Local de nascimento em Portugal

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas

Local de nascimento em Portugal

#435501 | Lucia Carvalho | 03 ago 2021 20:01

Boa tarde, Caros Confrades! Tenho essas informações sobre o meu Tetravô, porém adoraria saber o seu local de nascimento, em Portugal. Suspeito que seja em Vila Real ou Lisboa. Tenho muitos dados sobre ele e família no Brasil, inclusive o registro de óbito, mas nada dele em Portugal. Segue abaixo os dados, se alguém puder me ajudar, ficarei muito grata.
PIRES - Morro e rua do Pires, Engenhoca. Foram assim conhecidos porque abertos nas terras de João Pires, nascido em Portugal em 1839 e falecido em sua chácara no morro do Pires a 29 de setembro de 1914. Chegou a Niterói em meados do século, estabelecendo-se com armazém na rua do Imperador, hoje Marechal Deodoro. Foi fornecedor da Câmara Municipal até 1889. Na primeira República tornou-se empreiteiro de obras, contratando com o governo do Estado a manutenção de estradas e pontes em Niterói e outros municípios. Deixou terras e prédios no Centro, Barreto e Engenhoca, entre eles o morro que já tinha seu nome em 1886, ano em que foi escolhido para construção do reservatório d’água destinado a abastecer Niterói, obra que ficaria inacabada. Foi casado com Diamantina Viana Pires, de quem deixou os filhos Djanira Pires Madeira, casada com Antônio Madeira; Constança Pires Ferraro, casada com Francisco Ferraro; Jerônimo, Lourival, Valdemar, Aurora, Eurico e Dolores Viana Pires.

Resposta

Link directo:

Local de nascimento em Portugal

#435537 | tiba0761 | 05 ago 2021 20:09 | Em resposta a: #435501

Boa tarde

Matéria publicada no Jornal "O Fluminense" do dia 16/4/1910:

João Pires e família retirando-se temporariamente para Portugal, não podendo se despedir pessoalmente de todos os seus amigos, o faz pela imprenssa, oferencendo seus préstimos em Lisboa e Pedras Salgadas.
Outrossim declara que deixa como seu procurador, com poderes bastante, seu genro, comprade e amigo Sr. Antonio Madeira, estabelecido a Rua São João, 60, com quem seus inquilinos devem entender-se.
João Pires

Pedras Salgadas era uma Aldeia no Concelho de Barcelos, quem sabe ele não era de lá.

Boa sorte

Tibério

Resposta

Link directo:

Local de nascimento em Portugal

#435543 | Lucia Carvalho | 06 ago 2021 11:04 | Em resposta a: #435537

Agradeço pela ajuda. Tenho essa informação e outras extraídas da Hemeroteca, inclusive tenho os dados do livro de passageiros dessa viagem, porém nada informa sobre a sua Naturalidade em Portugal.
Uma dúvida: Pedras Salgadas não pertence à Vila Pouca de Aguiar, em Vila Real?

Resposta

Link directo:

Local de nascimento em Portugal

#435548 | miguel monteiro | 06 ago 2021 14:38 | Em resposta a: #435543

Pedras Salgadas, é uma localidade da freguesia de Bornes de Aguiar,
concelho de Vila Pouca de Aguiar.

Resposta

Link directo:

Local de nascimento em Portugal

#435550 | Lucia Carvalho | 06 ago 2021 20:19 | Em resposta a: #435548

Obrigada pela ajuda! Hoje fiz uma busca através de um registro de passaporte, em 1861 de Seirãos, Beça, Boticas, Vila Real, porém não informava a filiação. Fiz uma busca nos livros de batismo e lá encontrei o João Pires que pelos nomes dos pais, acredito se tratar do meu Tetravô João Pires. Ele, em 1910, foi com a esposa à Lisboa e Pedras Salgadas, e retornou nesse mesmo ano, porém no livro de passageiros não consta a Naturalidade dele em Portugal. E o registro de passaporte data de 1861 e infelizmente no Arquivo Nacional do RJ só constam dados de imigrantes à partir de 1875. Alguém saberia me informar uma outra fonte para cartão de migração ou algo semelhante do ano de1861? Obrigada.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 08 mai 2024, 20:39

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen