Retirada de livros de assentos on line pela Digitarqu Leiria-

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos

Retirada de livros de assentos on line pela Digitarqu Leiria-

#434719 | jose elias | 28 jun 2021 00:03

Gostaria de saber se algum dos confrades já teve ou tem a mesma experiência que eu tive, neste caso com os livros de assentos do Digitarqu Leiria, relativamente à retirada de livros de assentos depois destes terem estado disponíveis on line. Infelizmente diversos livros da Paróquia da Roliça estão nesta situação há vários anos. Depois de vários telefonemas, não obtive mais do que a resposta, que esses livros estavam para manutenção.

Resposta

Link directo:

Retirada de livros de assentos on line pela Digitarqu Leiria-

#434792 | jose elias | 01 jul 2021 14:21 | Em resposta a: #434719

A propósito do assunto em epígrafe, enviei um mail ao Arquivo Distrital de Leiria, o qual foi pronto a responder-me.

Infelizmente a resposta não adianta nada ao que me já tinha sido dito anos atrás.

Que o assunto é do conhecimento dos Serviços Centrais da DIGILAB e que em conjunto estão a resolver o assunto, sem no entanto preverem qualquer prazo.

É lamentável, que nem sequer forneçam uma justificação para a retirada dos livros. É certo que havia e ainda existem alguns erros, mas, nada justifica o tempo que já se passou entretanto, quando a maioria dos arquivos tem vindo a fazer um esforço louvável para disponibilizarem o que tem.

Resposta

Link directo:

Retirada de livros de assentos on line pela Digitarqu Leiria-

#434824 | maria david | 02 jul 2021 23:21 | Em resposta a: #434719

Caros confrades investigadores

Já tinha dado por essa situação. Não são só os livros de assentos mas também processos do SO da inquisição de Lisboa que são retirados, o que é lamentável. Consultei centenas deles, faz muitos anos, tirando as informações que considerei pertinentes na altura e agora quero voltar a lê-los, on-line, para esclarecimento de dúvidas, e pura e simplesmente não existem. Não falando já da quantidade de erros constantes nos sumários de muitos que se encontram on-line. Caso não tivesse feito essa leitura presencial e tivesse tirado as minhas notas, corria o risco da fazer uma genealogia fantasiosa. Cada funcionário que pegou num ou outro processo para fazer o dito sumário, escreveu da forma que lhe pareceu, atribuindo uma filiação deturpada que pode levar incautos a seguirem linhas de investigação erradas.

À boleia deste tópico, e porque o meu assunto se refere a um arquivo, aproveito para solicitar ajuda numa matéria que não domino e que provavelmente será fácil para qualquer um de vós. Tenho um antepassado formado em Coimbra, em medicina, de seu nome Baltazar Henriques. Alguém descobriu, não recordo quem, o código de referência do arquivo ARCHEEVO e passou-mo:

Código de referência
PT/AUC/ELU/UC-AUC/B/001-001/H/000115

A verdade é que não sei como chegar às informações que lá constam. Essencialmente, preciso de saber sobre a família, de onde eram. Os únicos dados que tenho é que seus pais seriam Manuel Henriques e Guiomar Rodrigues mas não faço ideia das suas naturalidades. Caso algum confrade saiba chegar a essas informações através do código, peço a especial gentileza de me comunicar para poder avançar na investigação deste ramo familiar.

Com os meus agradecimentos antecipados e votos de boas pesquisas

Maria David

Resposta

Link directo:

Retirada de livros de assentos on line pela Digitarqu Leiria-

#434825 | severalmal | 03 jul 2021 01:35 | Em resposta a: #434824

Cara confrade,

Basta colocar o código de referência no Google. O link é este http://pesquisa.auc.uc.pt/details?id=187616&ht=-&detailsType=Description , no entanto aparece como filho de outro Baltazar Henriques

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 27 abr 2024, 01:04

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen