Familha Alves Da Cruz / Da Conceicao de Vimioso, Outeiro e Parada; Tras os Montes.

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Familha Alves Da Cruz / Da Conceicao de Vimioso, Outeiro e Parada; Tras os Montes.

#433363 | Yossy | 30 abr 2021 22:11

Bom dia.
Não escrivo bem portugues, eu sou de França, mas os meus antepassados eram de Vimioso, Outeiro e Parada.
Gostaria saber mais sob eles.
A tia da minha mãe morava em Parada: Maria Candida Alves Da Cruz, nascida em Junho 1907, filha de Boaventura ALVES DA CRUZ e Maria Emilia Da conceição, casados em Pinelo - augusto 1900.
A outra tia, Gracinda, foi casada em parada com David Augusto VAZ RUANO, mas vivem na França.

Boaventura, nascido 16 De maio 1878 em Pinelo, filho de Joaquim ALVES e Maria Angelina de Jesus.

Maria Emilia, nascida fevereiro 1883 em Pinelo, filha de Miguel (Da Conceicao?) e Josefa Maria

Muito obrigado para todos os indicios e a sua ajuda

Resposta

Link directo:

Familha Alves Da Cruz / Da Conceicao de Vimioso, Outeiro e Parada; Tras os Montes.

#433364 | Yossy | 30 abr 2021 22:13 | Em resposta a: #433363

.

Resposta

Link directo:

Familha Alves Da Cruz / Da Conceicao de Vimioso, Outeiro e Parada; Tras os Montes.

#433433 | MCNN | 02 mai 2021 21:21 | Em resposta a: #433363

Boa noite

Infelizmente os livros paroquiais de Pinela ainda não estão disponíveis, pelo que se torna difícil procurar por informações destas pessoas, mas queria pedir-lhe para ver este pedido de passaporte:

http://digitarq.adbgc.arquivos.pt/details?id=1278892

Aqui neste link pode ver a imagem desse registo de passaporte:

http://digitarq.adbgc.arquivos.pt/viewer?id=1228247

(selecione a imagem 247.tif, é o pedido nº s 801 a 805)

Apesar deste Boaventura der "da Cruz Alves" e não "Alves da Cruz" como indicou, atendendo aos nomes que são referidos tudo indica que esta é a família que procura.

Caso tenham feito a viagem para o Brasil, decerto que alguns (ou todos) terão regressado a Portugal.

Cumprimentos

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

Familha Alves Da Cruz / Da Conceicao de Vimioso, Outeiro e Parada; Tras os Montes.

#433434 | Yossy | 02 mai 2021 21:37 | Em resposta a: #433433

Boa noite e muito obrigado por sua responsa.
Fiz pesquisas nos arquivos de Bragança, já viu a pedida de passaporte para o Brasil.
Creio que a família nunca foi - talvez por causa de casamento da 1ra filha, Gracinda com David Vaz que já estava trabalhando na França? -
Toda a família chega na França em 1921.
Meu avô se chamava João ALVES DA CRUZ, filho de Boaventura DA CRUZ ALVES, filho de Joaquim ALVES. Com o sistema português dos nomes, não é fácil para mim de saber como e onde buscar mais informações.
Gostaria saber mais sob a mãe do meu avô, mas não tenho certeza do seu nome. Nos papéis francês ele é Maria Emília Da Conceição, filha de Miguel e Josefa Maria, sem saber si Da Conceição seja o nome do pai...

Resposta

Link directo:

Familha Alves Da Cruz / Da Conceicao de Vimioso, Outeiro e Parada; Tras os Montes.

#433441 | MCNN | 02 mai 2021 23:55 | Em resposta a: #433434

Boa noite

A verdade é que não se encontra nenhum pedido de passaporte de Boaventura e sua família para além daquele para o Brasil.

Estando a família toda em França em 1921, seria de esperar encontrar outro pedido passaporte no site do Arquivo Distrital. A não ser que eles tenham ido para o Brasil e daí partido diretamente para França.

Naquele pedido de passaporte é referenciado um filho de nome João Roque Alves nascido por volta de 1912, é ele o seu avô ?

De todas as formas, apesar dos livros de batismo não estarem disponíveis para consulta online, pode sempre pedir ao Arquivo Distrital de\ Bragança uma cópia não certificada do batismo do seu avô. Indique-lhes o concelho onde nasceu, a freguesia, a data de nascimento, o nome do pai e o nome da mãe. Ele deve ter sido batizado apenas como João. E peça para descarregar esse assento de batismo a partir da web.

Esse pedido pode ser feito no site do Arquivo Distrital de Bragança.

De posse do assento de batismo do seu avô, poderá esclarecer as duas dúvidas sobre os seus avós maternos.

Boa sorte

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 21:37

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen