Impedimento de matrimonio por consanguinidade de 3 grau e afinidade de 2 grau

Este tópico está classificado nas salas: Brasil | Direito | Formação | Pessoas

Impedimento de matrimonio por consanguinidade de 3 grau e afinidade de 2 grau

#435027 | VES | 11 jul 2021 09:06

Prezados Senhores, Senhoras,

Venho aqui lhe pedir uma ajuda. Ja pesquisei sobre o assunto no Google e em todas as salas desse Forum sobre os diversos tipos de impedimento ao matrimonio e o resultado e que nao encontrei uma resposta definitiva a situacao que encontrei.

O contexto e o seguinte:

Aos dd/mm/aa na Matriz dessa cidade receberam em matrimonio
MIGUEL FERREIRA filho de JOAQUINA FERREIRA e
TERESA DE MIRANDA, exposta (adotada por) a JOSE DE MIRANDA e ANNA FERREIRA
proclamados canonicamente dispensados do impedimento de CONSANGUINIDADE EM TERCEIRO GRAU de linha transversal igual e de AFINIDADE DE SEGUNDO GRAU.

Entendi que a consanguinidade em terceiro grau indica que MIGUEL e TERESA eram filhos de primos diretos, que eram da mesma geracao e que portanto tinham em comum o mesmo bisavo(s): terceiro grau.

Com relacao ao impedimento de afinidade de segundo grau, o que entendi e que em algum momento foram cunhados. Ou a TERESA se casa com o irmao do MIGUEL, ou o MIGUEL se casa com a irma da TERESA. Nada se fala se era uma afinidade licita ou iliciita, entao presumo que fosse licita = um dos dois ficou viuvo (?).

As unicas coisas que posso acrescentar sobre esse casal (meus trisavos) sao:
Como se ve a TERESA foi adotada por ANNA FERREIRA e Jose, nada mais sei sobre ela.
O MIGUEL tambem era filho de uma FERREIRA e nao consta o nome do pai no registro de matrimonio. Nada mais sei sobre ele ou sobre o pai.

As minhas duvidas resultam da combinacao dos 2 impendimentos: vi nesse Forum que interpretacao do impedimento de afinidade de segundo grau pode mudar em caso de adocao, alguns comentam que casamento entre cunhados se classifica como afinidade de primeiro grau ilicita e nao de segundo grau (#431032: topico 3º e 4º grau de consanguinidade).

Entao fica a pergunta: no caso especifico desse casal qual a interpretacao correta e qual o significado do impedimento de afinidade segundo grau? Ha mais de uma possibilidade ou outro motivo para esse impedimento?

Obrigado pela ajuda,
Cumptºs
VES

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 19 abr 2024, 19:43

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen