Que ligação tem esta D. Catarina Taveira aos Palhares?

Este tópico está classificado nas salas: Bibliografia | Famílias | Património | Pessoas | Regiões

Que ligação tem esta D. Catarina Taveira aos Palhares?

#432413 | MP | 31 mar 2021 18:02

Caros colegas,

D. Catarina Taveira de Palhares (https://geneall.net/pt/nome/221882/catarina-taveira/) nasceu em 01 novembro 1676 em Sabadim, Arcos de Valdevez, e casou-se com Vasco de Azevedo Coutinho, filho natural de Fernando da Silva de Azevedo Coutinho e Maria da Cunha e Silva, por alcunha a Branca, no dia 27 de agosto 1703, igualmente em Sabadim. Foi, juntamente com o marido, Senhora do vínculo instituído pelo seu pai na Casa e Quinta de Lourido, localizada no lugar de Cestães, na mesma freguesia. Ambos sempre se trataram pela lei da nobreza.

Era filha legítima de Manuel Taveira de Palhares (https://geneall.net/pt/nome/221879/manuel-taveira-de-araujo/) e de Domingas de Araújo.

A minha questão é: de onde vem esta ligação aos Palhares? Repare-se que este apelido é-lhe quase sempre atribuído, tanto a ela como a seu pai, nos registos paroquiais e na inquirição de Genere do neto Francisco Manuel de Azevedo… No entanto, em restante bibliografia, nomeadamente no Felgueiras Gaio, não existe qualquer menção, pelo menos aparente, aos Palhares...

Grato,
Mário Pimentel.

Resposta

Link directo:

Que ligação tem esta D. Catarina Taveira aos Palhares?

#432414 | MP | 31 mar 2021 18:09 | Em resposta a: #432413

Errata: a data de 01 de novembro de 1676 é a data de batismo. No respetivo assento, não é indicado o dia do nascimento.

Resposta

Link directo:

Que ligação tem esta D. Catarina Taveira aos Palhares?

#433656 | MP | 09 mai 2021 22:29 | Em resposta a: #432413

Boa noite,

Para espicaçar um pouco (!) e talvez levantar alguma discussão, gostaria de destacar que também os irmãos de D. Catarina Taveira aparecem com o apelido Palhares nos paroquiais. Se não, repare-se:

- Matias Taveira de Araújo surge como Matias Taveira de Palhares no batismo da sobrinha Maria Jacinta (de quem foi padrinho);
- DomingOs de Araújo surge como DomingAs de Sousa de Palhares no mesmo batismo (de quem foi madrinha).

Com isto, não restam dúvidas de que Palhares seria, efetivamente, um dos apelidos usados por esta família. Por isso, não entendo a omissão e respetiva "substituição" por Araújo, por exemplo, no FG.

Atentamente,
Mário Pimentel.

Resposta

Link directo:

Que ligação tem esta D. Catarina Taveira aos Palhares?

#433657 | MP | 09 mai 2021 22:47 | Em resposta a: #433656

Lamento lapso na mensagem anterior: para ser mais preciso, Matias Taveira de Palhares não foi padrinho da sobrinha, mas era quem detinha procuração do padrinho, que foi o Cap. Vasco Luís de Azevedo e Sá Coutinho (https://geneall.net/pt/nome/350105/vasco-luis-de-azevedo-coutinho/), primo do pai da batizada.

Resposta

Link directo:

Que ligação tem esta D. Catarina Taveira aos Palhares?

#433666 | natercia7 | 10 mai 2021 12:46 | Em resposta a: #433657

Exmo confrade,

Pode dizer-me se os PALHARES que invoca sao os mesmos que os de TRUTE, Monção ?
E que eu tenho ancestrais casados com gente PUGA, que sao originarios dali. Cpts Natércia

Resposta

Link directo:

Que ligação tem esta D. Catarina Taveira aos Palhares?

#433671 | MP | 10 mai 2021 14:51 | Em resposta a: #433666

Cara natercia7,

Desconheço a ligação entre ambas as famílias. Apenas sei que houve Palhares, oriundos dos Palhares de Trute, que habitaram igualmente a freguesia de Sabadim nessa mesma época. Admito, por isso, que possa haver alguma relação familiar, mas estou mais inclinado para a ideia de que estes Palhares sejam uma família totalmente distinta da outra... Se algum confrade conseguir esclarecer-nos, seria ótimo.

Mário Pimentel.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 25 abr 2024, 23:10

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen