Certidão de Casamento

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Famílias | Pessoas

Certidão de Casamento

#433385 | Mico | 01 mai 2021 14:38

Muito Boa Tarde,
Iniciei recentemente o estudo do meu passado geneológico mas ainda tenho alguma dificuldade em ler e interpretar certidões de baptismo/casamento. Envio portanto um link (http://pesquisa.adb.uminho.pt/viewer?id=1010721&FileID=289434) de uma certidão de casamento de um possível antepassado meu de nome Joaquim que casou com uma Maria. Alguma de V. Ex.ª poderia ajudar-me a interpretar esta certidão? Ficaria eternamente grato.

Resposta

Link directo:

Certidão de Casamento

#433390 | Jorge Resende | 01 mai 2021 15:11 | Em resposta a: #433385

Tomás, creio que já passámos por estes nomes...

Noivo Joaquim Gonçalves e noiva Maria Peixoto
ele filho de Gonçalo João e de Mariana de Jesus todos da freguesia de Nossa Senhora da Conceição de Tavira, distrito de faro, nasceu em 13.4.1840 e era residente na freguesia de são joão do souto de braga
ELA, filha de delfim luis machado brandão e de mariana peixoto naturais da freguesia onde se realizou este casamento e ela nasceu em 22.5.1834, etc...

Resposta

Link directo:

Certidão de Casamento

#433391 | Jorge Resende | 01 mai 2021 15:17 | Em resposta a: #433385

https://digitarq.arquivos.pt/viewer?id=4835117 tif 33 batismo de joaquim na freguesia da Conceição, Tavira, Faro.

Resposta

Link directo:

Certidão de Casamento

#433392 | Jorge Resende | 01 mai 2021 15:29 | Em resposta a: #433385

https://digitarq.arquivos.pt/viewer?id=4835123 tif 98 lado direito casamento dos pais de joaquim,
gonçalo joão e mariana jesus, na freguesia da conceição, tavira, em 1828

Resposta

Link directo:

Certidão de Casamento

#433394 | tomas_almeida | 01 mai 2021 15:36 | Em resposta a: #433385

Caro Jorge,
é verdade. Só reparei nisso depois de fazer o tópico. Muito obrigado pela sua resposta que tanto admiro e sempre me ajuda a completar.
Não percebo é a razão de este utilizador fazer um tópico igual ao que eu fiz à poucos minutos. Deve ser algum erro do site.

Resposta

Link directo:

Certidão de Casamento

#433395 | tomas_almeida | 01 mai 2021 16:34 | Em resposta a: #433392

Caro Jorge, desculpe estar a chatear mais uma vez. Mas acha que consegue ajudar-me a interpretar o assento de casamento entre Gonçalo João e Mariana de Jesus? Não consigo mesmo perceber o que pretendem dizer. Muito obrigado

Resposta

Link directo:

Certidão de Casamento

#433396 | Jorge Resende | 01 mai 2021 17:18 | Em resposta a: #433385

Tomás, aqui vai a possível transcrição. Permita um conselho: para tentar ler assentos com letras por vezes muito difíceis, não comece por dizer a si próprio que não é capaz de ler, etc etc. Na verdade, são de extrema dificuldade muitos assentos que me têm surgido ao longo dos anos, mas a maioria, felizmente apresentam bonitas letras e até dá gosto a sua interpretação. Socorra-se de lupa, ajuda! Faça cópia dos assentos através da tecla PrtScn, capturas de ecrã ,transponha para folha word, aumente, enfim, são instrumentos que o ajudarão a interpretar melhor. Ao fim de algum tempo de análises de assentos, verá que a estrutura é quase sempre a mesma, e o que muda são os nomes dos intervenientes. Mas vamos então ao casamento do Gonçalo...

aos 22 de fevereiro de 1828 na minha presença e das testemunhas abaixo assinadas, receberam-se por palavras de presente na forma de direito, Gonçalo João mandada da Mesa Eclesiástica, batizado na freguesia de São Tiago da freguesia de Tavira ... e Mariana de Jesus solteira filha de José Rodrigues e Francisca dos Santos, ele da freguesia de Odeleite???? e ela da freguesia da Conceição de Tavira, neta paterna de Martinho Rodrigues e de Catarina (Dias ou Luís...), do sítio da Ribeirinha, (nota lateral do padre Camacho), freguesia de Odeleite, e neta materna de de Gaspar Martins e de Maria de S. José. Trouxeram 3 ... do estilo, sem nenhum impedimento para o casamento. Foram testemunhas José Viegas casado com Maria de Jesus e Francisco José da freguesia da conceição, de que fiz este termo que comigo assinaram. Era ut supra (mês dia ano).


Aqui está um exemplo de um assento que foi escrito por alguém com um copito a mais!!!!!

Resposta

Link directo:

Certidão de Casamento

#433397 | Jorge Resende | 01 mai 2021 17:20 | Em resposta a: #433385

Odeleite, Castro Marim.

Resposta

Link directo:

Certidão de Casamento

#433399 | Jorge Resende | 01 mai 2021 17:44 | Em resposta a: #433385

https://digitarq.arquivos.pt/viewer?id=4835257 tif 84 segundo assento pág esquª, Gonçalo exposto

1806 casou em 1828 com 22 anos

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 22 mai 2024, 06:29

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen