António Ferrão da Silva, ouvidor de António Luís de Távora, 2º Marquês de Távora.

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Cargos | Famílias | Património | Pessoas

António Ferrão da Silva, ouvidor de António Luís de Távora, 2º Marquês de Távora.

#434483 | joaobriantigeneall | 15 jun 2021 17:32

Sou 10º neto de António Ferrão da Silva, casado com Dona Filipa de Mendonça (ambos fazem parte da base de dados do Geneall). Pelos registros, sei que António Ferrão da Silva vivia na vila de Mogaoduro, Distrito de Bragança, nos anos iniciais do século XVIII, e era ouvidor do Marquês de Távora, bem como da própria vila de Mogadouro. Alguns registros da mesma época trazem um António da Silva Ferrão, Cavaleiro Fidalgo da Casa Real e Cavaleiro da Ordem de Cristo, como filho de um Elói da Silva, que teria sido, também, Cavaleiro da Ordem de Cristo. Entretanto, este António da Silva Ferrão viveria em Lisboa nos anos finais do século XVII.
Sei que alguns dos filhos de António Ferrão da Silva utilizaram os sobrenomes Mendonça, Ferrão e Castelo Branco, pelo que creio que descendescem dos Ferrão Castelo Branco. Tinham grande proximidade com os 2º e 3º Marqueses de Távora, bem como com o Conde de São João da Pesqueira, por parte de sua filha Dona Leonor de Mendonça, estes eram frequentemente padrinhos dos seus filhos. A minha maior dificuldade está em ligar António e Dona Filipa (que também aparece, em registros posteriores, como Dona Feliciana de Mendonça) aos seus pais, pois os batismos da época não trazem os avós e não tenho acesso a qualquer livro de Mogadouro anterior ao ano 1704, principalmente por apenas utilizar fontes "online", pois moro no Brasil.

Agradeço desde já,

João Brianti

Resposta

Link directo:

António Ferrão da Silva, ouvidor de António Luís de Távora, 2º Marquês de Távora.

#434514 | joaobriantigeneall | 16 jun 2021 23:03 | Em resposta a: #434483

Acrescento que o dito Elói da Silva era irmão do Capitão Manuel da Silva, Cavaleiro Fidalgo, cujo pai, ao que me parece, foi André da Silva, Capitão de Mar e Guerra e Cavaleiro da Ordem de Santiago. Contudo, por não possuir documentos que liguem diretamente António Ferrão da Silva aos seus pais, permaneço em dúvidas quanto à filiação. Agradeço muito caso alguém que possua os dados possa ajudar-me nesta pesquisa (vim, nos últimos dias, investigando casamentos em Lisboa, pois me prece que António Ferrão da Silva terá se casado lá, onde, inclusive, viviam os Távoras boa parte do tempo).

Resposta

Link directo:

António Ferrão da Silva, ouvidor de António Luís de Távora, 2º Marquês de Távora.

#434787 | joaobriantigeneall | 30 jun 2021 23:46 | Em resposta a: #434483

Renovo pedido de ajuda com a ascendência de António Ferrão da Silva, pois ainda não localizei registros que o liguem diretamente aos pais. Caso alguém pesquise em Mogadouro, Távora ou Lisboa e tenha se deparado com algum Ferrão nestas regiões, sou muito grato caso me forneça alguns dados.

Atenciosamente,

João Brianti

Resposta

Link directo:

António Ferrão da Silva, ouvidor de António Luís de Távora, 2º Marquês de Távora.

#434992 | joaobriantigeneall | 08 jul 2021 23:04 | Em resposta a: #434787

Renovo pedido de ajuda com a ascendência de António Ferrão da Silva, pois ainda não localizei registros que o liguem diretamente aos pais. Caso alguém pesquise em Mogadouro, Távora ou Lisboa e tenha se deparado com algum Ferrão nestas regiões, sou muito grato caso me forneça alguns dados.

Atenciosamente,

João Brianti

Resposta

Link directo:

António Ferrão da Silva, ouvidor de António Luís de Távora, 2º Marquês de Távora.

#435153 | joaobriantigeneall | 16 jul 2021 22:36 | Em resposta a: #434992

Renovo pedido de ajuda com a ascendência de António Ferrão da Silva, pois ainda não localizei registros que o liguem diretamente aos pais. Caso alguém pesquise em Mogadouro, Távora ou Lisboa e tenha se deparado com algum Ferrão nestas regiões, sou muito grato caso me forneça alguns dados.

Resposta

Link directo:

António Ferrão da Silva, ouvidor de António Luís de Távora, 2º Marquês de Távora.

#435510 | lcmoncada | 04 ago 2021 20:44 | Em resposta a: #435153

Caro Sr.
António Ferrão da Silva e s m D Filipa de Mendonça viveram de facto em Mogadouro onde baptizaram vários filhos a saber; José, b. em 18/11/1706, Bernardo b. em 17/11/1707, Luis, b. em 27/2/1709, Libório b. em 24/8/1712, Álvaro b. em 21/8/17...(') Há ainda notícia de um filho Francisco e de uma filha D. Antónia.
D Filipa de Mendonça era filha do morgado Jorge de Ordaz e de s m D. Florência de Mendonça, moradores no Mogadouro.
Já enviei estes dados para o geneall.
Penso que António Ferrão da Silva seria de Távora ou de Freixo de Espada à Cinta e confirma-se a sua ligação aos marqueses de Távora pois são estes os padrinho de b. de quase todos os filhos do casal.

Atenciosamente
L C Moncada

Resposta

Link directo:

António Ferrão da Silva, ouvidor de António Luís de Távora, 2º Marquês de Távora.

#435511 | lcmoncada | 04 ago 2021 21:11 | Em resposta a: #435510

rectificação

Peço desculpa. A D. Filipa de Mendonça que lhe referi era filha de Luis de Mendonça e de s m D Felícia e esta sim é que era filha do morgado Jorge de Ordaz e de s m D. Leonor de Mendonça sucedendo que esta última D Felícia foi b. não no Mogadouro mas em Miranda do Douro em 14/1/1677 (sua irmão Joana foi aí b em 24/8/1675).
atenc
L C Moncada

Resposta

Link directo:

António Ferrão da Silva, ouvidor de António Luís de Távora, 2º Marquês de Távora.

#435512 | lcmoncada | 04 ago 2021 21:13 | Em resposta a: #435511

A mulher de Jorge de Ordaz era D Florência (ou d. Leonor) de Mendonça. A grafia é péssima.

Resposta

Link directo:

António Ferrão da Silva, ouvidor de António Luís de Távora, 2º Marquês de Távora.

#435633 | ordaz | 10 ago 2021 14:04 | Em resposta a: #435512

Sr. L.C. Moncada,

Agradeço pelos dados que aqui enviou. Este Jorge Flores Dordaz seria o mesmo que Gayo traz como "João Flores Dordaz", que foi Morgado de Duas Igrejas? Não encontrei o baptismo de D. Felícia em Miranda do Douro na referida data, nem o casamento com Luís de Mendonça.

Agradeço novamente,

João Brianti

Resposta

Link directo:

António Ferrão da Silva, ouvidor de António Luís de Távora, 2º Marquês de Távora.

#435634 | joaobriantigeneall | 10 ago 2021 14:06 | Em resposta a: #435633

Sr. L.C. Moncada,

Agradeço pelos dados que aqui enviou. Este Jorge Flores Dordaz seria o mesmo que Gayo traz como "João Flores Dordaz", que foi Morgado de Duas Igrejas? Não encontrei o baptismo de D. Felícia em Miranda do Douro na referida data, nem o casamento com Luís de Mendonça.

Agradeço novamente,

João Brianti

Resposta

Link directo:

António Ferrão da Silva, ouvidor de António Luís de Távora, 2º Marquês de Távora.

#435662 | lcmoncada | 13 ago 2021 16:59 | Em resposta a: #435634

caro Sr
Penso que o por mim referido Jorge de Ordaz, morgado, possa ser o João de Ordaz que Gaio refere. É que a grafia é muito má.
D Leonor de Mendonça seria certamente de fora de Miranda do Douro. O respectivo assento não aparece.
atenc
LM

Resposta

Link directo:

António Ferrão da Silva, ouvidor de António Luís de Távora, 2º Marquês de Távora.

#435663 | lcmoncada | 13 ago 2021 17:25 | Em resposta a: #435662

Caro Sr.
Tem razão. Luis de Mendonça e s m D. Felícia, filha esta de João(?) de Ordaz morgado (irmão de Diogo de Ordaz cc D. Isabel de Aragão Cabral) tiveram pelo menos 2 filhas b em Miranda; Joana b. em 14/8/1675 e Isabel b. em 14/1/1677.
É seguro que D. Felícia era filha de João de Ordaz e de s m D. Leonor de Mendonça pois que como tal figura na qualidade de madrinha num b. cerca de 1663.
Quanto aos Ferrões da Silva Castelo Branco apenas os estudei pelo posterior casamento de D. Claudina Ferrão de Castelo Branco com o «marechal Oliva» da casa de Casfreires, termo de Vila Nova de Paiva.
Mas sei que no Mogadouro aparecem como padrinhos 2 filhos de António Ferrão da Silva e de s m D. Filipa de Mendonça chamados Francisco Ferrão e D. Antónia cerca de 1713.
Mais sei que este casal b mais os ss filhos no Mogadouro; José b. em 18/11/1706, Bernardo em 27/11/1707, Luis, b. em 27/2/1709 e Libório b. em 24/8/1712.
Em Távora aparece o óbito de José Ferrão, «morto de noite com facadas», em 28/2/1766 filho de Miguel Ferrão e de António Ferrão em 18/11/1766 que não sei se terão alguma ligação com os que lhe interessam. Más é certo que D. Dionísia de Jesus viúva de Miguel da Silva Ferrão Castelo Branco morreu com testamento em Távora em 3/9/1780.
Atenciosamente
L C Moncada

Resposta

Link directo:

António Ferrão da Silva, ouvidor de António Luís de Távora, 2º Marquês de Távora.

#448391 | JFHPereira | 22 jun 2023 16:29 | Em resposta a: #434483

Boa tarde,

Tenho uns 8.ºs avós de nome António Ferrão da Silva e Filipa de Mendonça, naturais da vila de Távora, bispado de Lamego. Serão os mesmos? Sabem os antepassados deles?

Tenho dois filhos deste casal:

Manuel Ferrão de Mendonça, casado com Isabel Pinta;
Migue Ferrão da Silva, casado com Brites Cabral de Magalhães.

Obrigado pela vossa ajuda.

Cumprimentos,
João Pereira

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 29 abr 2024, 18:48

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen