Informações sobre paradeiro de José Leite (do Couto) desaparecido no Brasil

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Brasil | Famílias | Pessoas | Regiões

Informações sobre paradeiro de José Leite (do Couto) desaparecido no Brasil

#435825 | ilenamaga | 23 ago 2021 18:00

Boa tarde,

Encontro-me a fazer a minha árvore genealógica com o intuito de identificar o paradeiro do meu avô José Leite ou José Leite do Couto, filho de Maria Emília Cândida, ambos naturais da Freguesia de Sobre Tâmega, Marco de Canaveses.

O José Leite nasceu a 22.02.1899, neto de João Leite do Couto e de Maria de Jesus. Casou com Maria Anália de Magalhães (fiz um post na Familia Magalhães) e ausentou-se para o Brasil/Rio de Janeiro, onde chegou em em Outubro de 1926, no vapor/navio POCONÉ, proveniente de Hamburgo, e entre várias escalas que fez, o meu avô subiu a bordo no Porto de Leixões.

Retornou a Portugal onde tinha deixado a esposa (Maria Anália) e 3 filhos pequenos Glória, Ana e André de Magalhães Leite, meu pai) em Dezembro de 1929, tendo novamente saído para o Brasil onde chegou em 18 de Março de 1930 (Porto de Rio de Janeiro), transportado pelo navio WEISER que procedia de Bremen.

Sei que no Rio de Janeiro viveu na Rua do Acre, nº 92, e trabalhou para a firma Leonardo Augusto Colino, com sede na Rua Senador Dantas nº 117 - 1º andar.

Os últimos dados relativos ao José Leite, que um contacto do Brasil ( Sr. Walter) generosamente me fez chegar, é que fez o Registo de Estrangeiro no Rio de Janeiro em 1939.

Se alguém tiver algum familiar com estas referencias ou alguma informação relativa aos dados que publico, agradeço resposta neste post.

Cumprimentos a toda a comunidade, obrigada!

Resposta

Link directo:

Informações sobre paradeiro de José Leite (do Couto) desaparecido no Brasil

#435829 | Jorge Resende | 23 ago 2021 20:26 | Em resposta a: #435825

http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=313394&pesq=%22jos%C3%A9%20leite%20do%20couto%22&pagfis=108821


alfaiataria rua do acre 1931

Resposta

Link directo:

Informações sobre paradeiro de José Leite (do Couto) desaparecido no Brasil

#435830 | Jorge Resende | 23 ago 2021 20:30 | Em resposta a: #435825

em 1935 continuava no mesmo local e com o mesmo ramo profissional. A mulher entretanto morreu em Portugal, talvez não tivesse ido com ele, nem os filhos...

Resposta

Link directo:

Informações sobre paradeiro de José Leite (do Couto) desaparecido no Brasil

#435831 | MCNN | 23 ago 2021 20:34 | Em resposta a: #435825

Boa tarde

Pelos jornais da época, José Leite do Couto residia ou tinha estabelecimento de alfaiataria no Rio de Janeiro na Rua do Acre, nº 94.

Entretanto, em 09/11/1937 é registado na segunda pretoria cível do Rio de Janeiro (Freguesias de Santa Rita e da Ilha do Governador) o nascimento de uma criança com o nome de José Leite do Couto, que havia nascido em 01/11/1937 na Rua do Acre, nº 94.

A criança é registada como filha ilegítima de Benedita Soares, não sendo indicado o nome do pai.

Isso não implica necessariamente que essa criança fosse filha do seu avô, mas será uma forte possibilidade a considerar.

Cumprimentos

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

Informações sobre paradeiro de José Leite (do Couto) desaparecido no Brasil

#435832 | Jorge Resende | 23 ago 2021 20:37 | Em resposta a: #435825

http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=364568_13&pesq=%22jos%C3%A9%20leite%20%20couto%22&pasta=ano%20194&pagfis=32468

em 1946 era vivo, fazia parte de uma Associação de Ajuda a portugueses desfavorecidos


Sabe a que freguesia pertencia a rua do Acre???

Resposta

Link directo:

Informações sobre paradeiro de José Leite (do Couto) desaparecido no Brasil

#435833 | MCNN | 23 ago 2021 20:45 | Em resposta a: #435825

Em complemento à mensagem anterior.

Seu avô faleceu em 27/11/1949

https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-6PM4-BDF?i=47&wc=9GBD-GPK%3A113334201%2C113334204%2C118523901&cc=1582573

Cumprimentos


Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

Informações sobre paradeiro de José Leite (do Couto) desaparecido no Brasil

#435834 | Jorge Resende | 23 ago 2021 21:14 | Em resposta a: #435825

Desvendado o mistério!... Provavelmente constituiu outra família no Rio de Janeiro.

Resposta

Link directo:

Informações sobre paradeiro de José Leite (do Couto) desaparecido no Brasil

#435837 | ilenamaga | 23 ago 2021 21:57 | Em resposta a: #435830

Caro Jorge Resende

Agradeço as informações prestadas, a minha avó nunca se deslocou ao Brasil, permaneceu sempre na "terra" com os 3 filhos.

O meu avô era alfaiate sim, talvez ao longo dos anos se tivesse conseguido estabelecer por conta própria. Foi uma surpresa ter recebido informações sobre ele, certamente já leu as informações abaixo, estou surpresa por ter recebido um bocadinho da história dele, obrigada!

Resposta

Link directo:

Informações sobre paradeiro de José Leite (do Couto) desaparecido no Brasil

#435838 | ilenamaga | 23 ago 2021 22:08 | Em resposta a: #435833

Sr. Mário César,

Que grande surpresa saber da data do óbito do meu avô, eu quase que tinha a certeza que ele tinha falecido no Brasil pois nas certidões de óbito da freguesia de Sobre Tâmega e em todo o concelho de Marco de Canaveses, ele não existe.

A não ser que ele tivesse voltado a Portugal e nunca mais se tivesse deslocado "à terra", e tivesse morrido indigente,o óbito estaria averbado na certidão de nascimento dele, tal como está o da minha avó.

Foi emocionante receber esta informação, tem um gosto agridoce saber que ele viveu tão pouco tempo. Penso que teve pelo menos uma vida preenchida no Brasil.

Obrigada pelo seu feadback ao meu pedido, o mistério da ausência do José Leite ficou explicado. Por cá a sua família nunca soube o que lhe tinha acontecido, vou finalmente partilhar com eles estas grandes novidades.

Obrigada, até breve

Resposta

Link directo:

Informações sobre paradeiro de José Leite (do Couto) desaparecido no Brasil

#435839 | ilenamaga | 23 ago 2021 22:34 | Em resposta a: #435838

Esqueci de comentar a possibilidade de ele ter deixado filhos no Brasil...

Essa foi sempre uma possibilidade que colocámos pois sempre ouvimos dizer que o José Leite tinha ido para o Brasil deixando o meu pai com 2 anos de idade (nasceu em 1926) e que nunca mais tinha voltado.

Na realidade na 1º ida ao Brasil o José Leite deixou o meu pai com apenas 5 meses de idade e as outras duas filhas também pequeninas, com 2 e 4 anos respectivamente. Ele voltou depois a Portugal em 1929 e em Março de 1930 já estava novamente no Brasil, a partir desta data, aparentemente sem dar mais noticias.

Esta última saída de Portugal vai ao encontro da idade aproximada do meu pai que é referida na história familiar.

Embora não tivesse sido uma surpresa saber que ele deixou descendência, foi emocionante saber que provavelmente terei um tio ainda vivo, pois de certeza que a criança que tem o mesmo nome que o meu avô, não o tem por ter sido baptizada por ele, mas sim porque é filho do José Leite.

Sr. Mário César, mesmo correndo o risco de abusar da sua boa vontade, pergunto se acerca deste filho é possível saber mais alguma coisa?

A minha avó (esposa do José Leite) faleceu no inicio da década de 80, o meu pai e as minhas tias (seus filhos) faleceram todos durante a década de 90 e em consequência fomos perdendo as memórias familiares.

Agradeço o seu tempo, cumprimentos, obrigada.

Helena Magalhães

Resposta

Link directo:

Informações sobre paradeiro de José Leite (do Couto) desaparecido no Brasil

#435859 | ilenamaga | 24 ago 2021 12:04 | Em resposta a: #435832

Caro Sr. Jorge Resende,

Ainda em resposta ao seu post, na realidade não conheço nada sobre os limites territorias das freguesias no RJ, penso que na época, levando em consideração o registo de nascimento do provável filho do meu avô, a freguesia a que pertencia a Rua do Acre, 94 era a Freguesia de Santa Rita e Ilha do Governador.

Agradeço a sua boa vontade em responder e o interesse que dedicou a este assunto. Mesmo tendo recebido as excelentes informações que os senhores Jorge Resende e Mário Cèsar Navarro tiveram a generosidade de aqui colocar, não vou dar este assunto por encerrado mas antes tentar pesquisar mais um pouco sobre a intervenção do meu avô no aparecimento do José Leite do Couto brasileiro e sobre a sua mãe.

Agradeço o vosso inestimável contributo para desvendar o paradeiro do meu avô, cumprimentos e até breve.

Helena Magalhães

Resposta

Link directo:

Informações sobre paradeiro de José Leite (do Couto) desaparecido no Brasil

#435876 | Jorge Resende | 24 ago 2021 20:47 | Em resposta a: #435825

https://www.google.pt/maps/place/R.+Acre,+94+-+Centro,+Rio+de+Janeiro+-+RJ,+20081-000,+Brasil/@-22.8997565,-43.1816554,3a,75y,290.52h,112.39t/data=!3m7!1e1!3m5!1sLUbt77kbiW9AQuEiss_38w!2e0!6shttps:%2F%2Fstreetviewpixels-pa.googleapis.com%2Fv1%2Fthumbnail%3Fpanoid%3DLUbt77kbiW9AQuEiss_38w%26cb_client%3Dsearch.gws-prod.gps%26w%3D86%26h%3D86%26yaw%3D285.27908%26pitch%3D0%26thumbfov%3D100!7i16384!8i8192!4m5!3m4!1s0x997f5b8399e853:0x8450b18a387deba9!8m2!3d-22.8996928!4d-43.1818383?hl=pt-PT&authuser=0


PREDIO 94 DA RUA ACRE ONDE JOSE LEITE MORAVA

Resposta

Link directo:

Informações sobre paradeiro de José Leite (do Couto) desaparecido no Brasil

#435877 | Jorge Resende | 24 ago 2021 20:57 | Em resposta a: #435825

Tentei enviar foto do predio 94 da rua do Acre no Rio, onde morou José Leite mas não resultou. No Google Maps, se inscrever Rua Acre 94 Rio de Janeiro, verá o prédio em questão

Resposta

Link directo:

Informações sobre paradeiro de José Leite (do Couto) desaparecido no Brasil

#435905 | ilenamaga | 25 ago 2021 16:30 | Em resposta a: #435877

Caríssimo Sr. Jorge Resende

Só agora li a sua mensagem que agradeço.

Já consegui visualizar o prédio onde morou o José Leite. Notei que o nº 92 é o Ed. Serra da Estrela, será aquela zona uma área marcadamente influenciada pela comunidade portuguesa no RJ?

É emocionante juntar as informações referentes ao meu avô e tentar construir a história dele. Não existem familiares que o tenham conhecido ou que tenham sequer informações sobre ele... foi para o Brasil e por lá desapareceu... até este ano em que me propus iniciar a busca pelo seu paradeiro, não para ter respostas para o que resta da nossa família, mas essencialmente para ter respostas para mim.

Sr. Jorge agradeço reconhecidamente as respostas a este fórum e as informações que recebi acerca do meu avô.

A partir delas irei tentar encontrar o José Leite do Couto brasileiro (o que deverá ser ainda mais difícil) e continuar a reconstruir os passos que o José Leite português deu na sua chegada ao Brasil. Tenho agendamento para o Arquivo Histórico Consular do MNE para fim de Setembro para consultar os arquivos consulares do RJ, vamos a ver o que conseguirei encontrar.

Se precisar de alguma pesquisa por lá (arquivo), por favor disponha.

Até breve,

Helena Magalhães

Obrigada, até breve.

Resposta

Link directo:

Informações sobre paradeiro de José Leite (do Couto) desaparecido no Brasil

#435908 | Jorge Resende | 25 ago 2021 17:39 | Em resposta a: #435825

Muito obrigado pelo seu reconhecimento pelas pesquisas efetuadas feitas com muito gosto. Lembro que no Rio de Janeiro existe ou existiu uma associação dos industriais de alfaiate, ou talvez Sindicato, onde tambem poderá tentar obter alguma informação. Sobre o filho de Benedita Gomes e José Leite Couto, com o mesmo nome do pai, lembro que tendo ele nascido em 1937, decerto não será já vivo... embora possa ter descendentes...
Oxalá consiga mais informações.
Boas pesquisas
Jorge REsende

Resposta

Link directo:

Informações sobre paradeiro de José Leite (do Couto) desaparecido no Brasil

#435911 | ilenamaga | 25 ago 2021 18:02 | Em resposta a: #435908

Eu é que agradeço Sr. Jorge Resende!

Infelizmente tenho noção que o meu tio teria 84 anos nesta altura se tivesse sobrevivido tantos anos e que procurá-lo será como procurar uma agulha num palheiro.

Mesmo em relação à sua descendência, os meus potenciais primos seriam pouco mais velhos do que eu (nasci em 1962), e na realidade não haver outros elementos de identificação torna esta pesquisa quase impossível

No arquivo consular pretendo averiguar se o José Leite avô fez o reconhecimento posterior do filho José Leite, registando o seu nascimentos nos livros de registo consulares. Poderia dar-se o caso de o ter reconhecido antes de morrer, seria interessante se isso tivesse ocorrido.

De qualquer modo agradeço as suas palavras, se não conseguir obter mais respostas sobre estes familiares, contento-me com o cumprimento do objectivo a que me propus quando iniciei esta pesquisa... saber sobre o paradeiro do meu avô e o seu fim de vida, para poder fechar a história deste familiar que estava suspensa desde 1930.

Bem haja, cumprimentos,

Helena

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 11 mai 2024, 02:25

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen