Família Abreu de Antas, Penalva do Castelo

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Famílias | Pessoas | Regiões

Família Abreu de Antas, Penalva do Castelo

#437576 | nuckrieg | 13 nov 2021 23:41

Boas noites,

Tenho andado a procura do antepassado mais antigo com o meu nome de família, Abreu.

O mais longe que consegui ir foi até uma Teodora de Abreu, que teve dois filhos Maria e Francisco José (o meu antepassado direto).
Nascimento de Maria (último da segunda página) : https://digitarq.advis.arquivos.pt/viewer?id=1061846&FileID=PT-ADVIS-PRQ-PPCT01-001-0001_m0032.tif
Nascimento de Francisco José (último da segunda página) : https://digitarq.advis.arquivos.pt/viewer?id=1061846&FileID=PT-ADVIS-PRQ-PPCT01-001-0001_m0041.tif

Pelo que consigo perceber destes registos a Teodora de Abreu seria filha do Padre António Fernandes "cura que foi nesta freguesia e natural do Carvalhal, freguesia de Tondela" e de Eufémia Cardoza.

Também noto que no registo de mistos de 1663 a 1727, a partir da página 178 (+/- ano 1699) começa a assinar nos registos o "padre cura António Fernandes" e deixa de o fazer em 1716. No entretanto a rubrica no canto superior direito de cada página é de um "Abreu", no entanto não posso pressupor que sejam a mesma pessoa pois no fim do livro de registos está uma pequena mensagem de quem rubricou que se identifica como "João Aires Correia de Abreu"

Com tudo isto, a situação em que estou é que não consigo de todo encontrar o nascimento da dita Teodora de Abreu. Não terá sido registada no livro de nascimentos por ser filha de padre?

Alguem me pode dar umas luzes neste caso?

Resposta

Link directo:

Família Abreu de Antas, Penalva do Castelo

#437586 | jaboo | 14 nov 2021 17:24 | Em resposta a: #437576

Caro(a) nuckrieg,

Ter sido filha de um padre não era razão suficiente para não registar o batismo da criança. Tenho visto um número elevado de registos que indicam um padre como pai da criança batizada. Seria mais provável ela ter sido registada como filha de pai incógnito, ou até ter sido batizada numa freguesia vizinha onde a mãe não era conhecida. Encontrou o registo de casamento da Teodora? Talvez esse registo indique a naturalidade dela.

Cumprimentos,
João

Resposta

Link directo:

Família Abreu de Antas, Penalva do Castelo

#437587 | nuckrieg | 14 nov 2021 17:28 | Em resposta a: #437586

Boa tarde,

Obrigado pela resposta.

Nos registos de nascimento dos filhos de Teodora aparece que a mesma é natural das Antas.

Quanto ao ser filha de um padre, existe maneira de ver mais detalhes sobre os padres que estavam designados a específica freguesia?

Resposta

Link directo:

Família Abreu de Antas, Penalva do Castelo

#437589 | jaboo | 14 nov 2021 17:58 | Em resposta a: #437587

Alguns padres legitimavam os filhos para lhes deixar os bens na hora da morte. Tenho casos assim na miha ascendência. Por isso é possível a sua Teodora ter sido legitimada. Se existir, irá encontrar essa carta de legtitimação nos livros da chancelaria régia.
Cumprimentos,
João

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 29 abr 2024, 18:21

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen