Joaquim de Torres Lima - Diligência de Habilitação para a Ordem de Cristo? Ou outras informações.

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Bibliografia | Famílias | Pessoas

Joaquim de Torres Lima - Diligência de Habilitação para a Ordem de Cristo? Ou outras informações.

#433655 | MP | 09 mai 2021 22:09

Caros e caras,

Tendo Joaquim de Torres Lima sido agraciado com uma tença de 12$000 rs e o hábito de Cristo em 1719 (vide http://digitarq.arquivos.pt/details?id=1889818), porventura alguém, de entre os confrades, sabe se existe alguma diligência de habilitação que tenha sido empreendida com essa finalidade? Tenho pesquisado por todo o lado e nada encontro. Ao ler-se a respetiva mercê, percebe-se que era natural da então vila de Viana, que era filho de um Manuel de Torres Maciel, oficial da vedoria da província de Viana, sendo este, por sua vez, filho de Pedro Rodrigues de Torres.

Na verdade, o que me desperta realmente interesse não é ele nem a família do pai. Interesso-me essencialmente por saber quem era a mãe dele e quem seriam os respetivos antepassados, não referidos no documento. Desconfio que possa ser Isabel de Lima Pinto (https://geneall.net/pt/nome/4086886/isabel-de-lima-pinto/), natural de Viana, a qual, após ter tido uma filha natural com o Sargento-mor de Batalha Diogo de Caldas Barbosa, foi casada com um também Manuel de Torres... e também ele oficial ou escrivão da vedoria de Viana, de acordo com as informações obtidas na Inquirição de Genere do neto Agostinho de Sousa Barbosa (https://geneall.net/pt/nome/4089904/agostinho-de-sousa-barbosa/).

Tenho procurado o casamento de Manuel de Torres com Isabel de Lima Pinto por todas as freguesias da atual cidade de Viana e nada encontrei. Também não consegui encontrar o batismo de Joaquim de Torres Lima nas mesmas freguesias. Com isto tudo, começo a "desesperar", porque não consigo seguir o rasto destas pessoas.

Agradeço qualquer pista.

Antecipadamente grato,
Mário Pimentel.

Resposta

Link directo:

Joaquim de Torres Lima - Diligência de Habilitação para a Ordem de Cristo? Ou outras informações.

#433662 | João Mamed | 10 mai 2021 11:55 | Em resposta a: #433655

Caro Mário Pimentel

Esse Joaquim foi padrinho do meu 6º avô Joaquim António Velho Moreira, que por coincidência ou não, tinha uns antepassados com o apelido Torres.
Sei que o Joaquim de Torres Maciel, casou na Colegiada a 2/1/1701, com Vitória Maria da Nazaré, mas isso provavelmente já sabe.

Cpts.
João Mamede

Resposta

Link directo:

Joaquim de Torres Lima - Diligência de Habilitação para a Ordem de Cristo? Ou outras informações.

#433663 | MP | 10 mai 2021 12:02 | Em resposta a: #433662

Caro João Mamede,

Muito obrigado pela sua resposta. Não tinha essa informação ainda... Agradeço-lhe mesmo muito... Acabei de consultar o respetivo assento de casamento e a mãe dele é mesmo a Isabel de Lima Pinto que procuro (https://geneall.net/pt/nome/4086886/isabel-de-lima-pinto/). Tudo bate certo! Por acaso, conhece os antepassados da mãe dele?

Mário Pimentel.

Resposta

Link directo:

Joaquim de Torres Lima - Diligência de Habilitação para a Ordem de Cristo? Ou outras informações.

#433664 | João Mamed | 10 mai 2021 12:28 | Em resposta a: #433655

Infelizmente não.
Por ser apenas padrinho de um antepassado meu, nunca investiguei.

Cpts.
jm

Resposta

Link directo:

Joaquim de Torres Lima - Diligência de Habilitação para a Ordem de Cristo? Ou outras informações.

#433665 | MP | 10 mai 2021 12:44 | Em resposta a: #433664

Sem problema.

Já me ajudou e muito.

Cumprimentos,
Mário Pimentel.

Resposta

Link directo:

Joaquim de Torres Lima - Diligência de Habilitação para a Ordem de Cristo? Ou outras informações.

#433682 | MP | 11 mai 2021 10:40 | Em resposta a: #433664

Caro João Mamede,

Peco-lhe desculpa por estar a incomodar novamente, mas por acaso tem alguma ideia da freguesia onde terá sido batizado este Joaquim de Torres Lima? No seu assento de casamento, indica-se que os pais eram fregueses na Colegiada, mas receio que possam ter-se casado e batizado os filhos noutra freguesia...

Cumprimentos,
Mario Pimentel

Resposta

Link directo:

Joaquim de Torres Lima - Diligência de Habilitação para a Ordem de Cristo? Ou outras informações.

#433686 | João Mamed | 11 mai 2021 15:35 | Em resposta a: #433682

Caro Mário Pimentel

Não incomoda nada, infelizmente não tenho conhecimento.
Já agora também lhe pergunto se conhece a ascendência do pai.

Cpts.
João Mamede

Resposta

Link directo:

Joaquim de Torres Lima - Diligência de Habilitação para a Ordem de Cristo? Ou outras informações.

#433687 | MP | 11 mai 2021 15:56 | Em resposta a: #433686

Caro João Mamede,

Na mercê do Joaquim de Torres Maciel, vem indicado que ele é filho de Manuel de Torres Maciel, oficial da vedoria da província do Minho, sendo este, por sua vez, filho de um Pedro Rodrigues de Torres. São os únicos elementos de que disponho.

Tenho andado desesperadamente à procura do casamento de Manuel de Torres Maciel com Isabel de Lima Pinto, por ser esta minha antepassada por via da filha natural com Diogo de Caldas Barbosa. Até ao momento, nada encontrei. Tenho esperança de que no assento de casamento venham os nomes dos pais dos nubentes. Caso encontre, dar-lhe-ei conta, visto que também lhe interessará.

Mário Pimentel

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 28 abr 2024, 00:09

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen