Arquivo Histórico GNR + informação útil.

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Bibliografia | Direito | Formação | Património

Arquivo Histórico GNR + informação útil.

#436885 | MP | 07 out 2021 08:45

Caros confrades,

Ontem, tive o prazer de ir até ao Arquivo Histórico da GNR, em Lisboa, onde pude consultar o processo individual de um bisavô meu. Há que referir que tinha contactado o Arquivo por e-mail previamente, com vista a uma localização do processo pretendido. O acesso presencial ao Arquivo funciona por agendamento.

Os funcionários foram de uma simpatia extrema e incansáveis no auxílio e serviço prestados. Colocaram o processo totalmente à minha disposição e pude consultá-lo tranquilamente.

Um aspeto que extrema importância, que eu desconhecia totalmente, e que gostaria de partilhar com todos: atualmente, creio que desde 2019, ao consultarmos um documento em qualquer arquivo nacional, é possível fotografar o mesmo em vez de solicitar cópias. Uma das funcionárias (muito prestável) mostrou-me inclusivamente a página do Diário da República onde se dá conta desta possibilidade. Foi o que fiz com o processo individual do meu bisavô, tendo poupado uns largos euros num eventual pedido de digitalização ou fotocópias.

Espero que esta última informação seja útil.

Melhores cumprimentos,
Mário Pimentel.

Resposta

Link directo:

Arquivo Histórico GNR + informação útil.

#436892 | DSD | 07 out 2021 19:40 | Em resposta a: #436885

Prezado Mário Pimentel
Se fosse possível pôr neste site os dados colhidos, seria para mim um prazer, por se tratar de um pareete meu
Grato e com os melhores cumprimentos
Miguel de Valdevez

Resposta

Link directo:

Arquivo Histórico GNR + informação útil.

#436927 | DSD | 09 out 2021 20:08 | Em resposta a: #436892

Prezado Mário Pimentel
Acrescento à minha resposta e pedido , se se trata de Manuel Pimentel, casado em 1914 com Hortelinda Paredes.
Cumprimentos
Miguel de Valdevez

Resposta

Link directo:

Arquivo Histórico GNR + informação útil.

#436934 | MP | 10 out 2021 08:55 | Em resposta a: #436927

Prezado Miguel de Valdevez,

Há quanto tempo! O processo que consultei e copiei foi precisamente o desse meu bisavô, Manuel Pimentel, casado com Otelinda de Azevedo Paredes. Devo dizer-lhe que o processo contém informações muito interessantes, desde dados sobre a carreira militar, mudanças de residência, baixas médicas, filhos tidos enquanto se encontrava no ativo, uma fotografia dele com os seus vinte e poucos anos... e finalmente consegui obter pistas quanto às razões que levaram à sua reforma antecipada aos 37/38 anos de idade.

Ainda não fiz quaisquer anotações a partir do processo. Se tiver interesse em alguma informação específica, diga-me por favor... ou, se tiver interesse em ter uma cópia, posso tentar enviar por Dropbox, por exemplo (são 323 megas!).

Atentamente,
Mário Pimentel.

Resposta

Link directo:

Arquivo Histórico GNR + informação útil.

#436953 | DSD | 11 out 2021 20:28 | Em resposta a: #436934

Prezado Mário Pimentel
Foi com muito agrado que li esta sua msg e recordar tempos idos, em que trocamos impressões sobre os nossos parentes comuns, pelo lado e ramo de Sabadim.
Satisfaz-me a ideia de que continua nesta labuta sem fim, de reconstituir o passado familiar.
Jovem como é, está na idade própria de aprofundar estas raízes em que assenta a nossa o
história e parentesco.
Já velho, eu, continuo a seguir-lhe os passos da sua investigação.
Se dispuser de elementos, para a nossa historia familiar comum, e nessa medida, muito lhe agradeço o seu oferecimento, para o que lhe deixo o endereço casinha do mail,@yahoo.com.br.
Com cumprimentos de
Miguel de Valdevez.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 28 mar 2024, 15:45

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen