Familia Simões, origem de Tonda, Tondela

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Famílias

Familia Simões, origem de Tonda, Tondela

#435166 | inessimoes1202 | 17 jul 2021 18:31

Boa tarde,
Há uns dois anos começei a minha pesquisa pelas minhas raizes e acabei por descobrir que afinal o meu apelido não é do Alentejo mas sim de Tonda, Tondela.
O meu Tetravó Joaquim Simões saiu de Tonda para Avis deixando para trás sua familia. Com muito trabalho consegui chegar ainda ir três gerações para trás mas infelizmente não encontrei muita coisa.
Alguem sabe da familia Simões em Tonda, Tondela?
Eu realmente gostava de conhecer mais.

Inês Simões

Resposta

Link directo:

Familia Simões, origem de Tonda, Tondela

#435170 | miguel monteiro | 17 jul 2021 21:19 | Em resposta a: #435166

Boa Noite

Apesar de Simões ser patronímico de Simão (podendo encontrar-se em qualquer lado),
ele é particularmente vulgar, na área entre Leiria e Aveiro.
Quanto ao seu tetravó, é necessário saberem-se datas de batizado e casamento para se poder
avançar, ou recuar.

Cumprimentos
miguel monteiro

Resposta

Link directo:

Familia Simões, origem de Tonda, Tondela

#435179 | joaobriantigeneall | 18 jul 2021 15:15 | Em resposta a: #435166

Boa tarde,

Tenho alguns Simões em Tonda, mas no século XVII. Veja se alguns dos dados conferem com os seus, ou se pode pesquisar mais à fundo:

Dona Maria Simões [do Loureiro], nascida no termo de Tondela, por volta de 1580, sendo filha de Francisco do Loureiro e de Dona Joana Simões da Costa. Eram gente nobre e das principais do local, tendo esta Maria Simões casado com Diogo João de Mesquita, filho de João de Mesquita e de Antónia Dias. Apesar da origem nobre, Diogo João teria trabalhado alguns meses como barbeiro, quando passou dificuldades financeiras, o que gerou problemas no processo de leitura do seu neto, o bacharel Manuel de Figueiredo do Loureiro, que foi padre em Tondela e me parece natural de Fermentelos, termo de Campo de Besteiros.

Dona Maria Simões do Loureiro teve, com Diogo João de Mesquita, um Francisco do Loureiro de Mesquita, que foi sargento-mor da comarca de Viseu e casou com Dona Leonor Henriques de Figueiredo, filha de Domingos de Figueiredo de Alvelos, 10º Senhor do Paço de Tonda, e de Dona Leonor Henriques Barreto, sua esposa. Eu sou descendente do sargento-mor Francisco do Loureiro de Mesquita e de Dona Leonor Henriques de Figueiredo e, enquanto pesquisava esta família, observei que alguns "Simões" do termo de Tondela eram provenientes dos filhos de Diogo João de Mesquita e de Dona Maria Simões do Loureiro. Destaco que, apenas no Felgueiras Gayo que encontrei este sobrenome Loureiro vindo de Dona Maria Simões. Nos registros, constava ela apenas como Maria Simões e o marido como Diogo João, pais de Francisco do Loureiro, casado com Leonor Henriques, filha de Domingos de Figueiredo e de outra Leonor Henriques. Os sobrenomes eram muitas vezes omitidos nos registros, então é importante observar que este "Simões" poderia vir destes Loureiros ou dos Costas. Contudo, também não se pode descartar o fato dele ser um patronímico, ou seja, as origens poderiam ser diversas: desde um cristão-novo adotando o patronímico do seu padrinho até, simplesmente, o filho ou neto de um Simão.

Desejo-lhe boas pesquisas.

Atenciosamente,

João Brianti

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 16 mai 2024, 16:06

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen