mac a fim de substituir o velhinho e entretanto descontinuado TMG-The Master Genealogist. Naturalmente todos têm vantagens e inconvenientes, mas o que considerei mais adequado foi o Reunion que testei bastante, tendo para o efeito solicitado um código de activação temporário, dado que a versão trial não permite importação. A minha questão era justamente saber a forma como transferiria os meus dados (cerca de 13mil indivíduos e respectiva documentação) do TMG para outro, visto que relativamente ao tratamento de dados não encontrei problemas. No entanto, habituado há muitos anos ao TMG que é um super programa, datado e com uma curva de aprendizagem difícil, mas extremamente completo e fiável, acabei por optar por conservá-lo como base de dados principal, para o que utilizo o Parallels e Windows XP em exclusivo para o efeito.
Utilizo o Mac Family Tree também, que mas apenas para gráficos, que são excelentes.
Assim, não lhe vou sugerir a minha solução, mas sugeriria sim um teste ao Reunion, que além do mais tem uma equipe muito prestável.

Cumprimentos,

Vasco Galvão

Resposta

Link directo:

Software Genealogia - MacFamilyTree 9

#432400 | borgesrui | 31 mar 2021 11:12 | Em resposta a: #432386

Caro Vasco Galvão

Excelente contributo que me deixa.
A minha vantagem comparativa é que não tenho (ainda, embora esteja entusiasticamente a trabalhar nesse sentido...) um tão grande numero de dados recolhidos que impliquem grandes riscos ou processos de transferência. Assim estou bastante disponível para considerar nesta fase inicial qualquer alternativa objetivamente pelos seus méritos e acima de tudo pelo alinhamento com as minhas necessidades especificas atuais e futuras, sem estar condicionado pela utilização de sw anterior.
Assim vou certamente seguir a sua sugestão e colocar o Reunion na minha shortlist e avaliá-lo com maior detalhe.
Cordiais cumprimentos para si e votos de um Santa Páscoa para todos os confrades.
Rui Borges

Resposta

Link directo:

Software Genealogia - MacFamilyTree 9

#432706 | jvazcarvalho | 11 abr 2021 18:10 | Em resposta a: #432350

Uso há muitos anos e não troco por outro. Permite manter tudo organizado, guardar todos os documentos digitalizados, o números de árvores genealogicas que quisermos, a sincronização com o FamilySearch (obriga a comprar as atualizações). Aconselho vivamente.

Resposta

Link directo:

Software Genealogia - MacFamilyTree 9

#446406 | Tiago R de Andrade | 09 mar 2023 15:23 | Em resposta a: #432350

Boa tarde,

Acerca do MacFamilyTree gostaria de saber se é possível criar mais do que uma árvore genealógica que não tenha ligação entre si.

Por exemplo no Geneanet, se eu quiser ter mais do que uma árvore genealógica sem qualquer ligação entre si, apenas é possível através de contas de email diferentes, um email para a família A e outro para a família B, com acessos diferentes.

Obrigado.

Resposta

Link directo:

Software Genealogia - MacFamilyTree 9

#446410 | vabopi | 09 mar 2023 15:56 | Em resposta a: #446406

Sim, é possível criar quantas quiser. Cada uma tem ficheiros independentes das outras.
Atenção que já existe o MacFamilyTree 10.
Cumprimentos,
Vasco G.

Resposta

Link directo:

Software Genealogia - MacFamilyTree 9

#446411 | GoldenDays | 09 mar 2023 16:05 | Em resposta a: #446406

Caro confrade,

Desconheço a resposta à sua pergunta.

No Family Tree Maker 2019 da MacKiev (até na versão Mac) isso foi sempre possível. Quando investigo uma determinada linha ou família abro uma árvore nova. Mais tarde, se tiver interesse para a minha árvore principal, integro a investigaão separada que tinha feito nessa árvore.

Tenho diversas (22) árvores abertas todas autónomas em todas as suas funções (backups, etc) à espera de informação relevante que me surja em fururas pesquisas.

Esta empresa ucraniana tem conseguido continuar o desenvolvimento do software em trabalho remoto dos seus membros e dar assistência aos clientes.

Saíu recentemente a actualização 24.2 (também para MAC) que ainda não instalei mas tenciono fazê-lo em breve (https://support.mackiev.com/987348-Whats-New-in-the-FTM-2019-242-Update).

Cumprimentos.
Ribeiro de Araújo

Resposta

Link directo:

Software Genealogia - MacFamilyTree 9

#446412 | jorgeazevedo | 09 mar 2023 16:06 | Em resposta a: #432350

Boa tarde

O MacFamilyTree 10 consegue importar arvores genealógicas do Familysearch ou daqui do Geneall ?

Pergunto pois eu já tenho uma arvore com muitos ascendentes e muita info aqui nestes dois sites

Obrigado
Jorge do Carmo Azevedo

Resposta

Link directo:

Software Genealogia - MacFamilyTree 9

#446413 | vabopi | 09 mar 2023 16:11 | Em resposta a: #446412

Caro Jorge do Carmo Azevedo,

Do Geneall não será possível, tanto quanto sei. Do Familysearch não posso afirmar com segurança, terá de explorar as opções que o site oferece. Conheço mas não sou utilizador activo.

Cumprimentos,

Vasco G.

Resposta

Link directo:

Software Genealogia - MacFamilyTree 9

#446493 | Tiago R de Andrade | 13 mar 2023 15:00 | Em resposta a: #432350

Boa tarde,

O MacFamilyTree é de facto muito bom. Mas já agora, para quem usa, uma pequena pergunta:

Criei duas árvores diferentes. Numa delas criei todo um design de árvore genealógica que pretendo servir de modelo e adicionei uma série de locais como que criando uma base de dados, mas depois percebi que na outra árvore, as localidades que criei não aparecem e que tive de fazer novamente o design da árvore genealógica.

Existe alguma forma de criar apenas uma vez as localidades e tê-las acessíveis por cada nova árvore que crie? O mesmo para os designs de árvores?

Obrigado.

Resposta

Link directo:

Software Genealogia - MacFamilyTree 9

#446497 | vabopi | 13 mar 2023 18:26 | Em resposta a: #446493

Caro Tiago Rebelo de Andrade,

Como disse acima, apenas utilizo o MacFamilyTree para gráficos quando deles necessito, pelo que não tenho conhecimento profundo do programa, mas creio que não será possível aquilo que pretende, dado que cada árvore tem o seu ficheiro próprio, independente de outros que tenha.

Os meus dados continuam no TMG exportando ocasionalmente um ficheiro .ged que é lido pelo MacFamilyTree ou outros. A máquina virtual Parallels/Windows onde o TMG reside é excelente.


Cumprimentos,

Vasco G.

Resposta

Link directo:

Software Genealogia - MacFamilyTree 9

#446544 | Tiago R de Andrade | 15 mar 2023 19:01 | Em resposta a: #432350

Caro Vasco,

Obrigado e tem razão, o programa é fabuloso, especialmente na questão gráfica.

Recomendo!

TRA

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 24 abr 2024, 01:54

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen