Joaquina Inês de Castro Xavier

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Regiões

Joaquina Inês de Castro Xavier

#432803 | Gregório_Menor | 14 abr 2021 14:27

Caríssimos, procuro informações sobre Joaquina Inês de Castro Xavier. Especificamente, ando à procuro da freguesia onde terá nascido em Lisboa. Tenho muito poucas informações sobre ela.

Certezas:

- os pais se chamavam Manuel José de Amorim e Catarina Maria Perpétua;
- viveu no Espinhal (Coimbra) a partir de 1851, tendo aí casado e vivido pelo menos até ao nascimento do último filho em 1870;
- o registo de óbito (no Espinhal) do marido em 1881 menciona que era casado, portanto ela ter-lhe-ia sobrevivido.

Tendo em conta que se casou em 1851 e e teve o último filho em 1870, assumo que terá nascido por volta de 1820 algures em Lisboa. Não sei em que ano terá morrido nem onde; os registos paroquiais on-line do Espinhal apenas vão até 1908 e o nome dela não consta deles. Já me ocorreu ver nos arquivos do Registo Civil de Penela, mas estes só estão on-line a partir de 1911 (o que não implica que a morte da Joaquina não se tenha dado poseteriormente).

Sei que é muito improvável, mas alguém que tenha feito as suas pesquisas por Lisboa nos inícios do séc. XIX terá se cruzado com este nome alguma vez? Podem sugerir alternativas? Não residindo em Portugal, não me é possível ir aos arquivos consultar livros que não estejam digitalizados.

Desde já, muito obrigado.

Resposta

Link directo:

Joaquina Inês de Castro Xavier

#432825 | Samuel C O Castro | 14 abr 2021 17:10 | Em resposta a: #432803

Prezado Gregório Menor,

Não sei se já tens conhecimento do que tenho para lhe indicar:

Aqui no Geneall, neste tópico https://geneall.net/pt/forum/34209/outras-familias-de-arganil/ , na última mensagem, o colega rubenpduarte faz referência a Joaquina Inês de Castro Xavier. Quem sabe ele possua mais informações sobre ela.

Neste link http://www.genealogias.info/1/upload/bandeiras_novo_2020_pp.pdf , na pg 154, o autor também faze referência à ela. Inclusive, ali citando ela ser natural de ESPINHAL. Peço notar que, na ascendência dela ali citada, o autor numerou "2", e no rodapé da página, ele ali menciona "A ascendência é esta; em Carvalhos de Basto está errada". Se por acaso tiveres acesso à esta obra e puder fazer a gentileza de mencionar-me o que ali consta sobre ela e ascendentes (errados, conforme citado), ficar-lhe-ei muito agradecido.

Se por acaso você conseguir retroagir mais na ascendência da Joaquina Inês de Castro Xavier e se algum outro antepassado dela assinar CASTRO, peço sua gentileza de me informar, pois estarei a disposição para verificar um possível entroncamento junto aos demais Castros de minha base de pesquisas desta família.

Desejo-lhe boa sorte em suas buscas. Abraço fraterno.

Samuel C O Castro

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 01 mai 2024, 22:44

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen