Ajuda Para Localizar Certidão Nascimento ou Casamento - Retificacao Judicial

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Famílias | Genética | Pessoas | Regiões

Ajuda Para Localizar Certidão Nascimento ou Casamento - Retificacao Judicial

#432625 | raulssilva | 09 abr 2021 03:45

Prezados amigos do fórum.

Preciso de uma ajuda para localizar o registro de nascimento e casamento da mãe de meu bisavô português.

Pois preciso fazer uma retificação judicial na ordem do sobrenome dela em um registro nascimento brasileiro esta trocada ,vale lembra que a retificação administrativa me foi negada, com isso a defensoria pública do meu estado me solicitou esses dois registros para proceder com uma ação .

Os dados que possuo são

Rita da Conceição Rodrigues faleceu aos 20 de janeiro de 1896 na freguesia de cidadelhe ,conselho de Mesao Frio , no estado de casada com Manoel Coutinho .

Filhos de Rita :

José Coutinho

Anna Rodrigues Coutinho

Francisco Coutinho

Henriqueta Rodrigues

De acordo com registro de batismo do filho José Coutinho , Rita nasceu na mesma freguesia que ele , conforme transcrição do batismo de José abaixo .



" JOSÉ – filho de Manoel Coutinho ► “Aos sete dias do mês de Novembro do ano de mil oitocentos e sessenta e nove nesta igreja parochia de S. Vicente de Cidadelhe, concelho de Messão frio, Diocese do Porto, batizei e solenemente um indivíduo do sexo masculino a quem dei o nome de José que nasceu nesta freguesia ás nove horas da noite de vinte e dois de Outubro do sobredito ano, filho legítimo o primeiro deste nome de Manoel Coutinho, carpinteiro e de Rita da Conceição Rodrigues, costureira, naturais desta freguesia, nela recebidos paroquianos e moradores no lugar da Lage, neto paterno de José Coutinho e Antônia Augusta e materno de Manoel Rodrigues e Francisca de Gouvêa. Foram padrinhos José Pereira e sua mulher Anna Joaquina, padeiros, os quais todos (…….) próprios. E para constar lavrei em duplicado este assento que depois de ser lido e conferido perante os padrinhos o assinei e não o assinaram estes por não saberem escrever. Erant supra.

Parocho João Augusto dos Santos Mello.”"



Agradeço quem me ajuda localizar casamento da rita , nascimento dela .

Muito obrigado .

Resposta

Link directo:

Ajuda Para Localizar Certidão Nascimento ou Casamento - Retificacao Judicial

#432642 | Jorge Resende | 09 abr 2021 20:22 | Em resposta a: #432625

Raul, sobre o assento de óbito deve pedir ao Arquivo de Vila Real que pesquise o ano que você indica como sendo o da morte de Rita, e quero acrescentar que nada encontrei nesta freguesia quer sobre o casamento de Manuel e Rita ou do batismo de Rita. Pergunto: sabe se José foi o primeiro filho ou o último do casal???

Resposta

Link directo:

Ajuda Para Localizar Certidão Nascimento ou Casamento - Retificacao Judicial

#432644 | Jorge Resende | 09 abr 2021 20:30 | Em resposta a: #432625

https://digitarq.advrl.arquivos.pt/details?id=1175357
1896 Tribunal de Peso da Régua, onde o casal devia viver, talvez se solicitar cópia deste Inventário se faça alguma luz!

Resposta

Link directo:

Ajuda Para Localizar Certidão Nascimento ou Casamento - Retificacao Judicial

#432646 | Jorge Resende | 09 abr 2021 21:03 | Em resposta a: #432625

https://digitarq.advrl.arquivos.pt/viewer?id=1061562


TIF 41 BATISMO DE OUTRO FILHO JOAQUIM E NESTE ASSENTO ESTÃO OS DADOS QUE LHE INTERESSAM RITA NASCEU EM PESO DA RÉGUA, FREGUESIA DE FONTELAS E CASOU NA FREGUESIA DO MESMO CONCELHO, QUE ALI SE INDICA.

Resposta

Link directo:

Ajuda Para Localizar Certidão Nascimento ou Casamento - Retificacao Judicial

#432647 | Jorge Resende | 09 abr 2021 22:14 | Em resposta a: #432625

https://digitarq.advrl.arquivos.pt/viewer?id=1072219 tif 106 batismo de RITA, último da página direita, filha de Manuel Rodrigues de Cidadelhe e de Francisca Joaquina Gouveia, nasceu em 1834.

Att no batismo do filho Joaquim diz que Rita era Rita da Anunciação e não Conceição...

Se necessitar de cópia certificada deve endereçar pedido ao Arquivo Distrital de Vila Real, ela nasceu na freguesia de Fontelas, Peso da Régua.

Resposta

Link directo:

Ajuda Para Localizar Certidão Nascimento ou Casamento - Retificacao Judicial

#432660 | raulssilva | 10 abr 2021 03:59 | Em resposta a: #432625

J.Resende , Boa noite
Antes de tudo , muito obrigado pela ajuda prestada .
.
Pelo que tenho conhecimento , o primeiro filho de Rita foi Henriqueta Rodrigues ,na data do falecimento de Rita , Henriqueta tinha 20 anos , e o mais velho JOSE coutinho com 27 anos .
Sobre o batismo.localizado eu também já havia encontrado ele , porém o sobrenome anunciação ,fez eu deixar de lado , tendo em vista que no processo de inventário o nome dela está correto , acredito que essa Rita que localizou e eu seja algum hormônio de pais .
Se inventário foi feito no nome correto o batismo também teria que está, ou estou enganado ?
Preciso do batismo/nascimento ou casamento da Rita, justamente para proceder uma.acao de retificação judicial no Brasil para corrigir a ordem do sobrenome de Rita, e se essa anunciação for realmente a mesma Rita que procuro, aí complicou mais ainda minha situação.
Abracos

Resposta

Link directo:

Ajuda Para Localizar Certidão Nascimento ou Casamento - Retificacao Judicial

#432661 | raulssilva | 10 abr 2021 04:34 | Em resposta a: #432625

Outro detalhe é que em seu falecimento , no inventário consta somente 4 filhos , esse Joaquim no caso não foi citado

Foi citado.somente
JOSE coutinho 27 anos
Anna Rodrigues coutinho 25 anos
Henriqueta Rodrigues 20 anos
E Francisco coutinho, não informado a idade .

Resposta

Link directo:

Ajuda Para Localizar Certidão Nascimento ou Casamento - Retificacao Judicial

#432662 | Jorge Resende | 10 abr 2021 10:52 | Em resposta a: #432661

Na verdade tem de pedir ao arquivo distrital de vila real o assento de obito em cidadelhe cujo livro nao esta online

Resposta

Link directo:

Ajuda Para Localizar Certidão Nascimento ou Casamento - Retificacao Judicial

#432663 | raulssilva | 10 abr 2021 14:12 | Em resposta a: #432625

Bom dia J.Resende.
Certo irei fazer o pedido de uma cópia simples ,hoje .
Saindo resultado volto aqui , obrigado

Resposta

Link directo:

Ajuda Para Localizar Certidão Nascimento ou Casamento - Retificacao Judicial

#432664 | Jorge Resende | 10 abr 2021 15:31 | Em resposta a: #432625

Mas, Raul, há tanta semelhança nos nomes desse pessoal de Peso da Régua... Repare no ano do documento em que Manuel Coutinho faz partilhas... 1896... ano da morte de Rita... Repare nos nomes dos avós maternos e paternos de José e desse Joaquim... Lugar da Lage... Enfim, nem sempre é objetivo o que se apanha, por isso, se lhe chega o assento de óbito de Rita, fez bem em pedi-lo ao Arq. D. de Vila Real.
Gostava de saber depois o desfecho!!!! Se quiser ter essa amabilidade, claro
Cumprimentos
Jorge Resende

Resposta

Link directo:

Ajuda Para Localizar Certidão Nascimento ou Casamento - Retificacao Judicial

#432665 | raulssilva | 10 abr 2021 16:23 | Em resposta a: #432625

J.Resende , claro irei repassar tudo aqui , te agradeço pela força, e vontade de ajudar .
Realmente indica esse registro ,porém o porquê de anunciação ? Será que o nome Conceição Rodrigues veio no casamento , e mesmo vindo ela retirou parou de usar o anunciação ? No caso precisaria ser acrescentado após o anunciação outros nomes ,pelo menos entendo assim , vamos ver .
Agora se nascimento dela realmente for anunciação, e não localizar o casamento com o nome de Conceição Rodrigues, meu processo estará perdido ,inviabilizando minha retificação judicial no Brasil , só de pensar nessa possibilidade chega a desanimar .
Vamos aguardar .
Abraços
Obrigado

Resposta

Link directo:

Ajuda Para Localizar Certidão Nascimento ou Casamento - Retificacao Judicial

#432669 | Jorge Resende | 10 abr 2021 18:11 | Em resposta a: #432625

http://www.advrl.org.pt/documentacao/digi/iViewer2.php?w=PT-ADVRL-PRQ-PMSF02-001-004&imgfile=galleries/PRQ/PT-ADVRL-PRQ-PMSF02-001-004/PRTC0808D_ADVRL-PMSF02-001-Lv004_M_00021.jpg

Imagens 21 e 22, assento 10 final de página direita e seguinte, batismo de Henriqueta

Raul, aqui a mãe também é Anunciação..... Henriqueta nasceu em 1875

Resposta

Link directo:

Ajuda Para Localizar Certidão Nascimento ou Casamento - Retificacao Judicial

#432670 | Jorge Resende | 10 abr 2021 18:15 | Em resposta a: #432625

http://www.advrl.org.pt/documentacao/digi/iViewer2.php?w=PT-ADVRL-PRQ-PMSF02-001-004&imgfile=galleries/PRQ/PT-ADVRL-PRQ-PMSF02-001-004/PRTC0808D_ADVRL-PMSF02-001-Lv004_M_00007.jpg



Imagem 7 assento 5, batismo de Francisco, 1872, Rita da Conceição!!!!...

Resposta

Link directo:

Ajuda Para Localizar Certidão Nascimento ou Casamento - Retificacao Judicial

#432673 | Jorge Resende | 10 abr 2021 19:00 | Em resposta a: #432625

https://digitarq.advrl.arquivos.pt/viewer?id=1072552 tif 7-8, assento de casamento de manuel coutinho e...Rita Anunciação, em Godim Peso da Régua, o paroco de Cidadelhe assinava os livros desta freguesia em Godim, penso haver muita proximidade.

Mas o assento de batismo de Ana não o vi.

Resposta

Link directo:

Ajuda Para Localizar Certidão Nascimento ou Casamento - Retificacao Judicial

#432674 | Jorge Resende | 10 abr 2021 19:04 | Em resposta a: #432625

Raul, esta Rita deste casamento, é a mesma do assento de batismo de 1834, os avós paternos e maternos são os mesmos.

Resposta

Link directo:

Ajuda Para Localizar Certidão Nascimento ou Casamento - Retificacao Judicial

#432675 | Jorge Resende | 10 abr 2021 19:32 | Em resposta a: #432625

https://digitarq.advrl.arquivos.pt/viewer?id=1072206 Veja o tif 18

Batismo da filha Ana, que nasceu em 1870.
Creio que Rita, nascida em 1834 na freguesia de Fontelas, casou em Godim no concelho de Peso da Régua, teve o 1º filho, Joaquim na aldeia de Fontelas, em 1866, por qualquer motivo teve José em 1869 em Cidadelhe, moravam aí, voltaram a Fontelas nasceu em 1870 ANA, e de vez, em Cidadelhe, nasceram Francisco e Henriqueta, aí viveram nesse lugar até à morte em 1896 de Rita.
Para tudo dar certo e não ficar com dúvidas além de pedir o assento de óbito dela, deve também pedir cópias simples, repito, cópias simples, 1 euro cada do inventário no Peso da Régua feito por Manuel Coutinho por morte de Rita.
Posso estar errado, mas toos estes documentos se cruzam, todavia, no que concerne às alterações de nome Conceição/Anunciação... não consigo lá chegar.
Espero não ter contribuído para mais confusão, mas se ler bem todos os assentos, nota-se consistências nos nomes, salvo um ou outro pormenor.
Disponha, boa sorte
Jorge Resende

Resposta

Link directo:

Ajuda Para Localizar Certidão Nascimento ou Casamento - Retificacao Judicial

#432676 | raulssilva | 10 abr 2021 19:34 | Em resposta a: #432625

Grande J.Resente , irei analisar os documentos que me enviou .
O engraçado é esse anunciação, oque será que faço agora ? Aguarda o óbito de Vila real mesmo ? Ne possível, ela morrer com esse sobrenome ,e em vida o nome todo ser anunciação, muito estranho , ainda acredito ser homônimo , se não for já não sei oque fazer .
Te agradeço novamente amigo .
Abracos

Resposta

Link directo:

Ajuda Para Localizar Certidão Nascimento ou Casamento - Retificacao Judicial

#432677 | Jorge Resende | 10 abr 2021 19:40 | Em resposta a: #432625

Raul, peço desculpa, pois o assento de Ana não corresponde quanto aos avós, apenas os nomes dos pais são homónimos dos que está a tratar, Manuel Coutinho e Rita Conceição, errei, anule essa Ana.

Resposta

Link directo:

Ajuda Para Localizar Certidão Nascimento ou Casamento - Retificacao Judicial

#432688 | ADB | 11 abr 2021 00:14 | Em resposta a: #432677

Caro Raul

Não sei se reparou mas, a madrinha da Rita era uma Maria da Conceição. Talvez ela tenha mudado de Anunciação para Conceição em homenagem à madrinha ou por qualquer outro motivo.

Em relação ao Joaquim que não aparece no inventário, o motivo é porque esse Joaquim faleceu em criança (à margem do batismo consta a palavra "Obit", que quer dizer que ele faleceu em criança).

Boa sorte!

Filipe

Resposta

Link directo:

Ajuda Para Localizar Certidão Nascimento ou Casamento - Retificacao Judicial

#432725 | raulssilva | 12 abr 2021 13:49 | Em resposta a: #432625

Bom dia J.Resende e Filipe .
Hoje recebi informação do arquivo distrital de Vila real, referente ao meu pedido da certidão de óbito da Rita.
Para minha surpresa recebi a seguinte mensagem conforme abaixo .

.
" MENSAGEM RECEBIDA
Ex.mo(a) Senhor(a)

Informamos que o Arquivo Distrital de Vila Real só possui registos de óbitos da paróquia de Cidadelhe até ao ano de 1894.
Mais informamos que deverá solicitar o registo à Conservatória do registo Civil de Mesão Frio.

Com os melhores cumprimentos,
Paulo Mesquita Guimarães
(Diretor) "

Se os amigo puder me indicar qual email ou site da conservatória de mesao frio eu agradeço pois irei solicitar por lá.
Obrigado a todos .

Resposta

Link directo:

Ajuda Para Localizar Certidão Nascimento ou Casamento - Retificacao Judicial

#432728 | Jorge Resende | 12 abr 2021 15:03 | Em resposta a: #432625

Telefone: 254 891 488

E-Mail: crcpcom.mesao-frio@dgrn.mj.pt


Sim, acontece, por vezes se os livros não se extraviaram, podem ter ficado nas conservatórias
Resende

Resposta

Link directo:

Ajuda Para Localizar Certidão Nascimento ou Casamento - Retificacao Judicial

#432792 | raulssilva | 14 abr 2021 00:23 | Em resposta a: #432625

Boa noite.
Fiz solicitação ontem pelo e-mail informado , obrigado , agora estou no aguardo .
Mais estava pensando , esse óbito ser a que pode estar no tombo ?
No momento estou sem acesso ao computador para verificar , amanhã irei dar uma olhada enquanto aguardo resposta do e-mail.
Obrigado

Resposta

Link directo:

Ajuda Para Localizar Certidão Nascimento ou Casamento - Retificacao Judicial

#432971 | raulssilva | 19 abr 2021 21:18 | Em resposta a: #432625

Boa tarde amigos.
Até hoje não obtive resposta do e-mail enviado , fazem 8 dias hoje , demora assim mesmo ?
Obrigado

Resposta

Link directo:

Ajuda Para Localizar Certidão Nascimento ou Casamento - Retificacao Judicial

#432983 | Canelas | 20 abr 2021 16:37 | Em resposta a: #432971

Caro Raul Silva,

A razão pode prender-se com o facto de o endereço electrónico anterior da Conservatória do Registo Civil (também Predial e Comercial) de Mesão Frio poder estar desactualizado.
A antiga Direcção-Geral dos Registos e Notariado foi substituída pelo Instituto dos Registos e Notariado.
Assim, queira tentar este este e-mail : registos.mfrio@irn.mj.pt

Cumprimentos.
César Tavares

Resposta

Link directo:

Ajuda Para Localizar Certidão Nascimento ou Casamento - Retificacao Judicial

#432987 | raulssilva | 20 abr 2021 18:57 | Em resposta a: #432625

Boa tarde ,Canelas.
Obrigado pelo feedback ,mais também enviei para esse mesmo e-mail, no mesmo dia , e até hoje não obtive resposta alguma ainda infelizmente.

Resposta

Link directo:

Ajuda Para Localizar Certidão Nascimento ou Casamento - Retificacao Judicial

#433101 | Vasco Briteiros | 24 abr 2021 22:43 | Em resposta a: #432625

Encontrei no arquivo da minha Avó uma correspondência de uma Jacy Barbosa natural de Araxá . Deve ser brasileira!! Alguém me pode dizer se é de origem brasileira e de que Estado ?
Vasco -Porto-Portugal

Resposta

Link directo:

Ajuda Para Localizar Certidão Nascimento ou Casamento - Retificacao Judicial

#433108 | LianeSilveira | 25 abr 2021 02:49 | Em resposta a: #433101

Boa noite!
Araxá é uma cidade do Estado de Minas Gerais, Brasil

Resposta

Link directo:

Ajuda Para Localizar Certidão Nascimento ou Casamento - Retificacao Judicial

#433167 | raulssilva | 26 abr 2021 17:15 | Em resposta a: #432625

Boa tarde amigos.
Até hoje não obtive nenhum retorno do email enviado .
Será que eles trocaram de email ? Existe alguma outra forma de solicitar ?
Ou alguém pode solicitar para mim que tenha acesso rápido a Portugal, eu faço transferência

Resposta

Link directo:

Ajuda Para Localizar Certidão Nascimento ou Casamento - Retificacao Judicial

#433224 | raulssilva | 28 abr 2021 16:50 | Em resposta a: #432625

Boa tarde .
Ainda não obtive resposta referente e-mail enviado à conservatória de mesao frio até hoje , mais de 15 dias .
Existe outra forma de contato sem ser telefone? E e-mail já informados ?

Resposta

Link directo:

Ajuda Para Localizar Certidão Nascimento ou Casamento - Retificacao Judicial

#433262 | raulssilva | 29 abr 2021 15:49 | Em resposta a: #432625

Bom dia ,
Amigos recebi resposta do e-mail enviado para a conaervatoria. Porém vejamos a resposta.

.
Boa tarde



Exm.º Senhor



Informamos que foi hone informatizado sob o n.º 27 do ano de 2021 um assento de óbito referente a Rita da Anunciação, casada com Manuel Rodrigues, falecida na freguesia de Cidadelhe em 21 de Janeiro de 1896.



Com os melhores cumprimentos,

Porém tá com a divergências do sobrenome tanto de Rita e de Manoel.
Como pode no inventário da Rita está uma coisa ,e no óbito outra totalmente diferente ..
Agora complicou mais ainda minha situação, pois precisava de nascimento ou casamento da Rita com o nome dela igual está no registro do filho , porém cada vez que penso que cheguei lá, aparece a divergência gigante de sobrenome .




O oficial re registos,

Resposta

Link directo:

Ajuda Para Localizar Certidão Nascimento ou Casamento - Retificacao Judicial

#433376 | raulssilva | 01 mai 2021 04:24 | Em resposta a: #432625

Boa noite.
Alguém pode me ajudar ?

Resposta

Link directo:

Ajuda Para Localizar Certidão Nascimento ou Casamento - Retificacao Judicial

#433567 | raulssilva | 06 mai 2021 17:28 | Em resposta a: #432625

Boa tarde ,
Alguém pode me auxiliar ? Dependo disso para fazer retificação judicial no Brasil.
Porém cada vez complica mais.

Rita no nascimento do filho consta como Rita Rodrigues Conceição.
Já no nascimento de seu neto ela aparece como Rita Conceição Rodrigues, ou seja invertido , isso que preciso retificar porém somente de forma judicial , e os advogados pedem nascimento ou casamento de Rita.
Porém no óbito de Rita consta Rita annunciacao , já no inventário que ela deixou aparece o nome correto .
Dessa forma fiquei totalmente perdido sobre oque fazer nessa situação, alguém mais experiente pode me da uma luz ?
Agradeço desde já a todos .

Resposta

Link directo:

Ajuda Para Localizar Certidão Nascimento ou Casamento - Retificacao Judicial

#433849 | raulssilva | 19 mai 2021 16:21 | Em resposta a: #432625

Bom dia pessoal ,
Gente preciso muito de ajuda de voces que entendem do assunto , preciso muito solucionar esse problema para dar andamento na retificacao judicial no brasil , alguem pode literalmente me ajudar a localizar a rita ? Os registros em cima localizados , nao podem ser da mesma pessoa pois o nome dela nao pode ser um no registro do filho , registro de inventario , e no obito , nascimento , casamento dela ser outro , acredito se tratar de outra rita infelizmente .
E sem documento com o nome dela correto igual no registro do seu filho eu nao vou conseguir dar andamento no meu processo judicial , realmente eu preciso de ajuda , conto com apoio de voces do forum para me ajudar .
Visto que ja irei fazer o processo de nacionalidade de minha mae sem transcrever casamento do portugues com brasileira ja que nao localizamos em nenhuma cidade brasileira o seu casamento , so ai ja temos risco de exigências, porem iremos justificar com base no parecer da justica portuguesa esse fato .
Infelizmente essa retificacao precisa ser feita o quanto antes , minha mae é idoso e o covid em nosso pais nao é levado a serio pelo seus gorvenantes , uma corrida contra o tempo infelizmente .
Desde ja agradeco de coracao quem puder me ajudar nessa questao .

Resposta

Link directo:

Ajuda Para Localizar Certidão Nascimento ou Casamento - Retificacao Judicial

#433990 | raulssilva | 25 mai 2021 13:34 | Em resposta a: #432625

Bom dia,
Ainda continuo na mesma questão , se alguém puder me ajudar agradeço

Resposta

Link directo:

Ajuda Para Localizar Certidão Nascimento ou Casamento - Retificacao Judicial

#434078 | ADB | 28 mai 2021 22:49 | Em resposta a: #433990

Caro Raul

Não adianta pedir ajuda, o seu caso está resolvido. Todos os assentos localizados dizem respeito à Rita e não a alguma homónima. Infelizmente, teve o azar do seu caso ser igual a muitos outros. Quem faz pesquisas, genealógicas ou outras, depara-se com situações similares e, muitas vezes, até piores, onde as filiações contêm diferenças que nos leva a duvidar se estamos perante a mesma pessoa, o que não é o seu caso. Nele, a única diferença é que Rita usou 2 nomes ao longo da sua vida: Rita da Anunciação e Rita da Conceição. Um amigo meu, já falecido, costumava dizer que as pessoas mudavam de nome como nós mudamos de camisa, o que em muito casos é verdade. Se os documentos não nos dizem o porquê, as pessoas também não estão cá para nos elucidar.

Pelo que percebi, num neto dela o nome está trocado, Rita Rodrigues da Conceição, certo? Isso foi claramente um erro de quem fez o assento, porque trocaram o 2º nome próprio e colocaram-no depois do sobrenome. Para mim, é uma coisa facílima de retificar, uma vez que no batismo do seu antepassado José, filho dela, o nome está correto: Rita da Conceição Rodrigues.

Na minha opinião, não deveria necessitar de outro qualquer documento mas, porque não junta o batismo do outro irmão, Francisco, onde ela está com o mesmo nome? Ou então, o inventário por óbito dela. Este deve ser um documento que, juntando ao batismo do filho José, seu antepassado, justifica que o nome dela era Rita da Conceição Rodrigues e não Rita Rodrigues da Conceição, que é um erro primário. Se não quiserem complicar o seu caso, com certeza aceitarão esses documentos.

Se não falou na questão do Rita da Anunciação, não fale, e esqueça que ela usou também esse nome. Ninguém irá saber. Se lhe perguntarem, diga que não foram localizados mais documentos e que o inventário (e, eventualmente, também o batismo do irmão Francisco) é um documento importante (judicial), que confirma o nome dela igual ao batismo do filho José.

Desejo-lhe boa sorte.

Cumprimentos,

Filipe

Resposta

Link directo:

Ajuda Para Localizar Certidão Nascimento ou Casamento - Retificacao Judicial

#434109 | raulssilva | 30 mai 2021 18:41 | Em resposta a: #434078

Caro Filipe, obrigado por me responder .
Voce diz que com esses documentos consigo realizar a retificacao aqui no brasil via judicial é isso ?
Pois advogados que procurei pediram de cara o nascimento ou casamento da rita porem acontece esse problema ai relatado por mim .
Vou solicitar esse registro de inventário.
Agradeco se puder continuar a me orientar .
Obrigado

Resposta

Link directo:

Ajuda Para Localizar Certidão Nascimento ou Casamento - Retificacao Judicial

#434110 | raulssilva | 30 mai 2021 18:41 | Em resposta a: #434078

Caro Filipe, obrigado por me responder .
Voce diz que com esses documentos consigo realizar a retificacao aqui no brasil via judicial é isso ?
Pois advogados que procurei pediram de cara o nascimento ou casamento da rita porem acontece esse problema ai relatado por mim .
Vou solicitar esse registro de inventário.
Agradeco se puder continuar a me orientar .
Obrigado

Resposta

Link directo:

Ajuda Para Localizar Certidão Nascimento ou Casamento - Retificacao Judicial

#434116 | ADB | 30 mai 2021 21:51 | Em resposta a: #434110

Caro Raul

Sim, essa é a minha opinião. Mas, como não sou advogado, não posso afirmar que o consiga.

De qualquer forma, os advogados que lhe pedem o nascimento (ou, o mais correto, batismo) dela deveriam saber que as crianças não eram batizadas com o nome completo, apenas com um ou mais nomes próprios. O casamento tem lógica mas, como referi, tente contornar a situação dizendo que não conseguiu localizá-lo. Apresente certidão do inventário. É um documento judicial, logo, de suma importância. E como lá se encontra o nome "correto", tal como está no batismo do filho José, não deve ser necessário mais nada.

Para esse processo precisa de advogados? Se pudesse dispensá-los, seria melhor. Não querendo generalizar, porque com certeza os há muito competentes, muitos só querem extrair dinheiro aos clientes. É o que se ouve por aí, e não são poucas as queixas …

Cumprimentos,

Filipe

Resposta

Link directo:

Ajuda Para Localizar Certidão Nascimento ou Casamento - Retificacao Judicial

#434118 | raulssilva | 30 mai 2021 22:20 | Em resposta a: #434116

Boa noite , obrigado meu amigo Filipe.
Vou solicitar o inventario conforme me orientaram la em cima .
Infelizmente aqui no brasil para retificar uma certidão via judicial , somente pode dar entrada no processo/requerer , um advogado devidamente registrado na OAB Brasil

Resposta

Link directo:

Ajuda Para Localizar Certidão Nascimento ou Casamento - Retificacao Judicial

#434121 | ADB | 30 mai 2021 22:32 | Em resposta a: #434118

Boa noite Raul

Assim sendo, não tem outra saída. Espero que o inventário seja suficiente para o ajudar nessa retificação. Apesar que, na minha modesta opinião, essa retificação nem tem razão de ser, uma vez que é claro que no neto o nome da Rita está trocado (faz pouco sentido alguém ter um sobrenome antes de um nome próprio …).

Desejo-lhe boa sorte. Depois diga alguma coisa.

Cumprimentos,

Filipe

Resposta

Link directo:

Ajuda Para Localizar Certidão Nascimento ou Casamento - Retificacao Judicial

#434159 | raulssilva | 01 jun 2021 14:54 | Em resposta a: #434121

Bom dia , prezado amigo Filipe.
Solicitei uma copia , para descarregar na web do inventario , ficou em 4 euros , me parece conter 16 paginas , seria 0,25 cada , é assim mesmo ?
Vou aceitar o orçamento
abraço

Resposta

Link directo:

Ajuda Para Localizar Certidão Nascimento ou Casamento - Retificacao Judicial

#434177 | ADB | 01 jun 2021 20:44 | Em resposta a: #434159

Boa noite, prezado Raul

Sim, pelas contas é isso mesmo.

Abraço,

Filipe

Resposta

Link directo:

Ajuda Para Localizar Certidão Nascimento ou Casamento - Retificacao Judicial

#434332 | raulssilva | 09 jun 2021 16:05 | Em resposta a: #434177

Caros Amigos , Filipe e J.Resende
Solicitei o processo de inventario de Rita , recebi hoje pela manha .
sao 18 folhas.
Irei tentar transcrever todo o processo .
Se algum dos senhores , poder me ajudar nessa transcrição , também agradeço , visto que minha leitura de tais documentos é péssima .

Resposta

Link directo:

Ajuda Para Localizar Certidão Nascimento ou Casamento - Retificacao Judicial

#434341 | ADB | 09 jun 2021 20:14 | Em resposta a: #434332

Caro Raul

Se conseguir colocar aqui as imagens posso dar uma ajuda. Não a transcrever todo o documento, por falta de tempo e porque a maior parte devem ser informações que têm pouco interesse, mas no que não conseguir e for importante para o seu caso.

Abraço,

Filipe

Resposta

Link directo:

Ajuda Para Localizar Certidão Nascimento ou Casamento - Retificacao Judicial

#434342 | raulssilva | 09 jun 2021 20:47 | Em resposta a: #434341

Grande Filipe.
Agradeço qualquer ajuda , por aqui não formas de adicionar imagens , porem coloquei no meu drive , para acessar o arquivo zip basta clicar no link https://drive.google.com/file/d/1MZ08VylTOpn5HKn1J8o60TKYWgtEt7B1/view?usp=sharing

Comecei tambem a decifrar e ir escrevendo no word.
De qualquer modo você tem razão sobre não as folhas todas , mais continuarei até eu ter ele completo hehe.

Resposta

Link directo:

Ajuda Para Localizar Certidão Nascimento ou Casamento - Retificacao Judicial

#434356 | ADB | 10 jun 2021 15:58 | Em resposta a: #434342

Caro Raul

Como disse, o "sumo" que se aproveita do documento é pouco, a maior parte não tem qualquer interesse.

Em quase todo o processo o nome dela é Rita da Conceição Rodrigues, que é o correto (2 nomes próprios e o sobrenome). No entanto, na página 9, linhas 5 e 6, pode ler-se "sua mulher Rita Rodrigues da Conceição". Penso que estas duas linhas resolvem a sua questão do nome dela e o processo poderá ir para a frente.

Qualquer dúvida, disponha.

Abraço,

Filipe

Resposta

Link directo:

Ajuda Para Localizar Certidão Nascimento ou Casamento - Retificacao Judicial

#434368 | raulssilva | 11 jun 2021 01:48 | Em resposta a: #434356

Caro Filipe.
Obrigado pela forca.
Irei dar entrada no processo com a divergencia na ordem do sobrenome da rita.
Caso caia em exigência irei apresentar a o inventário da mesma , ate porque foi feito nas lei portuguesa , caso algum conservador queira refutar irá ficar dificil questionar o proprio inventario feito no pais deles.

Resposta

Link directo:

Ajuda Para Localizar Certidão Nascimento ou Casamento - Retificacao Judicial

#434387 | ADB | 11 jun 2021 19:33 | Em resposta a: #434368

Caro Raul

O inventário é um documento oficial e credível. Independentemente se lá consta Conceição Rodrigues ou Rodrigues da Conceição, o processo só tem que dar certo e não poderão emperrá-lo por meras picuices.

Abraço,

Filipe

Resposta

Link directo:

Ajuda Para Localizar Certidão Nascimento ou Casamento - Retificacao Judicial

#434475 | raulssilva | 15 jun 2021 01:08 | Em resposta a: #434387

Boa noite meu camarada.
Muito obrigado por tudo.
Irei dar entrada no processo , no momento estou treinando o formulário 1D NETO
Irei entrar com essa divergência e também sem transcrever casamento pois não localizei até hoje e gastei rios de dinheiro tentando localizar e nada até hoje.
Porem o Português casou com brasileira , ele (o português) declarou nascimento do filho dias apos ou seja com menos de 1 ano de vida , dessa forma conforme um parecer da justiça portuguesa não iremos ter problemas com exigência da transcrição ( Assim espero)
Abraços

Resposta

Link directo:

Ajuda Para Localizar Certidão Nascimento ou Casamento - Retificacao Judicial

#434487 | ADB | 15 jun 2021 22:05 | Em resposta a: #434475

Boa noite caro Raul

O vosso país é qualquer coisa de extraordinário. Ainda não me convenço como é possível que brasileiros não localizem os nascimentos dos próprios pais, coisa impossível em Portugal. Não sei as razões mas, em alguns casos parece-me que a incompetência dos Cartórios também é grande.

Quanto aos casamentos de avós ou bisavós, aí poderá ser mais difícil, caso não se saiba onde ocorreu o casamento. Por acaso já pediu ajuda aqui no Fórum? Tente …

Abraços,

Filipe

Resposta

Link directo:

Ajuda Para Localizar Certidão Nascimento ou Casamento - Retificacao Judicial

#434506 | raulssilva | 16 jun 2021 14:53 | Em resposta a: #434487

Bom dia meu camarada Filipe.
Infelizmente no Brasil , familias mais antigas tinha mania de queimar os documentos do falecido ,literalmente, foi o caso da minha , ou até mesmo cartório , ou casos em que cartório mudou de localidade e nao se sabe para onde foi os livros do xx ano .
Ja pedi ajuda no forum , inclusive achei mais pessoas da familia pesquisando aqui nesse fórum, porem nada foi localizado , pagamos pessoas para realizar buscas em igrejas , pagamos buscas em cartorios , genealogistas , olhamos quase toda cidade do estado do Rio de Janeiro Brasil e nada foi localizado .
Pagamos acreditando nas pessoas que fizeram a busca , pois nao conseguimos ler a maioria dos registros do familysearch de forma clara e objetiva.
Essa busca comecou em 2014 e até hoje nao conseguimos localizar o casamento infelizmente .
Contudo , temos convicção do deferimento do processo , pelo seguintes fatos
Portugues casado com brasileira , o portugues declarou nascimento do filho em dias de nascimento ou seja menos de 1 ano de vida , dessa forma a perfilhacao esta feita , existe tambem um parecer da justiça portuguesa onde cita esse relato de transcrever ou nao o casamento caso caia em exigência o processo .

Grandw abraço

Resposta

Link directo:

Ajuda Para Localizar Certidão Nascimento ou Casamento - Retificacao Judicial

#434513 | ADB | 16 jun 2021 22:18 | Em resposta a: #434506

Boa noite caro Raul

Fala em perfilhação. Então o filho era ilegítimo, certo? Será que os pais casaram mesmo ou só viviam juntos? Essa seria uma boa razão para o casamento não aparecer, simplesmente porque ele não existe …

Grande abraço,

Filipe

Resposta

Link directo:

Ajuda Para Localizar Certidão Nascimento ou Casamento - Retificacao Judicial

#434517 | raulssilva | 17 jun 2021 01:25 | Em resposta a: #434513

Boa noite Filipe , tudo certo ?
Então meu camarada , eu sempre soube que o casamento era vital para provar a perfilhacao , e quando nao localizava o casamento verificava se acontecia isso da maneira exata como eu citei , português ser casado com brasileira , e ele o português ter declarado o filho antes dele completar 1 ano de vida.
Dessa forma o casamento nao era " tao vital" o quanto antes.
Estou seguindo nessa linha , visto tambem que tem o parecer que lhe disse.
Resumindo ele bem eu entendo que ele diz o seguinte.
" o processo de nacionalidade nao pode ser indeferido por uma obrigação que é DIREITO " .
Mais ou menos isso rs.
Meu processo precisa ser deferido de qualquer forma dentro da lei , pois o gastos aqui no Brasil são enormes , dessa forma para nao jogarmos dinheiro no lixo ,literalmente , eu sempre recorro a pessoas com mais experiências do que eu , como nesse caso voce , outras pessoas do forum cidadania , e por ai vai , so tenho ha agradecer todos voces , é muita gratidão!

Resposta

Link directo:

Ajuda Para Localizar Certidão Nascimento ou Casamento - Retificacao Judicial

#434523 | LianeSilveira | 17 jun 2021 13:56 | Em resposta a: #434517

Bom dia, caro Raul
Por acaso você contratou alguma assessoria para localizar a certidão e para uma eventual defesa de seu caso caso a transcrição fosse exigida?
Eu entendo que não exigirão a transcrição.

Resposta

Link directo:

Ajuda Para Localizar Certidão Nascimento ou Casamento - Retificacao Judicial

#434526 | raulssilva | 17 jun 2021 14:22 | Em resposta a: #434523

Bom dia Liane.
Conto com você segamente , inclusive com a carta que havia te pedido.
Voce foi minha luz no fim do túnel.
Estou tentando montar meu cronograma dos docs que preciso para dar entrada la no forum , inclusive marquei vossa excelência que nao me deu nem oi. :(
Abraços

Resposta

Link directo:

Ajuda Para Localizar Certidão Nascimento ou Casamento - Retificacao Judicial

#434532 | ADB | 17 jun 2021 21:41 | Em resposta a: #434526

Boa noite Raul, tudo certo!

Pode ser que as coisas se processem de forma diferente no Brasil. Países diferentes, culturas diferentes.

Por cá, o casamento não era vital para provar a perfilhação. Apesar de haver muitos casos em que as pessoas tinham filhos ilegítimos e, ao casar, os perfilhavam/legitimavam, outros não o faziam através do casamento mas sim de escritura pública ou outro documento de perfilhação. Alguns não chegavam a casar mas decidiam perfilhar os filhos. Outros, apesar de casarem, não o faziam no ato do casamento, fazendo-o por escritura.

Abraços e boa sorte!

Filipe

Resposta

Link directo:

Ajuda Para Localizar Certidão Nascimento ou Casamento - Retificacao Judicial

#434535 | LianeSilveira | 18 jun 2021 01:38 | Em resposta a: #434532

Prezado ADB, ele está confundindo perfilhação com paternidade/maternidade.
Para fins de nacionalidade, quando o declarante do nascimento do filho não é o(a) português(a), o casamento é prova tanto da paternidade quanto da maternidade, eis que os filhos havidos na constância do casamento são do casal.
Perfilhação, tanto no Brasil quanto em Portugal, é o reconhecimento legal de um filho ilegítimo, através de uma declaração no termo de nascimento, de uma escritura pública ou de um testamento.

Resposta

Link directo:

Ajuda Para Localizar Certidão Nascimento ou Casamento - Retificacao Judicial

#434578 | raulssilva | 19 jun 2021 17:38 | Em resposta a: #434535

Liane se falou ta falado rs.
Filipe no caso é isso que a liane disse mesmo , ela me "apadrinhou" , no meu caso , juntos vamos buscar o deferimento .
E futuramente tomaremos alguma bebida alcoólica ou café em Portugal , gosto muito dos dois.
Grande abraço

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 27 abr 2024, 05:32

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen