Procurando Assento do Pai do Barão de Amambahy, o português Vicente Coelho

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Brasil

Procurando Assento do Pai do Barão de Amambahy, o português Vicente Coelho

#432513 | Paes Leme Coelho | 03 abr 2021 22:05

Caros Confrades
aqui estou pedindo uma ajuda busco encontrar o assento de Batismo de Vicente coelho Pai do Barão de Amambahy
ele veio com as forças de D João VI para o Brasil ,nunca vi o assento de seu casamento !
Sei que o sei Pai se Chama Antônio Coelho e a sua Mãe Antonia Bernard Oliveira
creio eu ele ter nascido entre 1770 a 1790 se casou em 1817 no brasil

Nunca vi seu testamento diz ser de Lamego ...
dize que ele era de chorente, bom acredito estar errado , Pois não existe chorente em Portugal. procurei em chorendo /Barcellos e nada , segundo alguns nasceu em Tendais(cifães) !

Resposta

Link directo:

Procurando Assento do Pai do Barão de Amambahy, o português Vicente Coelho

#432515 | Jorge Resende | 03 abr 2021 22:35 | Em resposta a: #432513

https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:XNGK-FJS


Será este????

Resposta

Link directo:

Procurando Assento do Pai do Barão de Amambahy ,o Português Vicente Coelho que veio ao Brasil com D

#432519 | mila1000 | 04 abr 2021 11:31 | Em resposta a: #432513

No Almanak de mato grosso de 1904 menciona que Vicente Coelho era originário do Porto. Veio como cabo do 10º regimento de D.João.

Antonio Maria Coelho
primeiro governador do estado,1889
Os títulos honoríficos cedidos à Antonio Maria Coelho pelo Império, podem revelar algumas características, como sua filiação ideológica e sua origem nobiliária por ascendência de pai português, o Coronel reformado do Exército Vicente Coelho. Sobre isso torna-se pertinente fazermos alguns apontamentos, pois esses títulos estiveram presentes em grande parte do alto escalão do exército e da elite mato-grossense, na segunda metade do século XIX

Nesse sentido, Antonio Maria Coelho foi agraciado com os seguintes títulos de: Cavaleiros da Ordem de São Bento de Aviz, em 18621 , devido aos serviços prestados no Forte de Coimbra. Em julho de 1868, tornou-se um Oficial da Ordem da Rosa, título criado em 1829, por Dom Pedro I, como lembrança de seu casamento com Dona Amélia de Leuchtenberg2 , a insígnia dessa ordem foi desenhada por Jean Baptiste Debret. Antonio Maria Coelho recebeu o título em virtude das suas ações na “Retomada de Corumbá”, em 1867 e também pela sua fidelidade ao Imperador. O principal título que recebeu foi o de Barão de Amanbahy, nos últimos anos da Monarquia, agosto de 1888, uma tentativa de assegurar a fidelidade e manter o poder central. Tornou-se então o Barão de Amambahy3 . E ano seguinte foi promovido à Grão-Cruz da
Ordem de Aviz, último estágio da ordem.

Antonio Maria Coelho, nasceu 8 de janeiro de 1827, em Cuiabá, e faleceu em 20 de agosto de 1894 .. Coelho era filho de Tenente Coronel Reformado Vicente Coelho, que era originário de Lamengo, região norte de Portugal e sua mãe Maria Agostinha Carolina de Almeida, era filha de uma família tradicional de Mato Grosso. Vicente Coelho veio para o Brasil ocupando o posto de Alferes de Batalhão de Caçadores, com D. João VI, fugindo das lutas napoleônicas, e logo foi enviado para Mato Grosso, onde constitui família. (MESQUITA, 1992:242) Casou-se duas vezes, sendo a primeira com Ana de Pinho Coelho, com a qual teve dois filhos: Emilio e Adelino. Ela residia na região de Albuquerque, era filha do Major de Infantaria José Rufo de Pinho e faleceu em setembro de 1867, em virtude da varíola que assolava a região. Já o seu segundo casamento, foi com Cristina Jorge Coelho, com quem ele teve três filhos: Poty Coelho, Elisa Coelho e Maria de Lourdes Coelho.
Em 28 de abril de 1886, casou-se com Christina Jorge Coelho, com a qual teve dois filhos: Vicente Coelho, que nasceu em 23 de junho de 1884 e Cezar Coelho, que nasceu em 9 de outubro de 1885
http://www.snh2013.anpuh.org/resources/anais/27/1370968850_ARQUIVO_APRESENCADEANTONIOMARIACOELHO_BARAODEAMAMBAHY_EMMATOGROSSO.pdf


P86P II A GENEALOGIA Filho de Vicente Coelho e Maria Agostinha Carolina de Almeida — como já ficou dito — Antonio Maria teve por avós, pela linha paterna, Antonio Coelho e Antonia Bernarda de Oliveira e, pela materna, José de Arruda Borralho e Maria Magdalena de Almeida, aquele filho de Paschoal Delgado Lobo e Maria de Almeida Lara, da ilustre linhagem dos Laras e Arrudas, descrita por Silva Leme na sua Genealogia Paulistana. Caracterìstica bem remarcada nesta famÃ-lia é o seu pendor pelas armas, send


P86P II A GENEALOGIA Filho de Vicente Coelho e Maria Agostinha Carolina de Almeida — como já ficou dito — Antonio Maria teve por avós, pela linha paterna, Antonio Coelho e Antonia Bernarda de Oliveira e, pela materna, José de Arruda Borralho e Maria Magdalena de Almeida, aquele filho de Paschoal Delgado Lobo e Maria de Almeida Lara, da ilustre linhagem dos Laras e Arrudas, descrita por Silva Leme na sua Genealogia Paulistana. Caracterìstica bem remarcada nesta famÃ-lia é o seu pendor pelas armas, sendo que dos onze filhos de Vicente Coelho quatro moças já casadas ao tempo de seu testamento (25 de fev. de 1865 - in. Livro 30 da Provedoria, fs. 33), tiveram por esposo oficiais do Exército, seguindo também a carreira paterna Antonio Maria Coelho. P87P Foram estes os filhos de Vicente Coelho: 1 - Maria Christina, casada com Francisco de Assis Machado Bueno, Capitão de Cavalaria; _________________________ 86) F. Agostinho — Traços biográficos do General de divisão — Antonio Maria Coelho, Cuiabá, 1899. 87) Também entre os descendentes do Barão esse traço tìpico, perdurou, frisandose a preferência, pela Marinha, pois, como se verá mais adiante, várias de suas netas desposaram oficiais da Marinha e essa mesma foi a carreira preferida pelo seu último filho - Saladino. GENEALOGIA MATOGROSSENSE 245 2 - Maria Magdalena - casada com João Pinheiro Guedes, Major de Cavalaria, são pais de Antonio Pinheiro Guedes, doutor em Medicina e cirurgião do corpo de saúde do Exército, mencionado por S. Blake em seu Dicionário Bibliográfico Brasileiro, (I, 289) e do Almirante Henrique Pinheiro Guédes, figura de destaque da Marinha de Guerra Nacional, um dos heróis da Passagem de Humaitá. P88P 3 - Antonio Maria Coelho, que dá o nome a este tÃ-tulo, e de quem mais adiante nos ocuparemos desenvolvidamente. 4 - Maria da Conceição, esposa do Cap. de Caçadores Manoel Alves Pereira da Motta. 5 - Manoel Coelho de Almeida, Alferes da Guarda Nacional em 1865. 6 - Anna Coelho de Oliveira, casada com o Capitão de Cavalaria Joaquim Soares de Figueiredo. 7 - Rosa Bicudo Coelho P89P 8 - Constança Ephigenia Coelho 9 - Francisco de Paula Coelho 10 - João Coelho de Almeida 11 - Pedro Gonçalves Coelho Duas vezes se casou Antonio Maria Coelho a primeira com Anna Christina Jorge Coelho. P90P Do primeiro enlace houve dois filhos: _______________________________ 88) E. de Mendonça - Datas, I, 279. 89) A ordem observada é a que consta do supradito testamento de Vicente Coelho, sendo que desconheço si as demais, nesse tempo solteiras, vieram a casar depois. 90) Ao concluirmos este trabalho lêmos haver falecido no Rio de Janeiro. em sua residência à rua Hadock Lobo nº 417, a Baroneza de Amambahy, a última das titulares matogrossenses. JOSÉ DE MESQUITA 246 Emilio Cap. I Adelino Cap. II e do segundo, cinco: Vicente Cap. III Cezar Cap. IV Maria Cap. V Alice Cap. VI Saladino Cap. VII CAPÍTULO I


https://www.familysearch.org/service/records/storage/das-mem/patron/v2/TH-904-62799-876-87/dist.txt?ctx=ArtCtxPublic



Maria Agostinha Carolina de Almeida faleceu 11/7/1863

Resposta

Link directo:

Procurando Assento do Pai do Barão de Amambahy ,o Português Vicente Coelho que veio ao Brasil com D

#432522 | Paes Leme Coelho | 04 abr 2021 17:23 | Em resposta a: #432519

Prezada Mila
Sim eu sei ...sobre falarem que ele e do porto ,mas no seu testamento de ser de Lamego
Sou Trineto dele e Busco o Assento de Vicente para ir Além de seu Pai Antonio Coelho!

E sobre os avos de Antônio Maria também sei estava querendo ir ao menos ate os Bisavos dele por parte de Vicente ou seja os avos de Vicente!

Resposta

Link directo:

Procurando Assento do Pai do Barão de Amambahy ,o Português Vicente Coelho que veio ao Brasil com D

#432534 | mila1000 | 05 abr 2021 15:28 | Em resposta a: #432513

Creio que deva ter o casamento de Vicente em 1817. Na dispensa matrimonial que a Curia costuma ter, não há nada anotado no livro ? Vicente deve ter dito onde fora seu batismo.


Chorenge não há no Viseu, mas, freguesia de Chosendo, Concelho Sernancelhe.



Já escreveu ao Tombo perguntando se existe arquivo do batalhão dos caçadores vindos com D. João ? Para fazer parte do batalhão deve existir ficha com nome, filiação de cada integrante.

Resposta

Link directo:

Procurando Assento do Pai do Barão de Amambahy ,o Português Vicente Coelho que veio ao Brasil com D

#432536 | Paes Leme Coelho | 05 abr 2021 18:45 | Em resposta a: #432534

Boa Tarde Sra Milla
ele se casou no Mato grosso mas que eu saiba nao tem os registros paroquias digitalizados desse estado!
me lembrode ter visto em algum lugar escrito chorente ,mas, procurei em chorendo /Barcellos ,pois chorente nao existe creio eu ,sera que ele nao se confundiu e é do Porto pois tem muitos Coelhos La

Tem um site dessa pessoa Petroucic que diz ele ser de tendais cifaes, mas ali esta errado ,pois dão ele como nascido em 1750 coisa que não esta certo, pois creio eu que ele nasceu entre 1775 a 1785 ,ja que ele era militar já em 1808 !

sosbre se excrevi para Tombo não até acho uma Boa ideia ,que você me deu agora!

de qualquer Forma eu ouvi dizer que não existe uma lista completa de quem veio com D João VI ,sei que teve outro antepassado meu também militar que, veio com a corte era O Futuro Marechal Antonio Manuel SIlveira Sampaio ...mas esse sei Bastante coisas ...mas não vem ao caso aqui nesse topico!

Resposta

Link directo:

Procurando Assento do Pai do Barão de Amambahy ,o Português Vicente Coelho que veio ao Brasil com D

#432569 | JC | 07 abr 2021 17:44 | Em resposta a: #432513

Caros confrades,

No Concelho de Sernancelhe há a paróquia de Chosendo que poderá facilmente ter sido escrito ou lido Chorente.
Apesar de ser Distrito de Viseu é relativamente perto de Lamego (50 km)e poderá ter pertencido a este Bispado. Lamego pertence a esse mesmo Distrito de Viseu pelo que deixo esta sugestão para procurar neste local.

Cumprimentos,

José de Castro Canelas

Resposta

Link directo:

Procurando Assento do Pai do Barão de Amambahy ,o Português Vicente Coelho que veio ao Brasil com D

#432570 | JC | 07 abr 2021 17:47 | Em resposta a: #432569

Em aditamento à mensagem anterior informo que Chosendo é Bispado de Lamego pelo que poderá ser essa a razão pela qual no assento refere que é de Lamego.

JC

Resposta

Link directo:

Procurando Assento do Pai do Barão de Amambahy ,o Português Vicente Coelho que veio ao Brasil com D

#432571 | Paes Leme Coelho | 07 abr 2021 18:49 | Em resposta a: #432570

Obrigado caro Jc
Vou procurar la!

Resposta

Link directo:

Procurando Assento do Pai do Barão de Amambahy, o português Vicente Coelho

#432593 | Paes Leme Coelho | 08 abr 2021 16:23 | Em resposta a: #432570

Prezado José de Castro Canelas

os registros que tem são batismos de 1808 para frente ,e matrimonio desde 1776
procurei os batismos para ver se tinha algum neto , procurei nos obitos e casamentos ,nehum coelho, encontrei alguns oliveiras ,mas nao sei se são parentes de Antoni a Olivera

como pode ver embaixo ,os documentos antigos só podem ser vistos lá na Câmara eclesiástica de Lamego!


m poder da Câmara Eclesiástica de Lamego: baptismos (1644-1807), casamentos (1664-1773), óbitos (1644-1751)


E acho que vc esta certo se o historiador escreveu chorendo ,pode ser chosendo,ainda mas por ter ser da região de Viseu!
como disse ,estranho não ter nenhum Coelho ,talvez nesses documentos da Câmara tenham algo!
Enfim vamos ver quem sabe ainda posso achar se por acaso ver os documentos mais antigos ou seja ,Batismo antes de 1800 e casamento dos pais que deve ter sido antes de 1776 se foi mesmo la nesta Freguesia !

Resposta

Link directo:

Procurando Assento do Pai do Barão de Amambahy, o português Vicente Coelho

#432976 | Paes Leme Coelho | 20 abr 2021 02:51 | Em resposta a: #432570

Caro José de Castro Canelas

Você matou a charada , a freguesia creio ser essa infelizmente, na internet só tem disponível, Matrimônios após 1776 e Batismos após 1808 !
Parece que os assentos mais antigos estão na câmara eclesiástica de Lamego !

Resposta

Link directo:

Procurando Assento do Pai do Barão de Amambahy, o português Vicente Coelho

#432981 | ariafdio | 20 abr 2021 16:12 | Em resposta a: #432513

https://pt.wikipedia.org/wiki/Chorente

Resposta

Link directo:

Procurando Assento do Pai do Barão de Amambahy, o português Vicente Coelho

#432986 | Paes Leme Coelho | 20 abr 2021 17:24 | Em resposta a: #432981

Boa Tarde
Anos atrá li que ele era de chorente,
Sobre essa freguesia de Barcelos procurei e não achei nada!
Mas obrigado de Qualquer forma

Resposta

Link directo:

Procurando Assento do Pai do Barão de Amambahy, o português Vicente Coelho

#435544 | Paes Leme Coelho | 06 ago 2021 13:28 | Em resposta a: #432569

Cari confrade Jc,achei o registro militar é ele mesmo ,mas como falei em outra mensagem, na internet só estão disponíveis os batismos posteriores a 1808 ! ele nasceu circa 1790 !
alquem tem disponibilidade de ,consultar o pois esta em poder da câmara eclesiástica de Lamego !
desde ja agradeço!

Antonio Manuel Paes Leme Coelho

Resposta

Link directo:

Procurando Assento do Pai do Barão de Amambahy, o português Vicente Coelho

#435545 | Paes Leme Coelho | 06 ago 2021 13:31 | Em resposta a: #432534

Prezada Mila Achei o registro Militar ,muito obrigado!
só falta algum confrade ,,querer me ajudar pois os documentos de chozendo na internet so estão disponíveis após 1808 e descobri como imaginava nasceu antes disto ,cerca 1790

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 20 abr 2024, 01:55

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen