Família Gamas Salgueiro Do Campo

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Família Gamas Salgueiro Do Campo

#433012 | Cmgaa | 22 abr 2021 00:33

Boa noite,

O meu nome é Carla e estou interessada em construir a minha árvore e deparei com o meu Nome de família que parece já ter sido Gamas.
Conseguem ajudar a construir a minha árvore, gostava de conhecer mais este lado da família.

Obrigada

Resposta

Link directo:

Família Gamas Salgueiro Do Campo

#433021 | JOAQUIM GOMES | 22 abr 2021 12:11 | Em resposta a: #433012

Bom dia

Eu tive um Trisavô de Nome: Manuel Joaquim Gama Sénior, casado com Rosalina dos Santos, originário do Maxial da Ribeira...
Antigamente o Maxial da Ladeira era constituído por vários povos: o Maxial da Ribeira; o Maxial da Serra; o Maxial do Santo, etc...
Este casal teve vários filhos, entre eles:

Manuel Joaquim Gama Júnior, foi casado com: Teresa Maria Dias, ela originária de Janeiro de Cima...
Meus trisavôs...

Este casal teve vários filhos, entre eles.
Maria Dias de jesus Gama, que foi minha visavó...
Esta nasceu no dia 27/08/1865; - em 12/11/1884, Casou com: Manuel Antunes Fernandes, originário de Bogas de Cima.

O Maxial que atualmente pertence á Freguesia de Bogas de Baixo; antes da criação desta freguesia, o Maxial pertenceu á freguesia de Janeiro de Baixo.

Provavelmente para continuar desenvolver mais esta pesquisa, terá de procurar os antepassados, originários do Maxial, na freguesia de Janeiro de Baixo...

Hoje posso adiantar-lhe esta informação, mas se você conseguir ir mail além, gostaria que me ajudasse, pois estou também interessado em conhecer mais antepassados dos CAMAS...

Um dado Histórico:
O Manuel Joaquim Gama Sénior foi o estratega militar na luta contra o exercito francês aquando das invasões. Formou um exercito com todos os homens das aldeias da região e abriram uma trincheira no caminho por onde passou o exercito francês e isto resultou numa batalha que durou toda a noite, segundo relatos: "durou até que se fez de dia"...


Boa pesquisa

Joaquim Gomes (Gama)

Resposta

Link directo:

Família Gamas Salgueiro Do Campo

#433044 | Cmgaa | 23 abr 2021 01:18 | Em resposta a: #433021

Boa noite,

Muito obrigada pela ajuda, irei partilhar todas as descobertas que encontrar.

Resposta

Link directo:

Família Gamas Salgueiro Do Campo

#433050 | agp | 23 abr 2021 08:15 | Em resposta a: #433012

Bom dia,

A família Gamas (ou Gama) de Salgueiro do Campo é muito antiga nesta localidade e está um pouco espalhada pelas localidades em redor.

Veja, com exemplo, a partir de https://tombo.pt/f/ctb19, os registos de casamento :

- de um Joaquim Gamas a 19.1.1881;

- de um António Gamas a 21.12.1898;

- de um João Antunes Gamas a 22.6.1887 e a 17.4.1898;

- de um Joaquim Gamas a 19.1.1881.

Se pesquisar encontrará seguramente os seus antepassados. Se indicar nomes pode ser que alguém a possa ajudar.

Cumprimentos,
agp

Resposta

Link directo:

Família Gamas Salgueiro Do Campo

#433051 | Cmgaa | 23 abr 2021 08:28 | Em resposta a: #433050

Bom dia,

Partilho o que já encontrei:

Comecei pelo meu avô:

- Rafael Gama (9/3/1928)

Bisavô:

- Francisco Gama ( 27/7/1895) que era soldado da guarda republicana casado com Guilhermina Pires Lourenço


Tetravô:

- Manuel Pires Gama casado com Monica Cravo

Depois os pais de Manuel Pires Gama, São José Pires e Joana Gamas.

Ao ver os registos do Tombo encontrei estes Ramos de família que nunca conheci, visto que os meus bisavós vieram para Lisboa e quebraram laços com a terra.

Resposta

Link directo:

Família Gamas Salgueiro Do Campo

#433057 | agp | 23 abr 2021 14:24 | Em resposta a: #433051

Viva,

Manuel Pires da Gama nasceu a 17.1.1860 e casou com Mónica Cravo (ou Mónica Maria) no dia 24.6.1886.

Manuel Pires da Gama era filho de José Pires e de Joana Maria Gamas (casados a 2.1.1839), neto paterno de outro José Pires e de Maria Nunes (casados a 2.10.1815) e materno de Manuel Rodrigues Banqueiro e de Leonor Maria Gama (casados a 24.9.1812).

Mónica Cravo era filha de António Inácio e de Maria Francisca Cravo (casados a 2.5.1855), neto paterno de Inácio Martins Ferreira e de Maria Mendes de Azevedo (casados a 24.6.1810) e materno de António Gonçalves Cravo e de Francisca Pires (casados a 6.1.1830).

Tosas as datas respeitam ao Salgueiro do Campo.

Dou-lhe nota do seguinte sítio http://www.ghp.ics.uminho.pt/geneweb/gwd.exe?b=salgueiro;lang=pt onde consta um estudo muito completo das gentes do Salgueiro do Campo.

cpm,
agp

Resposta

Link directo:

Família Gamas Salgueiro Do Campo

#433061 | Cmgaa | 23 abr 2021 15:13 | Em resposta a: #433057

Boa tarde,

Obrigada pela a informação. E da família?

Resposta

Link directo:

Família Gamas Salgueiro Do Campo

#434463 | Cmgaa | 14 jun 2021 20:01 | Em resposta a: #433057

Boa Tarde,

Estive a ver com atenção o link que me enviou e no casamento de Joana Maria Gamas e José Pires, aparece somente três filhos.

O filho Manuel Pires Gama, que é o ramo da minha família não aparece e tentei acrescentar na família e o link não permitiu.

Consegue dizer me quem construi aquele ramo?

Obrigada

Resposta

Link directo:

Família Gamas Salgueiro Do Campo

#434465 | Cmgaa | 14 jun 2021 20:03 | Em resposta a: #433021

Boa Tarde,

Pelo que já pesquisei descendemos de ramos diferentes.

Obrigada pela sua partilha

Resposta

Link directo:

Família Gamas Salgueiro Do Campo

#434570 | JOAQUIM GOMES | 19 jun 2021 14:42 | Em resposta a: #434463

ni

Resposta

Link directo:

Família Gamas Salgueiro Do Campo

#434571 | JOAQUIM GOMES | 19 jun 2021 14:52 | Em resposta a: #434463

Boa tarde

Os meus antepassados dos Gamas eram originários do Maxial da Ladeira.
Não sei de onde vieram para o Maxial e em que época...
Estou a investigar
O Maxial, nesta época já pertencia á freguesia de Bagas de Baixo, concelho do Fundão. Antes pertenceu á freguesia de Janeiro de Baixo, concelho da Pampilhosa da Serra.
O que é hoje o Maxial da Ladeira, na época, tinha várias pequenas povoações muito perto umas da outras:
O Maxial Da Ribeiro, de onde eram os meus antepassados; o Maxial da Serra; o Maxial do Santo..

Se eu conseguir mais alguma informação terei todo o gosto de lha enviar.

Atentamente

Resposta

Link directo:

Família Gamas Salgueiro Do Campo

#434572 | JOAQUIM GOMES | 19 jun 2021 15:01 | Em resposta a: #434463

Boa tarde

Em aditamento á informação anterior acrescentaria:
Há um primo: Joe Gama, na África do Sul, que já construiu parte da Árvore Geneológica desta família, que são descendentes do meu trisavô.

Isto está no site: MyHeritage

Boa continuação

Resposta

Link directo:

Família Gamas Salgueiro Do Campo

#434576 | Cmgaa | 19 jun 2021 15:39 | Em resposta a: #434572

Boa tarde,

Muito obrigada pela informação

Resposta

Link directo:

Família Gamas Salgueiro Do Campo

#434582 | Cmgaa | 19 jun 2021 23:06 | Em resposta a: #434572

Boa noite,

Como se chama o seu trisavô?

Obrigada

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 10 mai 2024, 01:43

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen