Procuro pelo assento de nascimento do meu bisavô - Francisco Maria Martins de Trás-os-Montes

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Procuro pelo assento de nascimento do meu bisavô - Francisco Maria Martins de Trás-os-Montes

#432561 | carolinamello | 06 abr 2021 21:28

Boa tarde.

Estou em busca do assento de nascimento do meu bisavô. Ele nasceu entre 1888 e 1893 (provavelmente no mês de maio), chegou ao Brasil entre 1906 e 1912. Casou-se no Brasil com uma portuguesa da Figueira (Mogadouro) em 1914. Os dados, e variações, que temos dele em todos os documentos são:

Nome: Francisco Maria Martins
Pai: José Martins ou José Martins Vallerio (tendo as variações Jozé e Valerio)
Mãe: Maria Candida de Jezus (ou Maria de Jezus ou Maria Candida)
Natural de: Trás-os-Montes

Temos a informação de uma prima chamada Candida Juliana dos Santos (ou Candida Juliana dos Santos Pacheco, este provavelmente nome de casada) e que possivelmente vieram para o Brasil juntos acompanhados de duas filhas menores de Candida: Ermesinda e Alberta.

No Brasil ele casou com outra filha de Candida Juliana, a Maria das Dores Pacheco (no Brasil o nome dela se alterou para Maria de Deus) que veio antes com o pai, Albino dos Santos Pacheco. A mãe de Candida Juliana se chamava Isabel Maria e o pai era incógnito.

Se alguem puder me ajuda a identificar a freguesia e concelho onde ele nasceu, procuro o assento nos livros paroquiais.
Agradeço.
Carolina

Resposta

Link directo:

Procuro pelo assento de nascimento do meu bisavô - Francisco Maria Martins de Trás-os-Montes

#432562 | ADB | 06 abr 2021 22:21 | Em resposta a: #432561

Boa noite Carolina

Tudo indica que a freguesia seja Vale de Porco, em Mogadouro. Há 2 passaportes em Bragança:

1 - Isabel Maria Martins, filha de José Martins Valério e Maria de Jesus do Nascimento;

2 - Luís António Valério, filho de José Martins Valério e Maria do Nascimento Rigó.

Assim sendo, faça a busca nessa freguesia.

Boa sorte.

Cumprimentos,

Filipe

Resposta

Link directo:

Procuro pelo assento de nascimento do meu bisavô - Francisco Maria Martins de Trás-os-Montes

#432581 | carolinamello | 08 abr 2021 01:18 | Em resposta a: #432562

Filipe,
Boa noite.

Agradeço sua ajuda. Vou pesquisar.

Carol

Resposta

Link directo:

Procuro pelo assento de nascimento do meu bisavô - Francisco Maria Martins de Trás-os-Montes

#432582 | carolinamello | 08 abr 2021 01:51 | Em resposta a: #432581

Filipe,

Verifiquei todos os registros entre os anos de 1888 e 1893 no Vale do Porco, inclusive encontrei o da Isabel Maria, mas, infelizmente não encontrei nada sobre meu bisavô.

Agradeço novamente,
Carol

Resposta

Link directo:

Procuro pelo assento de nascimento do meu bisavô - Francisco Maria Martins de Trás-os-Montes

#432589 | mila1000 | 08 abr 2021 13:20 | Em resposta a: #432561

Quando não se encontra , o ideal é retroagir

Francisco de Paula nasceu em 1887 - Freguesia vale de Porcos
348.tif

Resposta

Link directo:

Procuro pelo assento de nascimento do meu bisavô - Francisco Maria Martins de Trás-os-Montes

#432598 | carolinamello | 08 abr 2021 18:33 | Em resposta a: #432589

Ele mesmo.

Muitíssimo obrigada! Você não tem ideia de como me ajudou.
Agradeço imensamente.

Carol

Resposta

Link directo:

Procuro pelo assento de nascimento do meu bisavô - Francisco Maria Martins de Trás-os-Montes

#432616 | ADB | 08 abr 2021 22:16 | Em resposta a: #432598

Boa noite Carolina

Dando os parabéns à confreira Mila, pergunto se esse é realmente o seu bisavô ou se será um irmão dele? É que, além de dizer que ele deve ter nascido em Maio (este nasce em Agosto), ele é Francisco de Paula e não Francisco Maria. Serão a mesma pessoa? Sabe se o seu bisavô mudou de nome quando chegou ao Brasil? Tem de ter cuidado para não correr o risco de ter uma certidão errada, não do seu bisavô mas sim de um irmão dele.

Já agora, porquê essa diferença de anos? Os documentos dele mencionam idades diferentes? Se foi em 1887 também poderá ser antes, já que não sabe o ano aproximado. Pelo sim pelo não, eu alargaria mais a pesquisa para ver se esse casal tem um filho Francisco Maria.

Cumprimentos,

Filipe

Resposta

Link directo:

Procuro pelo assento de nascimento do meu bisavô - Francisco Maria Martins de Trás-os-Montes

#432627 | mila1000 | 09 abr 2021 09:53 | Em resposta a: #432561

Carol,

O confrade Filipe tem razão, pois,José Martins pode ter tido outro filho com nome de Francisco Maria.

Pesquise após o casamento deles.

Casamento 3
26/07/1876
Imagem 97.tif
https://digitarq.adbgc.arquivos.pt/viewer?id=1212485


Obrigada Filipe.

Cumprimentos.

Mila

Resposta

Link directo:

Procuro pelo assento de nascimento do meu bisavô - Francisco Maria Martins de Trás-os-Montes

#432632 | mila1000 | 09 abr 2021 15:06 | Em resposta a: #432561

Carol,

Pesquise com mais tempo os batismos, pois, apenas dei uma olhada...

Filhos de José Martins
15/7/1877 Manuel Maria imagem 249.tif
5/2/1880 Maria Joaquina 278.tif
27/8/1882 Izabel Maria 305.tif
8/4/1885 Antonio Jose Maria 327.tif
3/9/1887 Francisco de Paula 348.tif



Saberia informar a data, a cidade do casamento,e, com quem Francisco casou ?

Mila

Resposta

Link directo:

Procuro pelo assento de nascimento do meu bisavô - Francisco Maria Martins de Trás-os-Montes

#432649 | ADB | 09 abr 2021 22:44 | Em resposta a: #432632

Boa noite Carolina

Informe tudo o que souber do Francisco, conforme solicitou a confreira Mila. Pode ser que ele Francisco de Paula seja o seu Francisco Maria. Se não chegarmos a uma conclusão, terá de pesquisar os outros filhos do casal. Como já foram localizados 5 após o casamento, e todos com pequenas diferenças de anos, o que para já elimina a hipótese do batismo do Francisco Maria não ter sido registado no livro, coisa que acontecia muitas vezes, se existir outro filho Francisco terá de ser mais novo e aí terá de ir até ao limite razoável de anos. Se o quiser fazer já pode fazê-lo mas, talvez fosse melhor primeiro informar tudo o que sabe sobre ele.

Apesar de não ser o local apropriado, queria perguntar à Mila se viu o meu pedido sobre os meus parentes Malheiro, falecidos no Brasil, e se eventualmente já fez algumas diligências para localizar alguma pista. Até hoje não recebi qualquer resposta ao meu pedido …

Cumprimentos,

Filipe

Resposta

Link directo:

Procuro pelo assento de nascimento do meu bisavô - Francisco Maria Martins de Trás-os-Montes

#432650 | carolinamello | 09 abr 2021 23:16 | Em resposta a: #432561

Boa noite!

Obrigada pelo retorno. Eu pesquisei os registros dos passaportes enviados pelo Filipe onde descobrimos que eles eram de Vale de Porcos e, alem desses 5 filhos, eles tiveram mais dois:

Luis Antonio - 20/09/1890
Isabel Maria de Jesus - 13/07/1892

Analisando os documentos que tenho aqui e a história deles, acredito sim que o Francisco de Paula seja o meu bisavô. Reparem:

Minha avó sempre me contou que o casamento deles foi arranjado, eles eram primos (as mães eram meia irmãs por parte de mãe), e tinham uns 10 anos de diferença.
Quando ele chegou ao Brasil (não sei exatamente a data) ele foi morar na cidade de São Paulo onde trabalhou como cocheiro. Na "Carta de Cocheiro" dele, tirada em 26/03/1912 ele informou ter 24 anos (o que nos leva a crer que a data de 24/08/1887 confere).
Em 1913 ele se casou com a prima, nascida Maria das Dores, mas, casada mudou para Maria de Deus, e informou ter 23 anos (consta na certidão de casamento), mas na realidade ele tinha 26.
Na certidão de óbito de 1964 consta a idade de 74 anos (ele assumiu a idade do casamento), acredito que ele tenha "mentido" a idade para não ser tão mais velho que a minha bisavó, e como a certidão de casamento ficou sendo o "documento oficial" dele no Brasil, nunca mais questionou-se essa informação.

Rende um roteiro de filme. :D Minha mãe conta que minha bisavó passou a vida apaixonada por um poeta com que não pôde casar :'(

Considerando esses outros filhos e as datas de nascimento (retiradas das certidões de nascimento) e a INACREDITÁVEL pesquisa feita pela Milla (já te agradeci hoje? :*) encontrando os outros filhos, não tenho maiores dúvidas de que ele seja meu bisavô.

O que vocês acham das minhas conclusões? São plausíveis?

Agradeço novamente.
Carol

Resposta

Link directo:

Procuro pelo assento de nascimento do meu bisavô - Francisco Maria Martins de Trás-os-Montes

#432653 | ADB | 10 abr 2021 00:15 | Em resposta a: #432650

Boa noite!

Pode ser que tenha razão. Fica a questão porque é que no casamento é declarada outra idade e porque é que ele mudou de nome. Como ele não saiu de cá fugido, não havia uma razão lógica para o fazer. As diferenças nas idades são normais, a do nome nem tanto.

Atendendo ao que disse inicialmente sobre o nome do pai, que poderia ser apenas José Martins, localizei no site do Arquivo de Bragança um passaporte dele, levando com ele o filho Francisco de Paula Martins.

https://digitarq.adbgc.arquivos.pt/viewer?id=1289828

Assim se verifica que uma das hipóteses que eu coloquei a mim mesmo, dele ter mudado de nome no crisma ou passado a usar o Maria em vez do Paula por iniciativa própria, caiu por terra. Ele, com 20 anos, ainda usava o nome de batismo logo, se o mudou foi no Brasil.

Não tendo localizado outro filho Francisco e atendendo a que essa carta de cocheiro remete o nascimento para 1887, então deverá ser mesmo ele. Assim sendo, siga em frente com o seu provável pedido de nacionalidade!

Cumprimentos e boa sorte!

Filipe

Resposta

Link directo:

Procuro pelo assento de nascimento do meu bisavô - Francisco Maria Martins de Trás-os-Montes

#432654 | ADB | 10 abr 2021 00:19 | Em resposta a: #432653

Vi agora que o link não foi direto à imagem, que é a 222.tif.

Resposta

Link directo:

Procuro pelo assento de nascimento do meu bisavô - Francisco Maria Martins de Trás-os-Montes

#432655 | carolinamello | 10 abr 2021 01:26 | Em resposta a: #432654

Filipe,
Agradeço o retorno. A imagem 222.tif não é a do passaporte dele. Mas, estou procurando nos outros arquivos.

Não sei ao certo porque ele mudaria de nome, e nem minha bisavó. O curioso é que na certidão de casamento deles o tabelião escreveu "Maria das Dores, digo, de Deus". Ou seja, sabiam o nome correto e mesmo assim alteraram...

Será que ele quis homenagear a mãe? Nunca saberemos.

Agora, em relação à idade, acabamos entendendo que deve ter havido um mau entendimento por parte do tabelião devido ao sotaque (23/26). Eles eram analfabetos.

Outra curiosidade é a que a data de nascimento da minha bisavó tambem foi alterada para maio (ela nasceu em setembro).

Carol

Resposta

Link directo:

Procuro pelo assento de nascimento do meu bisavô - Francisco Maria Martins de Trás-os-Montes

#432656 | ADB | 10 abr 2021 01:37 | Em resposta a: #432655

Carol

Desculpe, é 242.

filipe

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 16 set 2024, 19:51

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen