Dr. Lourenço Carlos Rivotti

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Famílias | Património | Pessoas | Regiões

Dr. Lourenço Carlos Rivotti

#433220 | zmmartins | 28 abr 2021 14:36

Boa tarde

É a primeira vez que participo neste fórum, por me ter registado agora mesmo. As desculpas antecipadas, pois, caso a minha primeira experiência contenha qualquer procedimento incorrecto.

Para efeitos puramente académicos, pretendo saber a biografia possível do Dr. Lourenço Carlos Rivotti. Eis o que sei:
- Nasceu no final do século XIX e terá falecido pelos anos 30 do séc. XX.
- Viveu em Riachos, na sua quinta do Casal das Flores.
- Casado com Rira Bonacho dos Anjos.
- Proprietário e empresário agrícola

Resposta

Link directo:

Dr. Lourenço Carlos Rivotti

#433256 | JC | 29 abr 2021 14:48 | Em resposta a: #433220

Boa tarde,
Aqui no Geneall está bem documentada a família da mulher. Ele é filho de Jorge Rivotti
Filomena Maria dos Reis.
Não teve filhos do casamento mas teve de Mariana de Sousa (n. 1882) um filho, José de Sousa Pereira Rivotti, legitimado em 1938.

O Casal das Flores pertenceu ao Conselheiro João Amaro Mendes de Carvalho que faleceu na Golegã em 1874, deixando-o em testamento a um familiar.

Cumprimentos,

José de Castro Canelas

Resposta

Link directo:

Dr. Lourenço Carlos Rivotti

#433264 | zmmartins | 29 abr 2021 16:13 | Em resposta a: #433256

Muito obrigado pela resposta.

Não sei se deva julgar que esse sr. Jorge Rivotti, dito pai de Lourenço Carlos Rivotti, seria a mesma pessoa que foi médico residente em Caxias, que terá sido médico particular do Infante Afonso, filho do rei D. Carlos. Se for peço o obséquio da confirmação, se possível.

Quanto aos proprietários do Casal das Flores, antes de Lourenço Rivotti e sua mulher, Rita Bonacho, a informação que me é dada não coincide com outra que obtive anteriormente, de que a quinta teria pertencido ao grande agricultor e pecuarista José Rafael da Cunha (1791-1868), que, sem descendentes, o terá deixado em testamento ao seu guarda-livros, Frederico Tavares Bonacho.

Onde estará a verdade dos factos?

Muito obrigado pela ajuda
JMM

Resposta

Link directo:

Dr. Lourenço Carlos Rivotti

#433267 | JC | 29 abr 2021 17:29 | Em resposta a: #433264

Frederico Tavares Bonacho foi um dos grandes herdeiros de Rafael José da Cunha.

Não faço ideia se o Casal das Flores estava incluído no testamento mas que João Amaro Mendes de Carvalho deixa o Casal das Flores nos Riachos ao seu sobrinho, em 1874 não tenho dúvidas pois tenho cópia do testamento. Haverá dois Casais das Flores nos Riachos? duvido...

Sabe como passou o Casal das Flores para a família Cunha, ainda parentes dos Cunha Bonacho?

Quanto ao Jorge Rivotti que refere desconheço se foi médico.

Cumprimentos,

JC

Resposta

Link directo:

Dr. Lourenço Carlos Rivotti

#433300 | zmmartins | 29 abr 2021 23:23 | Em resposta a: #433267

Boa noite

Relativamente à sua resposta (que agradeço, claro!)
1- É muito curiosa essa versão do legado testamentário do Conselheiro João Amaro Mendes de Carvalho deixando o Casal das Flores (não, não há dois em Riachos!) em favor de um seu sobrinho, em 1874. E pode saber-se a identidade de tal sobrinho? É porque não estou a perceber como é que, sendo assim, aparece a figura de Rita Bonacho dos Anjos (nascida em 1872) como proprietária do casal. A não ser que haja alguma personalidade que faça a "ponte" e que eu, de todo, não conheço

2. Ainda estou na fase das investigações para saber com segurança razoável de que modo é que a actual família Cunha se torna proprietária do Casal das Flores, mas julgo que foi por esta Quinta aparecer na linha da herança de Rita Bonacho dos Anjos em favor de sua sobrinha Maria Luísa dos Anjos Martins. Esta senhora casou com Mário Rafael Pinho da Cunha (à data, capitão de cavalaria) e daí aparecer o apelido Cunha ligado aos Bonachos de Riachos

Resposta

Link directo:

Dr. Lourenço Carlos Rivotti

#433453 | JC | 03 mai 2021 08:24 | Em resposta a: #433300

Bom dia,

Consultei o Testamento, referido, muito longo, já há bastantes anos e tirei umas notas, que agora não encontro na totalidade, e como o que me interessava eram os bens na Golegã não fixei a quem ele deixou o Casal da Flores (freguesia de Santiago, Torres Novas, foreiro de Carlos Relvas). No entanto julgo que poderá ter sido a sua irmã, já viúva. Consultei o testamento nas Finanças da Golegã.

Deixou bens na Golegã, em Riachos, Torres Novas, na Atalaia, Vila Nova da Barquinha e em Montemor-o-novo.

Foram seus herdeiros:

1- Constância Manuela Zeferina de Carvalho, viúva
2- Rafael Mendes de Carvalho, falecido, filha – Maria Angélica de Carvalho Camelier e (bens na Golegã)
3- Estranha – Maria Augusta da Silva Bacelar, criada, casada com Carlos Roberto da Silva Barbosa, residente na Atalaia (Bens na Atalaia)

Com os melhores cumprimentos,

JC

Resposta

Link directo:

Dr. Lourenço Carlos Rivotti

#433458 | zmmartins | 03 mai 2021 11:56 | Em resposta a: #433453

Muito obrigado.

1. A informação que me dá, basicamente, já me serve para a matéria do meu trabalho.

2. Julgo que estou em condições de confirmar a nota que lhe dei em resposta à sua questão (De que forma passou o Casal das Flores para a família Cunha)

Muito obrigado pela ajuda.
JMM

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 01 mai 2024, 17:23

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen