Imigração Portugal-Brasil século XVII

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Famílias | Pessoas

Imigração Portugal-Brasil século XVII

#433112 | LuBorges | 25 abr 2021 09:29

Amigos,

Estou pesquisando a história do avô do meu avô paterno. As informações que já encontrei são:

NOME: Manoel Borges de Freitas (*manuel)
Nascimento: 6 de novembro de 1833 - Fonte do Bastardo, Praia da Vitória, Ilha Terceira, Portugal
Casamento: 28 de setembro de 1868 - Bom Jardim, Rio de Janeiro, Brasil
Óbito: 27 de janeiro de 1898 - Cachoeiros de Macaé, Macaé, Rio de Janeiro, Brasil
Pai: João Borges de Freitas
Mãe: Rosa Vitorina (*Roza Victorina)
Conjuge: Luiza Margarida Silveira do Amaral
Filhos: Maria 1869, Maria Eugênia 1871, Júlia Carolina 1872, Hortência 1873, Manuel Eugênio 1875 (MEU BISAVÔ), Juventina 1876, José Francisco 1879, Rosalina 1881, Ana 1882, Juvenal 1886, Olívia 1888, Carolina 1890.

Gostaria de solicitar ajuda para pesquisar evidências sobre a vinda dele para o Brasil:

1) Passaporte emitido nos Açores entre 1833 e 1868: No site não encontrei nenhum índice, nem tampouco como buscar por nome. Alguém sabe como fazer? Estou por enquanto buscando página por página, começando pelo último ano, mas não encontrei ainda o passaporte.

http://www.culturacores.azores.gov.pt/ig/passaportes/Default.aspx

2) Entrada de imigrantes no Brasil entre 1833 e 1868: No site do Arquivo Nacional também não encontro como pesquisar as embarcações nestas datas. Teria que buscar nas relações de desembarque dos navios, uma a uma. Alguém sabe se existe um índice das embarcações que chegavam no porto do Rio de Janeiro nesta época? Ou pode me dar uma orientação sobre como organizar melhor a minha pesquisa... porque eu estou precisando de uma luz. Talvez seja mais eficaz pesquisar o inverso: ver as saídas de embarcações dos Açores com destino ao Rio de Janeiro nesta época. Neste caso, alguém sabe onde posso pesquisar?

3) Eu fui informada pela Fundação Dom João VI em Friburgo de que a Região Serrana do Rio de Janeiro recebeu muitos Açorianos neste período, que eram contratados pelo Barão de Nova Friburgo para trabalhar como Colonos em suas fazendas como alternativa à mão de obra escrava. Alguém sabe se existe uma relação ou catálogo desta vinda dos colonos Portugueses para a Região Serrana ou onde eu posso pesquisar mais sobre estas contratações do Barão de Nova Friburgo? Pois assim talvez possa encontrar mais evidencias sobre a vinda deste familiar para o Brasil.

Agradeço desde já qualquer contribuição.

Abraços, Luciana.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 20 set 2024, 10:36

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen