Genealogia do Sobrenome Urgeiro

Este tópico está classificado nas salas: Genética

Genealogia do Sobrenome Urgeiro

#432496 | Mauro Rúben | 03 abr 2021 16:53

Olá espero que tudo esteja bem, gostaria de debater a origem e genealogia deste sobrenome, na forma Masculina diz-se Urgeiro, na forma feminina Urgeira, existe duas terras em Portugal com este nome uma que se chama Urgeiro e outra Urgeira, e nomes de sítios antigos etc, como tenho este sobrenome gostaria de saber onde é que apareceu a primeira vez, embora eu saiba que posso obter uma resposta quase impossível porque se calhar implicaria uma grande pesquisa histórica ao respeito, como a genealogia faz parte do estudo de arquivos históricos ao longo dos séculos, pensei que fosse uma boa pergunta, até hoje nunca conheci ninguém com este sobrenome.

Obrigado e Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

Genealogia do Sobrenome Urgeiro

#432498 | Mauro Rúben | 03 abr 2021 17:11 | Em resposta a: #432496

Como sou um estudioso de História antiga e que também de momento estou interessado em pesquisar a Genealogia dos sobrenomes, certo dia há uns anos tentei pesquisar sobrenomes Portugueses em alguns livros antiquíssimos de latim, e alguns nomes que estão em monumentos, pesquisei o sobrenome popular Silva soube que existiu alguns generais do Império Romano com o sobrenome Silva, pesquisei sobre esse meu sobrenome incomum Urgeiro, descobri que esse nome também deriva do latim e que os Romanos davam esse nome a uma Rocha calcária, mas como sou curioso vim aqui ao fórum perguntar para saber outras informações.

Resposta

Link directo:

Genealogia do Sobrenome Urgeiro

#432500 | miguel monteiro | 03 abr 2021 18:46 | Em resposta a: #432498

Há alguns 10 topónimos URGUEIRA em Portugal e na Galiza.
A palavra, vem do latim ulicaria, "a planta do alecrim".

Ver Dicionário Onomástico Etimológico da Língua Portuguesa, de José Pedro Machado.

Resposta

Link directo:

Genealogia do Sobrenome Urgeiro

#432506 | Mauro Rúben | 03 abr 2021 21:09 | Em resposta a: #432500

Muito Obrigado Agradeço por essa nova informação.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 28 mar 2024, 19:50

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen