Poderiam me ajudar a encontrar o baptismo de minha tetravó?

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Famílias | Genética | Pessoas | Regiões

Poderiam me ajudar a encontrar o baptismo de minha tetravó?

#432375 | rlima1 | 30 mar 2021 05:12

Senhores,

Não estaria eu aqui se não fosse por uma ajuda, cheguei ao meu limite de busca e não sei mais pra onde correr.

Pelo registo de casamento que encontrei de meus tetravós, eles se casaram em 1903, teoricamente minha tetravó teria em torno de 20 e poucos anos, fazendo as contas - o ano de casamento cheguei por volta de 1877 e 1882, já fiz buscas na freguesia da Barreira, concelho da Mêda porém sem sucesso.

Estes são os documentos, Registo Numero 3:
https://imagizer.imageshack.com/img924/4972/WrGFZx.jpg
https://imagizer.imageshack.com/img923/7731/2LZgSr.jpg

Poderiam me ajudar de todo coração?

Com os melhores cumprimentos,

Rafael.

Resposta

Link directo:

Poderiam me ajudar a encontrar o baptismo de minha tetravó?

#432376 | rlima1 | 30 mar 2021 05:17 | Em resposta a: #432375

Efetuei as buscas aqui:

https://digitarq.adgrd.arquivos.pt/details?id=1202234

Varri todos estes anos:

1876 varrido
1877 varrido
1878 varrido
1879 varrido
1880 varrido
1881 varrido
1882 varrido
1883 varrido
1884 varrido

Resposta

Link directo:

Poderiam me ajudar a encontrar o baptismo de minha tetravó?

#432385 | pjcardoso | 30 mar 2021 17:49 | Em resposta a: #432376

Caro senhor
Rafael,

Boa tarde.
Não encontrei o registo que pretende, que julgo ser o da sua antepassada, Carmina Augusta, filha de Joaquim Rebelo de Carvalho e de Henriqueta de Jesus.
Mas veja este ponto de partida, que encontrei, julgo ser irmão dela, "Augusto dos Sanctos" filho de Joaquim Rebelo e de Henriqueta de Jesus, neto paterno de Joaquim Paulino e D. Francisca Rebêlo, e materno de José Maria Pereira e Anna do Espírito Sancto.
( Registo n.º 13 do Ano de 1885.)
https://digitarq.adgrd.arquivos.pt/viewer?id=1202235
Imagens:
PT-ADGRD-PRQ-PMDA04-001-00011_m0014.TIF
PT-ADGRD-PRQ-PMDA04-001-00011_m0015.TIF

Espero ter ajudado alguma coisa.
Cumprimentos.
Paulo J. Vieira Cardoso

Resposta

Link directo:

Poderiam me ajudar a encontrar o baptismo de minha tetravó?

#432387 | rlima1 | 30 mar 2021 19:23 | Em resposta a: #432385

Boa tarde meu amigo Paulo J. Vieira Cardoso,

Primeiramente gostaria de agradecer por sua atenção, mais ainda ao esforço de sua ajuda.

É bem possível que seja mesmo o irmão dela, mas não tenho certeza aos registos que possuo nada refere ele.

Gostaria muito de tentar entender oque houve, segue alguns documentos abaixo o qual possuo, caso possa então dar uma breve olhada com minhas considerações:

Este é o registo de baptismo do meu Bisavô Julio, filho de Carmina Augusta e Adelino D'Andrade:
https://imagizer.imageshack.com/img922/3614/Wj2q18.jpg

Este é o registo da Hospedaria de Santos, após o desembarque, aqui diz que a idade dela na época era de 27 anos, já não bate com o registo de casamento, numero de ordem de 3 a 6:
https://imagizer.imageshack.com/img923/8090/09yjeQ.png

Este é o registo da polícia do porto, com mesma idade do registo acima, ordem numérica de 428 a 431:
https://imagizer.imageshack.com/img923/5589/wtchlE.png

Este é o registo do vapor, onde tambem a idade é a mesma do registo acima, n ordem de 115 a 117:
https://imagizer.imageshack.com/img923/3684/3Org06.png

Continuação do registo acima, aqui já é interessante pelo fato do nome dos pais ja serem outros:
https://imagizer.imageshack.com/img924/9414/J7Mn8u.png

Continuação do registo acima, e também temos mais uma divergência com a datas de nascimento:
https://imagizer.imageshack.com/img922/9503/vZIBB4.png

Este é o registo do pedido de passaporte, efetuado pelo meu Tetravô, numero 696:
https://imagizer.imageshack.com/img924/8716/f1p3Jo.jpg

Espero que tenha as informações suficientes pra conseguirmos encontrar o registo dela.

Com os melhores cumprimentos,

Rafael Lima.

Resposta

Link directo:

Poderiam me ajudar a encontrar o baptismo de minha tetravó?

#432415 | rlima1 | 31 mar 2021 19:08 | Em resposta a: #432375

Renovo o pedido de vossa ajuda.

Resposta

Link directo:

Poderiam me ajudar a encontrar o baptismo de minha tetravó?

#432417 | Paes Leme Coelho | 31 mar 2021 20:03 | Em resposta a: #432387

vou lhe responder pois acho que isso vá ajudar existem erros então a indiferença de idade em documentos não é rara , o batismo de minha bisavó não bate com o casamento ...tu bem sabes que mulheres as vezes escondem a idade!
Diferença nos nomes ocorre vou lhe dar um exemplo meu tetra avo se chama Joaquim Jose , teve vários filhos em todos quase todos documentos civis dele esta como Jose Joaquim ,mas esse e apenas a inversão dos nomes próprios já vi pior , por exemplo no batismo de um filho do tente Antônio Souza nunes, já vi um que o dava como Miguel ..como ve e um nome bem diferente não!

Então acontece

Resposta

Link directo:

Poderiam me ajudar a encontrar o baptismo de minha tetravó?

#432418 | Paes Leme Coelho | 31 mar 2021 20:05 | Em resposta a: #432417

Boa Tarde
acredito que você deva ao me ver ,na minha humilde opinião seguir o conselho de
Paulo J. Vieira Cardoso!
pois em genealogia nem sempre tudo sai perfeito!

Resposta

Link directo:

Poderiam me ajudar a encontrar o baptismo de minha tetravó?

#432419 | rlima1 | 31 mar 2021 20:11 | Em resposta a: #432375

Meus caros confrades,

Obrigado pelas respostas, porém continuo necessitando da ajuda visto que cheguei em um ponto que mesmo com a informação de nosso confrade Paulo, não consigo seguir.

Tenho ciência das divergências, apenas às indiquei como forma de deixar mais claro as informações que tenho ao meu poder.

Com os melhores cumprimentos,

Rafael Lima.

Resposta

Link directo:

Poderiam me ajudar a encontrar o baptismo de minha tetravó?

#432421 | rlima1 | 31 mar 2021 20:47 | Em resposta a: #432375

Algum dos confrades poderia me dizer com base no primeiro documento do tópico que é do registo de casamento, quantos anos Carmina Augusta declarou ter? Eu não consegui entender de facto, vinte e .... annoz.

Com os melhores cumprimentos,

Rafael Lima.

Resposta

Link directo:

Poderiam me ajudar a encontrar o baptismo de minha tetravó?

#432428 | miguel monteiro | 01 abr 2021 00:41 | Em resposta a: #432421

Vinte e um anos.

Resposta

Link directo:

Poderiam me ajudar a encontrar o baptismo de minha tetravó?

#432430 | Purex47 | 01 abr 2021 13:11 | Em resposta a: #432375

Também procurei nos Baptismos da Barreira entre 1874 e 1886 só para ter a certeza que não havia aqui alguma diferença nas idades anunciadas e estranhamente não encontro. De salientar que é mencionado no seu casamento que aos 3 anos de idade foi morar para o lugar das Amoreiras, Sobral da Serra. Mas nem aí se encontra um potencial baptismo tardio, ainda que o casamento mencione concretamente que o baptismo ocorre na Barreira.

Lamento, não sei mais como o ajudar. Talvez encontrar o baptismo da Filha Mabília no Sobral da Serra, mas infelizmente não está digitalizado parece-me.

Resposta

Link directo:

Poderiam me ajudar a encontrar o baptismo de minha tetravó?

#432431 | rlima1 | 01 abr 2021 13:24 | Em resposta a: #432430

Bom dia meu caro confrade,

A titulo de antecipação às informações, eu solicitei ao Arquivo Distrital da Guarda uma busca do assento de baptismo da filha Mabília e encontraram, na sequência solicitei a reprodução que aguarda por finalização.

Curiosamente buscando nos arquivos da Guarda, encontrei outro arquivo bastante interessante da falecida esposa de Adelino D'Andrade (marido de Carmina Augusta, meu tetrávô) no qual ele foi o inventariante, antecipadamente também fiz a solicitação de reprodução do documento para verificar seu conteúdo. Agora no aguardo ansiosamente pelas reproduções serem finalizadas para que ajudem neste quebra cabeça.

Com os melhores cumprimentos,

Rafael Lima.

Resposta

Link directo:

Poderiam me ajudar a encontrar o baptismo de minha tetravó?

#432442 | ADB | 01 abr 2021 21:10 | Em resposta a: #432431

Caro Rafael

Nestes casos pode acontecer o seguinte:

1 - a idade estar errada. Esta hipótese parece estar fora de questão porque a pesquisa já foi feita em vários anos;

2 - a freguesia estar errada. Não seria a 1ª vez que isso acontecia. Se for o caso, vai ser um problema descobrir em que freguesia ela realmente foi batizada.

3 - o pároco ter-se esquecido de lançar o assento de batismo no livro, o que talvez seja o mais provável. Nesse caso, normalmente era feita uma justificação de batismo quando a pessoa necessitava do seu assento e ele não era localizado. No caso, e se não necessitou antes, foi para casar. Na maior parte dos casos, os párocos faziam um "novo" (que era o 1º, já que ele não existia) assento no ano em que era feita a justificação. Assim, deve solicitar ao Arquivo Distrital da Guarda uma pesquisa no ano do casamento (1903). Pode também perguntar se eles possuem o processo de justificação.

Cumprimentos e uma Santa e Feliz Páscoa.

Filipe

Resposta

Link directo:

Poderiam me ajudar a encontrar o baptismo de minha tetravó?

#432443 | rlima1 | 01 abr 2021 21:43 | Em resposta a: #432442

Boa tarde meu caro confrade Filipe,

Desde já agradeço tembém por sua atenção. Acabou que por sua resposta me gerando algumas dúvidas, poderia então tentar sana-las?

1- A pesquisa que devo solicitar ao ADGRD no ano do casamento seria com a localização da freguesia da Barreira, concelho da Medâ? ou no local onde eles se casaram?

2- Assim também para solicitar a verificação de se existir um processo de justificação, qual seria localidade?

Com os melhores cumprimentos,

Rafael Lima.

Resposta

Link directo:

Poderiam me ajudar a encontrar o baptismo de minha tetravó?

#432444 | ADB | 01 abr 2021 22:28 | Em resposta a: #432443

Caro Rafael

A resposta às 2 questões é Barreira. O processo era feito lá, sendo testemunhas (que podiam incluir os próprios padrinhos, se ainda fossem vivos) a declarar quando e onde ela tinha sido batizada. E era na própria freguesia que era lançado o novo assento.

Deve indicar ao Arquivo todos os dados de que dispõe, dizendo onde ela foi batizada, onde e quando casou, e o fato de não localizar o batismo. Fale na hipótese dele não ter sido lançado no livro e daí procurar a possível justificação do batismo e a localização do mesmo provavelmente no ano do casamento.

Cumprimentos,

Filipe

Resposta

Link directo:

Poderiam me ajudar a encontrar o baptismo de minha tetravó?

#432445 | rlima1 | 01 abr 2021 22:31 | Em resposta a: #432444

Muito obrigado meu caro Filipe,

Procederei então da maneira como me orientaste.

Retorno com as informações coletadas em breve.

Com os melhores cumprimentos,

Rafael Lima.

Resposta

Link directo:

Poderiam me ajudar a encontrar o baptismo de minha tetravó?

#432550 | rlima1 | 06 abr 2021 14:56 | Em resposta a: #432375

Bom dia meus caros confrades,

Com a contribuição de cada um aqui, conseguimos chegar ao registo de baptismo de minha tetrávó. Especialmente com a informação do nosso confrade Filipe, eu abri um pedido de busca para o ADGRD que me retornou o seguinte:

***************************************
MENSAGEM RECEBIDA

Exmo Senhor
Dando resposta ao seu pedido e não existindo processos de justificação, com base na informação prestada, procedemos a pesquisas nos livros de registos de batismos de Barreira, Mêda, tendo sido localizado o registo de batismo pretendido.

Trata-se do registo batismo nº21do ano de 1901, que consta a folhas 43vº e 44, do livro respetivo e onde se refere que a registada, de nome Carmina Augusta, nasceu a 4 de outubro de 1884.
Deverá, querendo, submeter pedido de emissão de certidão.

Com os meus cumprimentos...
***************************************

Foi efetuado o registo dela 17 anos após o nascimento e que na verdade ela tinha 19 anos ao casar e não 21 como foi declarado no registo de casamento.

Portanto fico muito feliz de encontrar mais essa peça que é de extrema importância no conjunto da obra Genealógica da minha familia.

Muito obrigado de coração a todos que aqui participam.

Com os melhores cumprimentos,

Rafael Lima.

Resposta

Link directo:

Poderiam me ajudar a encontrar o baptismo de minha tetravó?

#432560 | ADB | 06 abr 2021 20:39 | Em resposta a: #432550

Caro Rafael

É com muita satisfação que vejo a sua resposta e do ADGRD, anunciando a localização do assento de batismo da sua tetravó.

Não deixa de ser um pouco surpreendente o fato da justificação ter sido feita 2 anos antes do casamento. Talvez ela tenha necessitado do batismo antes de casar, para qualquer outra situação. No caso, também temos de dar os parabéns ao Arquivo que alargou a pesquisa. Em condições normais pesquisariam em 1903 e ficar-se-iam por aí … É um aviso também para mim, para me lembrar que a justificação pode ter sido feita antes daquilo que pensamos.

Da minha parte, apenas posso dizer que foi um prazer poder ter contribuído para ajudar à localização do assento.

Cumprimentos e continuação de boas pesquisas.

Filipe

Resposta

Link directo:

Poderiam me ajudar a encontrar o baptismo de minha tetravó?

#436018 | samuelopps | 01 set 2021 21:59 | Em resposta a: #432375

rlima1, boa tarde.
Sou bisneto de um dos filhos da sua tetra avó, chamado Antonio.

Estou buscando informações e documentos referentes a família.
Poderia me responder aqui ou enviar um e-mail para conversarmos?
samuelopps@gmail.com

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 19 abr 2024, 22:41

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen