Ajuda para interpretar uma informação

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Famílias | Pessoas

Ajuda para interpretar uma informação

#435335 | Mauro Rúben | 26 jul 2021 14:02

Caros amigos espero que esteja tudo bem.

Precisava de ajuda para interpretar esta informação de uma antepassada minha, se alguém me souber explicar ficarei muito agradecido.

"1691-05-27 - Freguesia: Lagoa - Localidade:
Faleceu Domingas Rebola v.ª com test.º seus test.º seus f.os Bartolomeu Dias e Manuel dos Santos
e no test.º declara que ela corre uma demanda com os herdeiros de Rui Mendes Neto
e que teve já setença a seu favor e que sendo caso que lhe saia confirmada
manda lhe digam dez mil reis em missas rezadas foi sepultada nesta igreja de N. Sr.ª da Luz do lugar de Lagoa.

Obrigado,
Cumprimentos,
Mauro Rúben

Resposta

Link directo:

Ajuda para interpretar uma informação

#435342 | AntonioGonçalves | 26 jul 2021 22:57 | Em resposta a: #435335

Caro Mauro Ruben

A minha interpretação:

... faleceu Domingas Rebola, viuva, com testamento, seus testamenteiros os filhos Bartolomeo Dias e Manoel dos Santos e no testamento, declara que ela correu uma demanda 'acção judicial', com os herdeiros de Rui Mendes Neto e que teve já sentença a seu favor e que sendo caso que lhe saia confirmada 'atribuida', manda que lhe digam mais 10.000 reis em missas rezadas ...

Os meus cumprimentos

Resposta

Link directo:

Ajuda para interpretar uma informação

#435348 | Mauro Rúben | 27 jul 2021 02:12 | Em resposta a: #435342

Caro António Gonçalves

Muitíssimo Obrigado pela sua interpretação.

Cumprimentos,
Mauro Rúben.

Resposta

Link directo:

Ajuda para interpretar uma informação

#435358 | Mauro Rúben | 27 jul 2021 12:16 | Em resposta a: #435348

Pelo que li pode ser uma dívida ou herança, qualquer das maneiras pelo que li parece-me mais ser uma dívida - "correr com a demanda com os herdeiros", significa que também pode ser uma dívida de herança, que não tenham partilhado com ela (que me parece ser a mais correcta).

Qualquer das maneiras agradeço,

Cumprimentos,
Mauro Rúben.

Resposta

Link directo:

Ajuda para interpretar uma informação

#435359 | saintclair | 27 jul 2021 12:35 | Em resposta a: #435358

-
declara que ela correu uma demanda 'acção judicial', com os... HERDEIROS.... de Rui Mendes Neto., portanto nada tem a ver com a familia.
Sc.
-

Resposta

Link directo:

Ajuda para interpretar uma informação

#435361 | Mauro Rúben | 27 jul 2021 13:03 | Em resposta a: #435359

«A noção de demanda faz referência a uma petição, acção judicial, disputa, procura ou litígio. Aquele que demanda solicita que lhe seja entregue ou reconhecido algo.»

Resposta

Link directo:

Ajuda para interpretar uma informação

#435362 | Mauro Rúben | 27 jul 2021 13:14 | Em resposta a: #435359

Isto é um testamento, e o herdeiro pode, nesta ação, demandar o reconhecimento do seu direito sucessório, para obter a restituição da herança, ou de parte dela, contra quem, na qualidade de herdeiro, ou mesmo sem título, a possua.

Resposta

Link directo:

Ajuda para interpretar uma informação

#435363 | Mauro Rúben | 27 jul 2021 13:59 | Em resposta a: #435359

Caro Saint Clair,

Por acaso tenho um amigo que é juiz, e que ao ler o testamento, da falecida, disse-me isso que lhe estou a dizer, que pode ser uma dívida em relação á herança, que ela recorreu a uma demanda com os Herdeiros do falecido Rui, que não lhe tinham entregue a parte dela, e que me disse como é um testamento, o herdeiro pode, nesta ação, demandar o reconhecimento do seu direito sucessório, para obter a restituição da herança, ou de parte dela, contra quem, na qualidade de herdeiro, ou mesmo sem título, a possua.

Cumprimentos,
Mauro Rúben.

Resposta

Link directo:

Ajuda para interpretar uma informação

#435364 | Mauro Rúben | 27 jul 2021 14:11 | Em resposta a: #435359

Para completar esse amigo Juiz disse-me que ainda hoje é habitual isso acontecer, e que têm tudo a haver com a família, ainda para mais por se tratar de um testamento que pelos vistos as partilhas estavam mal resolvidas e que por isso recorreu a uma demanda com os portadores da herança do falecido.

Por isso não sei onde o amigo foi buscar essa de que não tinha nada a haver com a família, já á uns tempos atrás quando fiz aqui um tópico sobre o significado de Donzela, o amigo deu-me apenas o significado da palavra, quando fui bem especifico na pergunta em relação ao que queria saber, deve de ser implicância com certeza.

Qualquer das maneiras agradeço pela contribuição por que toda a informação é bem vinda,
Cumprimentos,
Mauro Rúben.

Resposta

Link directo:

Ajuda para interpretar uma informação

#435365 | Mauro Rúben | 27 jul 2021 15:03 | Em resposta a: #435359

Mas pronto o assunto é um bocado controverso, não existe muitas especificações...

Resposta

Link directo:

Ajuda para interpretar uma informação

#435393 | saintclair | 28 jul 2021 12:27 | Em resposta a: #435365

-
Caro Confrade;
Não existe controvérsia alguma.
O poder de interpretar a dialética
não é para todos, é para quem pode.
Cumprimentos
Sc.

Resposta

Link directo:

Ajuda para interpretar uma informação

#435411 | Mauro Rúben | 29 jul 2021 01:14 | Em resposta a: #435393

É verdade têm razão, agradeço a leitura e interpretação, da parte dela também não consegui prosseguir mais com a via, para saber mais alguma coisa, acabou-se os batismos e casamentos na paróquia.


Obrigado,
Cumprimentos,
Mauro Rúben.

Resposta

Link directo:

Ajuda para interpretar uma informação

#435415 | Mauro Rúben | 29 jul 2021 15:09 | Em resposta a: #435393

O que eu sei é que interpretar este tipo de documentos, com discursos pouco conclusivos é difícil.

Cumprimentos,
Mauro Rúben.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 27 abr 2024, 01:26

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen