Certidão de Assentamento do meu avô

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos

Certidão de Assentamento do meu avô

#434003 | Audrey.melo | 26 mai 2021 06:12

Prezados,
Estou em vias de iniciar meu processo de cidadania portuguesa através do meu falecido avô. Nenhum membro da minha família possui quaisquer informações além do nome completo, data de nascimento, cidade que ele viveu antes de migrar para o Brasil e dos nomes de seus genitores. Estou muito perdida, encontrei esse site e vendo tantos casos solucionados me acendeu uma esperança em conseguir qualquer orientação.
O nome do meu avô é Guilherme Ferreira da Silva, nascido em 12/10/1907, filho de Manoel Ferreira da Silva e Elisa Rosa de Macedo, ele era de braga.
Se alguém puder me ajudar com qualquer informação ou orientação de como posso conseguir a certidão de nascimento dele, serei eternamente grata.

Resposta

Link directo:

Certidão de Assentamento do meu avô

#434005 | mila1000 | 26 mai 2021 11:04 | Em resposta a: #434003

Audrey,

No casamento em 1938 seu avô mencionou que era natural do Distrito de Braga, que seria o mesmo que dizer que era natural do RJ...
Converse com seus familiares, pergunte se ele falava de alguma cidade, pois, sem saber a freguesia fica dificil. São centenas existentes no distrito.


Sabe se ele casou na igreja com sua avó Sarah ? Se sim, diga qual, pois, para se casar deve ter dito a freguesia onde nasceu, ou, a igreja de seu batismo.



Falecimento de Guilherme 18/6/1987 8 circunscrição
Casado com sarah abitan da Silva, deixou 8 filhos


Casamento em 14/09/ 1938 6 circunscrição com sarah Abitan nascida 12/04/1920(filha de mayr Abitan e laura abitan)
Guilherme nascido no distrito de Braga
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-D8M7-NF8?i=250&cc=1582573


Com 8 filhos, algum familiar deve saber do nascimento dele. Quem sabe até exista algum documento.

Volte ao tópico com respostas.


Mila

Resposta

Link directo:

Certidão de Assentamento do meu avô

#434011 | MCNN | 26 mai 2021 14:56 | Em resposta a: #434003

Boa tarde

Seu avô Guilherme era natural da freguesia de Oliveira, concelho de Póvoa de Lanhoso, onde nasceu no dia 08/09/1907.

No link seguinte pode ver o seu assento de batismo:

http://pesquisa.adb.uminho.pt/viewer?id=1014488&FileID=622649

O assento inicia-se na imagem 42 e termina na imagem 43.

Boa sorte

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

Certidão de Assentamento do meu avô

#434034 | Audrey.melo | 27 mai 2021 00:52 | Em resposta a: #434005

Mila, não tenho palavras pra te agradecer, suas informações me ajudaram demais. Você poderia me dizer como realizou a busca no Family Search para chegar ao registro de casamento? Não tenho tido êxito ao fazer busca pelo nome dele no site. Através da sua ajuda, eu cheguei nas seguintes informações sobre o meu avô:

Nome: Guilherme Ferreira da Silva
Data de nascimento: 08/09/1907  
Genitores: Manoel Ferreira da Silva e Elisa Rosa de Macedo.
Cidade: Freguesia de Oliveira , Concelho de Póvoa de Lanhoso, Distrito de Braga
Esposa : Sarah Abitan, nascida em 12/04/1920, filha de Mayr Abitan e Laura Abitan, casaram-se em 14/09/1938.

A partir disso, você saberia me orientar como faço pra conseguir a certidão de nascimento do meu avô?

Mais uma vez muitissimo obrigada, de coração.

Resposta

Link directo:

Certidão de Assentamento do meu avô

#434035 | Audrey.melo | 27 mai 2021 00:57 | Em resposta a: #434011

Mário, agradeço imensamente seu empenho em me ajudar, até me emocionei com a precisão das suas informações. Muito obrigada mesmo. me ajudou demais.

Resposta

Link directo:

Certidão de Assentamento do meu avô

#434036 | MCNN | 27 mai 2021 02:16 | Em resposta a: #434034

Boa noite

O registo civil só se tornou obrigatório em Portugal em meados de 1911.

Como tal, para as pessoas nascidas antes de 1911, a certidão de batismo era o único documento que existia.

Assim sendo, não existe certidão de nascimento do seu avô. Para efeitos legais (como por exemplo processos de nacionalidade), a certidão de batismo é o documento aceite pelas autoridades portuguesas para as pessoas nascidas antes de 1911.

Com os dados que eu já lhe forneci, pode solicitar ao Arquivo Distrital de Braga a certidão de batismo do seu avô.

Boa sorte

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 20:11

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen