Documentos/Certidão

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Brasil | Famílias | Pessoas | Regiões

Documentos/Certidão

#433253 | Fernando Damasceno | 29 abr 2021 14:16

Olá, estou precisando encontrar a certidão de Batismo/Nascimento do meu tataravô, ele é de Portugal, o nome dele é João Paes e foi casado com Emilia Silveira Dos Santos.
Eles tiveram um filho chamado Antonio Silveira Paes e ele nasceu em Portugal - Provincia de Coimbra.
Por favor, alguem pode me ajudar?

Resposta

Link directo:

Documentos/Certidão

#433269 | MCNN | 29 abr 2021 18:18 | Em resposta a: #433253

Caro Fernando Damasceno

Encontrei uma família que emigrou para o Brasil e creio que existe uma boa hipótese que seja a que lhe interessa.

Assim, no dia 22/09/1891 desembarcou, no porto de Santos, João Pais, de 33 anos de idade, levando em sua companhia a esposa Emília Cerveira de 34 anos e seus filhos Manuel de 11, Adelino de 8, António de 5, Adelaide de 3 e Tobias de 1 ano de idade.

Esta família provinha da freguesia de Tamengos, concelho de Anadia, distrito de Aveiro.

Relativamente ao filho António, ele terá sido batizado em 07/02/1886.

O livro de batismo desse ano está digitalizado mas faltam os primeiros assentos, logo não tem o batismo do António. Mas o batismo dele está referenciado no site do Arquivo Distrital de Aveiro:

https://digitarq.adavr.arquivos.pt/details?id=1762352

Os nomes dos irmãos deste António são-lhe familiares ? Pensa que esta pode ser a sua família ?

Cumprimentos

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

Documentos/Certidão

#433276 | Fernando Damasceno | 29 abr 2021 19:48 | Em resposta a: #433269

Mario, sim, saõ muito familiares. Irei ver os dados. Tudo coincide para que seja ele mesmo.
Muito obrigado.

Resposta

Link directo:

Documentos/Certidão

#433280 | Fernando Damasceno | 29 abr 2021 20:08 | Em resposta a: #433269

Olha este registro que encontrei

https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3QS7-L9FK-PQL1?i=794&cc=2140223

Com o nome do Tobias, você pode me ajudar a verificar por favor?

Preciso encontrar a Certidão do Antonio para dar inicio ao pedido de cidadania Portuguesa.

Resposta

Link directo:

Documentos/Certidão

#433282 | Fernando Damasceno | 29 abr 2021 20:18 | Em resposta a: #433269

Mário, inclusive neste link que te enviei tem o registro do Tobias já com a filiação do mesmo jeito que esta na certidão de nascimento de minha avó.
Filiação: Joao Paes e Emilia Silveira dos Santos, assim está na certidão de nascimento de minha avó e no registro do Tobias. Pode me ajudar a chegar no do Antonio por favor? Sinto que estamos muito perto.

Resposta

Link directo:

Documentos/Certidão

#433310 | MCNN | 30 abr 2021 00:08 | Em resposta a: #433280

Caro Fernando

Esse cartão de imigração do Tobias foi precisamente a primeira coisa que encontrei.

Apesar do nome da mãe dele não coincidir completamente com o que indicou (mas foneticamente é muito similar), a partir daí comecei a procurar por informações em Portugal desse Tobias porque, como deve calcular, é muito mais fácil procurar por um Tobias do que por um António, porque para cada Tobias devem existir mais de mil Antónios.

Foi assim que encontrei este pedido de passaporte:

https://digitarq.adavr.arquivos.pt/details?id=1654683

A partir desse registo de passaporte direcionei as minhas buscas para a freguesia de Tamengos.

Encontrei o batismo do Tobias:

https://digitarq.adavr.arquivos.pt/viewer?id=1182784
(selecione por favor a imagem 25.tif)

Como pode constatar, a data de nascimento não coincide com a que consta naquele cartão de imigração no Brasil.

Curiosa a nota à margem: "Todos no Brasil"

Não consigo igualmente vislumbrar de onde vem o "Santos" ou o "Silva" que constam na informação do Brasil, uma vez que não constam no nem no nome dos pais nem dos avós.

Mas, apesar disso, as semelhanças são muitas. Por isso é que eu lhe perguntei se tinha conhecimento de irmãos do António cujo batismo procura. Sabe por exemplo se o António que procura tinha um irmão chamado Tobias ?

Depois de encontrar o Tobias, fui à procura do António com base na idade que constava no pedido de passaporte do pai. Procurei e não encontrei. Mas constatei que no livro de batismos disponibilizado na internet do ano de 1886 faltam os primeiros registos. E logo a seguir encontrei aquela informação que consta no site do Arquivo Distrital com a referência direta ao nascimento do António.

Veja aqui o livro de batismos de 1886:

https://digitarq.adavr.arquivos.pt/viewer?id=1182780

Na imagem 6.tif tem o primeiro registo de batismo, e verá que não é o número 1. Faltam os primeiros batismos desse ano.

Mas não há dúvida nenhuma que o assento de batismo do António que era irmão do Tobias é localizável, apenas não é visualizável na internet por alguma falha no processo de digitalização, mas se pedir ao Arquivo Distrital de Aveiro a certidão de Batismo do António o Arquivo à partida conseguirá fornecê-la. Basta dar-lhes a indicação que consta no próprio site do Arquivo e que já disponibilizei na minha mensagem anterior.

https://digitarq.adavr.arquivos.pt/details?id=1762352

Mas o que Fernando precisa mesmo de saber é se esse Tobias e se esse António são mesmo seus familiares. Se forem, encontrou o que procurava

Cumprimentos

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

Documentos/Certidão

#433315 | mila1000 | 30 abr 2021 11:10 | Em resposta a: #433253

Fernando,

João e Emilia devem ter tido filho brasileiro. Saberia informar o nome, municipio e data do nascimento ?
No nascimento constam os nomes dos avós.


Tem que ter certeza de que essa familia do Distrito de Aveiro é sua ascendencia.

Sabe informar data do falecimento, local do João, Emilia, e, do Antonio ?


Casamento 12 joão paes e Emilia cerveira 14.tif 6/11/ 1878

https://digitarq.adavr.arquivos.pt/viewer?id=1182800
João, 19 anos, natural de Pomares,freguesia espinho, filho de Jos éPaes e Maria Gomes
Emilia, 21 anos, natural da freguesia, filha de Euzébio Cerveira e Cândida Maria
https://digitarq.adavr.arquivos.pt/viewer?id=1182800

batismo Manuel 30.tif 16/11/1879
aqui avó é maria florencia e cândida maria de jesus
https://digitarq.adavr.arquivos.pt/viewer?id=1182773


Adelino 25 tif
https://digitarq.adavr.arquivos.pt/viewer?id=1182777


Seria o seu familiar? Não há como ter certeza...

cartão de imigração Tobias da Silva Paes 8/10/1889 casado mae Emilia Silveira dos Santos
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3QS7-L9FK-PQL1?i=794&cc=2140223


Mila

Resposta

Link directo:

Documentos/Certidão

#433340 | Fernando Damasceno | 30 abr 2021 17:18 | Em resposta a: #433315

Boa tarde Mila, tudo bem? Minha avó que é filha legitima do Portugues Antonio Silveira Paes consta na certidão de nascimento dela os seguintes nomes:

FILIAÇÃO: Antonio Silveira Paes e Zelinda Ferrari.
AVÓS PATERNOS: Joao Paes e Emilia Silveira Dos Santos.

Minha avó nasceu e foi registrada em Jurucê-SP, distrito de Jardinopolis.

Os pai de minha avó ( Antonio Silveira Paes ) que é o portugues casou-se em Bonfim Pulista distrito de Ribeirão Preto.

Mas não estamos encontrando o assento de batismo ou nascimento dele, pois ele nasceu antes de 1911.

Todas essas informações que passei foi o cartorio de Juruce me passou, tudo baseado na certidão de nascimento de minha avó.

Precisamos da assento do Antonio para dar entrada no pedido de cidadania portuguesa, sem isto, não podemos pedir, por gentileza, nos ajude.

Resposta

Link directo:

Documentos/Certidão

#433341 | Fernando Damasceno | 30 abr 2021 17:21 | Em resposta a: #433315

Mário, olha está imagem por favor, aqui consta a certidão de batismo de minha avó filha de Antonio Silveira Paes, neste registro consta o casamento do Antonio e onde ele residiu no Brasil.

Numero do batismo é: 472 e a Auzilia que foi batisada.

https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:939F-VJD6-P?from=lynx1UIV8&treeref=GCNL-3SZ&i=104

Resposta

Link directo:

Documentos/Certidão

#433342 | Fernando Damasceno | 30 abr 2021 17:34 | Em resposta a: #433315

Mila, neste cartão de imigração Tobias da Silva Paes 8/10/1889 casado mae Emilia Silveira dos Santos. Os nomes dos pais dele é exatamento o mesmo que consta na certidão de nascimento de minha avó, são os mesmos nomes dos pais de Antonio Silveira Paes, essa informação está registrada na certidão de nascimento de minha avó. E este casal ( Joao Paes e Emilia ) tambem tiveram um filho chamado Antonio.

Avos paternos de minha avó: João Paes e Emilia Silveira dos Santos ( Pais de Antonio )

Resposta

Link directo:

Documentos/Certidão

#433346 | mila1000 | 30 abr 2021 18:45 | Em resposta a: #433253

Lembro que localizei o batismo de Auzilia, a qual voce dizia ser Auxilia , em outro tópico...

Resposta

Link directo:

Documentos/Certidão

#433348 | mila1000 | 30 abr 2021 18:58 | Em resposta a: #433253

Como lhe orientei, chegou a solicitar o casamento de Antonio e Zelinda em Bonfim Paulista ??

Quando eles se casaram ?

Resposta

Link directo:

Documentos/Certidão

#433350 | Fernando Damasceno | 30 abr 2021 19:14 | Em resposta a: #433348

Sim, eu solicitei no cartorio de Bonfim Paulista mas não encontraram. Na imagem que vc me mostrou diz a paróquia que eles se casaram, será que tem a possibilidade de estar la?

Resposta

Link directo:

Documentos/Certidão

#433351 | mila1000 | 30 abr 2021 19:29 | Em resposta a: #433253

Igreja de Vila Bonfim significa igreja em Bonfim Paulista.


Sim, pode estar na igreja, mas, tem que ter idéia de quando ocorreu o casamento. Sua avó era a filha mais velha ???

Resposta

Link directo:

Documentos/Certidão

#433354 | Fernando Damasceno | 30 abr 2021 20:18 | Em resposta a: #433351

Mila encontrei a localização exata do Cartório onde foi realizado o casamento do Antonio.

Outro cartório de Ribeirão preto me enviou este dados: Foi localizado o casamento em Jardinópolis-SP, LºB-17, FLS.95, Nº 970.

Resposta

Link directo:

Documentos/Certidão

#433359 | mila1000 | 30 abr 2021 21:08 | Em resposta a: #433253

Em que ano foi esse casamento ?????

Resposta

Link directo:

Documentos/Certidão

#433361 | mila1000 | 30 abr 2021 21:25 | Em resposta a: #433253

Tobias, diz ser natural de Bairrada

Não sei onde fica essa freguesia ....

Resposta

Link directo:

Documentos/Certidão

#433362 | mila1000 | 30 abr 2021 21:49 | Em resposta a: #433253

casamento Tobias x Angelina 2/4/1910

Emilia falecida

Imagem 595

https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:939F-VJ8P-H?i=594&cc=2177299&cat=272501


Poderá pesquisar pelo casamento Antonio.

Boa sorte

Resposta

Link directo:

Documentos/Certidão

#433367 | Fernando Damasceno | 30 abr 2021 23:03 | Em resposta a: #433362

Mila, muito obrigado, isto confirma que o Tobias é irmão do Antonio.

Deus te abençoe.

Resposta

Link directo:

Documentos/Certidão

#433370 | mila1000 | 01 mai 2021 00:35 | Em resposta a: #433253

É importante que localize o óbito do João e da Emilia , pois, só assim, terá certeza de que João é filho de
natural de Pomares,freguesia espinho, filho de José Paes e Maria Gomes, natural de Pomares, freguesia Espinho , e, Emilia filha de Euzébio Cerveira e Candida Maria




Dificil ajudar a quem não responde perguntas : em que ano foi o casamento entre Antonio e Zelinda ???


boa sorte.

Resposta

Link directo:

Documentos/Certidão

#433372 | Fernando Damasceno | 01 mai 2021 01:19 | Em resposta a: #433370

Foi localizado o cartório onde está a certidão de casamento, isto foi hoje a tarde e não deu tempo de pedir a certidão.

Na proxima segunda-feira irei pedir a certidão de casamento e ai te informo a data do ano do casamento.

Resposta

Link directo:

Documentos/Certidão

#433378 | mila1000 | 01 mai 2021 11:01 | Em resposta a: #433253

Coradini - Fernando,

Vi que já colocou na arvore que Tobias é de Bairradas, que casou em 1910. Chegou a localizar o batismo, ou, só postou a nova informação ??

Resposta

Link directo:

Documentos/Certidão

#433384 | MCNN | 01 mai 2021 13:57 | Em resposta a: #433341

Fernando

No assento de batismo da sua avó é indicado que o pai era natural da Bairrada (na verdade está escrito Vairrada).

No assento de casamento de Tobias é dito que ela era natural da Bairrada.

A Bairrada não é nem nenhum concelho, nem nenhuma freguesia, a Bairrada é uma zona vitivinícola portuguesa situada pouco a Norte de Coimbra, e é uma zona muito conhecida quer pelo seu vinho quer pelo seu prato típico de leitão assado (uma vez fui lá almoçar com um casal brasileiro amigo de Minas Gerais, e eles disseram-me que era muito parecido com um prato típico mineiro chamado leitão à pururuca).

A zona da Bairrada espalha-se por vários concelhos e um deles é o concelho da Anadia.

Aliás, Anadia é considerada a "capital" da zona da Bairrada.

Ora Tamengos fica no concelho da Anadia.

Tudo aponta pois para que aquela família que eu aqui coloquei seja a sua família.

De todas as formas, procure o assento de nascimento da sua avó, Esse assento será sempre necessário para qualquer processo de cidadania. E confronte o nome dos avós da sua avó .

Boa sorte

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

Documentos/Certidão

#433449 | Fernando Damasceno | 03 mai 2021 07:34 | Em resposta a: #433378

Mila, sim, localizamos o batismo dele. Realmente ele éra de la sim.

Resposta

Link directo:

Documentos/Certidão

#433450 | Fernando Damasceno | 03 mai 2021 07:37 | Em resposta a: #433384

Muito obrigado pela gentileza de me informar Mário. Você me ajudou demais assim como a Mila, fico muito grtao por vcs estar nos ajudando. Hoje vou ligar no cartório para pedir a certidão de casamento do meu bisavô.

Resposta

Link directo:

Documentos/Certidão

#433451 | Fernando Damasceno | 03 mai 2021 07:40 | Em resposta a: #433378

Mila, dê uma olhada no registro de casamento do Tobias, realmente ele é de lá e ainda confirma que o Antonio Paes foi testemunha, o Antonio realmente era irmão dele.

De uma olhada Mila:

https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:939F-VJ8P-H?i=127&cc=2177299&cat=272501

Resposta

Link directo:

Documentos/Certidão

#433452 | Fernando Damasceno | 03 mai 2021 07:44 | Em resposta a: #433384

Mário, no livro de registro de batismo do meu bisavô não tem a imagem conforme você me mostrou, como faço para solicitar a imagem, pois la tem o registro de batismo.

Resposta

Link directo:

Documentos/Certidão

#433454 | MCNN | 03 mai 2021 08:26 | Em resposta a: #433452

Bom dia Fernando

Em primeiro tem de criar um utilizador no site do Arquivo Distrital de Aveiro.

De seguida faz o pedido com o preenchimento de um formulário, indicando que pretende o Batismo de António filho de João Pais e de Emilia Cerveira, o qual terá ocorrido em 07/02/1886 na freguesia de Tamengos, concelho de Anadia, e que esse batismo se encontra no fólio 2v.

Por via das dúvidas, no campo de Observações diga que apesar do batismo não se encontrar no livro que eles disponibilizaram para consultas, isso se terá devido a uma falha na digitalização pois no site do Arquivo existe uma referência para esse batismo.

Na página seguinte tem duas possibilidades, se quiser apenas a imagem desse batismo diga-lhes que quer uma reprodução digital não certificada e que será para a descarregar a partir da web. Se quiser uma certidão desse batismo diga-lhes que quer uma reprodução em papel, certificada e a enviar pelo correio.

Depois de finalizado o pedido, ao fim de algum tempo recebe uma indicação para validar o orçamento. No caso de ter pedido a imagem deve ficar em 1 ou 2 euros, se pediu uma certidão deve ficar em cerca de 20 euros mais portes do correio.

Depois de aprovar o orçamento irão pedir-lhe para proceder ao pagamento e, depois de pagar, passado algum tempo ou lhe disponibilizam um link para fazer o download da imagem ou então enviam-lhe pelo correio a certidão.

Boa sorte

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

Documentos/Certidão

#433470 | Fernando Damasceno | 03 mai 2021 20:06 | Em resposta a: #433454

Mário, muito obrigado pela gentileza de nops ajudar voluntariamente, agradeço a voce e a Mila pelos esforços, isto não tem preço.
Mário, caso eu precise de voce para me orientar em alguma duvida voce me permite lhe procurar para isto?
Voce pode me passar algum contato seu para eu lhe procurar? Isso é muito importante para eu e minha familia.
Obrigado.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 20 abr 2024, 04:05

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen